segunda-feira, 3 de outubro de 2011

RG CRÍTICA #05: A REALIDADE COMO UMA GRANDE (E BOA) PIADA!

Dani Calabresa e Bento Ribeiro traz um telejornalismo escrachado, sendo o melhor programa humorístico da MTV atualmente.

Dani e Bento: humor diário e imbatível!
   Quando se fala em comédia na MTV é imediato associarmos ao talentoso comediante Marcelo Adnet, que já teve programas de sucesso como o “15 Minutos” e o “Furfles MTV”. Mas hoje ele – que comanda a segunda temporada do “Comédia MTV” (com um ótimo elenco!) e o “Adnet Ao Vivo” –, tem como esposa ela, que comanda um dos programas mais geniais da MTV atualmente, que faz até com a emissora musical fuja do traço de audiência (ou do 0 ponto alguma-coisa), atingindo até 2 pontos (o que já é muito para a Music Television Brasileira!), e que já está em seu terceiro ano de sucesso: falamos de Dani Calabresa e o “Furo MTV”, que ela apresenta junto com o ator (ex-Favorita, como eles brincam) Bento Ribeiro.
   Para quem ainda não sabe do que se trata, “Furo MTV” é um telejornal diário de 30 minutos que vai ao ar de segunda à sexta às 22hs., sendo que a edição de sexta são exibidos os melhores momentos da semana. Os apresentadores trabalham com notícias verídicas, mas sempre tem uma piada na manga (ou melhor, no roteiro) para soltar e fazer as pessoas rolarem de rir. Diferente de um noticiário comum, onde as notícias não seguem uma ordem de temas e/ou quadros, o “Furo...” tem um esqueleto próprio, ou seja, é possível saber o que vai acontecer em cada bloco, mas só sabemos dos quadros, pois os conteúdos sempre mudam.
   O programa já tira um sarro da nossa cara nos seus primeiros momentos de ir ao ar. Ao ouvirmos a famosa frase “Atenção emissoras da MTV para o toque de cinco segundos”, podemos nos surpreender com deboches do tipo “Atenção emissoras da MTV para o top de cinco músicas que você sente vergonha, mas canta...”, entre outras coisas do gênero. Logo após vem a “cabeça” do telejornal, sempre com uma piada expressa no fim de cada manchete. No primeiro bloco, as notícias podem ser de qualquer tipo: de Celebridades à Ciência, de São Paulo para o Mundo. Há também o “Giro Temático” (essa semana, por exemplo, houve o “Giro Temático Christiane Torloni”), onde se divulga notas interessantes, mas sempre com uma piada após a mesma, de acordo com o tema do giro. O “Giro Brasil” (onde você ri logo com a vinheta) sempre fecha o primeiro bloco e, no mesmo estilo do Giro Temático, nós vemos notícias (e piadas) rápidas do nosso país.

Furo MTV: sucesso há 3 anos.

   O segundo bloco é bem parecido com o primeiro, mas eles criaram o “Giro nos Estados”, que vai ao ar toda a terça, onde eles trabalham com as notícias e piadas de um determinado estado do Brasil, sempre acompanhado de uma “música típica” e piadas sobre o formato de uma cidade no mapa deles, com direito até a uso do dialeto local. O segundo bloco é sempre encerrado com o “Giro Mundo”, com outra vinheta engraçadíssima e notícias e piadas sobre o que acontece além de nossas terras tupiniquins. É importante lembrar que nesses dois blocos eles fazem de tudo para arrancar risadas: imitações, caracterizações e até externas são auxílios para “enriquecer” a notícia. É impossível que você não ria com ao menos uma notícia, sendo ela boa ou ruim.
   O bloco final é o mais previsível no quesito estrutura, além de ser o mais rápido. O programa sempre volta com alguma piada entre os apresentadores, logo após, entra o divertidíssimo “Você Não Pode Dormir Sem Saber” (com uma vinheta tipo Plantão da Globo), onde são lidas manchetes dos principais sites de fofoca. Até porque, não podemos dormir sem saber que “Patrícia Poeta passeia em shopping no Rio de Janeiro”, não é? (risos). Feito isso, passa-se para a “Foto do dia”, onde Dani sempre arruma um trocadilho para o nome do seu colega de bancada, Bento Ribeiro (“O que temos hoje hein, BenTATI QUEBRA BARRACO?”) e vemos uma foto geralmente atípica, sempre acompanhado dos comentários ácidos da dupla dinâmica e extremamente afiada. E por fim, temos o “Pensamento do Dia”, onde podemos refletir com frases como: “O amor não é aquele que deixa seu coração acelerado, o nome disso é arritmia”.
   Dani e Bento são bons para todas as horas, seja nas piadas boas ou nas piadas sem graça. A MTV já colocou outras duplas para apresentar o “Furo...” em caráter especial (o que me sugere uma continuação por muito tempo). Algumas trocas funcionam, outras não, mas o casal titular é imbatível.
   O “Furo MTV” é recomendável para as pessoas que gostam de se informar de forma divertida. Não estou sugerindo que você abandone o telejornal sério de cada dia, tampouco que todos os telejornais ajam assim. Mas rir de nossa própria realidade é uma coisa que esse programa faz muito bem e acaba provocando mais reflexão do que qualquer reportagem especial. Vida longa ao “Furo MTV”! #RGsuperrecomenda! =)

Deixo pra vocês uma das melhores tiradas da dupla Dani e Bento: a notícia sobre o "Dia do Orgulho Heterossexual". Bons risos!


2 comentários:

  1. Alguns me chamam de louco, outros falam "ele não tem o que fazer", mas todos os dias desde 2009 assisto esse hilário "jornal" pra ficar informado das notícias do Brasil e do mundo de uma forma BEM divertida. O "Furo" até já me salvou em uma prova de atualidades que não estava lembrando a resposta certa e só consegui acertar a questão porque me lembrei dela no programa.

    Vida longa ao Furo MTV!!!

    ResponderExcluir
  2. Não sou adepta ao "Furo MTV". Vi pouquíssimas vezes, mas pode apostar que olharei com mais atenção para o programa! Mesmo porque ele conta com a Dani Calabresa que é, de fato, muito fera!

    Ótimo post, querido. =*

    ResponderExcluir