segunda-feira, 7 de julho de 2014

RG RELEMBRA #10: GALERA DA TV (REDE TV!)

Saiba como foi o primeiro programa infantil da RedeTV! comandado por Andréa Sorvetão.

Misturando desenhos e dramaturgia, infantil fez sucesso na RedeTV!

Poucos se lembram, por isso vale a pena o RG relembrar pra você. Com o fim da Rede Manchete no dia 10 de maio de 1999 (relembre a história completa aqui), a RedeTV! estrearia com sua programação na mesma faixa seis meses depois. No dia 15 de novembro daquele ano, a emissora paulista entrava no ar pela primeira vez. E logo após o telejornal “BrasilTV”, um telejornal transmitido diretamente de Brasília, às 7 da manhã, meia hora depois estreava o primeiro programa de entretenimento e infantil da casa: o “Galera da TV”, estrelado pela ex-Paquita da Xuxa, Andréa Sorvetão, com direção geral de Ricardo Fernandes.

A estratégia do programa era bem simples: no formato de uma novelinha, todo dia havia uma história diferente para educar e divertir as crianças, transmitindo noções de cidadania, saúde, cultura, ciência, meio ambiente, ecologia e muitos outros assuntos. Os roteiros eram escritos por Patrícia Gaspar e Eliana Fonseca, com trilha sonora de André Abujamra e direção de Rogério Passos. No elenco fixo estavam: Andrez Lean, Alanna Della Possa, Bruna Giglio, Hugo Picchi, Leonardo Henrique, Nathalia Ponce, Norival Rizzo e Rui Minharro.

Na sinopse de “Galera da TV”, Andréa Sorvetão era uma adorável garçonete que se envolvia nas mais divertidas aventuras em uma movimentada lanchonete: a Bacana Lanches. Neste cenário, muitos personagens fixos – como as crianças, Seu Xavier (o dono da lanchonete), o ajudante Dudu da Conceição e um simpático mascote extraterrestre chamado Tuiz – além de convidados especiais contracenavam com Andréa, passando pelas mais malucas situações. As histórias eram entremeadas por desenhos como “Smurfs” e “Snorks” e pelas tramas paralelas da turma da Zuzubalândia, com bonecos criados por Mariana Caltabiano.

Andréa Sorvetão era uma divertida garçonete no Galera.

Como a RedeTV! ainda estava começando, o programa passou por alguns perrengues antes de estrear e durante o período que ficou no ar. Segundo matérias da época, além do apertado estúdio, várias vezes Andréa deixou de gravar o "Galera na TV" devido a problemas em equipamentos. "Claro que seria maravilhoso se corresse tudo certinho, mas penso que daqui a pouco vou estar rindo de tudo isso", declarava Sorvetão, que foi a primeira a gravar na emissora, quando outros estúdios ainda estavam sendo montados. "Muita gente me falou que eu ia enfrentar problemas estruturais na emissora. Mas eu disse que ia encarar, pois a Rede TV! estava acreditando no meu trabalho", valorizou.

E o canal foi feliz na aposta desse programa. O "Galera na TV" começou com um único ponto na audiência, mas quatro meses depois passou a registrar três pontos de média. E devido ao sucesso, a atração mudou de horário e enfrentou como concorrentes diretos no fim da tarde o infantil "Disney Club", do SBT, e a novela das seis "Esplendor", da Rede Globo.

Além do sucesso do núcleo da Bacana Lanches, a turma do Zuzubalândia também contribuiu para o sucesso do “Galera”. As histórias paralelas exploravam o universo da abelha líder Zuzu e seus amigos: a Maria Mole, uma menina tímida, Brigadeiro, o menino tímido, e uma vilã, a Bruxa Anoréxica. Com direção de Enrique Serrano, os roteiros de Zuzubalândia foram escritos por Cantina di Autori, Duca Rachid e Aimar Labaki. No elenco de bonecos estavam Armando Junior, Enrique Serrano, Kelly Horacy, Marcos de Toledo, Ricardo de Souza e Thelma Rebello.

Você se lembra da turma do Zuzubalândia?

O êxito do “Galera da TV” atraiu grandes participações como a Turma do Parlapatões, formado pelo trio de atores Raul Barreto, Hugo Possolo e Luiz Alexandre. Mas nem os bons números de audiência e os elogios da crítica seguraram o programa por muito tempo. A atração foi até a metade do ano 2000, quando a RedeTV! colocou em seu lugar a série Miguelito, uma cópia duvidosa do mexicano Chaves. Na época, a emissora declarou que o Galera saiu do ar por causa da contenção de custos realizado pelo canal, pois ainda estavam começando e não possuíam anunciantes.

Mesmo com vida curta na TV brasileira, “Galera da TV” entra sim para a história dos bons programas infantis dos anos 90. Com ajuda de criadores de sucessos como “Disney Club” (Anna Muylaert) e “Castelo Rá-Tim-Bum”, a atração foi muito “sideral”* e precisa ser relembrada sempre!

---------------------------------------

*Sideral: gíria do programa Galera da TV criada por Sorvetão para definir uma coisa muito legal!

Reveja um dos episódios do programa:


3 comentários:

  1. Foi simplesmente revoltante, colocar um programa totalmente infantil no horario e no lugar que a molecada contava de assistir Yu Yu Hakusho e tinha esperança da volta de Cavaleiros do Zodiaco, isso no lugar da unica emissora que tinha coragem pra apresentar tais animes naquela época que era a Manchete. Não imagina o quanto a Rede Tv foi xingada pelos fãs de animes. Esse Galera na Tv deveria ser apresentado em outro horario e de manha, jamais no horario que se esperaria assistir animes. Ainda bem que a Rede Tv corrigiu (em parte) esse erro uns quatro anos depois embora os animes e desenhos que vieram depois não dêem nem pro cheiro dos da Manchete.

    ResponderExcluir
  2. O programa da Sorvetão era mesmo mt bom, mas vc esqueceu de falar da participação do Paschoal da Conceição, o Dr. Abobrinha do Castelo Ratimbum...

    ResponderExcluir
  3. Me ajuda! Eu preciso me lembrar o nome de um desenho que tem uns personagens pequenos, acho que parecidos com o Toad, com o cabelo/chapéu parecendo nuvens de cores diferentes. Devia ser ruinzinho, mas eu estou obcecado por tentar me lembrar qual era esse desenho. Não consigo dormir... Kkk

    ResponderExcluir