terça-feira, 18 de junho de 2013

RG CRÍTICA #27: BATATINHAS


Animação da TV Brasil encanta com a forma simples e rápida de contar histórias.

"Batatinhas" é uma série que passa nos intervalos da TV Brasil.

   Zapear canais é a tarefa de qualquer pessoa que não tem compromisso com uma emissora ou com um certo programa, pois queremos, apenas, assistir algo interessante. Geralmente, os intervalos das atrações são a deixa para “caçar” opções na telinha ou, ao menos, espiar o que os outros canais tão fazendo. Numa dessas minhas “aventuras televisivas” caí nos intervalos da TV Brasil. E quando me preparava para mudar de canal, ouço algo que me pareceu um jingle de um legume. Mal sabia eu que estava me deparando com a abertura de um dos desenhos mais lindos e fofos que eu já vi na vida! Por isso, preciso falar com vocês sobre elas: as “Batatinhas”.
   Ok, quem me conhece deve estar se perguntando agora: pô RG, tu tem 24 anos e ainda para pra assistir desenhos?! A resposta é não. Acontece que hoje em dia, são poucos os desenhos animados (e infantis) que prestam na televisão brasileira. Além do mais, é uma pena que existam poucas animações made in Brazil na TV aberta. Infelizmente, “Batatinhas” não se enquadra nesse patamar, já que é um desenho gringo. Mas o que está em questão aqui é quão raro um desenho direcionado para crianças em idade pré-escolar consegue prender a atenção das pessoas de qualquer idade de forma tão cativante e, sobretudo, tão rápida!

Essas batatinhas cantam em qualquer lugar, nos mais diversos ritmos.

   Vamos começar do começo: “Batatinhas” (de nome original “Small Potatoes”) é uma série de animação inglesa criada em 2010 pela BBC em parceria com o estúdio Little Airplane Productions. Criada por Josh Selig (um dos roteiristas de Vila Sésamo), a animação possui 26 episódios com 3 minutos de duração cada, que começaram a ser exibidos neste ano durante os intervalos da programação da TV Brasil, de domingo a domingo, nas manhãs e nas tardes. A série mostra as aventuras de uma banda musical formada por quatro pequenas batatas. Cada episódio representa uma fase diferente da carreira da banda, desde suas "raízes" no Rock, passando pelo Jazz, Reggae, Disco, Hip Hop, entre outros ritmos. Além disso, há ainda duas sequências de diálogos (antes e depois das músicas) que caracterizam os membros da banda conversando sobre temas que variam de trens a sentimentos e até sobre ciência, de modo a despertar a imaginação dos pequenos telespectadores, sem bitolá-los com uma linguagem tatibitati.
   Aqui no Brasil, o desenho recebeu a versão brasileira da Ultrassom Music Ideas. As vozes das batatas são femininas, embora algumas “batatinhas” sejam meninos. A dublagem ficou por conta de Nina Quintanilha, Marina Camargo, Helena Botosso e Nicole Camargo, com vozes adicionais de Clara Feria, Samuel Guterman, Emanuel Bell, Hugo Picchi, Melissa Garcia, Vinicius Garcia, Raquel Carlotti e Ana Cali. A equipe brasileira é capitaneada pelo diretor musical Gustavo Kurlat, que dentre o seu vasto currículo como autor, músico, compositor e coordenador de projetos artísticos, foi diretor dos shows do grupo “Palavra Cantada” por nove anos. Daí já se consegue entender de onde vem tanta sensibilidade com o público infantil.

"Batatinhas" rodam o mundo para interpretar suas canções.

   O público-alvo do desenho, como já foi dito, são crianças em idade pré-escolar. E isso fica claro na linguagem, tanto na voz infantil da fala das personagens quanto, principalmente, por ouvirmos o modo exato de como uma criança fala, dando a impressão de que não há um texto escrito, e sim, o falar espontâneo de um menininho ou uma menininha, com direito a paradas pra pensar e repetições. Num dos episódios, onde eles falam sobre a valsa, a gente ouve a seguinte pérola de uma das batatas: “Eu acho que a valsa... é... uma coisa que... os homens e as mulheres podem... dançar... do jeito de cada um, é... E a música é mais devagar.” Num outro episódio que eles falam sobre o amor em família, a fala da personagem não poderia ser mais cativante: “Eu acho que amor é a coisa mais especial na vida que a gente pode ter... Porquê? Porque... Se não tivesse amor... A gente... Ia ficar sozinho. Não ia ter amigos. Eu amo todo mundo da minha família. O meu irmão, todo mundo! Então, se eles não existissem... Eu ia ficar sozinha. É por isso que é assim, a coisa mais especial da nossa vida. É.#muitofofo
   Então pessoal... É por isso que... Eu acho “Batatinhas” legal e... Queria que todos assistissem. Esses episódios de três minutos sempre deixam a gente com gostinho de quero mais. Por isso quando eu estou em casa pela manhã ou pela tarde adoro ficar zapeando na TV pra ter a sorte de encontrar essas “Batatinhas”, que deixam a gente tão feliz em pouco tempo! #RGSuperRecomenda

Seja uma batata no coração e veja esse lindo episódio, que fala da importância de sermos diferentes: #lindodemais!


12 comentários:

  1. Muito legal sim! Isso se chama "Educomunicação", um grande conceito que deveria ser vivenciado na prática em toda televisão do mundo, seja pública ou privada.
    Educar através da comunicação.
    Eu assino embaixo. ;)

    ResponderExcluir
  2. Adoro Batatinhas!!!
    Minha irmã e eu estavamos passeando pelos canais em busca de algo que prestasse quando encontramos as Batatinhas, que coisa mais linda, me apaixonei :)

    ResponderExcluir
  3. Achei que eu era a única. O desenho é muito, muito, muito fofo.Infelizmente minhas meninas já cresceram, mas estou ansiosa para o nascimento do meu primeiro netinho (a) para curtir Batatinhas com ele(a).Sei que fará Sucesso, é apaixonante!

    ResponderExcluir
  4. Minha filhinha de apenas sete meses ama o desenho, "dança", os episódios inteiros!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Também acho esse desenho uma fofura, ele faz tirar o lado doce de criança que a gente tem, e sem falar q os meus filhos simplesmente adoram.

    ResponderExcluir
  10. Também acho esse desenho uma fofura, ele faz tirar o lado doce de criança que a gente tem, e sem falar q os meus filhos simplesmente adoram.

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Eu amo essa série! Coloco e assisto com todos meus sobrinhos! Amo as vozes, amo as músicas, de tudo! Com certeza é bem educativo! Diferente do filme da Peppa, tem muitas conversas e creio que tbm queria ser educativo, porém passa alguns sentimentos e atos relacionado a personagem principal não são mto legais ( soberba, arrogância - jeito mandona e respondona etc.) o que trás um ar de superioridade em relação ao próximo e aos pais! Batatinhas é muito fofo!

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Eu amo essa série! Coloco e assisto com todos meus sobrinhos! Amo as vozes, amo as músicas, de tudo! Com certeza é bem educativo e tem uma doçura incrível! Diferente do filme da Peppa, que apesar de ter mts conversas e creio que tbm tem intuito de ser educativo, porém passa alguns sentimentos e atos relacionado a personagem principal que não são mto legais ( soberba, arrogância - jeito mandona e respondona etc.) o que traz um ar de superioridade em relação ao próximo e aos pais! Batatinhas é muito fofo!

    ResponderExcluir