terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RG RELEMBRA #01: CARROSSEL (SBT - 1991)

Esse é o mais novo quadro do #RGnaTV, que pretende reviver várias pérolas da nossa TV. “Embarque nesse [novo] carrossel!”

   Confesso a vocês que, mesmo sendo o piloto – a matéria de teste desse quadro – já o faço com muita emoção (E é verdade! Tô com os olhos marejados aqui!). Vou explorar em singelas linhas um dos maiores sucessos mexicanos da TV brasileira (e da minha infância!), me refiro à novelinha infantil “Carrossel”!

CARROSSEL NO PASSADO


   Datada de 1989, “Carrusel” é uma novela de 375 capítulos, escrita por Abel Santa Cruz, produzida pela rede mexicana Televisa. Dirigida por Pedro Damián (mesmo diretor do fenômeno mexicano Rebelde), o que poucos sabem é que a versão que ganhou os corações de jovens e adultos pelo mundo é um remake (obra refeita) de uma novela argentina produzida entre os anos 60 e 70, que tinha por título original (mais feio até!): “Jacinta Pichimahuida, la maestra que no se olvida” (Jacinta Pichimahuida: a professora que não se esquece). Aqui no Brasil, o SBT pagou por volta de US$300 mil dólares à TV mexicana para ter os direitos de exibição. “Carrossel” chegou na emissora da Anhanguera numa hora mais que boa, pois o Sistema Brasileiro de Televisão passava por muitas dificuldades em sua programação, com índices pífios de audiência até então. A novela estreou no SBT dia 20 de maio de 1991 e foi até 21 de abril de 1992 no horário nobre da emissora, concorrendo com o (até então imbatível) “Jornal Nacional”, da Globo.


Jacinta Pichimuda: a versão argentina que originou o sucesso mexicano.

   A trama era simples: uma turma de alunos da 2ª série do ensino fundamental do Colégio Mundial que aprendiam mais que lições curriculares, eles conheciam os prós e contras da vida sempre cercados de muita alegria e descontração, afinal, eles eram crianças! E entre esses “anjinhos” de alunos tinha ela, aquele ANJO de criatura que toda a garotada daquela época sonhava em ter como professora. É ela, a linda e terna Professora Helena, interpretada por Gabriela Rivero. Helena encantava a todos não só pela beleza, mas também pela dedicação com os alunos. Para todos, ela tinha um gesto de carinho, um afago e uma palavra certa. Não há quem não se emocionou com os conselhos e atitudes da maestra. E mais: quem não chorou quando ela sofreu um acidente na novela, hum? 


O MINISTÉRIO DA NOSTALGIA ADVERTE: O VÍDEO ABAIXO PODE CAUSAR EMOÇÃO, ARREPIOS E UMA LOUCA VONTADE DE CHORAR. CENAS FORTES! (rs...):



   E os alunos, hein? Ah... os alunos! A turma era grande, mas cada um com uma característica definida. Tinha a fofinha Laura [Hilda Chávez] ("Isso é tããão romântico!"); o Kokimoto [Yoshiki Taquiguchi] (e sua faixinha de karatê que nunca saía de seu figurino!); Marcelina [Georgina Garcia] a legal e inteligente; o “coitado” do Cirilo [Pedro Javier Viveros] (“Mas eu só quis dizer...”); o danado Davi [Joseph Birch]; o gordinho boa-gente Jaime Palilo [Jorge Granillo] (“Que droga de cabeça!”); a Carmem [Flor Eduarda Gurrola], a estudiosa que sofria com a separação dos pais; o Mario [Gabriel Castañon], que chegou virado, mas aprendeu a ser uma boa pessoa; o Paulo [Mauricio Armando] irmão da Marcelina; Adriano [Manuel Fernández], que cochilava mais do que tudo (familiar pra mim... rs!); Bibi [Karen Nisenbaum], a metida a americana; e a mimada Maria Joaquina [Ludwika Paleta], que adorava se gabar de como era rica e se metia a humilhar o pobre Cirilo, que era apaixonado por ela.


Esse elenco de estrelas mirins deixam muita saudade!

   “Carrossel” conquistou a todos pela simplicidade e inocência que as histórias eram contadas. Crianças e adultos se identificavam com as situações vividas pelos alunos, e se emocionavam junto com essa turminha. A resposta dessa identificação foi dada ao SBT ainda nas duas primeiras semanas em que a novela começou a ser exibida: Antes da novela estrear, o SBT tinha 6% da audiência no horário, contra 54% para o “Jornal Nacional”. Após “Carrossel” entrar no ar, a plateia do SBT atingiu a faixa dos 21 pontos, enquanto a do concorrente caiu para 41, números que se intensificaram ao longo da exibição do folhetim. Outro fator deu vantagem à novela mexicana sobre a Vênus Platinada: a Globo exibia no horário das 8 a novela “O Dono do Mundo”, considerada um dos fiascos da emissora naquela época.
   Em “Carrossel” não havia nudismo, violência ou qualquer argumento desse tipo que “chama a atenção” no horário. Os telespectadores estavam mesmo preocupados com a trama do menino que não fez a lição de casa, do pai que não tem dinheiro para comprar uma bola de futebol para o filho, da menina que tem dificuldade em se enturmar na classe, do garoto frágil espezinhado pelo grandalhão na hora do recreio, da menina que maltratava o coleguinha por ele ser negro. “Carrossel” era uma verdadeira aula de bons valores, onde o mal não tinha espaço para o bem.
   O folhetim que abalou a supremacia global na audiência não parava de conquistar os brasileiros a cada dia. Produtos da novelinha viraram mania em nosso país: discos, revistas, álbuns de figurinhas, brinquedos, etc. Até quando a Gabriela Rivero, a professora Helena, visitou o Brasil pela primeira vez em 1991, foi recebida com tratamento de popstar! A visita ao Presidente da época Fernando Collor de Mello, recebida com todas as honras em Brasília, foi algo que parou o nosso país!


Brasília parou pra receber a "Professora Helena" em 1991

   “Carrossel” é uma novela marcante pras crianças da época. O grande sucesso fez com que o SBT reprisasse a novela por mais três vezes. Em 1992, para comemorar os 500 anos de descobrimento da América, foi feito mais um remake, dessa vez intitulado “Carrossel das Américas”. A novela foi exibida pra toda a América Latina via satélite, inclusive no Brasil, e ainda tinha a Gabriela Rivero interpretando mais uma vez a Professora Helena.

CARROSSEL NO PRESENTE

   Oficialmente, “Carrossel” tem 22 anos. Os atores naquela época, óbvio, eram crianças e jovens. E hoje em dia? Como eles são? Veja a figura abaixo como alguns atores mudaram nesse meio tempo.


Quanta diferença não? rs!

   Em 2003, a Televisa fez um novo remake da novelinha. Aqui no Brasil, ela foi chamada de “Viva as Crianças! - Carrossel 2”, que não chegou aos pés da audiência da versão de 1991.
  Em 2011, Gabriela Rivero visitou o Brasil novamente para dar uma entrevista à Carlos Massa, o Ratinho. O “Programa do Ratinho” ao vivo com a eterna Professorinha chegou à vice-liderança em agosto desse ano.

CARROSSEL NO FUTURO


Carrossel 2012 tá chegando. Eis o elenco brasileiro nas gravações.

   O SBT vai arriscar uma versão brasileira de “Carrossel” em 2012. A trama já está sendo gravada e está sendo adaptada por Íris Abravanel (esposa de Silvio Santos). A Professora Helena será Rosane Mulholland (ex-“A Liga”, da Band). A apresentadora mirim Maísa, a atriz Lívia Andrade e a SuperNanny brasileira Cris Poli, também terão papeis na trama. A música de abertura de 1991, “Carro-Céu”, cantada pelo extinto grupo de palhaços “Super Feliz”, será mantida em 2012, mas será regravada, que dizem que será interpretada pelo grupo Restart. É esperar pra ver no que vai dar...
   O fato é que “Carrossel” é uma novela que merece ficar pra sempre em nossa memória. Com ela, aprendemos que o mundo, mesmo com altos e baixos, é um lugar possível de viver. E quem melhor pra nos ensinar do que as crianças? O futuro de nossa nação! Com “Carrossel” aprendemos que a terra pode sim, ser “quase o céu”. Inesquecível! #êsaudades!

----------------------------------------------------------


Como é um quadro novo, preciso (mais do que nunca!) da opinião de vocês. Gostaram? Ficaram legal as informações que eu trouxe? Que programas/novelas vocês gostariam de ver aqui no "RG Relembra"? Sugestões são muuuuuuuuuito bem-vindas! Aguardo seus comentários! =)

13 comentários:

  1. A ideia é muito boa. Nostalgia sempre é um tema que traz bons trabalhos.
    A escolha de Carrossel para o "piloto" não poderia ser mais fortuita. Além de relembrar este grande sucesso da TV, ainda linka com a nova versão (Maísa no elenco? Corram para as colinas!).
    O texto tá massa. Tem um ou outra construção estranha, mas nada frequente ou que diminua a qualidade do texto. Trouxe informações interessantes e que, sinceramente, nem recordava - a origem no folhetim argentino e essa recepção de Collor, p.ex. Senti falta de um aprofundamento maior na parte do "antes e depois". Aém da figura ser pequena - valeria uma edição ou pesquisar mais figuras individuais maiores - não esclarece os rumos que cada um tomou depois da novela. Tem até um vídeo, de onde algumas das fotos dessa imagem foram tiradas, que reúne alguns integrantes do elenco e eles conversam o que fizeram da vida. Tem uma lá que virou médica e o ator que fez Cirilo, salvo engano, é sociólogo. Procura esse vídeo no YouTube, é bem bacana (é bom que esteja em dia com o espanhol, aviso logo; e me corrija, caso eu tenha informado errado a profissão do povo aqui) :)
    E outra coisa: que bexiga é Dip'n'lik? Acaso era aquele chiclete/bala que Cirilo compra e a figurinha tinha droga e ele fica mal? Essa expressão ficou meio perdida no texto. Podia ter esclarecido aos leitores, né? :P
    Bem, como sempre, minhas críticas são imensas, mas espero que construtivas. E sim, tinha visto o texto antes de tu ter me avisado no Twitter, mas não pude comentar, tava de saída. Mas agora, estou quite, né? hehehe

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu não vi Carrossel...

    Mas gostei da sua postagem e do novo quadro do RGnaTV: RG RELEMBRA! Acho que você realmente se envolveu com o tema e o resultado foi um texto muito pessoal, muito meigo, muito fofo... A sua cara! hehehe Mas cuidado com a dose de envolvimento porque percebi que você se perdeu um pouquinho em alguns momentos...

    Gostei da sua iniciativa de abordar Carrossel no passado, no presente e no futuro permitindo que os fãs tenham mais informações e consigam interagir com as novidades dessa novelinha!

    Acredito que esse novo quadro traz para o blog mais um desafio e mais uma oportunidade de explorar de maneira mais abrangente a TV brasileira e todo o conteúdo que ela vem oferecendo ao longo dos anos ao se público!

    Portanto, parabéns pela iniciativa! Continue fazendo desse espaço o lugar ideal para promover aquilo que você gosta, continue abordando aquilo que lhe interessa e o que você julga como interessante para ser passado para nós, seus leitores!

    Continuarei passando por aqui... bjs =)

    ResponderExcluir
  3. O que Suzana escreveu aí é verdade: todo o cuidado é pouco com o envolvimento.

    Esqueci de postar minhas sugestões!
    -Bem, já que você é tão fã de novelas, que tal resgatar clássicos como Que Rei Sou Eu? (pra mim, uma das melhores novelas dos últimos 30 anos), Vale Tudo, Renascer, A Próxima Vítima, Rainha da Sucata, Cambalacho e Guerra dos Sexos?

    -Ou quem sabe relembrar personagens que marcaram época.

    -Claro, a jogada mais manjada é relembrar atores que já partiram pro andar de cima (ou de baixo, nunca se sabe...)

    -Tá certo que isso fica MUITO Globo, mas acho que minisséries também mereciam essa memória.

    Enfim, por enquanto é só. Novas ideias e eu volto aqui com sugestões.

    -

    ResponderExcluir
  4. Meu medo é que essa nova versão brasileira de Carrossel perca a magia da antiga versão mexicana de 1991.

    Não sou fã de novelas, mas Carrossel foi uma que conseguiu prender minha atenção no passado. Espero que o Sr. Silvio Santos e a Sra. Abravanel não estraguem essa maravilhosa novela.

    ResponderExcluir
  5. eu adorava ver quando era pequena mais agora esta sendo muito legal reve denovo mais agora com os meus filhos.

    ResponderExcluir
  6. eu adorava assisti a de antigamente mais agora essa nova versão eu acho que não tem graça igual a outra eu prefiro a da versão mexicana.

    ResponderExcluir
  7. FABIO CESAR DOS SANTOS5 de junho de 2012 às 15:36

    SABE?, EU TAMBÉM ASSISTIA.MARCOU A VIDA DE MUITOS, VOU SEMPRE SENTIR SAUDADES DO TEMPO EM QUE FAZIAM NOVELAS, DESENHOS ETC...,E FAZIAM PARA A FAMÍLIA.SERÁ QUE ALGUEM TEM ESSE MATERIAL PARA VENDER EM DVD??????????

    ResponderExcluir
  8. oi, aqui é a larissa manoela e a´´í pessoal estão gostando da novela? pois é nessa divertida embarcação eu sou completamente a má "maria joaquina" esta novela ensina que nem tudo no mundo é ser rico e sim soltar o espirito de criança que á dentro de voce. por isso nunca deixe de assistir a novela ainda temos muitas surpresas beijos de sua grande fã " maria joaquina"!!!! encontre-me no facebook!

    ResponderExcluir
  9. gosto muito da noovela e explica muita coisa mais o cirilo0k e o mais legal maria jaquina e uma pricesa de + e a valeria gosto muito de suas palhaçada mais tem o jaime o gordinho legal e a professora linda de mais

    ResponderExcluir
  10. tamo junto chega a familia carrosel esta arrasando de+ e a nova onda embarrque nesse carrosel vc tambem oque vc esta espera nao pertca 8;30 no sbt

    ResponderExcluir
  11. EU SO NAO ENTENDO PORQUE NAO PASSA O PAPEL DO PERSONAGEM DO ADRIANO COMU[Manuel Fernández ESTA HOJE O ADRIANO ELI NAO PASSA

    ResponderExcluir
  12. Assistia carrossel no sbt em 1991 as 20h30 eu tenho os dois lps brasileiros da novela carrossel

    ResponderExcluir