quinta-feira, 21 de agosto de 2014

RG RELEMBRA #11: FICA COMIGO

Vamos contar a história do programa de namoro que foi sensação na antiga MTV Brasil.

Fernanda Lima apresentou o programa de namoro.

A data é 02 de Outubro de 2000. Naquela segunda-feira, às dez da noite, com abertura ao som de “Os Mano, As Mina”, do rapper Xis, entrava no ar na extinta MTV Brasil, a primeira edição do “Fica Comigo”, apresentado pela gaúcha Fernanda Lima. Sem pretensão alguma de ser alguma agência de matrimônios ou de resolver os problemas sentimentais de todo mundo, este novo programa chegava para mostrar como os jovens e adolescentes se relacionavam naquela época (não que fosse muito diferente hoje em dia, mas...). A direção deste programa semanal ficou a cargo de Rick Ostrower.

“Fica Comigo” funcionava da seguinte maneira: a cada mês eram selecionados quatro Queridos (dois homens e duas mulheres dispostos a arrumar um(a) namorado(a)). Em cada programa, um Querido escolhia quatro interessados, que se inscreviam pela internet para paquerá-lo. No palco da atração, Querido e Interessados estavam lá, mas não se viam em momento algum. No centro, Fernanda Lima conversava com os pretendentes e, ao lado, ficava o desejado da noite, apenas ouvindo tudo. E os interessados viam o Querido pelo telão.

A cada bloco do programa, um pretendente era eliminado. E os critérios de eliminação eram os mais diversos: pelo papo, pela voz, maneira de pensar, pelo toque de mãos e até pelo cheiro – nestes dois últimos sempre com os olhos do alvo vendados. E então, no fim do programa, o Querido via enfim a última pessoa restante (escolhida) e decidia com um beijo na boca ou no rosto se topava ou não ficar com ela. Tudo isso ao som de uma música escolhida pela pessoa desejada e depois de ouvir do pretendente a pergunta-título da atração: “Fica Comigo?”

Fernanda Lima fez a alegria de meninas e meninos.

Não demorou muito para que o programa virasse mania entre os jovens e a medida que a popularidade crescia, ficava melhor a cada semana. Mas a MTV queria mais. Queria causar. E assim, em junho de 2001, veio a decisão de fazer uma edição gay do “Fica Comigo”. Mas para fazer direito, o elenco dessa versão do programa – foram 600 pretendentes – foi submetido a vários testes. No fim, o Querido foi escolhido, e Conrado, com 29 anos na época, protagonizou o primeiro beijo gay entre homens no horário nobre da TV aberta brasileira.

As lésbicas também tiveram uma edição especial para chamar de sua. No dia 04 de outubro de 2002 foi levado ao ar o “Fica Comigo Gay – Meninas”. Segundo matérias da época, o programa foi gravado com muita descontração, algumas risadas nervosas e várias cantadas para Fernanda Lima, que vestia um minúsculo vestido azul provocante. Ao falar o nome do programa, ela ouviu de uma das participantes: “Eu fico com você”. Fernanda brincou, constrangida: “Eu ainda não tive experiências com mulheres”, revelando depois que algumas a chamaram de “gostosa” durante a gravação.

O “Fica Comigo” também apresentou outras versões especiais. Uma com um Querido famoso, como o Leandro, do KLB, e outra que quebrou o estereótipo jovem do programa: "Fica Comigo - A Vida Começa Aos 40", que também foi ao ar em outubro de 2002. Na época, o Querido escolhido foi Gilmar Falamesca, de 46 anos, que recebeu cerca de 400 inscrições de interessadas da mesma faixa etária.

Este é um trecho do 1º Fica Comigo Gay. Confira!

Apesar do sucesso, falava-se nos bastidores que a apresentadora Fernanda Lima não era tão fácil de lidar na época de “Fica Comigo”. A versão foi confirmada por Zico Góes, ex-diretor da emissora, no livro “MTV, bota essa p#@% pra funcionar!”, cujo lançamento oficial foi em março. Na publicação, ele disse: “Ela já era uma celebridade quando se tornou VJ, algo com que nunca havíamos lidado. Tinha empresário e fazia campanhas fora da emissora. Era um pouco marrenta, exigente e difícil de lidar. Ficava sempre nos melhores hotéis quando viajava a trabalho; trazia seu próprio figurinista e não queria saber do nosso maquiador. Queria, enfim, ser o tempo todo paparicada pela MTV. (…) Lembro-me de ter me irritado com ela e seu empresário uma vez: ‘Ei, eu também tenho ego e vocês nunca me mandaram flores!’. Gastamos mais com Fernanda Lima que com outros VJs da casa, mas valeu a pena. Ela era uma apresentadora de alto nível”, declarou.

“Fica Comigo” ficou no ar até 15 de dezembro de 2003, quando Fernanda Lima deixou a MTV. Depois disso, a emissora musical criou outros programas de namoro como “Beija Sapo” (que teve grande sucesso e foi apresentado por Daniella Cicarelli), “A Fila Anda” e “Luv MTV”. O fato é que esta atração ficou marcada na cabeça dos jovens da época e acabou popularizando o ato de “sair ficando” por aí. E você, fica comigo? :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário