terça-feira, 11 de setembro de 2012

RG INDICA #36: “ÍDOLOS” E “ÍDOLOS KIDS"


A sétima temporada do reality musical da Record traz junto a versão infantil da atração.

"Ídolos 2012" e "Ídolos Kids": calouros para todas as idades.

   As pessoas que cantam e aquelas “que pensam que cantam” invadem mais uma vez a tela da Rede Record de Televisão. É que desde a semana passada começou a sétima temporada (sendo a quinta feita pela emissora dos Bispos) do programa “Ídolos”. As novidades do programa em 2012 são inúmeras: novo apresentador, novos jurados e, como se não bastasse, uma versão mini do programa, direcionado às crianças: o “Ídolos Kids”.
   Para os que tem memória fraca – normal quando se trata de reality-shows – este programa musical começou no SBT no ano de 2006, que teve como vencedor da primeira edição o Leandro, mais conhecido como “Pica-Pau”. O programa era apresentado por Lygia Mendes e Beto Marden, e o quarteto de jurados era formado por Arnaldo Sacomanni, Cyz, Miranda e Thomas Roth. Esta mesma equipe foi mantida em 2007, quando consagrou como vencedora a jovem Thaême Marioto. O programa chamou a atenção da Record, que não demorou para conseguir os direitos com a Fremantle Media e levar a atração para a emissora da Barra Funda.

"Ídolos": Tudo começou no SBT.

   Em 2008, a Record levou ao ar a sua primeira temporada do reality, sendo na verdade, a terceira temporada no país. Na apresentação, Rodrigo Faro. No corpo de jurados, que se manteve por três anos seguidos: Luiz Calainho, Paula Lima e Marco Camargo, este último, é o que permanece até hoje em todas as edições apresentadas pela emissora dos bispos. Em 2011, Luiza Possi e Rick Bonadio assumiram a bancada junto com Marco. Como em todas as edições (nas duas emissoras), os perfis dos jurados são pré-definidos: sempre há o bonzinho, o meio-termo e o chatão, que não dá espaço pra ninguém. Às vezes, eles acabam, realmente, dando o tempero final que a atração precisa.
   Em 2012, devido ao natural desgaste do formato, a Record resolveu mudar o casting do programa. A mudança mais radical fica, talvez, com a mudança de apresentação: saiu Rodrigo Faro para entrar Marcos Mion, que continua segurando as pontas de seu “Legendários” nas noites de sábado. Os jurados também mudaram. Dessa vez, Fafá de Belém e Supla se juntaram a Marco Camargo para procurar um(a) grande cantor(a). A estreia deixou boas impressões desta nova equipe, mas a audiência, ainda, não foi lá essas coisas.

Marcos Mion, Supla, Fafá e Marco é o elenco de 2012.

   Já na contramão da audiência, quem estreou muito bem foi a versão infantil deste programa, batizada de “Ídolos Kids”. A primeira temporada deste programa, que também procura uma criança de grandes talentos vocais, estreou um dia depois da “versão original” e foi muito bem recebida pelo público. Para ser algo novo, a Record também escalou um apresentador diferente e outra equipe de jurados para esta atração. Quem comanda o “Ídolos Kids” é o Cássio Reis, e o trio de jurados é formado por Afonso Reis, João Gordo e Kelly Key.
   Seguindo a estrutura da versão adulta, a dinâmica do “Ídolos Kids” é a mesma: as audições são a grande peneira, e são feitas em várias partes do Brasil (nesse caso, apenas a versão adulta). Depois, os selecionados encaram mais duas etapas do programa, consideradas mais rigorosas. Na segunda fase, os aprovados ficarão em um resort, no interior de São Paulo. Lá eles conhecem o Top 15 do programa e os melhores artistas de 2012. São 4 dias de provas com a presença de preparadores vocais para ensaiar com os participantes. A banda do programa também acompanha as apresentações musicais.

Cássio Reis, Afonso Nigro, João Gordo e Kelly Key no "Ídolos Kids".

   A terceira e última eliminatória é a dos Concertos. Os que chegarem a essa etapa decisiva, viverão em uma mansão luxuosa, com tempo para ensaiar e encarar a grande final. Como nas edições anteriores, a decisão fica nas mãos do público. A cada semana, muita adrenalina e emoção na disputa, com jurados convidados, atrações musicais e a torcida da plateia e do telespectador. O vencedor do “Ídolos” ganhará 500 mil reais e as criança vencedora levará o prêmio de 100 mil reais.
   O único ponto negativo do “Ídolos” - e não sabemos se afetará o “Ídolos Kids” - é que, ao buscar “o novo ídolo do Brasil”, eles não se tornam exatamente “estrelas”. Dou um doce para quem lembrar o nome de dois vencedores das quatro edições já apresentadas pela Record. No mais, os dois programas são uma boa pedida para rir, cantar e se emocionar.
   O “Ídolos” vai ao ar nas terças e quintas, às 22h15 da noite. Já o “Ídolos Kids” é exibido nas quartas, às 21h45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário