domingo, 11 de setembro de 2011

RG Crítica: LEGENDARIAMENTE CORRIDO, REQUENTADO E FAZENDEIRO

Programa de Marcos Mion na Record prima pela bagunça e correria dos quadros, sensação de dejà-vu ao assistir todo o programa e uma dedicação excessiva a um reality-show da casa.

Marcos Mion comanda o "Legendários" nas noites de sábado da Record.

   Desde que o programa “Legendários” estreou nas telas da Rede Record, no dia 10 de Abril de 2010, o apresentador (e na época diretor geral) Marcos Mion sabia que estava entrando num grande desafio: acabara de sair da MTV, sua casa (onde saíra e voltara até então), e recebera carta branca da emissora da Barra Funda para montar um programa como ele quisesse. E assim o fez, levando consigo grande parte do cast da emissora musical (equipe Hermes & Renato, João Gordo, Mionzinho, Felipe Solari, além de parcela de sua equipe de produção também), ex-BBB (Jaque Khury), novos humoristas e repórteres, e outros elementos que, aos poucos, foram sumindo quando a audiência mostrou pro Mion que quantidade não é qualidade.
   Aos poucos, o programa foi se arredondando, encontrando a sua linguagem. Hoje, com um pouco mais de um ano no ar, sob nova direção, “Legendários” está mais conciso (lê-se: com um elenco menor, mas eficiente), e muitas vezes alcança a vice-liderança no horário em que é exibido.
   Ontem parei para assistir o programa na íntegra pra saber a quantas anda o humorístico jovem da Record. E a primeira coisa que reparei é a duração menor da atração (1 hora e meia), talvez por influência d' “A Fazenda”, que aliás, se tirar todo o conteúdo do reality-show rural do programa de ontem do Mion, só sobraria o quadro do Élcio Coronato (um pouco menos de cinco minutos), onde ele realizou um teste sobre a tolerância ao homossexualismo nas ruas. Importante, mas nenhuma novidade até então.

Quadro de Élcio Coronato. Bem bolado, mas sem nenhuma novidade.

   Queria não fazer comparações, mas elas são inevitáveis. Um agravante que enxerguei é o fato do programa ser ao vivo, mas um pouco mais de uma hora do programa ser gravado. Refiro-me ao quadro carro-chefe do programa, o “Vale a Pena Ver Direito”, onde a dupla dinâmica Mion & Mionzinho passam a comentar com muito humor e deboche “os detalhes” do reality-show “A Fazenda”. #PioresClipesdoMundo&DescargaMTVFeelings Durante os mais de 60 minutos ininterruptos de quadro, Mion fez merchandising com Felipe Solari (sua única aparição ativa no programa de ontem), criou hashtags non-sense para o Twitter que, infelizmente, bombaram nos Trending Topics como o #MantegaoGagao (#PâniconaTVFeelings), também sobre “A Fazenda”, além de mostrar detalhes comprometedores da convidada do programa, a (ora, vejam só!) ex-Fazenda Anna Markun (Quem?), de quando estava dentro do reality. Senti momentos de vergonha alheia ao observar aquelas imagens.
   Ainda no meio do quadro, foi encaixado (como já fora dito anteriormente), a matéria a la CQC, de Élcio Coronato. Quando julgamos que com o fim do quadro “Vale a Pena Ver Direito” íamos parar de falar sobre a Fazenda, Mion mostra o grupo “Banana Mecânica” (ex-Hermes & Renato), fazendo uma “dubrage” (sic) de cenas do reality rural. #TelaClassMTVFeelings

João Gordo entrevistou Dani Bolina. A chance de fazer algo bom caiu por terra.

   Calma pessoal, ainda tem mais “A Fazenda” no humorístico da Record! E esse momento deveria ter sido melhor aproveitado. O programa mostrou uma entrevista com a ex-Panicat e (ora, vejam só! [2]) ex-Fazenda Dani Bolina feita por João Gordo, que já havia provado na MTV que sabe entrevistar muito bem. #GordoVisitaFeelings Mas o que deveria ser uma entrevista “bombástica”, onde era o momento certo para, talvez, arrancar confissões da ex-Panicat sobre os bastidores seu antigo programa, ficamos vendo uma entrevista corrida, pouco interessante, que se preocupou mais em mostrar a coleção de roupas íntimas da entrevistada e de seu marido. No mínimo, frustrante. E não sei porque, mas toda vez que vejo João Gordo no programa, eu o sinto engessado, forçado talvez. (Just a comment...)
   Senti falta (mas muita falta!) de um momento da Teena (personagem hilária da Miá Mello), que no programa de ontem, fez figuração no palco, entrando muda e saindo calada, como uma verdadeira “Legendete” (Panicat? #JustAComment2).

Anna Markun no desafio do "Ovo Dourado". Atrapalhado e cortado.

   Por fim, o programa se encerrou com a (enfim, ela participou!) convidada Anna Markun fazendo um número de Pirofagia (malabares com fogo), no quadro “Ovo Dourado”, onde os convidados cumprem um determinado desafio, que logo foi cortado pelo Mion, provavelmente pelo horário estourado. Eu como convidado me sentiria, no mínimo, desrespeitado.
   Tudo bem que, como diria o velho guerreiro e excelente comunicador Chacrinha: “Na vida nada se cria, tudo se copia”. Mas o que eu vi ontem foi um programa de autenticidade mínima, que atropela todos os seus interesses em prol da “audiência massiva” de um outro programa. Mion, já parou pra pensar que existe parte de seu público que não gosta desse reality-show? Creio que talvez eu tenha escolhido um momento ruim para assistir e tecer uma crítica ao programa, mas se isso for um erro, estou relatando para que falhas como essa não se repitam em outros programas. E o que eu vi ontem, no momento, é constrangedor. E uma pena... #RGnãoRecomenda =(


Para quem acha que eu estou exagerando nas críticas, veja o vídeo abaixo e tire suas conclusões:



2 comentários:

  1. Outro dia, minha irmã parou nesse programa e fiquei assitindo com ela enquanto jantava. Não aguentei, velho. É realmente uma cópia do que ele fazia no Piores Clipes, só que muito chato. Talvez justo por não ser mais nenhuma novidade. E o pior disso é que era um quadro como esse que mencionasse, mostrando momentos constrangedores de ex-Fazenda. No caso, era João Kleber. Realize...
    Ficou massa tua análise. O texto poderia ficar melhor em algumas partes, mas tá valendo (veterano chato é uma merda, pode dizer, viu? :D). Ótimo post, especialmente pra quem ainda acredita que esse programa vale algum centavo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto! Concordo com as suas críticas a respeito dos "Legendários". Esse é mesmo um programa que se utiliza da exposição do grotesco para conseguir audiência. Acredito que todos nós, telespectadores, merecemos uma programação de qualidade e achei ótimo que você concedeu esse espaço para que pudéssemos discutir sobre isso... bjs

    ResponderExcluir