RG CRÍTICA #42: A EXCITANTE VOLTA DE 'AMOR E SEXO'

Fernanda Lima e companhia estrearam nova temporada em novo dia e horário na Globo. O resultado foi bom para todos nós!

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

RG CRÍTICA #41: RETROSPECTIVA 2015

Confira o que foi destaque na TV aberta neste ano.

RG INDICA #59: ESPECIAL DE NATAL 2015

Confira a programação especial da TV aberta para celebrar a noite de Natal.

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

RG CRÍTICA #24: RETROSPECTIVA 2012


Mais um ano chega ao fim e o #RGnaTV faz o balanço televisivo do que vimos em 2012.

   O mundo não acabou, mas 2012 já está nas suas últimas horas. Foram 366 dias que as televisões trabalharam arduamente esse ano, e elas nos presentearam com muitas coisas boas, mas também com muitos momentos que queremos esquecer. O #RGnaTV trabalhou o ano todo – na medida do possível – para te informar o que acontecia nesse “tubo de elétrons”. E é baseado em tudo que vimos por aqui esse ano é que eu preparei essa “Retrospectiva 2012”. Pronto para passar esse ano a limpo? Então pega o controle remoto da memória e vem comigo! =)

JANEIRO: A TROCA DE EMISSORAS EM PERNAMBUCO


   No dia 09 de Janeiro no estado de Pernambuco ocorreu a troca de afiliadas entre a Bandeirantes e a Rede Record. De acordo com o #RGnaTV na época, a Record deixou as dependências de sua afiliada pernambucana, a TV Tribuna, para se dirigir à Rua do Veiga, onde está a TV Clube, que até então era afiliada da Bandeirantes. Com isso, a Tribuna voltou às origens e retransmitia a Band mais uma vez, algo que tinha acontecido entre os anos de 1991 à 1998. Enquanto a Tribuna/Band seguiu seu curso durante a troca de emissoras, a TV Clube/Record já estreava no dia da mudança, o jornalístico “PE no Ar”, que começou sendo apresentado por Nadya Alencar, e desde agosto, é comandado por Isly Viana (ex-Tribuna). Agora no fim do ano, percebemos que a TV Clube saiu em vantagem com a troca no quesito audiência, mas a Tribuna conseguiu mostrar que ainda está viva e fez grandes (e boas) modificações em sua programação local este ano, que agora é maior e mais diversificada. E a tendência é continuar crescendo.

FEVEREIRO: A TURMA DO PÂNICO ASSINA COM A BAND


   Depois de 7 anos engordando a audiência e o faturamento da RedeTV!, a emissora de Alphaville ficou estarrecida quando soube que a turma do, até então, “Pânico na TV!” assinara com a Rede Bandeirantes de Televisão, reincidindo o contrato vigente. A explicação da trupe para a troca de emissoras não poderia ser mais justificável: os constantes atrasos de pagamento de salário – o que sugeria uma crise na emissora igual aos tempos de Manchete – e a “falta de investimento” no programa fez com que as relações se abalassem e o grupo de humoristas assinassem com outra emissora. A decisão caiu como uma bomba no meio televisivo, principalmente no SBT, que também havia feito uma proposta para levar a equipe para a Anhanguera. Rumores dão conta que Silvio Santos ficou extremamente chateado com a decisão deles, fazendo com que ele nunca mais fosse atencioso com o grupo e proibindo o Wellington Muniz (Ceará) de imitá-lo. Eles estrearam na Band dois meses depois de assinarem contrato, em pleno primeiro de Abril. Hoje em dia, eles levaram o seu público para o Morumbi e volta-e-meia conquistam o terceiro e segundo lugares nos domingos à noite. Exatamente o que acontecia na RedeTV!, a mais prejudicada de toda essa história.

MARÇO: A ESTREIA DE “AVENIDA BRASIL”


   “Oi Oi Oi”! Chegou a hora de falar sobre a novela de maior repercussão do ano de 2012: "Avenida Brasil". No dia 25 de Março, véspera da estreia, eu publiquei aqui no blog nove razões e uma objeção para as pessoas conferirem o primeiro capítulo do folhetim, e posso dizer que acertei em quase tudo o que falei. Primeiro: João Emanuel Carneiro arrasou mais uma vez! Colocou um primeiro capítulo eletrizante no ar. Prendeu todo mundo naquela novela. Segundo: A vingança que era um dos motes da história foi presente até os últimos momento do folhetim. (Quem não vai lembrar do “Me serve, vadia!” pra sempre, hein?). Terceiro: Adriana Esteves. Com esse nome não poderia dizer mais nada, mas ela foi o sobrenome da novela. A vilã Carminha entrou para o rol das principais vilãs da TV brasileira. A atuação brilhante de Adriana fez com que os telespectadores sentissem todos os sentimentos possíveis, desde raiva até pena da personagem. Quarto: o lixão foi um cenário bem explorado na trama, e a Mãe Lucinda (Vera Holtz) e o sarcástico Nilo (José de Abreu) conquistaram o grande público. O #RGnaTV erra e reconhece: enquanto apostei todas as minha fichas em Carol Abras como a revelação da novela, todos concordamos que esse cargo ficou com a hilária Cacau Protásio, que fez a empregada Zezé. A cena improvisada do “Eu Quero Ver Tu Me Chamar de Amendoim”, que foi levada ao ar é só um exemplo do trabalho desta atriz que arrancou muitas risadas ao longo da trama. Também critiquei a abertura, achando-a surreal. Mas 179 capítulos foram suficientes para sentir falta até hoje daquele “oi oi oi” que tocava às 9 da noite e parava as redes sociais naquele instante. Resumindo: “Avenida Brasil” foi, definitivamente, o sucesso televisivo de 2012.

ABRIL: A ESTREIA DE “CHEIAS DE CHARME”


   Se a nova novela das 8 estava bombando desde março, no mês seguinte a nova novela das sete da Globo também ia conquistar o grande público. Foi no dia 16 de Abril que estreou “Cheias de Charme”, dos autores iniciantes Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. Desde então, por 143 capítulos, embarcamos na história linda e divertida das “EmpreguetesMaria do Rosário (Leandra Leal), Maria da Penha (Taís Araújo) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond). O misto de música, humor e interatividade através da internet fez com que a novela ganhasse vida dentro e fora da trama. E o que dizer das hilárias personagens Chayene (Cláudia Abreu) e Socorro (Titina Medeiros)? Do “franguinho-galã” Fabian (Ricardo Tozzi) e as participações especiais de vários artistas do mundo da música na novela? “Cheias” foi uma novela muito divertida, embora tenha durado tão pouco, mas não o suficiente para esquecer do enorme sucesso que fizeram e ainda fazem! Pois tem livro inspirado na personagem de Isabelle Drummond nas lojas e, mais recentemente, um DVD com os melhores momentos musicais da novela. Se “Avenida Brasil” foi a novela de maior repercussão do ano, o #RGnaTV classifica “Cheias” como a melhor novela do ano, por fazer uma novela agradável e deliciosa de assistir do início ao fim. “Cheias de Charme” deixou muita saudade!

MAIO: A ESTREIA DE “CARROSSEL”


   21 de Maio de 2012. Depois de muitas especulações, o SBT lançou, sob uma forte propaganda na emissora, a versão brasileira de “Carrossel”. A adaptação ficou, mais uma vez, a cargo de Iris Abravanel que, até então, não havia emplacado como autora. Mas, de forma surpreendente, “Carrossel” agradou logo no primeiro capítulo. Desde a abertura até o elenco infantil, a trama conquistou a família brasileira e isso se refletiu na audiência, que volta e meia é vice-líder nas noites de segunda à sexta. As atuações de Larissa Manoela (Maria Joaquina), Jean Paulo Campos (Cirilo), Maisa Silva (Valéria), Nicholas Torres (Jaime) e Rosane Mulholland (Professora Helena) se destacam por serem bastante cativantes. O êxito é tanto que “Carrossel” virou a mina de ouro da emissora de Silvio Santos. São centenas de produtos lançados com a marca da novelinha que vendem como água em todas as partes do Brasil. A trilha sonora, que foi feita em dois discos, estão entre os mais vendidos de 2012. Agora em Dezembro, eles lançaram um DVD com os clipes exibidos na trama. “Carrossel” está em fase de conclusão de gravações e será exibido até meados de Junho de 2013, tendo aproximadamente 260 capítulos. Em seu lugar, o SBT arriscará mais uma vez e produzirá a versão brasileira de “Chiquititas”, e Iris Abravanel, esposa de Silvio, será a responsável mais uma vez. Também cogita-se uma “segunda temporada” para “Carrossel” após o término da primeira temporada de “Chiquititas”. Pelo visto, o SBT não vai largar o público infantil nem tão cedo. E tem todos os motivos para continuar investindo, pois o sucesso promete ser duradouro. Palmas de pé para “Carrossel”!

JUNHO: A ESTREIA DO “ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES”


   “A Fátima que você conhece, de um jeito que você nunca viu”, foi assim que a Globo fez questão de falar nas chamadas de estreia do “Encontro com Fátima Bernardes”. O programa estreou na manhã do dia 25 de junho de 2012. O Brasil, realmente, não falava de outra coisa nesse dia, tanto positivamente, quanto negativamente. Aos que gostaram da atração viram um pouco mais da Fátima comandando uma plateia e dando a sua opinião sobre diversos assuntos. Aos que não curtiram, muitos reclamavam, principalmente, que “queriam o Bob Esponja de volta”, em referência ao fim da “TV Globinho”, que saiu em definitivo para dar lugar ao programa jornalístico-feminino. Mas o “furor” durou pouco. Ao longo do tempo, a audiência do “Encontro” não se mantinha e várias vezes perdeu para os desenhos do “Bom Dia e Cia.” no SBT, ou era batido pelo “Hoje em Dia”, da sua arquirrival, Record. Embora a Globo se declare “satisfeita” com o trabalho de Fátima, é nítido que o programa ainda (por incrível que pareça) está “se encontrando”. Vamos torcer para que 2013 seja um ano melhor para Fátima Bernardes e sua equipe.

JULHO: TAS SÓ PARA BAIXINHOS


   Se Fátima Bernardes embarcava num projeto novo no mês passado, em junho foi a vez de Marcelo Tas, da Band, encarar algo paralelo ao CQC. Com foco no público infantil, a Band estreou no dia 15 de julho a “primeira temporada” de “Conversa de Gente Grande”. E porque primeira temporada eu coloquei entre aspas? A resposta é simples. Quando o programa foi ao ar, a ideia era exibir 13 edições da atração. Mas a exibição foi bruscamente interrompida após sete programas, em meados de setembro. O “CGG”, que consistia num debate de Tas com crianças de três a doze anos e que recebia convidados especiais era bastante interessante, mas diziam por aí que a audiência foi que interferiu na retirada do programa. “...Vamos programá-lo em um horário que seja melhor, mais perto do verão”, disse Diego Guebel, diretor da Band. E foi assim, com a história de “horário equivocado” que o “CGG” saiu do ar. Vamos torcer para que o programa volte em 2013.

AGOSTO: O FIM DO “SEXO A 3”


   Se tem programas que causam pena de sair do ar, esse não vai fazer a mínima falta. Lançado na RedeTV! em maio deste ano junto com o “Saturday Night Live”, “Sexo a 3” com o Dr. Robert Rey e Monique Evans não durou três meses na programação da emissora de Alphaville. Também pudera, o programa queria ser sexy, mas apelava para a baixaria e o freak, deixando o programa extremamente tosco. Posso dizer que ver a “titia Monique” na telinha é sempre interessante (#NoiteAforaFeelings), mas dentro do “Sexo a 3” junto com o Dr. Rey tudo acabava ficando chato e, porque não dizer, broxante. No meio de agosto, a emissora emitiu uma nota sobre a extinção do programa devido ao “período eleitoral”, mas todos sabiam que a verdade era outra. Por isso, a RedeTV! ganha do #RGnaTV o Troféu Abacaxi de 2012, por ter levado ao ar “Sexo a 3”, o pior programa de 2012 da TV Brasileira. #fatão!

SETEMBRO: O ADEUS A HEBE CAMARGO


   O dia 29 de Setembro amanheceu mais triste. Na madrugada deste fatídico dia, a Rainha da TV, Hebe Camargo, sofria uma parada cardíaca, e falecia na sua casa, em São Paulo. O que deixou o mundo da TV mais chateado foi porque, dias antes de sua morte, o SBT havia confirmado o seu retorno à emissora, após quase dois anos na RedeTV!. E Hebe estava muito feliz com isso, pois não estava feliz na emissora de Alphaville. O “lado bom” talvez de tudo isso foi a atenção que todas as emissoras deram a ela, e principalmente o SBT, que dedicou todo aquele sábado em cobrir o adeus à essa que sempre será a Rainha da TV Brasileira. O #RGnaTV também fez homenagem e sentirá saudades dessa mulher gracinha, que comandava o sofá mais famoso do brasil com sua alegria de viver. Valeu, Hebe!

OUTUBRO: OS MICOS DRAMATÚRGICOS DA RECORD


   Outubro, definitivamente, não foi um mês favorável à dramaturgia da Record. Tudo começou no dia 02, quando eles encerraram a novela “Máscaras”, considerada um fiasco – presumida logo no primeiro capítulo aqui no #RGnaTV – de audiência e de história. Além da audiência nada satisfatória, a trama foi encurtada às pressas. “Máscaras”, novela de Lauro César Muniz, teria 220 capítulos terminou com 116 escritos, que se tornaram 125 no ar. A trama foi cercado de polêmica dentro e fora do RECNOV, fazendo com que os atores saíssem em defesa da novela. O último capítulo não poderia ser mais dramático, foi preciso apelar para um “depoimento” de Paloma Duarte, uma das protagonistas da novela, enaltecendo o trabalho do ator e circulando pelos bastidores da novela para terminar de uma forma mais “emocionante”. Se acharam isso suficiente, tem mais! Também foi em Outubro que a Record também encurtou para enterrar definitivamente a versão brasileira de “Rebelde”. A novelinha pode até ter sido sucesso comercial, mas em audiência e em enredo já tava mal das pernas desde o início da segunda temporada. O desespero da Record foi tanto que, ao perder para “Carrossel”, empurrou um elenco infantil em “Rebelde” usando os mesmos tipos de personagens da novela do SBT. O telespectador não é bobo e não aceitou a cópia mal feita, causando maior rejeição à trama musical. Nem a presença de Dulce María, uma ex-RBD, conseguiu elevar os índices da trama. No fim de tudo, “Rebelde” acabou no dia 12 de outubro, em plena segunda temporada, prevista para terminar em março de 2013 e sem qualquer possibilidade de uma terceira temporada, onde de fato seria o fim da novela. Dizem que a interrupção da trama fez com que a amizade entre Record e Televisa, detentora dos direitos da novela, se estremecessem. E até agora, nenhuma novela de origem mexicana tem previsão de ser adaptada pela Record novamente. #RecordFail #mico

NOVEMBRO: SEIS MESES DE “SATURDAY NIGHT LIVE”


   “Saturday Night Live”, o humorístico estrelado por Rafinha Bastos também estreou cercado de muita expectativa em maio deste ano na RedeTV!. E os motivos são muitos: era a volta de Rafinha após a confusão que fez ele sair da Band, o “SNL” é um formato consolidado em todo o mundo e se torcia pelo sucesso na versão brasileira, e cabia ao programa preencher o vazio de audiência deixado pela galera do Pânico quando eles deixaram a emissora de Alphaville. Em novembro deste ano, o programa fez seis meses, e as mudanças que foram feitas nesse tempo foram inúmeras para melhorar a aceitação do público. A começar pela, previsível mudança de dia de exibição, pois era estranho associar um programa que tem sábado no título passar no domingo. O “SNL” que também era ao vivo, passou a ser gravado. Mas a mudança mais brusca veio em Outubro, quando o próprio Rafinha Bastos deixou o programa definitivamente. Ele anunciou a sua saída no seu Facebook e também garantiu que o “SNL” ia continuar em 2013, com o mesmo elenco. Segundo ele, a obrigação dele era “fazer a implementação do programa e deixá-lo andar com as próprias pernas.” E foi assim que ele encerrou seu ciclo. A temporada 2012 se encerrou no último dia 28 de dezembro. E ainda que a temporada 2013 esteja garantida, não se sabe qual o dia dessa volta.

DEZEMBRO: O FIM DO HUMOR NA MTV (#SERÁ?)


   Em todo o segundo semestre de 2012 se falou que a MTV estava prestes a ser vendida. A emissora também já negou várias e várias vezes. Mas entre novembro e dezembro, muitas baixas começaram a acontecer na emissora musical. Oficialmente, já se sabe que as VJ's Jana (“Perua MTV”) e Marimoon (“Acesso”) não pertencem mais ao casting da MTV. Mas as saídas mais notáveis ainda padecem de confirmação e se isso acontecer, pode ser o fim do humor na MTV. Dizem que está tudo certo que Dani Calabresa assinou com a Band e irá para o “CQC” em 2013 e Marcelo Adnet está de malas prontas para a Rede Globo, onde já teria projeto com Guel Arraes no horário deixado pela, agora extinta, “As Aventuras do Didi”. O fato é que se Dani sair não haverá mais o “Furo MTV”, pois o programa só funciona com ela – o último programa com Dani apresentando foi ao ar no dia 20 de dezembro. Já o “Comédia MTV” teve seu fim definitivamente anunciado no último dia 13 desse mês. Também não se sabe os destinos de Bento Ribeiro, Paulinho Serra e Tatá Werneck. O que se sabe é que todos já gravaram materiais para a programação de verão da MTV ano que vem. Pelo visto, só depois de fevereiro teremos todas essas respostas.

Com coisas boas e coisas ruins... Valeu, 2012! E que 2013 tenha mais assuntos na TV pra gente comentar tudo aqui no #RGnaTV. Feliz Ano Novo! =)

domingo, 23 de dezembro de 2012

RG INDICA #40: ESPECIAL DE NATAL (VERSÃO 2012)


Depois do sucesso do post em 2011, o #RGnaTV repete a dose em 2012 para não deixar ninguém perdido na telinha em plena noite de natal.

   “Então é Natal... O que você fez?”, a pergunta que a gente ouve a Simone cantando há um bom tempo na época natalina é a mesma que eu fiz para as emissoras da TV aberta, que escolhem a noite do dia 24 de dezembro para exibir programas especiais, filmes enfim, algo diferente para juntar a família depois da ceia. E para quem não curte a muvuca de natal e fica sozinho nessa noite especial, não se sente tão só pelas opções que as emissoras colocam para entreter os seus telespectadores.
   Fazendo o balanço desses especiais, posso dizer que algumas emissoras se esforçaram para fazer algo diferente. Já outras preferiram deixar a programação seguir o seu curso como uma noite de segunda feira qualquer. Você vai entender o que eu quero dizer na programação abaixo. Então, leia as opções pra você se divertir amanhã e Feliz Natal! =)

SBT apresenta “ESPECIAL DE NATAL ANDRÉ RIEU”

Concerto de Natal na noite do SBT.

   A principal atração de Natal do Sistema Brasileira de Televisão vem direto da Holanda. Trata-se do maestro e violonista renomado em todo o mundo, André Rieu. O SBT vai exibir o espetáculo “Home for Christmas”, que deu origem a um dos DVDs mais vendidos do Reino Unido e reúne 26 clássicos natalinos gravados com a orquestra Johann Strauss no jardim secreto da casa do maestro, em um romântico castelo medieval da cidade de Maastricht, na Holanda. O especial também exibe uma apresentação do músico na Igreja de Saint Pieter, em frente ao castelo. Ainda no programa, André Rieu compartilha um conto natalino em frente à lareira de sua residência e mostra como sua família comemora o Natal. Pra quem gosta de música natalina e música clássica, eis aí uma boa pedida.

SINTONIZE: O “Especial de Natal André Rieu” vai ao ar às 0h15 (horário de Brasília). HD.

BAND apresenta “FERNANDO E SOROCABA ACÚSTICO”

A Band deixa a sua noite mais divertida com muita música.

   A emissora do Morumbi traz um especial para os que gostam de música sertaneja. A Band exibirá na noite de natal o especial “Fernando e Sorocaba: Acústico na Ópera de Arame”, uma superprodução gravada em Curitiba, Paraná, que conta com as participações especiais de Luan Santana, Inimigos da HP e Thaeme & Thiago. Sucessos como “É Tenso”, “Teus segredos” e “Tô Passando mal” estão no espetáculo. O show foi gravado no ano passado e a dupla foi a primeira a apresentar um show com projeções mapeadas em 3D. Cada centímetro do palco foi iluminado para compor o cenário, criando visuais extraordinários. O resultado final é um espetáculo de som, cores e luzes aplaudido com entusiasmo por todos. O programa exibirá 15 canções desse show.

SINTONIZE: O especial “Fernando e Sorocaba” será exibido às 22h20 (horário de Brasília). HD onde disponível.

REDETV! apresenta “ELVIS & ANABELLE: UM DESPERTAR DE UM AMOR”

A RedeTV! traz um longa romântico no Natal.

   A RedeTV! resolveu apostar no romantismo para a noite de Natal. Exatamente à meia-noite, entrará no ar a “Sessão Especial” que irá exibir o filme “Elvis & Anabelle: Um Despertar de Um Amor”. Na sinopse do longa, Anabelle (Blake Lively) é uma rainha de beleza em uma pequena cidade, sendo preparada para concorrer ao concurso de Miss Texas, aos cuidados da sua ambiciosa mãe. Mas, quando ela morre tragicamente durante um desfile, ressuscita milagrosamente na funerária do jovem Elvis (Max Minghella), um rapaz cheio de responsabilidade, que se vê obrigado a abandonar seus sonhos. Desde então, os dois passam a ter uma relação muito forte e descobrem juntos o amor, a liberdade e a felicidade. Mas eles precisarão enfrentar com muita força aqueles que se opõem. O filme é de 2007 e conta com a direção de Will Geiger.

SINTONIZE: A “Sessão Especial” vai ao ar à meia-noite (horário de Brasília).

MTV apresenta “COMÉDIA MTV – ESPECIAL DE FIM DE ANO”

A MTV vai reprisar o último Comédia MTV da emissora.

   A MTV não preparou nada de especial para o dia 24 de dezembro, mas está escalado na programação a reprise do “Comédia MTV Ao Vivo – Especial de Fim de Ano”, que na verdade, trata-se do última edição do programa, que foi exibido no dia 13 de dezembro. Formado pelos humoristas Bento Ribeiro, Dani Calabresa, Marcelo Adnet, Paulinho Serra e Tatá Werneck, o último Comédia contou com os personagens que fizeram sucesso nessa temporada como Irene Scarlatine, Mendigo, Hebe, Fernandona, Marco Gracco, Roxanne, Suzana e Arnaldo Jabor. O programa serviu também para encerrar o ciclo do casal Dani Calabresa e Marcelo Adnet na MTV, que dizem por aí estarem de malas prontas para outras emissoras. Dani iria para a Band, mais precisamente o “CQC”, e Adnet estaria a um passo da Rede Globo. Mesmo assim, o casal deixou algumas gravações para a programação de verão da emissora em 2013. O último “Comédia MTV Ao Vivo” é uma boa sugestão para quem quer rir na véspera de Natal.

SINTONIZE: O “Comédia MTV Ao Vivo” será exibido às 20h15 (horário de Brasília).

RECORD apresenta “AMIGO SECRETO DA RECORD”

Amigo Secreto das estrelas da Record.

   A Record seguiu os passos da MTV e também não preparou nada especial para a noite de Natal. Mas para a data não passar em branco, o matinal “Hoje em Dia” irá fazer o “Amigo Secreto da Record”. O programa se tornou uma tradição desde 2005 e a edição deste ano foi gravada no último dia 13 de dezembro. Quem estará no programa será a maioria do casting de estrelas da emissora da Barra Funda, entre eles: Gugu, Cássio Reis, Adriana Araújo, Roberta Piza, Janine Borba, Bianca Rinaldi, Ana Paula Padrão, Roberto Justus, Rodrigo Faro, Mylena Ciribelli, Adriana Reid, Geraldo Luís, Edu Guedes, Fernando Pavão, Celso Freitas, Larissa Maciel (atriz que ainda não estreou na emissora), Victor Pecoraro, Angelo Paes Leme, Celso Zucatelli e Chris Flores. Será que eles sabem dar presentes? Só assistindo pra conferir...

SINTONIZE: O “Hoje em Dia Especial” começa às 10 da manhã (horário de Brasília).

TV BRASIL apresenta BALÉ DE SÃO PAULO

Dança Contemporânea enfeita a noite feliz da TV Brasil.

   A TV Brasil também trará um programa cultural para a noite de Natal. Se o SBT vai de música clássica, a emissora pública traz o Balé de São Paulo para enfeitar a sua noite feliz. A TV Brasil exibirá dois espetáculos do Balé da Cidade de São Paulo: Offspring e Ter/Alado, que são remontagens do eslovaco Lukas Timulak e do carioca Renato Vieira, respectivamente. A coreografia de Offspring é marcada pela leveza. Ter/Alado, pela intensidade visceral. As duas apresentações ocorreram no Theatro Municipal de São Paulo. Lukas Timulak procurou captar o otimismo da criação e da vida. Já Renato Vieira parte do mito de Ícaro e trata das angústias do homem e seu eterno desejo de voar.

SINTONIZE: O especial “Balé de São Paulo” vai ao ar às 22h (horário de Brasília).

GLOBO apresenta O REI LEÃO

O Clássico da Disney enfeita a véspera de Natal da Globo.

   A Globo quer conquistar as crianças de todas as idades na véspera de Natal. A faixa de filmes “Tela Quenteexibirá pela primeira vez em HD o filme “O Rei Leão” (1994), de Roger Allers e Rob Minkoff. No desenho, Mufasa, o rei leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. Este clássico da Walt Disney traz os caricatos personagens Timão e Pumba, o sábio Rafiki, o vilão Scar e a doce leoa Nala. Regado a músicas marcantes, a Globo trará ainda a dublagem original do filme, onde se destaca a voz do ator Patrick de Oliveira dublando o futuro rei, Simba. Ensaie o “Hakuna Matata” e cante junto com a galera da noite de Natal.

SINTONIZE: “Tela Quente – Especial” começa às 22h15 (horário de Brasília).

sábado, 24 de novembro de 2012

RG ENTREVISTA #03: FRANCISCO JOSÉ

O #RGnaTV traz uma entrevista exclusiva com um jornalista que leva o nordeste em qualquer lugar que vá, seja nas matérias, seja no sotaque inconfundível. Falo de Francisco José, da Rede Globo.

Chico e eu, em Nov. de 2011, na Globo Nordeste.
   Uma hora e 25 minutos. Este foi o tempo entre o meu “pedido de entrevista” por e-mail e a resposta positiva desse jornalista. Formado em Direito e especialista em Marketing, Francisco José de Brito, natural do Crato no Ceará, possui 37 anos de carreira. Na terra, água ou ar, Francisco José se destaca pela simplicidade, humildade e o poder de nos hipnotizar com suas reportagens especiais, que quase sempre ganham destaque a nível nacional. Apaixonado pela profissão e casado com Beatriz Castro, também jornalista da Rede Globo Nordeste, não tem a mínima vontade de deixar Pernambuco, o seu lugar de coração. Por aqui no Recife, recentemente ele comandou o programa local “Nordeste – Viver e Preservar” junto com Beatriz, e o misto de aventura e emoção predominam em qualquer matéria que ele faça. Nos últimos três dias, mesmo que por troca de correios eletrônicos, pude conhecer mais dele e agora, o #RGnaTV – com todo o prazer – altera o seu cronograma de postagens para mostrar logo essa entrevista com ele, que já me deu liberdade para chamá-lo como os outros jornalistas profissionais o chamam. Sem mais delongas, o meu terceiro #RGEntrevista é com ele, o grande Chico José.

RG na TV: Ao longo de 37 anos de carreira, como se sente em ser “o primeiro sotaque nordestino do telejornalismo da Globo”?
Chico José: Sinto-me bem, em continuar falando com o meu sotaque sertanejo. Constrangedor, seria se estivesse falando na TV com sotaque paulista ou carioca. Seria uma falsidade com a minha origem nordestina, que prezo muito.

RG: Você começou a sua carreira de jornalista de maneira espontânea, ao corrigir a estatística de um campeonato no Jornal do Commercio. Quando você percebeu que o jornalismo era, definitivamente, sua área, seu talento?
Chico: Quando comecei a trabalhar na redação do Diário da Noite, vespertino do Jornal do Commercio, senti que o jornalismo estava no meu sangue. E passei a me dedicar definitivamente.

RG: Ainda na área esportiva, seu primeiro trabalho na Globo foi narrar um jogo do Santa Cruz X São Paulo, no Morumbi, e você percebeu que não era bom fazendo aquilo. Você acredita que um jornalista precisa conhecer os seus limites e respeitá-los?
Chico: Em todas as profissões é necessário conhecer e respeitar limites. No caso específico da narração do jogo, senti que não tinha talento para ser narrador. Narrar é um dom divino que não se aprende na escola.

RG: Chico, você é um mestre em fazer reportagens especiais. Seja na terra e, principalmente, no mar. Qual a sua relação com os oceanos? De onde veio essa paixão pelas águas?
Chico: Eu moro de frente para o mar, na praia de Boa Viagem. E Fernando de Noronha fica a 50 minutos de voo da minha casa.

RG: Mesmo pelo mar, você cobriu grandes tragédias. Qual foi a cobertura jornalística mais difícil que você já fez e porquê?
Chico: No início da minha carreira gravei centenas de reportagens sobre a seca. Voltava do sertão muito emocionado, porque via pessoas morrendo de fome. Crianças que não completavam um mês de idade e eram enterradas na roça, ainda sem nomes: os "anjinhos da seca". Hoje, só os animais continuam morrendo de fome durante a estiagem.

Francisco e Beatriz, casados, apresentam o "Nordeste - Viver e Preservar"

RG: Por aqui na Globo Nordeste, você apresenta o especial “Nordeste - Viver e Preservar”, com a Beatriz Castro, que encerrou temporada em agosto desse ano. Esse programa tem um valor especial pra você? Quais são os planos para este projeto?
Chico: O programa deve voltar no próximo ano. É o primeiro projeto em que Beatriz e eu trabalhamos juntos. E gostamos muito de fazer o '"Nordeste - Viver e Preservar".

RG: Nessas viagens pelo Brasil e ao redor do mundo, teve algum lugar que te surpreendeu a ponto de mudar a pauta de uma reportagem?
Chico: Mudar a pauta é uma rotina constante em todas as viagens. Recentemente, atravessei o deserto do Namibi, a procura das kapalas gigantes. Não encontrei os animais que estão quase extintos na natureza, mas fui parar numa aldeia, onde havia um sultão, vivendo com 42 mulheres e 152 filhos. Nem a imprensa africana conhecia o recordista mundial de mulheres e filhos. Foi destaque no Fantástico.

RG: Um grande jornalista precisa sempre de uma grande equipe. Pode nos citar alguns de seus companheiros de viagens ao longo desses anos e o que aprendeu com eles?
Chico: Em televisão, só trabalhamos em equipe, onde o cinegrafista é peça fundamental. Eles são responsáveis pelas imagens, sem as quais, não haveria reportagem de vídeo. Estou escrevendo um livro e dedicando aos repórteres cinematográficos, que considero verdadeiros heróis.

RG: Qual será a próxima grande reportagem de Francisco José? Alguma em mente? Algum roteiro inexplorado/pauta inexplorada que você anseia em registrar?
Chico: Pela primeira vez, estou no estaleiro. Na última reportagem para o Globo Repórter, que foi ao ar na sexta-feira passada, sobre a Colômbia, cai desastrosamente, no topo de uma montanha, a mais de 5 mil metros de altitude. Fiquei mais 12 dias cavalgando nas montanhas antes dominadas pelas FARC, mergulhando no Pacífico e no Caribe, até concluir o programa. Quando voltei ao Brasil, o resultado da ressonância magnética acusou ruptura total dos tendões do ombro direito. Passei por três horas de cirurgia e estou recuperando os movimentos do braço. Mesmo assim, participei de toda a fase de edição do programa e tenho ido à redação. Devo voltar na próximo semana, mas apenas com matérias leves...

"Um jornalista não deve abandonar a matéria só porque quebrou alguns ossos." (Francisco José)

RG: Deixe uma dica para os futuros jornalistas que pretendem ser grandes profissionais como você.
Chico: O curso de jornalismo é a melhor forma de especialização em jornalismo. Depois, dedicação, dedicação, dedicação... Sou radical: um jornalista não deve abandonar a matéria só porque quebrou alguns ossos...

Entrevista incrível! Obrigado Chico!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

RG INDICA #39: COMO APROVEITAR O FIM DO MUNDO?


A nova série cômica de Fernanda Young e Alexandre Machado brinca com a paranoia do fim do mundo prevista, dessa vez, para dezembro de 2012.

Young e Machado brincam com polêmica mítica na nova série.

   Embora os nomes não sejam conhecidos do grande público, certamente você já assistiu as séries globais de sucesso “Os Normais”, “Os Aspones”, “Separação” e “Macho Man”, elas também foram de autoria do casal Fernanda Young e Alexandre Machado. Dessa vez eles resolveram curtir com a paranoia do Calendário Maia e entrar na onda do fim do mundo. Junte a paranoia, um casal e muita comédia e voilá: nasceu a série de oito episódios “Como Aproveitar o Fim do Mundo” que estreou no dia 1º de novembro nas noites de quinta da Rede Globo, após “A Grande Família”.
   Um fato curioso dessa série é que o oitavo e último episódio irá ao ar nas últimas horas do dia 20 de dezembro, véspera do “apocalipse” do Calendário Maia, que prevê o fim do mundo para o dia 21/12/2012. Na trama – protagonizada por Alinne Moraes e Danton MelloAlinne é Kátia, uma extrovertida funcionária do departamento pessoal que conhece Ernani (Danton), um homem certinho da contabilidade e ali mesmo, no escritório, vai nascer um romance para durar até o final dos tempos. Apesar do tema supostamente trágico, Fernanda explica o lado bem-humorado da história: “O programa é sobre como as pessoas enfrentam o fim do mundo. E as pessoas são engraçadíssimas, até nos momentos mais trágicos", conta.

Danton e Alinne trazem personagens que acreditam no fim do mundo.

   Sobre a paranoia do fim do mundo, Young diz que não acredita em profecias, mas crê que estas datas fazem bem para a humanidade. “Todos acabam se questionando sobre o que é realmente importante na vida”. Já Alexandre diz que essas datas sempre vão existir. Apesar de também não acreditar em nada disso, ele diz que isso é estímulo para as pessoas avançarem: “Até eu mudei depois que escrevi a série! Estou ouvindo músicas de 20 anos atrás. Uma das coisas que mais gosto de fazer é trabalhar, mas estou ficando mais com os meus filhos. Com certeza, o seriado mexeu na minha vida pessoal”.
   Além de Alinne e Danton no elenco, a história conta ainda com Nelson Freitas, que deu uma pausa na veia de comediante em "Zorra Total", também da emissora, para interpretar um amigo do casal Kátia e Ernani, que tanto vai ajudar quanto atrapalhar. "Entre o nascer e a morte, é preciso aproveitar o meio. A gente se depara com a necessidade: 'preciso fazer o que eu quero'. Tomara que desperte isso nas pessoas", afirma o ator.
   A série parece estar agradando o público, que emplacou 15 pontos de audiência nos dois primeiros episódios. E você? Já começou a pensar o que fará até o fim do mundo? Então não perca essa série que promete uma lista cheia de desejos, provocações e sentimentos onde duas pessoas completamente diferentes e igualmente solitárias vão realizar juntas.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

RG CRÍTICA #23: ESTAÇÃO TEEN


A RedeTV! tenta agradar a garotada botando o Restart para apresentar programa. Será que isso dá certo?

Uma gincana escolar agita o começo de noite na RedeTV!

   Tentando agradar o público infanto-juvenil além dos desenhos animados, a RedeTV! estreou em Abril deste ano o programa “Estação Teen”. A atração foi comandada primeiramente por Dudu Surita – filho de Emílio Surita, do “Pânico na Band” – que deixou o posto em junho deste ano segundo a emissora por motivos de “readequação do conteúdo do programa”. Nos bastidores, dizem que a saída de Dudu foi efetuada devido à briga judicial que a emissora trava com a equipe do “Pânico”, que não engoliu a transferência do grupo para a Rede Bandeirantes em Fevereiro desse ano. Fato é que, com a saída do jovem, e disposta a agradar “a geração Z” de jovens, a emissora de Alphaville contratou a Banda Restart em junho deste ano para assumir os vocais, digo, a apresentação do programa. Mas será que a troca deu certo? Se a troca foi bem sucedida eu não sei, porque não vi Dudu Surita apresentando a atração. O fato é que hoje eu parei por 45 minutos para ver o Restart comandar – o que deveria ser – uma gincana entre escolas. E é disso que vou tratar nas próximas linhas.
   A dinâmica do “Estação Teen” é simples: uma competição diária, com auditório, onde estudantes de 10 a 14 anos enfrentam provas durante uma semana, passando por todas as eliminatórias até se classificarem. Após 11 semanas, na competição final, a escola vencedora leva o grande prêmio: as tão sonhadas férias na Disney. A cada programa, dois colégios entram no game. A maratona entre os competidores acontece em um torneio dividido em três fases: classificatória, semifinal e final. Quem tem boa memória televisiva e assiste o programa deve ter passado alguns flashbacks na memória: “Passa ou Repassa?” e “Curtindo Uma Viagem” (ambos do SBT), “Eliana no Parque” (Record), “Video-Game” (Globo) e até o mais recente “O Último Passageiro”, ainda no ar nos domingos da mesma RedeTV!, com a apresentação de Mário Frias. O cenário do programa, com aspectos futuristas, é bem feito e chama a atenção positivamente.

Na falta de Dudu (dir.), Restart assumiu o comando do "Estação Teen"

   Mas vamos ao que presenciei hoje. Primeiro bloco: o programa começa, a banda entra/os apresentadores entram, apresentam “o que vai ter no programa”, canta um trecho de uma música deles (afinal de contas, eles são “uma banda”), e assim, com menos de 5 minutos após a abertura, deu-se o primeiro intervalo. Pelo visto, prender o público não é muito a intenção do programa.
   Segundo bloco: Koba, Pe Lanza, Pe Lu e Thomas apresentam quais são os prêmios da “atração”, cantam um trecho de outra canção do Restart, que ninguém na plateia sabe e/ou ouve, e sob aquela gritaria típica de hora do recreio, vai-se outra vez pro intervalo, também em menos de cinco minutos. Confesso que, se eu fosse apenas telespectador, eu já teria desistido de acompanhar o programa e tinha mudado de canal. Mas como eu preciso assistir tudo, né? Vamos pôr fé no terceiro (e último bloco).
   Depois de dois blocos mortos, com pura “encheção de linguiça”, a competição do dia se inicia. A primeira prova do dia é da “Dublagem”, onde surge Thomas “caracterizado” de Pablo, do extinto “Qual é a Música?” (SBT) [momento “Vergonha Alheia”], onde o participante tem que (apenas) completar a música. As crianças estavam tão ligadas no jogo que ninguém acertou, fazendo com que Pe Lu sugerisse uma troca de participantes após duas rodadas para salvar a situação. A troca foi feita e, mesmo assim, os novos integrantes erraram. Ninguém marcou ponto.

Thomas faz referência a Pablo, do "Qual é a Música?" #tenso

   Depois do quadro "Dançando na Web", em que os telespectadores ajudam os times através de vídeos postados no site do programa, a terceira (e última) prova do dia foi a do “Splash”. Que no maior estilo “Torta na Cara” era um jogo de perguntas e respostas. A inovação seria, talvez, o fato do participante correr para bater o botão e responder a questão. E, em vez de torta, o adversário que errava e/ou não respondia, levava um jato de meleca verde na cara atirado pelo que acertou. Um outro ponto interessante é que, na última pergunta do dia, os integrantes chamaram um professor de cada time para responder. Foi legal ver os alunos torcendo por seus mestres, mesmo que seja apenas para responder “Qual é a capital da Dinamarca?”. Pergunta difícil para os professores, não acham? Após a contagem dos pontos do dia, a equipe amarela levou a melhor sobre a vermelha e disputam a semifinal da semana amanhã.
   Apesar de serem músicos e não apresentadores, até que eles comandam bem (do jeito deles) o “Estação Teen”. Mas é preciso dizer: só participaria do programa por causa da viagem à Disney e só assistiria o programa no dia em que minha escola participasse ou se, apenas, eu fosse fã do Restart, o que felizmente, não é o caso. No mais, vamos ver até quando essa folia colorida e “divertida” vai durar na RedeTV!.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RG INDICA #38: BALACOBACO

A Record aposta no humor para a sua nova novela das dez, que estreia amanhã.


Amanhã estreia a nova novela da Record.

   2012 não tem sido o ano da Rede Record em relação à suas novelas. Depois de encerrar ontem, 02/10, a novela “Máscaras” de forma encurtada (teria 220 capítulos, terminou com 116 escritos e 125 no ar) e, na última segunda, anunciar o fim “precoce” (entre aspas, pois pedia socorro há tempos) da sua versão brasileira de “Rebelde”, que era para ter três temporadas (como a mexicana), se encerrou na segunda (prevista para terminar em março), que ia terminar em novembro, mas se decidiu fechar o ciclo no próximo dia 12 de outubro, chegou a hora da emissora dos bispos fazer mais uma aposta: dessa vez, o humor invadirá o horário das dez a partir de amanhã com a estreia de “Balacobaco”.
   A fórmula de “Balacobaco” é simples: junta duas gêmeas atrapalhadas, um jovem cineasta deslumbrado e uma charlatã de marca maior; uma grande pitada de romance e drama e voilá: a novela de Gisele Joras está no ar. Uma novela bem humorada não é novidade na Record e nem de Gisele: foi ela quem também escreveu a versão brasileira da divertida “La Fea Más Bella”, mais conhecida na emissora por “Bela, a Feia”. As prioridades são exatamente as mesmas: contar uma boa história, criar personagens interessantes e uma trama envolvente.” conta a autora, que quer resgatar o lado cômico das situações cotidianas em imagens ensolaradas. Para contar toda essa história, a Record tem um time de 350 profissionais, 40 cenários, R$ 400 mil por capítulo e cotas patrocinadas por Colgate e Unilever, a R$ 83 milhões cada.


Juliana Silveira é a protagonista de "Balacobaco".

   Na sinopse, Juliana Silveira dá vida a jovem arquiteta Isabel, que vê sua vida desmoronar após enfrentar uma série de dificuldades. A situação é agravada quando sua irmã, Teresa (Juliana Baroni), morre enquanto pratica pesca submarina. O responsável pelo acidente é o inescrupuloso Norberto, vilão vivido por Bruno Ferrari, em papel especialmente escrito para ele. Após a morte da irmã, Isabel, então, recebe a missão de revelar a sobrinha Taís (Letícia Medina) sobre sua paternidade. Assim, a menina inicia a incessante busca pelo pai biológico.
   O caminho da protagonista se cruza com o de Eduardo, vivido por Victor Pecoraro, em sua estreia na Record. Dono de uma agência de turismo ecológico, seus projetos começam a desandar em função das armações do sócio Norberto, seu irmão de criação. Ao perder tudo, se aproxima de Isabel, dando início a uma conturbada relação.
   No elenco também estarão nomes conhecidos como Paulo Figueiredo, Julianne Trevisol, Joana Balaguer, Solange Couto, Roger Gobeth, Bárbara Borges, Roberta Gualda, Umberto Magnani, Cristina Pereira, Lu Grimaldi, Wagner Santisteban, Mariah Rocha, André Segatti, Rafael Zulu, Thaís Pacholek, Vitor Fasano, André Mattos, Rodrigo Phavanello, Leandro Léo, Simone Spoladore e Silvio Guindane.


Patrick Pimenta X Crodoaldo Valério: Semelhança ou mera coincidência?

   “Balacobaco” também já tem uma polêmica. É o personagem Patrick Pimenta, interpretado por Thierry Figueira. Patrick sonha em ser ator ou apresentador de TV – qualquer coisa que o torne famoso. O problema não é a essência do personagem, e sim a caracterização, que é idêntica a do afetado personagem Crodoaldo Valério (Crô), de Marcelo Serrado na novela “Fina Estampa”, da Globo. Será apenas um plágio de figurino ou eles serão parecidos? Só acompanhando o folhetim para descobrir.
   A trilha sonora de “Balacobaco” será muito popular. A começar pela abertura, no ritmo sertanejo, com o grupo Brasil Company interpretando a música chiclete “No Balacobaco”. Além disso outros nomes, já contratados para terem suas músicas tocadas são: Charlie Brown Jr., Eduardo Costa e Alexandre Pires, Reginaldo Rossi, Amado Batista e Calypso, Toquinho, Wilson e Soraia, Léo e Junior, Caviar com Rapadura, Papas da Língua e Mauricio Manieri.
   “Balacobaco” estreia amanhã, em plena quinta-feira, às 22h15, com a difícil missão de levantar o ibope no horário, que amargou 6 pontos com o último capítulo de “Máscaras”, número inadmissível para a Record. A novela tem tudo para dar certo. A direção-geral da trama é de Edson Spinello. 

Veja a divertida "chamada eleitoral" de "Balacobaco": #imperdível