quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

RG CRÍTICA #30: RETROSPECTIVA 2013

Vamos relembrar o que teve de melhor (e o de pior) na televisão brasileira neste ano que foi embora.

Como se fosse um programa de televisão, 2013 já mostrou seus créditos finais para dar espaço à estreia do ano de 2014. Mas antes que passemos a descobrir o que o ano novo tem de bom (ou ruim, sei lá!), vamos fechar a conta e recapitular o que esse ano passado deixou pra gente lembrar (ou esquecer) na televisão brasileira. Tivemos estreias, sonhos realizados, as (sempre bombásticas) trocas de emissora pelos artistas, polêmicas, programas encerrados, fechamento de emissora e até redenção, além de cenas memoráveis que presenciamos através da telinha. E o #RGnaTV está aqui para fazer este levantamento pra você. Confira o nosso já tradicional post e divirta-se!

JANEIRO
Estreia de "O Canto da Sereia" (Rede Globo)


O ano de 2013 começou com uma pergunta digna de novela das oito: “Quem matou Sereia?”, esse era o mote na microssérie “O Canto da Sereia”, baseado na obra homônima de Nelson Motta, escrita por George Moura, Patrícia Andrade e Sergio Goldenberg, com supervisão de texto de Glória Perez. Em quatro capítulos, exibidos entre 08 e 11 de janeiro, nós fomos brindados pela brilhante atuação de Ísis Valverde, que deu vida à protagonista Sereia, uma cantora de axé que foi assassinada em cima do trio elétrico, em pleno carnaval baiano. Com direção de José Luiz Villamarim, que vinha do sucesso de “Avenida Brasil”, ele conseguiu imprimir ritmo e qualidades semelhantes de imagem que se comparavam à novela que foi o fenômeno de 2012. A semelhança da história com a realidade era tanta que, nas redes sociais, as pessoas brincavam que outras cantoras de axé da vida real teriam “encomendado” o assassinato da “diva baiana do momento”. Foi um bom início de ano para a teledramaturgia da Rede Globo.

FEVEREIRO
Robinho no Curta Carnaval (TVU)


Fevereiro foi o mês mais especial, principalmente para esta pessoa que vos escreve. Foi o mês em que eu vi um sonho de criança se tornar realidade. No segundo mês de 2013, estreei como apresentador do especial “Curta Carnaval”, na TV Universitária, afiliada da TV Brasil. Foram 13 programas, de 1 a 13 de Fevereiro em que, diariamente, eu apresentava clipes e documentários pernambucanos que tinham a temática carnavalesca. Com a direção de Clara Angélica e produção minha, de Paula Passos e Pethrus Tibúrcio, aquele foi um dos momentos mais incríveis da minha vida! Foram poucas as pessoas que me acompanharam naqueles dias, mas estar diante de uma câmera, com texto pra falar e sendo dirigido por alguém era uma sensação indescritível! A estratégia era que eu assumisse o comando do “Curta Pernambuco” logo após esse especial, mas uma mudança de planos de minha parte fez com que eu deixasse o projeto de forma inesperada e precoce. Mas valeu a pena. Valeu muito a pena!

MARÇO
A estreia de Dani Calabresa no CQC (Band)


Com status de estrela. Foi assim que Dani Calabresa foi recebida na estreia da temporada 2013 do “CQC”, na Band, no dia 18 de março. Também pudera, Dani vinha da MTV, que já estava em decadência, comandando o programa de maior relevância em audiência da casa, o “Furo MTV”, junto com Bento Ribeiro. Um dos redatores deste mesmo programa foi junto com ela integrar a equipe dos ternos pretos e óculos escuros. E tão maior quanto a expectativa acabou sendo a frustração dos fãs da humorista, que a acharam “apagada” e “limitada” nas suas primeiras aparições. Nas primeiras semanas, ela comandou um quadro no programa aos moldes do “Furo”, o que não deu muito certo. Ao longo dos meses, muitos falaram que Dani estava “deslocada” na equipe, mas aos poucos, Calabresa foi pegando o ritmo, sem perder o seu raciocínio rápido e maluco. Passado essa turbulência, a humorista está confirmada para a temporada de 2014, sendo a única mulher do grupo a partir de agora, após a saída de Monica Iozzi. (mais detalhes em dezembro...)

ABRIL
João Kléber estreia nas manhãs da RedeTV!


Um mês depois de voltar para a RedeTV! com o “Teste de Fidelidade” nas noites de sábado e domingo, foi no dia 08 de abril que João Kléber estreou no horário matutino da emissora paulista. Com o título de “Você na TV”, o apresentador prometia ao público que as manhãs seriam “sem chatice” e que íamos “rir e ver cada loucura”... E na verdade, o que se viu foi uma “baixaria comportada”, já que o horário não permite tais abusos. Ainda assim, era possível vermos brigas entre vizinhos, a la “Casos de Família”, um “Teste de Fidelidade da Amizade” e até gente procurando uma namorada cabia naquela atração. Embora só de ler (e escrever) isso dá um certo embrulho, a estratégia de João deu certo e a estreia triplicou a audiência em relação à atração anterior, comandada por Daniela Albuquerque, dando picos de até 3 pontos (e isso é muito, se tratando de RedeTV!). O programa tem duas horas e meia de duração e continua no ar. Vamos ver se irá aguentar mais um ano em 2014.

MAIO
Cinderela na TV Clube/Record


No dia 13 de Maio foi a estreia de uma contratação que caiu como uma bomba na televisão pernambucana. O “Clube da Cinderela” chegava mostrando que o ator e consagrado humorista Jeison Wallace tinha uma nova casa: a TV Clube/Record. Depois de anos na TV Jornal/SBT, Cinderela fez com que toda a sua trupe virasse a esquina da Rua do Lima e se hospedassem na Rua do Veiga. Resultado: nasceu um programa de auditório, com muitas loucuras e sátiras impagáveis. O grande destaque desse ano do programa foi o “Jornal da Crube”, com “Flávio Barra de Jangada” e “Nadya Vemcá” e “O Sítio”, uma “trollagem” de “A Fazenda”. Mas outras emissoras não escaparam das imitações de Jeison Wallace e companhia. Também teve as novelinhas “Carretel” (em menção à novela “Carrossel”, do SBT) e a divertida “Amor à Biba”, zoando com a atual novela das oito da Rede Globo. Para 2014, no que depender de Cinderela e sua trupe, a diversão está longe de terminar, e o casamento com a TV Clube renderá ótimos frutos.

JUNHO
O fim do Programa do Gugu (Record)


Sob muito barulho na mídia e um contrato mega-milionário, Augusto Liberato, o Gugu, saiu do SBT depois de um longo tempo e atendeu ao chamado da Rede Record, estreando o seu “Programa do Gugu” no dia 30 de Agosto de 2009. A atração brigava ferozmente pela audiência nas tardes de domingo, mas em 2013 a corda começava a dar sinais de fraqueza. Os números do Ibope não colaboravam, os formatos de quadros novos comprados para incrementar o programa – entre eles, o “Qual é a Música?”, que se chamou de “Desafio Musical” – não surtiam efeito. E depois de rumores de corte de verba de produção e redução de salário do apresentador devido aos baixos índices, a situação de Gugu na emissora dos bispos ficou insustentável. E foi assim, que um pouco menos de quatro anos de sua grande estreia, ele anunciou rapidamente nos minutos finais do programa do dia 09 de junho: “Quero dizer a vocês que hoje termina a minha parceria nessa casa. Muitos me perguntam 'por que' e eu digo porque tinha que ser assim. Agradeço à Record e aos colegas que convivi e em especial à minha equipe, que trabalhou duro para realizar as mais loucas ideias; à plateia e ao público que nos prestigia há mais de 30 anos. Sem vocês, eu não seria nada. Boa noite!”, disse o apresentador no corredor central de sua plateia. E foi embora. Preciso dizer mais alguma coisa?

JULHO
A estreia de Chiquititas (SBT)


Após 310 capítulos, a novelinha “Carrossel” anunciava a sua despedida no SBT, que saiu de cena com muitos aplausos, sucesso e, para a alegria da emissora de Silvio Santos, com muito faturamento. E como time que ganha não se mexe (mas Remexe! #trocadilhofail), a emissora continuou apostando nas crianças no horário das oito da noite. Para isso, recorreu a um sucesso do final dos anos 90 para requentá-lo para a segunda década dos anos 2000. As crianças da Escola Mundial dariam lugar à galerinha do Orfanato Raio de Luz. E foi no dia 15 de julho que a nova versão de “Chiquititas” entrou no ar, coladinho com os 10 últimos capítulos de “Carrossel” para segurar o grande público que eles conquistaram. Muito se questionou se “Chiquititas” conseguiria manter o sucesso e a vice-liderança isolada herdada por sua antecessora. A resposta não demorou muito a chegar. A novelinha já tem público cativo e é um fenômeno de vendas. E ainda não será no ano que vem que falarei sobre o fim dela. “Chiquititas” está previsto para ficar no ar até março de 2015! Isso mesmo... Vamos ver se o fôlego da trama vai se manter até lá.

AGOSTO
A volta de Rafinha Bastos em "A Liga" (Band)


Um bom filho à casa torna? Dizem que sim. E um filho que se comportou mal também volta? A Band mostrou que sim também. Dois anos depois de se desligar da emissora por conta de uma piada infeliz envolvendo a cantora Wanessa no “CQC”, o humorista voltou a integrar o time do jornalístico “A liga” na edição do dia 26 de agosto. Na época, ele justificou o seu retorno e a sua saída do canal: “Acho que eu tinha que respirar, parar, pensar... Eu não me arrependo de ter saído, de ter tomado essa atitude. Mas talvez eu me arrependa da maneira que eu fiz, de ter saído da equipe do ‘A liga’, que sempre foi muito parceira. E eu sempre tive uma relação, tanto com a emissora quanto com a produtora (Eyeworks Cuatro Cabezas, detentora do formato), de muita proximidade”, observou Rafinha. A volta de Rafinha Bastos surtiu efeito positivo na audiência, cravou médias de 5 pontos com picos de 7. Na semana anterior, sem o humorista, a média foi de 3 pontos. Rafinha se juntou ao novo elenco do programa, formado por Cazé Peçanha, Mariana Weickert, Thaíde, Rita Batista e China. Sobre o futuro de Bastos, dizem que em 2014 ele permanece n'A Liga, e há um forte boato, já descartado pelo próprio Rafinha, de que ele voltaria para a bancada do CQC. É esperar para ver o fim dessa novela.

SETEMBRO
A despedida da MTV Brasil


Pior do que assistir um último programa sabendo que não haverá outras edições, sem dúvida, não é pior do que ver um fechamento de um canal aberto de televisão. Foi o que aconteceu com a MTV Brasil no dia 30 de setembro. Com audiência que não ultrapassava de 1 ponto e pouco retorno comercial, o Grupo Abril resolveu devolver os direitos da marca para a Viacom International e pôr um fim no canal musical após 23 anos de existência. Eu acompanhei de casa a despedida da emissora e posso dizer que a ousadia da MTV foi explorada até o último minuto. Muitos se falavam sobre qual seria o último clipe que seria veiculado, e todos ficaram positivamente surpresos quando Cuca Lazarotto chamou “Maracatu Atômico”, de Chico Science e Nação Zumbi. E após o discurso emocionante de Astrid Fontenelle, a primeira VJ da casa, entrou um último VT ao som de “Ôrra Meu”, de Rita Lee, com imagens da equipe da MTV em preto e branco. Em seguida, o logo da emissora se despediu com as cores do Brasil desaparecendo num fundo preto, em silêncio. E em menos de 1 minuto de tela preta, assumiu a Ideal TV, um antigo canal desativado do Grupo Abril. A MTV Brasil agora funciona no canal a cabo, com uma programação totalmente diferente da TV aberta e foi inaugurada um dia depois desse encerramento, dizendo que estava “pronta para outra”. Sem dúvida, é uma emissora que faz e fará muita falta. E só quem viveu essa época sabe explicar.

OUTUBRO
O nu frontal de Amor & Sexo (Globo)


Eu até poderia dizer que Outubro foi marcado pelo início da segunda temporada do “The Voice Brasil”. Poderia. Se esse fato não fosse completamente ofuscado pela atração que viria logo depois da estreia do concurso musical apresentado por Tiago Leifert. Aquele dia 03 de Outubro ficaria marcado para sempre por causa do primeiro programa da sétima temporada de “Amor & Sexo”, com Fernanda Lima. Não bastasse ela entrar cantando “Folia no Matagal” e surpreender nos créditos iniciais aparecendo como uma das redatoras da atração, ao fim do número musical, dez figurantes aprecem em nu frontal, sem tarjas, diante da plateia e dos jurados do programa, que estavam de frente para eles. A cara de surpresa e choque eram nítidas. E, segundo Fernanda Lima, a intenção era mesmo essa. O buxixo diante de tal cena tomou conta das redes sociais e uma grande discussão se iniciou entre público e críticos de televisão. A polêmica foi tão grande que até a concorrência fez reportagem repudiando a atitude da Rede Globo em “permitir tal ousadia”. O lance é que o burburinho só fez bem para o programa de Fernanda, e a audiência foi acima das expectativas, fazendo com o que a emissora carioca repensasse sobre o fim da atração. Será que teremos a oitava temporada de “Amor & Sexo”? Isso só a Globo pode responder. Mas eu já tô na torcida por mais uma edição. Vamos esperar...

NOVEMBRO
Cena de "Amor à Vida": a revelação de Félix


O dia 18 de novembro foi marcado por uma cena de novela, que certamente, entrou para a história da teledramaturgia brasileira. Trata-se do capítulo 157 de “Amor à Vida”, a trama das oito da Rede Globo, escrita por Walcyr Carrasco. Nesse dia, o Brasil parou para ver a sequência em que Félix (Mateus Solano) confessou, diante de toda a Família Khoury, que roubou Paulinha (Klara Castanho) de sua irmã Paloma (Paolla Oliveira) ao nascer e a jogou dentro de uma caçamba de lixo. Quem assistiu no dia presenciou uma cena intensa, de poucos cortes e de fortes emoções. Destaque para a brilhante atuação de Mateus Solano, que chorou, sorriu, foi irônico e insuportável dentro daquele texto ao mesmo tempo. A grande entrega do elenco na cena só deu mais intensidade àquela cena dramática. O capítulo acabou registrando um dos maiores índices de audiência da novela. Segundo o Ibope, nesse dia o folhetim chegou a alcançar 40,2 pontos, a segunda maior audiência desde que o folhetim entrou no ar. O recorde da novela foi alcançado no dia 26 de agosto, quando “Amor à Vida” alcançou 41 pontos.

DEZEMBRO
Band perde Sabrina Sato, Monica Iozzi e Danilo Gentili


Com o fim do ano, muitas pessoas definem a sua vida profissional. Mas o mês não foi fácil para a Rede Bandeirantes de Televisão. No dia 16 de dezembro, a (agora) ex-integrante do Pânico, Sabrina Sato, assinou contrato com a Rede Record para comandar um programa em 2014. A decisão pegou a Band de surpresa, que não teve tempo de apresentar uma contra-proposta. Dizem que o clima ficou muito tenso nos bastidores do Pânico na Band. No dia 23 de dezembro, a repórter do CQC, Monica Iozzi, anunciou no programa a sua despedida. Ao contrário de Sabrina, a saída de Monica foi mais amigável e compreendida pelo grupo, embora não haja nenhum projeto em vista para ela, que quer tentar a carreira de atriz. E na última sexta-feira (27), a emissora do Morumbi sofreu mais uma grande baixa: Danilo Gentili rompeu contrato com o canal e assinou com o SBT. Devido ao sucesso do seu talk-show “Agora é Tarde”, ele irá comandar um programa nos mesmo moldes na emissora de Silvio Santos que, dizem, ter se “encantado” com Gentili desde o Troféu Imprensa desse ano. O pepino ficou com a Band, que perdeu não só o Danilo, mas como toda a equipe, que também vai para a emissora da Anhanguera, com exceção do humorista Marcelo Mansfield, que continua no canal dos Saad. O problema é que com isso, a Band perdeu um de seus campeões de audiência e faturamento. Vamos ver o que será feito para suprir esta grande ausência.

E é assim que a televisão brasileira se despediu de 2013: com muitas expectativas, grandes surpresas e, porquê não, com grandes decepções. Agora vamos ver o que 2014 reserva pra gente na telinha. E prometo que você acompanhará tudo isso junto comigo em mais um ano de #RGnaTV. Feliz Ano Novo, pessoal! =)

Um comentário: