domingo, 22 de abril de 2012

RG INDICA #27: PEQUENA TRAVESSA E AS BRASILEIRAS

Uma novela inocente e um episódio surpreendente movimenta o #RGIndica dessa semana. Se liga!

Bianca Rinaldi faz menina e menino na novela do SBT.

   O SBT dá início amanhã a mais uma reprise de suas novelas no horário da tarde, faixa essa que está dando uma audiência considerável à emissora da Anhanguera. Se juntando ao time formado atualmente pelas novelas “Pícara Sonhadora”, “Marisol” e “Maria do Bairro” respectivamente, “Pequena Travessa” antecederá essa tríade de novelas de roteiro ou 100% mexicanas a partir de amanhã, às 14h30 da tarde.
   A novela foi exibida pela primeira vez entre novembro de 2002 e abril de 2003 com 132 capítulos. O texto original é do mexicano Abel Santa Cruz – autor de “Carrossel” – sendo traduzida e adaptada para o português por Rogério Garcia e Simoni Boer, com supervisão de texto de Ecila Pedroso. A direção foi da dupla Jacques Lagoa e Sacha.
   Na sinopse, a “Pequena Travessa” é Júlia (Bianca Rinaldi), apelido dado carinhosamente a uma garota de cerca de 20 anos. Órfã de mãe, Júlia mora em um conjunto habitacional com o pai, Rafael (Walter Breda), e os irmãos mais novos, Antônio (Caio Romei) e Daniel (Emanuel Dória). Alegre, extrovertida, inteligente e travessa, Júlia é muito querida por todos, especialmente por dois rapazes que cresceram com ela: Caio (Fábio Villaverde) e Fernando (Nico Puig), conhecido como Mercúrio. Mas o coração de Júlia realmente balança quando ela conhece Alberto (Rodrigo Veronese), um jovem bonito, rico, bom caráter e que acabou de se formar em advocacia.
   A graça dessa novela é quando Júlia se vê obrigada a se transformar num menino para conseguir um emprego de office-boy e ajudar a sua família. Bastava prender o cabelo e vestir roupas de menino que Júlia se tornava Júlio. Através desse “disfarce”, “Júlio” (re)encontra Alberto após se conhecerem no hospital em seu escritório de advocacia, onde o “garoto” pede emprego para a “sua irmã”. E assim, trabalhando de manhã como Júlia ao lado de Alberto e à tarde, trabalhando como Júlio na loja Marcelo Fantucci, através da convivência, Alberto e Júlia vão experimentar viver um grande amor. A estrada só não é fácil porque Alberto já tem namorada, a maquiavélica Débora (Rachel Ripani), e estão prestes a se casar.
   No elenco, há outros nomes conhecidos como Cynthia Benini, Ana Olívia Seripieri, Thiago Oliveira, Blota Filho, Pierre Bittencourt, Luka Ribeiro, Renata Sayuri, Neusa Maria Faro e Viétia Rocha. Esta não é a primeira vez que “Pequena Travessa” é reprisada. Sua primeira reprise foi entre abril e agosto de 2005, sendo compactada em 80 capítulos no horário das 14h15. A abertura da novela fica por conta do extinto grupo Rouge, com a hit chiclete de 2002 “Não Dá Pra Resistir”.
   “Pequena Travessa” é uma novela leve e divertida que vale a pena ser acompanhada, mesmo com o texto ruim, algo característico das tramas de origem mexicana.
   Veja uma chamada da novela do ano de 2002 e anote: a partir de amanhã, às 14h30 da tarde, tem “Pequena Travessa” de volta no SBT!


"A REACIONÁRIA DO PANTANAL" INVADE A TELA DA GLOBO


   Essa matéria é muito suspeita, mas eu não poderia deixar passar em branco a exibição do 13º episódio da série “As Brasileiras”, da Rede Globo, que trará como protagonista a cantora Sandy. Representando o norte do Brasil, coube a atual apresentadora do quadro “Sandy na Casa dos Campeões”, do Fantástico, encarnar Gabriela, que será “A Reacionária do Pantanal”. O programa irá ao ar nesta quinta (26/04), às 23h10, logo após “A Grande Família”.
   Apesar de ter uma relativa experiência com dramaturgia – já fez duas séries, uma novela e dois filmes – Sandy afirma que esse é o papel mais diferente que irá interpretar. Na história, Gabriela fica revoltada com a escolha de sua mãe. A moça, dona de uma personalidade forte, adora parecer moderna e é contra o preconceito. Na verdade, ela era contra o preconceito até o dia em que sua mãe, Olinda (Regina Braga), decide abandonar a viuvez de anos para namorar uma mulher.
   “A reacionária do Pantanal” fica indignada ao descobrir que Olinda está apaixonada por Noêmia (Xuxa Lopes), e não entende o motivo pelo qual a mãe decidiu virar lésbica. Outra coisa que a moça não entende muito bem é o fato de os irmãos, Guilherme (Cadu Fávero), Guiomar (Suzana Ribeiro) e Gustavo (Danton Mello), aceitarem a situação com tanta naturalidade.

Gabriela (Sandy) não aceita a sexualidade da mãe em "As Brasileiras".

   Em Corumbá, uma cidade não muito grande do Mato Grosso do Sul, o namoro de Olinda e Noêmia logo vira notícia e acaba atrapalhando o namoro de Gabriela e Maurício (Pedro Neschling). E quando a vida da mãe interfere na vida da moça, Gabriela vira uma fera e decide cortar relações com Olinda. O episódio também contará com a participação de Fernanda Paes Leme (que já contracenou com Sandy na série “Sandy e Junior”) fazendo a Luiza, amiga de Gabriela.
   O episódio de Sandy foi escrito por Ana Maria Moretzohn, que também escreveu “Estrela-Guia”, a novela das seis que a cantora protagonizou no ano de 2001. “As Brasileirasé um programa de Daniel Filho, inspirado na obra audiovisual “As Cariocas, realizada com base na obra de Sérgio Porto. Recentemente, apareceram rumores de que a série ganhe uma nova temporada em 2013, mas ainda não há confirmações.

Um comentário:

  1. Eu já tava esperando vc falar do episódio da Sandy... kkkkkk Eu não tenho gostado muito de As Brasileiras, mas tudo q envolve sexualidade fica mais interessante! :P
    Arrasou, como sempre, Rob!

    Bjos da sua fãzoca,
    Claudinha Ferreira. ;D

    ResponderExcluir