sábado, 23 de junho de 2012

RG INDICA #31: ENCONTRO COM FÁTIMA BERNARDES


O programa mais esperado de 2012, finalmente, estreia na manhã da próxima segunda (25) na Rede Globo. E o #RGnaTV vai te deixar por dentro de tudo (mas de tudo MESMO!) sobre esse “Encontro”.

O programa estreia cercado de expectativas.

   1º de Dezembro de 2011. Foi neste dia que uma coletiva realizada no Rio de Janeiro revelava uma “bomba” no meio jornalístico brasileiro. Fátima Gomes Bernardes Bonemer, mais conhecida como Fátima Bernardes, âncora do “Jornal Nacional” ao lado de seu marido William Bonner, anunciava a saída da bancada do telejornal mais assistido do Brasil. No seu lugar, entrava Patrícia Poeta, que até então era apresentadora do “Fantástico”. A justificativa de Fátima era simples: Ela estava prestes a comandar um programa solo, que já construía há muito tempo, e via a necessidade de se dedicar exclusivamente a esse novo projeto, que nesta coletiva, Bonner definiu como algo “extremamente novo”.
   Dessa coletiva até hoje, se passaram um pouco mais de seis meses. E depois de muitas incertezas e definições, o projeto tomou forma, dia e horário. E nesta segunda, na manhã do dia 25 de junho, conheceremos na Rede Globo às 10:30, logo após o “Bem Estar”, o programa mais falado dos últimos dias: “Encontro com Fátima Bernardes”.
   Segundo o diretor Maurício Farias, nós vamos conhecer uma Fátima diferente da que estávamos acostumados na bancada do JN:Será um programa para a Fátima falar com todos e todos falarem com ela, um programa que pretende informar e entreter trazendo para o público histórias emocionantes, temas para grandes debates, fatos importantes e assuntos diversos.” O programa será ao vivo e tem como grande desafio criar diariamente uma atração que surpreenda, que seja moderna, bem produzida e de bom gosto.

Fátima e o trio de diretores no cenário do programa.

   Para garantir ao programa uma linguagem própria, a equipe se preocupou com os mínimos detalhes, desde o tratamento das reportagens até a fotografia. “Todas as matérias terão uma característica de documentário, talvez a grande mistura realmente do entretenimento com o jornalismo. Vamos usar uma linguagem mais cinematográfica”, explica o diretor geral Fabrício Mamberti.
   “Mas nós não criamos ‘cercadinhos’. Não tem a hora do humor, a hora do jornalismo e a hora do entretenimento, o programa é uma conversa e os assuntos fluem e recebem tratamentos diferentes”, completa Guel Arraes, diretor de criação, que conta que o jornalismo é a base do programa, já que todos os assuntos discutidos são pesquisados através do real e depois ganham toques diferenciados.
   Além de uma grande equipe atrás das câmeras, Fátima Bernardes não comandará o seu “Encontro” sozinha. Para conduzir o programa até o horário do almoço, Fátima convocou um time de jornalistas e humoristas para ajudá-la. Além de ter a sua disposição todo o jornalismo nacional e internacional da Rede Globo (que além dos correspondentes, cinco colaboradores espalhados pelo mundo), no palco, o jornalista Lair Rennó vai estar ligado em tudo o que rola na internet; as repórteres Lília Teles, Aline Prado e Gabriela Lian vão trazer matérias sobre os temas mais variados, além de estar no palco para comentar as reportagens feitas nas ruas. E a parte humorística ficará a cargo de Marcos Veras (do “Zorra Total”) e Victor Sarro. Além de fazer reportagem na rua, a dupla promete muitas gargalhadas no palco.

Esse é o time de jornalistas e humoristas do "Encontro"

   Sobre o aspecto humorístico do programa, vale aqui algumas informações de bastidores: o humorista Marcelo Adnet, da MTV, foi sondado pela equipe do programa para ser integrante do “Encontro”, mas seu contrato com a emissora musical até o fim deste ano o impediu de ceder à emissora carioca. E uma tragédia nas gravações de um dos quadros do programa abalou o humorista Marcius Melhem: ao gravar uma matéria em que jogava futebol com seus amigos de escola, um idoso, conhecido como Beto, que havia trabalhado na instituição como inspetor de alunos e estava de goleiro, teve um infarto fulminante e morreu na hora. Marcius ficou arrasado e se sentiu culpado pelo ocorrido. E por pedido dele, a gravação não será exibida no programa.
   O “Encontro com Fátima Bernardes” utilizará como cenário – que será de 360 graus – uma tecnologia inovadora: trata-se do 3D Mapping. Sugerida pelo diretor geral Fabrício Mamberti, essa ideia nova permite que o palco se transforme de acordo com cada assunto a ser debatido, criando um ar aconchegante e mutável que dará a sensação de movimento e profundidade. E além do “Encontro” receber convidados diariamente, Fátima comandará uma plateia de 60 pessoas, de todas as idades e classes sociais.
   A Rede Globo está apostando firme no carisma de Fátima Bernardes. E a divulgação não poderia ser mais intensa. Nessas duas últimas semanas, Fátima já circulou por, praticamente, todos os programas e jornalísticos da emissora. E o horário de seu novo programa fez com que se extinguisse a “TV Globinho” diária, que agora só terá aos sábados. Além disso, o programa antes de estrear já incomoda a concorrência, principalmente a Record, que promete turbinar o seu “Hoje em Dia” para ofuscar o novo programa diário da Globo.
   Cercado de MUITA expectativa, “Encontro com Fátima Bernardes”, antes chamado “Programa da Fátima” (que eu achava até mais simpático!), finalmente ganhará as manhãs da Globo. Dizem que Fátima tem tudo para se tornar a “Oprah Brasileira”, só resta saber se esses “Encontros” renderão alegrias para a apresentadora, o telespectador e, principalmente, para a Vênus Platinada. Boa sorte, Fátima!


Veja agora um teaser do programa:


2 comentários:

  1. No começo foi parecendo aquela coisa meio sem sentido. Pelo menos eu achei...
    Acho que vai ganhando formato mesmo aos poucos, e só depois que for ao ar.
    Mas isso requer tempo. A credibilidade ela já tem, apesar de que é estranho para muita gente ver aquela jornalista toda séria se tornando apresentadora. É interessante e diferente. :)
    Se não fosse na hora do estágio eu assistiria para ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  2. P.S.: ADNET ADNET ADNET ADNET <3
    Imagina se rolasse! :O

    ResponderExcluir