domingo, 30 de agosto de 2015

RG RELEMBRA #17: PEDRO, O ESCAMOSO

O RG conta a história da novela que foi exibida na RedeTV! para viver na sombra do sucesso de sua antecessora: Betty, a Feia.

Depois da Feia, colocaram o Escamoso na RedeTV!

Que a RedeTV! tem um histórico bem fraquinho de telenovela, a gente sabe. Mas poucos folhetins importados que ela exibiu até hoje tiveram tanta repercussão como “Pedro, o Escamoso”. O motivo do barulho era bem simples. A trama colombiana havia sido escalada para substituir o fenômeno de audiência do próprio canal: a novela conterrânea “Betty, a Feia”.

“Pedro, o Escamoso” (de nome original: Pedro, el escamoso) foi uma novela exibida em 2001 pelo Canal Caracol e estreou na RedeTV!em 23 de junho de 2003. Durante a primeira semana, ela ficou grudada com a última semana de “Betty, a Feia”. Só então ela pôde andar sozinha.

E a pergunta que muitos faziam na época era: porque escamoso? Esse termo colombiano é muito usado para definir uma pessoa que tenta ser algo que, de fato, não é. Em bom português, escamoso pode ser associado ao famoso malandro, cascateiro mesmo. De acordo com a sinopse, Pedro Coral (Miguel Varoni) vivia numa província do interior da Colômbia até se envolver com uma mulher proibida. Para escapar, ele foge para a capital, Bogotá, onde é acolhido pela família Pacheco, composta pelo casal Nidia (Alina Lozano) e Juan e suas atraentes filhas, Mayerli (Marcela Gardeazabal) e Yadira (Andrea Guzmán). Antes de se suicidar, Juan pede a Pedro que cuide de Paula Dávila (Sandra Reyes), sua filha com uma amante, para quem deixa toda a sua milionária herança.

Relembre a abertura de "Pedro, o Escamoso", com música do grande Juan Luis Guerra.

Por uma coincidência, Pedro e Paula vão trabalhar na mesma empresa. O dono, um homem casado mas infiel, fica atraído pela beleza de Paula e a contrata como vice-presidente da companhia. Embora não saiba dirigir, o “escamoso” consegue uma vaga como motorista e torna-se o chofer justamente de Paula. Quando a conhece, ele se apaixona pela primeira vez na vida. Contudo, Paula repete a história da mãe e se torna amante do chefe, que nunca cumpre a promessa de deixar a esposa. Neste ponto, tem início a trajetória de Pedro para conquistar sua amada.

Mesclando romance com comédia, alguns personagens coadjuvantes eram muito importantes na trama de Pedro. Era o caso da Dona Nidia Pacheco e suas filhas. Depois que o marido se mata e deixa a herança para a bastarda Paula, Nidia, disposta a receber a fortuna do marido, usava de todos os meios para alcançar este objetivo. Para isto, contava com a ajuda de Alirio Perafán (Jairo Camargo), um advogado desonesto. Já as irmãs Pacheco tinham características totalmente opostas. Enquanto a caçula Mayerli era uma jovem cândida, sensível e inteligente, Yadira era uma mulher sedutora, gananciosa e superficial. Outro tipo de destaque era o Pastor Gaitán (Alvaro Bayona), um homossexual assumido que trabalhava na mesma empresa de Pedro e se apaixonou por ele.

 "Pedro, o Escamoso" misturava comédia com drama mas... E esse cabelo, hein Pedro? rs!

Com 327 capítulos e uma música de abertura charmosíssima que levava o nome da novela – cantada pelo grande Juan Luis Guerra – “Pedro, o Escamoso” agradou o público brasileiro de início, obtendo médias de 4 pontos de audiência nos primeiros meses de exibição. Mas a grande quantidade de capítulos fez com que o ibope passasse a reagir negativamente. Tanto que o último capítulo da novela, exibido em janeiro de 2004, foi colocado às pressas pela RedeTV! numa edição mal-feita, com flashback de momentos que nunca haviam sido vistos na versão brasileira.

A dublagem em português foi feita pela Dublavídeo e teve a voz do protagonista Pedro modificada quando a trama já estava no ar por exigência do canal paulista. Também comentava-se que foram usados a maioria dos dubladores de sua antecessora, “Betty, a Feia”. Mas parece que nem as vozes do elenco anterior não foram suficientes para deixar o público com paciência de ver a saga de Pedro até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário