sábado, 31 de dezembro de 2011

RG CRÍTICA #10 ESPECIAL: RETROSPECTIVA 2011

Perdeu o que aconteceu em 2011 na TV? O #RGnaTV conta tudinho pra você!

   “Hoje é um novo dia...” ops! Desculpem o ato falho. Mas vai chegando o fim-de-ano e aqueles recadinhos televisivos invadem as emissoras... Todo o elenco reunido, destacando os artistas que fizeram mais sucesso... Aqueles mesmos jingles e... como é de praxe, começam as retrospectivas. Começamos a lembrar de tudo o que aconteceu de bom (e, porque não, de ruim também) em nossas vidas. MAS, como o #RGnaTV é um blog de televisão, cabe a esta página virtual também fazer o seu balanço do ano, mas daquele jeito que só o #RG (eu?) sabe fazer. BEM-VINDOS À RETROSPECTIVA 2011 DO #RGNATV!!!

JANEIRO
(É mês de férias, brincamos...)

"Se Ela Dança, Eu Danço" (SBT) é o destaque de Janeiro.

   Ano novo, programação nova! Muitas emissoras estrearam programas, novelas e minisséries no primeiro mês de 2011. Mas o #RGnaTV declara que janeiro foi o mês do SBT! E o grande destaque desse mês no SBT, sem dúvidas, foi a estreia do reality-show de dança, “Se Ela Dança, Eu Danço”, no dia 05 de Janeiro. O programa, apresentado pela dupla Lígia Mendes e Beto Marden, conta com uma equipe de jurados bem característica, mas que dá todo o tempero ao programa: Jarbas Homem de Mello (o bonzinho), João Wlamir (o carrasco) e Lola Melnick (a espevitada). A atração hoje já está em sua terceira temporada e prestes a mudar de nome, pois o MC Leozinho moveu uma ação contra a emissora do “dono do Baú” e venceu, agora em dezembro, fazendo com que o SBT tirasse esse título (que remete a uma música sua) e deixasse o programa temporariamente sem nome. Mas ainda sim, a versão brasileira de “So You Think You Can Dance?” é um programa interessante e divertido, de grande êxito na emissora da Anhanguera.

FEVEREIRO
(Ainda não terminamos...)

"Sansão e Dalila" (Record) é o destaque de Fevereiro.

   Como na nossa retrospectiva não vamos falar só de acertos, a Record ficará com um dos micos do ano em Fevereiro. No dia 02 de Fevereiro, após 18 capítulos, a emissora da Barra Funda encerrava a minissérie “Sansão e Dalila”. A “minissérie mais cara da TV brasileira” (cada episódio custou R$800 mil aos cofres da emissora) pecou numa história fraca e com efeitos especiais “tão bons quanto” os da novela Os Mutantes, da mesma emissora, embora eles tenham alegado usar efeitos dos mesmos tipos usados no filme “300”. Não teve impacto no grande público, mesmo com nomes conhecidos no elenco como Mel Lisboa, Rafaela Mandelli e Milhem Cortaz. A ideia da Record era narrar, do nascimento à morte, a saga de Sansão (Fernando Pavão), o herói hebreu que derrota, sozinho, exércitos armados, mas não resiste à força de uma filisteia que encanta seus olhos e incendeia seu coração: Dalila (Mel Lisboa). O roteiro foi escrito por Gustavo Reiz, sob a direção geral de João Camargo. No geral, a minissérie ficou em segundo lugar na audiência, nada mal para um produto de segunda que nos foi apresentado. Troféu abacaxi pra emissora do bispo!

MARÇO
(Com alegria estudamos... [?])

"Hebe" (RedeTV!) é o destaque de março.

   Em dezembro de 2010, uma notícia chocava os amantes da TV brasileira. Hebe Camargo anunciava sua despedida do SBT durante a gravação de seu programa de reveillón. Na época, na leitura de uma carta de agradecimento nesse programa, a Dama da TV alegou que estava em busca de novos desafios, mas na realidade, a proposta de renovação de contrato que Silvio Santos ofereceu estava abaixo de suas expectativas, o que ocasionou a sua saída da emissora. Não demoramos muito pra saber que a Senhora Gracinha assinara um contrato milionário com a RedeTV!. E no dia 15 de Março, o programa Hebe estreava na emissora de Alphaville. Com uma entrada diferente – Hebe entrou cantando descendo de uma plataforma de prata até seu estúdio [veja foto acima] – ela recebeu muitas celebridades e personalidades na plateia. Em seu sofá (agora prateado) Sérgio Reis, Daniel, Luan Santana e Paula Fernandes abrilhantaram a noite. Na estreia não faltaram indiretas ao dono do baú, alegando que lá ela “estava tristinha”, devido às constantes mudanças e reduções de tempo em sua emissora anterior. E sem nenhuma mudança, seu programa na RedeTV! continua até hoje com 1h45 de duração, sempre às terças às 22h00, do jeitinho que começou. Algo que Hebe sempre buscou no SBT e não tinha: respeito ao seu trabalho.

ABRIL
(É mês da páscoa, adoramos!)

"Mod MTV" é o ~destaque~ de Abril.

   Vamos falar de mais um mico da TV brasileira. Dessa vez, quem garantiu o troféu abacaxi foi a MTV. No dia 25 de abril eles estrearam uma programa que quase ninguém soube de sua existência (pois é, até o meio de dezembro, ele ainda estava no ar!). Trata-se do “Mod MTV”, apresentado por Ronaldo Lemos. O programa tratava de tecnologia e suas relações com a vida: cultura, economia, política, sociedade, entre outras coisas. Um programa cabeça, que não surtiu o efeito desejado. Apagado começou, apagado terminou. É tão apagado que pouco se tem pra falar dele. Só isso: #MTVFail.

MAIO
(Mês das noivas, casamos)

"A Mulher Invisível" (Globo) é o destaque de maio.

   No 5º mês do ano, o melhor ficou pro seu último dia. É que a Rede Globo estreou no dia 31 de maio a primeira temporada da série “A Mulher Invisível”. Com cinco episódios baseados no filme homônimo de Cláudio Torres, a série contava a história de Pedro (Selton Mello) e de Amanda (Luana Piovani), uma mulher que apenas ele pode enxergar e que reúne todos os atributos da amante ideal. Não bastando isso, Pedro era casado com Clarisse (Débora Falabella) dona da agência de publicidade onde ele trabalhava. O atípico triângulo amoroso caiu nas graças do público (por conseguinte, na audiência da emissora) e eles garantiram uma segunda temporada que estreou em outubro desse ano. Sabemos que essa não foi a melhor série da Globo esse ano, mas ela garantiu momentos divertidíssimos nas noites de terça-feira. Palmas pra equipe da série!

JUNHO
(É São João que dançamos)

"Agora é Tarde" (Band) é o destaque de Junho.

   O destaque de junho ficou pra Rede Bandeirantes. No dia 29 de junho, eles estraram o tão falado talk-showAgora é Tarde”, apresentado por Danilo Gentili. Ele, que até então era repórter do CQC, foi o terceiro desse programa a alçar um voo solo depois do sucesso de Rafinha Bastos em “A Liga” e o fiasco de Marco Luque com “O Formigueiro”. Muito se falou antes de sua estreia: que não havia patrocinadores, que ninguém queria ser entrevistado no programa, que só ia estrear em agosto, enfim... A atração estreou tímida numa quarta-feira, deu certo. Deu-se mais um dia, as quintas, deu certo também. Depois ganhou as terças... E em 2012, “Agora é Tarde” será diário (de segunda à sexta). E méritos não faltam, seus companheiros de programa – os humoristas Léo Lins, Marcelo Mansfield e Murilo Couto, além de Ultraje à Rigor como “a banda do programa” – fazem toda a diferença e deixam o programa mais leve, além do Danilo ter suas ótimas sacadas de stand-up antes e durante suas entrevistas. Gentili saiu do CQC oficialmente no especial de Natal do programa para se dedicar à sua atração. Era necessário, pois no ano que vem ele tem um grande desafio: continuar sendo a 2ª maior audiência da Band. Toda sorte pra ele!

JULHO
(Se está frio, esquentamos)

Roberto Justus deixou o SBT em julho.

   No dia 11 de julho, o SBT sofre mais um grande corte no seu quadro de funcionários. Dessa vez, Roberto Justus deixava a “emissora mais feliz do Brasil”. A decisão foi tomada em comum acordo entre a emissora e Justus. Sua saída aconteceu antecipadamente, pois restavam muitos meses de contrato. Na emissora, ele apresentou os programas "Topa ou Não Topa" e "Um Contra Cem". Também gravou um especial de fim de ano em 2010 e se cogitou um reality show, batizado como "O Grande Desafio", que não saiu do papel por causa dos altos custos de produção. Assim como Hebe, seus programas na emissora da Anhanguera mudavam de dias e horários constantemente, fazendo com que o próprio Roberto ficasse insatisfeito com a emissora. Mas mesmo assim, num comunicado publicado neste dia anunciando a sua demissão Justus esclarece: 'Foi muito bom trabalhar no SBT onde fui tratado com muito carinho e pude aprimorar minha experiência como apresentador. Vou deixar muitos amigos por lá'. Não demoramos muito pra saber que o bom filho retornou à casa que lhe deu notoriedade na TV, a Rede Record. No fim deste ano, ele exibiu como especial de fim de ano da emissora o piloto de seu talk-showRoberto Justus +”, um tipo de programa que ele sonhava fazer antes mesmo de deixar a Record para ir ao SBT. O que o #RGnaTV adianta (eu assisti ao programa!) é que se o formato que foi apresentado em dezembro se manter em 2012, vai uma dica pro Roberto: deixa os entrevistados falarem certo? (Não, gente, ele não é Faustão, mas às vezes ele se perdia nos seus comentários, deixando os seus entrevistados calados por muito tempo). Ainda sonho com ele voltando a apresentar o “Aprendiz”. Será que rola? Vamos torcer!

AGOSTO
(Não tem desgosto, gostamos!)

"A Casa da Ana Hickmann" (Record) foi destaque em Agosto.

   Falando em Record ainda, no dia 14 de agosto, um reality-show diferente estreava na emissora da Barra Funda. Dentro do programa “Tudo é Possível”, foi ao ar o primeiro episódio de “A Casa da Ana Hickmann”. A ideia da atração era escolher uma nova repórter para o programa apresentado pela própria Ana. Para isso, confinou 10 lindas mulheres em sua própria casa (enooorme!) para lá fazer as provas e escolher quem ia ocupar a vaga. Com provas de fogo, algumas coerentes como gravar reportagens, outras nem tanto, como catar objetos em meio a cobras e baratas, no dia 02 de outubro, foi revelado que Jociane Koch foi a vencedora. Um jeito diferente de se escolher uma repórter, mas fica aqui uma dica: Ana, faz uma edição masculina d' “A Casa da Ana Hickmann” né? Assim eu posso me inscrever... rs!
   O dia 20 de Agosto também foi especial, pois foi a estreia do #RGnaTV. Lembra da minha primeira matéria? Sobre o final da novela da Globo “Insensato Coração”? Relembre aqui.

SETEMBRO
(É Primavera, amamos!)

Rafinha Bastos polemizou em setembro.

   “Eu comeria ela e o bebê”, essa frase muito parecida ao de uma certa global (né, bebê? rs!), foi proferida ao vivo, no dia 19 de setembro de 2011, pelo até então repórter do CQC e apresentador do "A Liga", Rafinha Bastos. O que era pra ser mais uma piada ácida (das tantas que o povo já estava acostumado a ouvir dele), atingiu proporções gigantescas, pois ele se referia à cantora Wanessa Camargo, que estava grávida. O rebuliço feito pela filha de Zezé di Camargo foi tanto que causou mal estar na Band, no jogador Ronaldo (amigo de Wanessa e do CQC [até então]), e na própria bancada do Custe o Que Custar, o que “custou” a saída de Rafinha do programa. O #RGnaTV fez uma crítica sobre todo o caso. Relembre aqui, pois a minha opinião mantenho até hoje: #RGCrítica06
   Cinco dias antes desse caso, a MTV voltava com os programas de namoro com a estreia do “Luv MTV”, apresentado por Ellen Jabour. Ela saiu do “Top 10 MTV” para se dedicar à esta atração, que tem uma relativa repercussão na emissora musical.

OUTUBRO
(Muitos presentes ganhamos [eu não! rs...])

"Gimenez na Real" (RedeTV!) é o destaque de Outubro.

   Parece que 2011 foi o ano em que apresentadoras resolveram fazer reality-shows dentro de seus programas. Depois de Ana Hickmann em agosto, no dia 05 de outubro foi a vez de Luciana Gimenez apresentar um reality dentro de seu “Superpop”. Foi nesse dia referido anteriormente que foi apresentado o primeiro episódio de “Gimenez na Real”, um reality para contar como é o dia-a-dia da Luciana Gimenez. A ideia do programa foi inspirada numa atração americana semelhante, apresentado por Kim Kardashian. Como o #RGnaTV não deu muita brecha nos #RGIndica da vida, o pouco que eu vi (sim, eu consegui assistir um desses episódios também!) é uma edição bem divertida, com algumas situações que parecem um tanto quanto roteirizadas. Mas enfim, vou deixar um trechinho do programa aqui pra vocês verem e tirarem suas conclusões.


NOVEMBRO
(É mês de provas, passamos!)

Maurício Meirelles é o destaque de novembro.

   No dia 21 de Novembro foi o dia da estreia de Maurício Meirelles como novo repórter do CQC. Depois de uma seleção interna que durou quase o ano inteiro, onde vários humoristas fizeram testes, Maurício acabou sendo escolhido para ser o novo homem de preto do “Custe o Que Custar”. Ele estreou no “resumo semanal de notícias” num período conturbado para aquele programa, que ainda sofria com reflexos do "caso Rafinha Bastos". Meirelles não chegou para substituir Rafinha na bancada (ainda!), mas a estreia dele veio a calhar, pois fez com que as atenções àquela polêmica de setembro fosse desviada. E ele vem se saindo muito bem em suas reportagens. Há rumores de que há outro novo repórter contratado na agulha, mas não sabemos quem é e nem quando vai estrear. O jeito é esperar a temporada 2012 do CQC começar, em março do ano que vem.

DEZEMBRO
(Feliz “Ano Novo” desejamos!)

A coletiva que marcou dezembro.

   Dia 1º de dezembro “caiu uma bomba” no telejornalismo brasileiro. Não, não foi nenhum desastre natural ou humano que parou nosso país. Mas esse foi o dia escolhido por William Bonner e Fátima Bernardes pra convocar uma coletiva para anunciar uma mudança brusca no telejornal mais assistido do país: a Sra. Bonner, Fátima Bernardes, deixaria a bancada do Jornal Nacional em definitivo. A notícia pegou todos de surpresa. O argumento para a saída é simples: Fátima vai apresentar um programa solo (que dizem que será matinal), que ela vinha desenhando a muito tempo. Segundo Bonner e Fátima, é um projeto “extremamente novo” e Bernardes não poderia se dividir para conduzir esta atração. Para substituí-la, foi escalada a (até então) apresentadora do Fantástico, Patrícia Poeta. No dia 05 de dezembro, houve a “passagem de posto” dentro do próprio Jornal Nacional, que cedeu os 10 minutos finais para exibir reportagens especiais sobre as duas colegas e assim, efetivar a troca de apresentadoras. Desde então, William Bonner divide a bancada do JN com  Poeta, que deixou o Fantástico para Renata Ceribelli, tornando-a apresentadora titular. Depois de tanta “firula” para apresentar essa troca (onde Bonner, na coletiva, definiu como um “momento histórico do telejornalismo brasileiro”), Patrícia tem segurado a onda muito bem de apresentar o noticiário. Todos falam que agora ela está mais séria, mas é óbvio: o Fantástico era mais entretenimento, o Jornal Nacional é informação pura e simplesmente, não dá pra exigir sorrisos “full time” da nova apresentadora. Mas Patrícia Poeta está no JN merecidamente e cumprindo, com honras, o posto que lhe foi oferecido. Resta agora esperar 2012 chegar para sabermos como será, enfim, o “Programa da Fátima”, onde a imprensa internacional já afirmou que ela será a “Oprah Winfrey brasileira”. Será? Quem viver verá.

----------------------------------------------------------------------------------------------

É isso pessoal, com essa “enxurrada de informações”, o #RGnaTV realiza o seu último post de 2011. Desejo a todas as pessoas que visitaram (e que estão visitando hoje, pela primeira vez) um 2012 repleto de alegrias e de muitas coisas na TV pr'eu comentar tudinho pra vocês, certo???

FELIZ 2012 PESSOAL!!!!!

(Voltaremos com postagem nova no dia 7 de Janeiro. Aguardem!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário