segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RG CRÍTICA #07: GLOBO IGNORA JOGOS PAN-AMERICANOS: VILÃO, PERO NO MUCHO!

Rede Globo tenta abafar os jogos Pan-Americanos exibidos pela Record, mas é só ela?

Record e Globo se estranham há muito tempo.
   Era fim de 2008 quando a Rede Record de Televisão conseguiu comprar, segundo  por 20 milhões de dólares – proposta bem superior ao oferecido pela Rede Globo – os direitos de exibição dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que começaram no último dia 14 de Outubro. No começo de 2009, a Globosat tentou negociar os direitos com a emissora da Barra Funda para a veiculação destas competições na TV por assinatura (lê-se: SporTV), mas a própria rede do bispo se negou à proposta, cabendo assim, a exibição total do evento.
   Depois de uma divulgação massiva na Record, chega o grande dia dos jogos começarem. Na última sexta, a emissora exibiu a cerimônia de abertura que, segundo dados do UOL Esporte, brigou com a reprise do Pânico no quesito audiência: o pico da Record durante a cerimônia foi de 11,2 pontos, enquanto a Globo se mantinha com 24. Mas, a partir das 23h30, a abertura do Pan perdeu audiência e chegou a ser ultrapassada pelo Pânico na TV!, que atingiu 6,6 (cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo). Na comparação com os números da abertura do Pan de 2007 pela Globo, a audiência da Record foi ainda mais decepcionante. Na ocasião, a cerimônia no Rio de Janeiro teve média de 33,9 pontos e foi o segundo evento mais assistido da competição, atrás apenas da final masculina de vôlei entre Brasil e Estados Unidos.
   A questão aqui é que a emissora carioca, a maior do país e a terceira rede do mundo – e isso não é puxação de saco, são fatos – resolveu “boicotar” a competição, fazendo com que nenhum de seus noticiários divulgasse nada a respeito, como uma criança mimada que não tem o brinquedo e entroncha a boca pra amiguinha que o tem. Por qual razão: Porque não há brasileiros competindo? Não. Porque o Pan não é no Brasil? Muito menos. Porque a cobertura é, simplesmente, da Record, sua emissora arquirrival.

PAN 2011: Só na Record e ponto.

   O fato é que isso causou rebuliço na imprensa e nas redes sociais, e o alvo foi a Vênus Platinada por ignorar completamente a existência de uma grande competição internacional por interesses puramente comerciais. A Globo está correta em omitir essas informações para seus telespectadores? De certo que não.
   Mas olhando por outro lado, muitos reclamam que a Globo deixou de abordar o Pan em seus programas, o que se sugere um relativo interesse desses nessa competição. Então porque esses mesmos telespectadores não mudam de canal para se informar e acompanhar os torneios, que são transmitidos quase que full time pela emissora paulista? A culpa não é de todo da emissora carioca então. A chance da Record mostrar pra Globo o que ela perdeu poderia ser visto em números de ibope. E isso, meus caros, ainda não aconteceu.
   Para acalmar os ânimos e para quebrar o silêncio que fez a emissora ficar em maus lençóis, o Jornal Nacional cedeu 20 SEGUNDOS (isso mesmo que você leu), da edição do último sábado (15/10), para divulgar o torneio das Américas, com algumas rápidas imagens da abertura da competição. É possível até reproduzir aqui as palavras da, então âncora da noite, Renata Vasconcelos:

Renata Vasconcelos lendo a nota de 20 seg. no JN.
A cerimônia de abertura do Pan, em Guadalajara, aconteceu ontem com o desfile dos atletas de 42 países”, disse a apresentadora Renata Vasconcelos, na escalada do JN.
Hoje, o Brasil conquistou duas medalhas. No taekwondo, o paulista Márcio Wenceslau Ferreira levou bronze na categoria até 58 quilos. No pentatlo moderno, a pernambucana Yane Marques ficou com a prata”.  
   E só. Quem quiser acompanhar os Pan-Americanos pela emissora carioca vai, realmente, ver navios. Terá que se contentar com as notinhas do Jornal Nacional, ou sendo mais otimista, com os boletins que começaram a ser divulgados no Globo Esporte a partir de hoje (17/10). 
   A Globo perde com essa falta de cobertura? Sim. Mas se prejudica com ela? Ainda não. A realidade é que, enquanto esse Pan-Americano não fizer cosquinha na audiência da líder nada será feito para mudar ou ampliar essa abordagem. Os canais estão abertos, resta saber se o telespectador REALMENTE quer mudar de canal.

5 comentários:

  1. Verdade. A Globo obviamente está errada, mas mais errados estão os brasileiros que esquecem que existe vida fora da Vênus Platinada.

    ResponderExcluir
  2. A grande merda de boa parte das pessoas criticarem a Globo talvez tenha uma explicação técnica: ela simplesmente tem uma cobertura territorial muito maior que a das outras emissoras e com qualidade melhor. A Record vai transmitir o Pan, mas de forma deficitária, por questões técnicas e por erros estratégicos. Você não luta pelos direitos de transmissão de um evento grande como esse para veicular VT a todo momento, sem nem ao menos avisar que não está ao vivo! Talvez a maior concorrente da Record no Pan seja o portal Terra, que está cobrindo muito bem, diga-se de passagem, com a possibilidade inclusive do internauta acompanhar dois esportes simultaneamente. Um luxo que em tempos de banda larga mais difundida permite com tranquilidade.
    Mas claro, fica o debate também que nem todo mundo tem acesso a uma GVT da vida e tem a opção de assistir pelo Terra. Neste caso, sobra a TV aberta, e a Record faz o que pode. Então, fica a pergunta: a população, especialmente aquela que só tem a TV aberta como opção de informação, não tem o direito de ver notícias sobre o Pan em outros canais?

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que a Rede Globo agiu mal ao ignorar os acontecimentos do Pan. No entanto, tenho que concordar que ela é, de fato, a emissora mais preparada para cobrir eventos desse nível.

    Concordo com seu ponto de vista,Robson! Creio que se o público se incomoda com o "monopólio da globo" esse deveria mudar de emissora e assistir a Record!

    Ótimo post! =*

    ResponderExcluir
  4. Infelizente, é esse o tipo de pensamento de pura falta de humildade que a maior rede de televisão quer passar aos seus telespectadores. Aí está mais uma prova de que a Rede Globo só pensa no seu próprio umbigo!!

    ResponderExcluir
  5. Impressionante a sensação de nada-está-acontecendo quando não aparece na globo. Se estivesse, o Brasil estaria inteiro comentando sobre ele. E não é exagero, é só lembrar de 2007 e a repercussão que foi com os atletas e tal...

    Mas dá pra entender a globo na visão de empresa, sabe? Eu ainda vejo esses 20 segundos como algo que para eles foi bastante valioso, visto que cada segundo em telejornal vale ouro.

    Só fico pensando como será nas olimpíadas...

    ResponderExcluir