sexta-feira, 20 de março de 2015

RG INDICA #55: WINDECK

Primeira novela africana exibida na TV Brasil mostra um novo sotaque na televisão brasileira.

Um grande sucesso da teledramaturgia de Angola está sendo exibido no Brasil.

Imagine uma novela que mistura glamour e poder, mostrando o que algumas pessoas são capazes de fazer para obter riqueza fácil e rápida, revelando os golpes daqueles que não medem esforços para alcançar seus fins dentro de uma revista de moda, com uma abertura ao som de kuduro. Parece uma junção de “Betty, a Feia” com “Avenida Brasil”, não é? Mas estou falando de uma novela que existe, que foi exibida em Angola e está no ar de segunda a sexta, às 23h, na TV Brasil. E ela se chama “Windeck: Todos os tons de Angola”.

Produzida pela Semba Comunicação, esse folhetim, de nome original “Windeck”, possui 120 capítulos e foi um grande sucesso em Angola. No ano de 2013, essa trama chegou a concorrer a Melhor Telenovela no Emmy Internacional (tipo o “Oscar” da televisão) ao lado das brasileiras “Avenida Brasil” e “Lado a Lado”, ambas da Globo, com vitória para a última citada. Com direção de Sérgio Graciano, a novela estreou em Angola no dia 19 de agosto de 2012 e ficou até o dia 22 de fevereiro de 2013 na TPA (Televisão Pública de Angola). Aqui no Brasil ela tá no ar desde o dia 10 de novembro do ano passado. 

 Em "Windeck" tem intrigas, dramas, humor e glamour.

A novela foi escrita pelos autores Miguel Crespo, Coréon Dú, Isilda Hurst, Andreia Vicente e Joana Jorge (esta última, inclusive, foi uma das colaboradoras de Rui Vilhena na novela “Boogie Oogie”, que terminou agora pouco na Rede Globo). Na sinopse, Vitória (Micaela Reis) é uma mulher sensual que vem de Moxico e é capaz de tudo para subir na vida. Em Luanda vai viver na casa da irmã, Ana Maria (Nadia da Silva), que é fotógrafa na Divo e muito diferente dela: honesta e trabalhadora, tem uma vida sossegada, até o dia em que Vitória aparece. Para esta mulher ambiciosa, tudo não passa de um jogo de interesses para conseguir riqueza e poder. O seu alvo está escolhido: o filho do dono da Divo, Kiluanji (Celso Roberto), que quer conquistar para enriquecer.

Quem torna a vida de muitos num inferno é a produtora de moda, Rosa Bettencourt (Grace Mendes), uma mulher que só pensa em ter poder de forma fácil. Para isso conta com a ajuda da filha Kássia (Solange Hilário), formando assim uma dupla de oportunistas dispostas a tudo para enriquecer. Ao perceber o interesse de Vitória em Kiluanji, Rosa elabora um plano para Kássia o seduzir, e começa assim a guerra entre Vitória e Kássia. O que as duas não esperavam é que ele e a humilde Ana Maria estivessem apaixonados. 

“Windeck” também tem uma pegada de mostrar a tradição angolana, e principalmente, os sabores daquele país. Por isso, conhecemos a empresa de catering Mufete, onde Nazaré (Yolanda Viegas) cozinha deliciosas receitas, um negócio criado pelo filho, Yuri (Dennis Fonseca), e o seu sócio italiano, Giorgio (Rui Santos). Também eles querem ter sucesso e triunfar na vida, mas com trabalho honesto e longe dos esquemas fáceis. 

É na Revista Divo onde boa parte da trama de "Windeck" acontece.

E porquê a novela se chama “Windeck”? Simples. Ela é o título de uma música do cantor de kuduro Cabo Snoop, super famoso em Angola. A canção, claro, virou o tema de abertura da trama. Na letra, ela descreve um pouco da rotina dos angolanos, que é um dos objetivos do folhetim. Um outro aspecto interessante: a TV Brasil exibe os capítulos no seu idioma original, ou seja, no português de Angola. Além de ser um sotaque curioso (e perfeitamente compreensível), a emissora brasileira tem o cuidado de traduzir algumas expressões locais que aparecem em “Windeck” através de pequenos boxes coloridos. Tudo para que o telespectador não perca a compreensão dos diálogos.

“Windeck” tem intrigas, dramas, humor e glamour. Aqui no Brasil, a novela já passou dos 90 capítulos (faltando então, menos de 30 para terminar), mas vale a pena você acompanhar a trama desde já. E se você quer ver tudo desde o início, a novela está sendo posta no YouTube no endereço: youtube.com/windecktv. Para te dar um gostinho, confira o trailer internacional do folhetim clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário