quarta-feira, 20 de agosto de 2014

RG PE #09: OPINIÃO PERNAMBUCO

O tradicional programa de debates da TV Universitária volta a ser veiculado ao vivo.

O programa da TVU tem quase 14 anos de existência.

Após um período de reformulação, paralisação e reprises, o programa de debates “Opinião Pernambuco”, da TV Universitária (Canal 11), voltou a ser apresentado ao vivo a partir da última segunda, 18 de agosto. No ar de segunda a sexta-feira às 19h30, a atração tem participação direta do público e é apresentado pelos jornalistas Valdir Oliveira, Stella Maris, Andreia Rocha e Haymone Neto.

O programa Opinião Pernambuco foi concebido a partir do novo conceito da Rede Pública de Televisão (RPTV), e está no ar desde de setembro de 2000. Na época, a TV Cultura de São Paulo e a TVE do Rio de Janeiro (hoje TV Brasil) produziam o Opinião Brasil. No horário seguinte, cada emissora da rede realizava um programa de 10 minutos, diariamente, em seu estado. Em Pernambuco, o programa estreou em 14 de outubro do mesmo ano.

Quase 14 anos depois de sua estreia, um projeto de reestruturação organizacional que a atual gestão do NTVRU (Núcleo de TV e Rádio Universitária, da UFPE) está realizando desde fevereiro desse ano, fez com que o corpo gestor adotasse a estratégia de eleger algumas prioridades na produção de conteúdo. De acordo com o diretor de programação Gustavo Almeida, a prioridade este ano foi dada ao Opinião Pernambuco, daí o seu retorno nessa semana. (Mais detalhes no #RGEntrevista com o Gustavo Almeida, clique aqui).

Além do debate ao vivo, telespectadores também participam.

Durante essa semana de “reestreia”, muitos assuntos polêmicos estão em pauta. Amanhã (21), o tema será o direito dos animais. E na sexta (22), o assunto será a adoção de crianças na segunda infância. Estarão presentes o Juizado da Segunda Vara da Infância e o Serviço de Orientação à Filiação Adotiva – SOFIA, que realiza pesquisa sobre o perfil de pais adotivos. O telespectador pode fazer perguntas aos convidados por telefone ligando para o número 3423-8895.

Com produção de Ricardo Araújo e Josimar Parahyba, o “Opinião Pernambuco” tem a direção do jornalista Bráulio Brilhante. Todos são ligados à Coordenação de Jornalismo da TVU, sob batuta da jornalista Kéthuly Góes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário