sexta-feira, 7 de agosto de 2015

RG INDICA #58: FATMAGÜL – A FORÇA DO AMOR

Band apostará em mais uma trama vinda da Turquia para manter o sucesso conquistado por “Mil e Uma Noites”.

Com subtítulo de "A Força do Amor", Fatmagül é a segunda novela turca da Band.

Neste mês de agosto, começamos a nos despedir da história de Onur e Sherazade na tela da Band. Mas a emissora paulista decidiu manter a faixa (turca?) de novelas e importou mais um folhetim carcamano para entrar no lugar de “Mil e Uma Noites”, que surpreendeu positivamente na audiência do canal desde a sua estreia em março deste ano. A escolhida tem o nome original de "Fatmagül'ün Suçu Ne", que poderia ser traduzido literalmente como "O crime de Fatmagül" em português ou "Que culpa tem Fatmagül?". Mas para simplificar (e atrair o público noveleiro), a Band resolveu batizá-la de “Fatmagül – A Força do Amor”.

A novela é do ano de 2010 e foi aprovada pelo canal brasileiro após perceber que em países como Chile e Equador, onde também tiveram “Mil e Uma Noites” como antecessora, esta história conseguiu manter os índices de audiência. A Band também já definiu a data de estreia: 31 de agosto. Porém, para fidelizar os telespectadores, a emissora vai juntar o final da história do casal Shenur com o início da nova trama. (Tática velha de guerra usada pelo SBT e, recentemente, até a Globo com suas reprises da tarde).

A história do folhetim foi baseada no livro “Que Culpa Teve Fatmagül?”, do clássico autor turco Vedat Turkali. Na sinopse, conhecemos a história de Fatmagül (Beren Saat), uma bela e jovem moça que vive em uma cidade litorânea com seu irmão Rahmi (Bülent Seyran) e sua cunhada, Mukaddes (Esra Dermancıoğlu). Ela está ansiosa para se casar com seu amor de infância, o pescador Mustafa (Fırat Çelik).

O casal Beren Saat (Fatmagül) e Engin Akyürek (Kerim) são os protagonistas da trama.

Na mesma cidade, vive o solitário Kerim (Engin Akyürek), que cresceu sob os cuidados da babá Ebe (Sumru Yavrucuk), curandeira da região, que o adotou quando a sua mãe cometeu suicídio e o seu pai o abandonou por outra mulher.

Nas férias de verão, Kerim sempre aguarda pela chegada de seus amigos de infância: Selim (Engin Öztürk), Erdogan (Kaan Taşaner) e Vural (Buğra Gülsoy), pertencentes a famílias ricas, que vivem na cidade grande. Selim irá se casar e na festa de noivado dele, os quatro amigos, totalmente bêbados, se deparam com Fatmagül, que está sozinha e vulnerável.

Eles começam a perturbá-la quando um fato chocante acontece, algo que irá marcá-los pelo resto de suas vidas. Fatmagül é violentada e, para preservar sua honra e acobertar o crime dos mimados garotos, a família de Selim obriga Kerim a se casar com ela. Porém, há um detalhe importante: Kerim não participou do ato brutal, mas como Fatmagül não estava consciente quando tudo aconteceu, ela está certa do seu envolvimento. Porém, nesse meio tempo, os dois acabarão se apaixonando de verdade quando tentarão refazer suas vidas em Istambul.

Em resumo, "Fatmagül" é uma história de amor que nasce de uma tragédia.

Um fato curioso sobre a trama é que, na Turquia, a história foi exibida semanalmente, com apenas 80 capítulos, divididos em duas temporadas, indo ao ar entre 2010 e 2012. Mas como cada episódio original tinha 90 minutos, vai ficar fácil para a Band dividir em dois episódios e, fatalmente, dobrar o número de capítulos aqui no Brasil.

Espera-se que “Fatmagül” use toda a sua “força” para manter a boa reputação de repercussão e audiência que herdará de “Mil e Uma Noites”, pois a Band já adquiriu uma terceira trama turca para pôr no ar quando essa terminar. Mas isso é tema para um outro post! ;) Boa sorte, Fatmagül!

8 comentários:

  1. Maaiis Tomaraa Que A Bande Possa Exibir Todos Os Episodios E Capitolos Da Novela Por Que e Muito Boa....Gosteii...Nota..:1000...

    ResponderExcluir
  2. Amooooo os personagens Kerim e Fatmagul. Amava também o Mustafa, no início, depois senti pena por causa da fraqueza dele. Ele também sofreu muito, só que o caminho que ele escolheu, a vingança, trouxe mais sofrimento.

    ResponderExcluir
  3. amei e cotinua amando essa série turca maravilhosa bem escrita e bem interpretada por todos me identifiquei por causa da historia .....lida linda essa novela

    ResponderExcluir
  4. amei e cotinua amando essa série turca maravilhosa bem escrita e bem interpretada por todos me identifiquei por causa da historia .....lida linda essa novela

    ResponderExcluir