terça-feira, 18 de agosto de 2015

RG CRÍTICA #40: O RENASCIMENTO DE XUXA NA RECORD

Cercado de expectativas, o programa Xuxa Meneghel estreou de maneira atrapalhada, mas cumpriu o que prometeu: apresentou uma Xuxa que não conhecíamos.

Xuxa estreou na Rede Record com o pé direito.

Tudo o que tiver de ser será”. Nunca uma frase da canção “Lua de Cristal” fez tanto sentido como agora. Até porque, a intérprete desta música iniciou uma fase histórica a partir de hoje, na Rede Record de Televisão. Pontualmente, às 22h30 da noite desta segunda-feira (17), a emissora paulista exibiu, ao vivo, direto do Rio de Janeiro, a primeira edição do Programa Xuxa Meneghel.

Segundo o diretor do programa, Mariozinho Vaz, a estrela da estreia seria a própria Xuxa. E assim sucedeu. Fomos apresentados à uma Xuxa diferente, que não tinha vergonha nenhuma de se expor, afim de brincar consigo mesmo. Tanto que na abertura, fomos brindados pelo “processo de contratação” da Rainha que, desempregada, bateu na porta dos Recursos Humanos da emissora, respondendo às perguntas da “entrevista” com frases marcantes das suas canções. Os trocadilhos foram piegas, o VT também, mas preparou bem para o que viria mais adiante.

Após uma sequência de imagens de making-of e os pré-eventos na Record que Xuxa participou, ela entra no estúdio do RecNov, de terninho preto, com faíscas e o calor da plateia de 180 pessoas que lotavam aquele cenário enorme que muito lembrou, claro, o set do programa da norte-americana Ellen DeGeneres. Aliás, as semelhanças com a comediante gringa não pararam por aí. A logomarca da atração, o figurino da anfitriã e, porque não, os aspectos fisicos foram reparados. Tanto que Xuxa chegou a brincar com o auditório de adivinhar nas fotos quem era ela, e quem era a Ellen. E para coroar as comparações, Xuxa “entrevistou” a própria DeGeneres – através de uma montagem de chroma-key. Mais uma sátira de si mesmo para o grande público.

Xuxa brinca com sua grande inspiração desta nova fase: a comediante Ellen DeGeneres.

Como todo o programa ao vivo, o Xuxa Meneghel teve seus erros. Várias falhas de áudio e de entrada de VT atrapalharam um pouco a estreia. Um clipe duvidoso de “Ainda Bem” (música de Marisa Monte) exaltando a Record também podia ter sido descartado. Mas o erro mais grave, sem dúvida, foi nos entrevistados dessa primeira edição. Os atores da novela “Os Dez Mandamentos” entendiaram os telespectadores, que mesmo com o sucesso da trama, não atraíram a curiosidade de quem tava em casa. O papo com eles fez Xuxa perder 4 pontos na audiência (de 12 para 8) e perder a vice-liderança para o SBT em alguns momentos, segundo dados prévios do ibope na Grande São Paulo.

É preciso deixar registrado a empolgação da loira com essa estreia, que correu pelo grande cenário, riu descontroladamente e interagiu com o auditório. Sem querer, acabou “dando um fora” em um dos convidados e mandou até alguém da plateia “tomar um banho”.

A redação do programa se mostrou bem antenada com as redes sociais, trazendo para esse primeiro programa um dos memes da Rainha: a famosa Cláudia (que se chama Érica), que ela mandou sentar na época da Rede Manchete. Além disso, sua empregada Maria (sucesso nas redes da Xu) também deu o ar da graça ao vivo, com direito a dançar no palco com a patroa. Outro quadro que, na verdade, foi o melhor momento do programa, chama-se “Toc Toc”, onde Xuxa visita fãs de maneira inesperada. Com reações e emoções autênticas, vimos a loira mais perto do povo comum que a admira, e foi bastante elogiada.

Dois globais foram ao programa da Xuxa, mas não puderam mostrar o rosto.

A liberdade que Meneghel teve hoje era algo espantoso, mas bacana de ver. Em muitos de seus desabafos hoje, pediu para que os fãs não falassem mal da Globo, mas mais a frente, criticou a sua antiga casa por impedir os artistas de desejar sorte publicamente para a apresentadora. Mas houve quem resistisse à ordem e duas pessoas globais estiveram na plateia, porém cobertas por um saco de pão com estampa de um emoji feliz para não serem identificados (e demitidos, provavelmente). 

Xuxa também prestou homenagens a Hebe - por herdar um programa às segundas-feiras, como ela - e Silvio Santos. Aproveitou o momento para agradecer a homenagem que recebeu de Patrícia Abravanel minutos antes no SBT, que a imitou no programa “Máquina da Fama” e confirmou sua presença na edição 2015 do Teleton, que em breve, também se tornará um momento único da televisão brasileira.

Por tudo isso, a estreia do Xuxa Meneghel cumpriu o que prometeu. Nos apresentou uma nova Xuxa, que vai errar muito ainda, mas está nitidamente feliz, liberta de limitações e com muita vontade de acertar. Vamos com você, Xu! ;)

Um comentário:

  1. Nem consegui ver o programa inteiro, mas até a "entrevista" com a Ellen, só fiz rir. hahaha A liberdade é uma coisa bonita mesmo, ainda mais pra uma apresentadora como Xuxa, que sempre brilhou mais quando pôde interagir com gente.

    As falhas eram esperadas, mas né... Xuxa voltou. haha

    Texto massa, Robs!

    ResponderExcluir