quarta-feira, 12 de outubro de 2011

RG CRÍTICA #06: BAND vs. RAFINHA BASTOS

Rafinha Bastos pediu demissão da Band. E quem perde com isso é a própria emissora.

Rafinha, Tas e Luque no CQC: trio pode perder seu "lado esquerdo" após 3 anos.

   19 de Setembro de 2011. A Bandeirantes levava ao ar, ao vivo, a edição 156 do “Custe o Que Custar” (CQC), apresentado por Marcelo Tas, Marco Luque e (até então) Rafinha Bastos numa bancada. Ao fim de mais uma matéria, surgem os comentários do apresentador e dos humoristas:


– "Que bonitinha que está a Wanessa Camargo grávida", anunciou Marcelo Tas.
– "Eu comeria ela e o bebê", interrompeu Rafinha Bastos. "Não tô nem aí", completou.
(todos da bancada riem)

   E o que era pra ter sido apenas mais uma piada sem graça (das muitas tantas que o Rafinha soltara não só no programa, mas em seus shows de stand-up) causa turbulência na imprensa e nas partes citadas (lê-se: Wanessa e, por ventura, seu marido, o empresário Marcus Buaiz). A polêmica se estendeu por duas semanas, com reclamações do casal junto à emissora. A situação se agravou quando Buaiz entrou em contato com seu amigo e sócio, o ex-jogador Ronaldo que, juntamente com sua esposa Bia Antony, também se manifestaram contra a atitude do humorista na emissora do Morumbi, fazendo com que até se rompesse relações com a equipe CQC. Como se não bastasse, Marco Luque – companheiro de bancada do Rafinha – para tentar não perder a amizade com seu amigo ex-jogador (e o contrato com uma operadora de telefonia que Ronaldo o ajudou a conquistar) e o próprio Marcus Buaiz, emite, erroneamente (ao meu ver), a seguinte nota na imprensa:

Sobre a piada feita pelo Rafinha Bastos, no programa ‘CQC’ que foi ao ar no dia 19 de setembro, eu, como pai, entendo e apoio a revolta e a indignação do Marcus Buaiz, um homem que conheço e respeito. Se fizessem uma piada com este contexto sobre a minha família, certamente ficaria ofendido. Com certeza uma piada idiota e de muito mau gosto.”

   Rafinha foi repreendido pela direção da Band e eles resolveram o suspender da bancada no “CQC 158”, sendo substituído pela Mônica Iozzi (repórter do programa). Durante a exibição do programa, Bastos publicou em seu Twitter fotos em que demonstravam a sua “tristeza” de não estar mais na bancada (em meio a lindas mulheres). A semana seguiu em frente com piadas feitas em vídeo pelo próprio Rafinha (visitando uma churrascaria onde lhe são oferecidos carnes como “baby beef” e “fraldinha”) e com alguns companheiros de CQC sobre “fazer falta” pro programa. Procurado por diversos órgãos de imprensa, Bastos não quis se pronunciar/desculpar pelo ocorrido chegando a ser irônico e, porque não, grosso algumas vezes, mas assim é o Rafinha Bastos.

Rafinha Bastos nunca mediu palavras (nem brincadeiras) no CQC.

   Nesta última segunda, horas antes do “CQC 159 – Especial Dia das Crianças”, Rafinha convidou as pessoas em seu Twitter para assistir a matéria feita por ele especialmente para esta edição comemorativa, gravada com bastante antecedência, onde crianças falavam sobre economia e política. Minutos depois, o humorista descobre (e posta em seu microblog) que a reportagem havia sido vetada de ir ao ar pela direção da Band, além de ser substituído na bancada, dessa vez pelo, também repórter do programa, Oscar Filho.
   E ainda na noite de segunda-feira, sai na imprensa que o próprio Rafinha Bastos havia pedido demissão à direção da Bandeirantes, onde ele argumenta que, mesmo que voltasse um dia à bancada do “resumo semanal de notícias” ele não saberia mais o que poderia dizer ou não. Muitos órgãos de imprensa soltaram fogos de artifício com a notícia, alegando que essa era a “sua queda”, já que ele em nenhum momento mostrara arrependimento do que fez e nem pediu desculpa. Mas pensem comigo: o pedido de demissão feito pelo próprio Rafinha não foi uma atitude digna de reparo de seu erro?

Rafinha pediu demissão: E agora, Band?

   O que se sabe é que ele responderá processo movido por Wanessa e Buaiz. E se ele, de fato, for demitido, quem perde com isso é a própria emissora do Morumbi. Tudo bem que, na bancada do CQC, ele pode ser facilmente substituído pelos outros repórteres do programa (Iozzi e Filho já mostraram que sim, é possível). Mas, por exemplo, como ficará “A Liga”? O programa semanal de Rafinha Bastos que é uma das grandes audiências da emissora (depois do próprio CQC), um programa jornalístico sério e que nada tem a ver com as declarações do stand-uper? É preciso lembrar aos esquecidos que, por mais abobrinha que ele vinha falando há tempos, considerando que ele já falou coisas piores frente às câmeras (e fora delas), e por mais infeliz que ele tenha sido na declaração à Wanessa e ao seu filho, as pessoas ligeiramente esquecem de suas brilhantes matérias políticas e de “Proteste Já” feitas ao longo dos três anos de vida do CQC. Seria mesmo vantagem a Band abrir mão de seu talento? Porque isso, ninguém pode contestar, ele tem de sobra.
   Não dá para concordar com o que Rafinha Bastos falou sobre Wanessa e, se ele precisa responder em juízo à “falta de respeito”, que responda como um bom cidadão. Mas afastá-lo das câmeras de TV é uma medida radical e desnecessária, visto que – mais uma vez – por mais infeliz que a colocação tenha sido, tudo não passou de uma piada mal-interpretada (de muito mal gosto, mas ainda assim uma piada).

5 comentários:

  1. Bem legal, Robinho. Concordo com tudo.
    Acho q o grande problema foi que Rafinha acabou ficando estigmatizado depois de tantas piadas mal sucedidas. Aí envolveu criança, já sabe né?
    Acho sim que ele deve responder pelo que diz, mas concordo que a band vai ser a mais prejudicada na história.

    ResponderExcluir
  2. A piada do Rafinha Bastos foi mesmo muito infeliz! Eu acredito que a proposta dele não foi literalmente ofender, mas ele se precipitou e muito ao fazer um comentário tão grosseiro quanto o proferido a cantora Wanessa Camargo.

    No entanto, essa situação, através do apoio da mídia e mais especificamente da ajuda que o ex-jogador Ronaldo concedeu, acabou tomando proporções muito graves! Eu diria que a proporção que o fato tomou foi maior do que a própria grosseria do Rafinha.

    Durante toda a semana acompanhei diversos tweets de algumas pessoas da imprensa que se mostraram revoltadas com o que aconteceu e clamando por justiça.

    Na minha opinião, o Rafinha deveria sim pagar em juízo pelo erro que cometeu. Entretanto, a situação não deveria ter alcançado um nível tão alto a ponto de ele pedir demissão, pois, como muito bem destacou o Robson Gomes, o Rafinha é um cara de muito talento, que fala grosserias como todo e qualquer humorista, mas que possui muito valor.

    No final das contas, acho que quem mais perdeu nessa história foi a própria Band! Rafinha é um talento nato e, ainda que substituído, fará muita falta!

    ResponderExcluir
  3. Humor é algo muito sério. Tanto que na Idade Média, era proibido. É preciso medir as palavras quando vai falar algo. O problema do Rafinha não é só ele fazer piadas irônicas que afetam determinadas pessoas ou classes ou grupos, o problema é que ele prossegue com isso e não se arrepende, tudo em nome de uma falsa "liberdade de expressão". O companheiro dele, Gentilli, já tinha feito antes uma piada no Twitter com judeus (inclusive o Bastos é judeu) e se retificou, tirando o tweet e pedindo desculpas. Rafinha não. Insiste em atacar mulheres, crianças e tudo o que vier na sua frente. Talento ele pode até ter, o que falta talvez é um pouco de cárater. Respeito a opinião de todos, mas para mim, ele já vai tarde. E não se iludam galera: os fãs dele estão mais preocupados com isso do que o próprio.

    Stam

    ResponderExcluir
  4. Bom, o CQC é um programa de Humor inteligente, certo? Então, eles têm que ser engraçados, contudo, os diretores do programa deveriam deixar bem claro para o Rafa o que ele pode ou não falar o programa. Foi um comentário de péssimo gosto, sim. Mas ele realmente não mede as palavras dele, as brincadeiras são sempre assim. Ele complementa a bancada do CQC. Se ele sair será prejudicial ao programa, na verdade se houver qualquer alteração no CQC será prejudicial à audiência. Não se deve mexer no que está bom. Quem vai perder com isso é a Band. O Rafinha vai deixar saudades. pra mim, a atitude dele foi honesta, porém drástica. Ele poderia apenas ter pedido desculpas, sem pedir demissão. Gostaria muito que ele permanecesse!

    Renata Marinho.

    ResponderExcluir
  5. Que Rafinha Bastos (mais uma vez) errou, isso é inegável. Mas todos nós sabemos que não é a primeira vez que ele faz uma piada desse tipo. Rapidamente vem à memória aquela em que ele dizia que "mulher feia devia agradecer por ser estuprada" (embora não tenha sido no CQC). O que não dá para entender é o fato de o sujeito ser punido somente quando envolve interesses comerciais (por que não naquele momento?). E achei de um oportunismo e de uma covardia sem precedentes essa nota que Marco Luque soltou. Era melhor ter ficado "na dele".

    ResponderExcluir