sexta-feira, 13 de março de 2015

RG ENTREVISTA #10: MÁRCIO BALLAS

Um dos apresentadores mais engraçados da TV brasileira conversou com o RG na TV. Confira!

Antes de qualquer coisa, precisamos dizer que o décimo entrevistado do nosso blog não é apenas apresentador. Ele é palhaço, ator, diretor e dramaturgo especializado na linguagem de Clown e Improviso Teatral. Esse paulista de 43 anos já se apresentou com os “Palhaços Sem Fronteiras” franceses em campos de refugiados durante a guerra do Kosovo, foi “Doutor da Alegria” por quatro anos aqui no Brasil e já foi campeão mundial de improviso no Festival Internacional de Bogotá. Tá achando pouco? O currículo fora das telinhas de Márcio Ballas é extenso e bastante relevante. Mas não demorou muito para que ele fosse descoberto pela televisão e também construísse uma história de sucesso nesse meio sem perder a sua essência teatral, humorística e de improviso que marcou positivamente suas passagens pela Bandeirantes e no SBT. E mesmo descansando um pouco da TV, mas com agenda corrida no teatro, Márcio parou um pouquinho para participar deste #RGEntrevista.


RG na TV: Márcio, antes de chegar na televisão, é preciso esclarecer que sua formação é bastante teatral. Como tudo isso lhe ajudou a chegar na telinha?
Márcio Ballas: O meu primeiro convite pra apresentar o 'É Tudo Improviso' veio de uma diretora da Band que me viu fazendo um espetáculo no teatro. Eu já trabalhava como apresentador há 10 anos, então isso me ajudou bastante ao ter que exercer essa função num programa de TV.

RG: O "É Tudo Improviso" foi o seu primeiro programa, que estreou em 2010 com duas responsabilidades: A primeira, de substituir o CQC no período de férias e a segunda, de reapresentar os Barbixas, que vinham do sucesso do "Quinta Categoria", na MTV. Quais eram as suas expectativas para a estreia da atração naquela época?
Márcio: A expectativa era alta pois pela primeira vez o improviso seria mostrado na TV aberta. Nós já fazíamos no teatro para grandes públicos, mas fazer para milhões de pessoas, que estão assistindo dentro de suas casas era totalmente novo para nós. Ficamos muito felizes que o programa deu certo e agora até está sendo reprisado no canal a cabo TBS.

RG: Foram três temporadas do "É Tudo Improviso" na Bandeirantes. Uma quarta foi gravada, mas só foi exibida recentemente, na TV fechada. Quais são as lembranças que você guarda daquele programa?
Márcio: Foi uma experiência incrível para mim. Fazer o que eu gosto, junto com meus parceiros de palco [Márcio Ballas foi Diretor “Improvisacional” do espetáculo “Improvável” da Cia. Barbixas de Humor, onde também atua como mestre de cerimônias e jogador convidado] e ainda ser tão bem recebido pelo publico que pôde conhecer a beleza e a magia do improviso.

Márcio Ballas começou na TV no "É Tudo Improviso" na Band.

RG: Após a sua passagem pela Band, você foi contratado pelo SBT a apresentar o "Cante Se Puder". A situação era bem diferente: Você agora tinha um roteiro para seguir e dividia o palco com "a filha do Patrão", Patricia Abravanel. Qual foi o maior desafio dessa etapa pra você? Ainda dava para improvisar naquela época?
Márcio: Ir para o SBT foi mais um grande desafio, pois eu teria que apresentar um programa que não tinha nada a ver com o que eu tinha feito nos meus 15 anos de carreira no teatro. Além disso teria que apresentar com a Patrícia, que eu não conhecia e é dona da emissora. No fim das contas foi muito bacana, a parceria com ela foi muito boa, fizemos uma dupla que funcionou e o programa bombou na época e acabou ficando no ar direto durante um ano e meio.

RG: Logo após o "Cante", veio o projeto do "Esse Artista Sou Eu", que estreou com grande sucesso em 2014. Você também voltou a apresentar sozinho. Nesse seu terceiro programa na TV aberta, foi perceptível um amadurecimento seu em frente às câmeras. Você concorda?
Márcio: Como em todos os trabalhos, quanto mais você exercita, mais vai melhorar. Apresentar não é diferente. Fui aprendendo as manhas e artimanhas da função e continuo estudando e vendo outros apresentadores para tentar ficar cada vez melhor.

RG: A primeira temporada do "Esse Artista Sou Eu" foi cercada de polêmicas entre os participantes. Para você, o que (e/ou quem) mais te surpreendeu no reality?
Márcio: O “Esse Artista Sou Eu” foi um programa que me surpreendia a cada gravação. Os cantores estavam transformados de tal maneira que até pra gente era incrível de assistir. O diretor inclusive me proibiu (e os jurados também!) de ver os participantes antes deles cantarem. Assim quando eles entravam era uma grande surpresa pra nós!

Feliz com o sucesso da primeira temporada do "Esse Artista Sou Eu" no ano passado, Márcio espera voltar com o programa em 2015.

RG: Se Márcio Ballas fosse um participante do EASE, em quem você gostaria de se transformar e porquê.
Márcio: Arnaldo Antunes. Sou fã dele.

RG: O "É Tudo Improviso" voltou a ser exibido no canal fechado TBS e tem sido um grande sucesso de audiência. Você acha que falta improviso na TV ultimamente?
Márcio: É muito legal de ver que mesmo num canal a cabo, o programa continua tendo um grande sucesso. Por mim teria um programa de improviso em cada canal! (risos)

RG: Quais são os seus planos profissionais para 2015? Já pensou em participar de alguma novela? O remake de "Cúmplices de Um Resgate" tá chegando no SBT esse ano...
Márcio: Continuo apresentando a Noite de Improviso no Comedians Club todas as quartas feiras em São Paulo. Além disso tenho um espaço chamado Casa do Humor na Vila Madalena onde damos cursos de Improviso, Clown e Stand Up para iniciantes, isto é, qualquer pessoa que queira aprender um pouco dessas linguagens. E para TV, estou na espera de uma segunda temporada do Esse Artista Sou Eu, que foi um programa que eu amei fazer e tomara que volte logo.

Obrigado, Márcio! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário