sexta-feira, 21 de agosto de 2015

RG PE #15: REDE BRASIL DE COMUNICAÇÃO

Emissora pernambucana que foi a Estação TV hoje tem programação local completamente voltada para o público evangélico.

Emissora pernambucana começou a funcionar em 2009.

Nascida a partir do rádio, a Rede Brasil de Comunicação – ou Rede Brasil TV – tem suas origens atreladas à Assembleia de Deus do Recife, que detém as frequências AM 580 (antiga Rádio Globo Recife) desde outubro de 1999 e tempos depois a FM 93,3. Sob direção, supervisão e administração do Pr. Ailton José Alves (Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Pernambuco), a chegada desta igreja na televisão pernambucana começou em outubro de 2008, transmitindo um evento evangélico no canal 14, na época ainda denominada como Estação TV, inaugurada em 2005. Com uma audiência considerável deste evento, as duas instituições se aproximaram.

Em abril de 2009, constituiu-se uma equipe de profissionais para produção de conteúdo televisivo local que atendesse a esse público segmentado (cristão da Assembleia de Deus em Pernambuco). Quatro meses depois, a IEAD-PE já ocupava a madrugada da Estação TV com 7 horas de conteúdo diário, que logo após cresceu para 21 horas, até dominar o canal por completo, adotando então o nome oficial de Rede Brasil TV.

Com 90% do conteúdo da emissora voltado para o público cristão, aos poucos foram surgindo programas com mais jornalísticos, oferecendo novas alternativas de consumo de informação na televisão pernambucana. Atualmente, além das diversas atrações da Assembleia de Deus, o programa de variedades “Assunto do Dia” e o telejornal noturno “Jornal Estado”, se destacam como novidades que podem abranger um público maior.

Esta é a vinheta de abertura do telejornal noturno da Rede Brasil de Comunicação.

O “Assunto do Dia” é comandado pelo jornalista Phelipe Cavalcante. Exibido ao vivo de segunda a sexta, às 9 da manhã, o programa se propõe a prestar serviços com informações de utilidade pública (trânsito, previsão do tempo, vagas de emprego), havendo ainda espaço para debates, notícias e entretenimento, com direito a um quadro de culinária. A atração é reprisada no mesmo dia, às 18h30. Ainda à noite, o “Jornal Estado” é considerado o primeiro telejornal local noturno a entrar no ar, às 18h, com apresentação do jornalista e radialista Ed Villanova.

Em dezembro do ano passado, a RBC TV começou a transmitir sua programação em sinal digital. Além do canal 14, a emissora ainda pode ser encontrada nas seguintes frequências: canal 6 para Caruaru e Agreste; canal 28 em Cabo de Sto. Agostinho, Litoral Sul e áreas adjacentes; canal 10 para Gameleira; canal 13 em Toritama e áreas adjacentes; e canal 23 para Buíque e adjacências. É possível sintonizá-la também via satélite (pela Intelsat 1R) e assistir 24h pela web no rbc1.com.br.

2 comentários:

  1. A rede Brasil parou de funcionar no RS? Pq a mais de uma semana não consigo captar o sinal da TV.

    ResponderExcluir
  2. Estamos assistindo a virada em Salvador. Mas estes apresentadores falam mais do que Faustao. Sai fora.

    ResponderExcluir