segunda-feira, 11 de junho de 2012

ESTREIA - RG PE #01: COTIDIANO


Novo quadro do #RGnaTV cede espaço para as raízes do blogueiro: a televisão pernambucana.

   Depois de analisar, indicar e criticar os programas de nível nacional, acho que chegou a hora de abrir um espaço também para a TV pernambucana. Afinal de contas, é em Pernambuco que eu moro e, não é só de programação de rede que vive as afiliadas das principais emissoras de TV aberta do Brasil.
   Para começar, vou falar com propriedade de um telejornal pernambucano que está, a cada dia, se dedicando a prestar mais que serviços informativos à população pernambucana, eles querem dar voz à esse povo que tem muito a dizer. O #RGPE de estreia vai falar sobre o “Cotidiano”, da TV Tribuna/Band.

COTIDIANO: OS REAIS INTERESSES DA POPULAÇÃO PERNAMBUCANA

Isly Viana e Flávio Barra são os apresentadores do "Cotidiano"

   Concorrendo com dois telejornais fortes no horário de almoço – conhecido como o “horário nobre da TV pernambucana” – o “Cotidiano”, apresentado por Flávio Barra e Isly Viana, consegue ter um elemento diferencial perante o “TV Jornal Meio Dia” (TV Jornal/SBT) e o “NE TV – 1ª Edição” (Globo Nordeste/Rede Globo): a preocupação em dar voz às comunidades, funcionando como um púlpito de microfone aberto para que a população faça as suas reivindicações, sem ser apenas “porta-voz” deles.
   Sem deixar de mostrar as notícias de destaque no âmbito social, policial, político e esportivo de Pernambuco, o “Cotidiano” procura priorizar o que de fato interessa à grande população, indo até eles nos mais diversos bairros e cidades para que eles mesmos mostrem e cobrem através daquelas lentes os seus direitos às autoridades competentes.
   O comando da dupla de apresentadores também faz diferença. Os comentários de abertura de Isly e a interação com Flávio (e vice-versa) após alguma notícia faz com que todas as camadas de nossa sociedade se sintam representadas naquelas indagações, opiniões e revoltas.

Neste vídeo vemos o editorial de abertura e uma reportagem policial do telejornal.

   É impossível não destacar também o quadro “Mercado de Trabalho”, onde as vagas de emprego não são aquelas dadas apenas de forma aleatória, mas também as ocupações que os telespectadores de fato procuram. E assim, como uma conversa na sala, a intimidade entre apresentadores e público vai sendo construída ao ouvirmos frases como: “Juliana, encontramos uma vaga pra você...”.
   A interatividade também se destaca nas redes sociais. O twitter oficial do “Cotidiano” (@CotidianoTV), juntamente com os perfis dos apresentadores – @FlavioBarra e @islyviana – na mesma rede vão informando, ao mesmo tempo que o jornal está no ar, o que está sendo destaque naquele momento. Uma alternativa para quem está longe na TV, mas plugado na web, e quer ficar por dentro das principais notícias do nosso estado.
   Vale a pena dar oportunidade para assistir os trinta minutos do “Cotidiano”, de segunda à sexta, ao meio-dia. Pois este telejornal vem mostrando, no dia a dia, que prioriza os reais interesses da população pernambucana.

----------------------------------------

Em tempo: em virtude da Eurocopa, transmitida pela Band, o “Cotidiano” está sendo exibido às 11:15 da manhã, mas voltará ao horário de sempre no fim do campeonato.

----------------------------------------

E aí pessoal, gostaram do meu novo quadro? Que programas de Pernambuco poderiam ser destaques nos próximos #RGPE? Conto com suas opiniões e sugestões.

2 comentários:

  1. Muito boa postagem, cara. Pude ver hoje um pouco do resultado do árduo trabalho realizado por todos vcs diariamente. Mas, como vc diz,acho a ideia SUPER VÁLIDA. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Adorei também o texto! Pena que é curtinho demais!! Ficou o bicho!!

    ResponderExcluir