segunda-feira, 10 de junho de 2013

RG ENTREVISTA #04: ALDO VILELA

O quadro de entrevistas do #RGnaTV está de volta para conversar com um grande profissional do jornalismo de Pernambuco.

Ele tem mais de 20 anos de carreira jornalística. Atualmente comanda 1 programa de rádio, 2 programas de TV e ainda leciona para alunos de jornalismo. Já trabalhou em Copa do Mundo, apresentou um programa para a internet, fez mais de DUAS MIL entrevistas na televisão ao longo da carreira, é uma referência no jornalismo pernambucano e... Cedeu um pouco de seu disputadíssimo tempo para responder às questões do #RGEntrevista. Sem mais delongas, conheça um pouco mais da carreira do jornalista ALDO VILELA.

   Quando comecei a pesquisar sobre Aldo Vilela, uma frase me chamou a atenção: “Aldo é formado na área de comunicação e tem o rádio como fonte de inspiração”. Pedi, então, como primeira pergunta, que ele me justificasse essa frase: “Comecei no rádio há mais de vinte anos, passei pelo departamento esportivo anos depois migrando para o jornalismo amplo. Faço televisão desde 1993, comecei muito novo e vivo de forma intensa o jornalismo. O rádio é o veículo mais rápido, mais ágil e mais perto do cidadão”. Aldo também já teve experiências com o mundo esportivo, trabalhando até em cobertura de Copa do Mundo: “Sempre gostei de esportes e futebol é uma paixão. Fui sim narrador, plantão, repórter e tenho saudades podendo voltar em breve para o meio esportivo”, completa.
   Atualmente, ele comanda na Rádio JC/CBN (90,3 FM) o programa de variedades “CBN Total”, que tem três horas de duração, das duas às cinco da tarde. Segundo Aldo, a rotina é puxada: “Começo a produzir o programa às 5 da manhã juntamente com o programa da TV. Tenho uma equipe de produtores de extrema competência que comanda a locomotiva e faz ela puxar os vagões”. Quando o indaguei sobre o programa na web, Opinião Brasil, que ele comandou com o jornalista Cristiano Ramos, na TV LeiaJá, Aldo reforça a necessidade que o jornalista tem de estar atento a todas as novas plataformas de mídia: “Hoje o profissional do jornalismo é na verdade o profissional plural. O jornalista tem de estar envolvido em absolutamente todas as mídias. É acompanhar tudo e tentar se inserir neste tudo”.

Para Aldo, o jornalista tem de estar envolvido em todas as mídias.

   A pluralidade de Aldo Vilela não se estende apenas aos veículos de comunicação. Ele ainda dá aulas para faculdades de jornalismo. Questionado se isso atrapalha a chamada “vida artística”, ele foi bem tranquilo: “Quando é feito o que gostamos tudo tende a sair correto. Gosto de lecionar, afinal de nada adianta acumular experiência e não repassar”.
   Mas não tem jeito. Sempre ligamos Aldo à TV Jornal. Segundo o próprio, ele está no Sistema Jornal do Commercio vinte anos. Nesse ínterim, ele já saiu duas vezes da empresa. Mas o bom filho à casa torna, e lá está até hoje, apresentando dois programas na emissora de TV afiliada do SBT. E embora as duas atrações tenham abordagens distintas, Aldo acha algo em comum entre elas: “Hoje estou com o Ponto Final que é de entrevistas e o jornal TV Jornal Mais. São formatos diferentes, mas possuem o mesmo objetivo. Informar”, enfatiza.

Aldo, Lorena e Diego: troca de experiências no TV Jornal Mais.

   E falando em Ponto Final - seu programa de entrevistas que vai ao ar de segunda a sexta, após o Jornal do SBT -, um dado que me chamou a atenção na nossa conversa foi o fato dele ter feito mais de DUAS MIL ENTREVISTAS na televisão. Perguntado se teria alguém que ele ainda quisesse entrevistar, ele se limitou a dizer que não havia alguém específico. E sobre o TV Jornal Mais, que ele apresenta junto com Diego Pérez e Lorena Gomes, Aldo conta como é o clima no programa matinal: “É uma experiência muito boa. São profissionais capacitados. Conheço os dois de muito tempo. Diego há muitos anos, Lorena mais recente. É um programa onde podemos trocar informações e cada um ensina ao outro um pouco do aprendizado”, esclarece.
   Aldo não pensa em planos para o futuro profissional: “penso que já tive a oportunidade de fazer muitas coisas na TV, graças a Deus”. Também pudera, um jornalista  que se aventura em várias plataformas e consegue ser bem sucedido em todas elas já é suficiente para se orgulhar de tudo o que já fez. E para quem quer tentar obter o mesmo êxito na área, a dica dele é valiosa: “Ética, seriedade e objetivos corretos são fundamentais para ter sucesso na profissão”, finaliza. Anotaram? Valeu, Aldo! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário