domingo, 5 de janeiro de 2014

RG A CABO #01: MALHAÇÃO 2002 NO CANAL VIVA

Na estreia do novo quadro do #RGnaTV, vamos falar sobre a (re)estreia da melhor temporada de Malhação exibida na TV aberta.

A nona temporada de Malhação foi ao ar em 2002.


Depois de dois anos comentando tudo o que havia na TV aberta, o #RGnaTV amplia seus horizontes em 2014 e dedica um quadro novo para destacar o que rola também na TV a cabo. E pra começar com pé direito, vamos falar sobre o Canal Viva, um canal da Globosat que dedica parte de sua programação para reexibir a programação da TV Globo. E que a partir desta segunda-feira, coloca no ar a nona temporada de "Malhação", considerada uma das melhores histórias que já foram exibidas na história do seriado, que ainda está no ar na TV aberta desde 1995.

Para quem não lembra, essa temporada de Malhação foi ao ar em 2002 e teve 265 capítulos. Seu primeiro episódio foi ao ar no dia 22 de abril de 2002, e foi a partir daí que fomos apresentados ao casal Júlia (Juliana Silveira) e Pedro (Henri Castelli). Na trama, o casal sofre com o embate de suas famílias após um erro médico e com as armações de Taíssa (Bárbara Borges), que não mede esforços para conseguir o que quer. Esta fase da novela também marcou a estreia de Cauã Reymond na telinha, como Mau Mau.

O casal de protagonistas se destacavam por seus extremos. Enquanto Pedro é extrovertido e esportista, Júlia é a típica certinha, recém-chegada do interior. A história entre eles começa quando Júlia o resgata de um incêndio. Devido à fumaça, o personagem fica com um problema de visão momentâneo e não consegue identificar quem o salvou. Tímida, ela inventa que se chama Bárbara para não revelar o verdadeiro nome. E, até o início deste romance, muitos encontros e desencontros marcam o casal, já que a única recordação que Pedro tem da menina é o formato do anel que ela usava no dia, que ele apenas sentiu ao encostar. Mas o que abala mesmo essa relação é o erro médico que assombra as famílias Miranda e Rodrigues. Pedro, um dos Rodrigues, não se conforma pelo pai, César (Kadu Moliterno), ter ficado com sequelas nas pernas após ter sido operado por um cirurgião imprudente. O médico é ninguém menos que o pai de Julia, Dr. Otávio Miranda (Odilon Wagner). 

Júlia (Juliana Silveira) e Pedro (Henri Castelli) foram os protagonistas
da temporada 2002.

Os pombinhos também passam por poucas e boas com Taíssa que, decidida e atraente, chama a atenção por onde passa, mas quer exatamente quem a não quer: Pedro. Com o apoio de Fred (Miguel Thiré), ex-namorado de Júlia, ela fará de tudo para conquistar seu alvo e perturbar o casal. Quem também entra para o time de alunos do Múltipla Escolha é Mau Mau (Cauã Reymond). O boa pinta, de cabelos encaracolados, é apaixonado por Taíssa. Insistente, não cansa de levar fora da vilã. Apesar de ter Pedro como seu melhor amigo, quem vira seu parceiro inseparável é Cabeção (Sergio Hondjakoff), um dos personagens mais clássicos de "Malhação". A dupla divide quarto na República de Vinícius (André D'Biase), estuda junto e compra um automóvel relíquia para impressionar as meninas, batizado de Ogromóvel.

Como um ciclo que termina e outro começa, algumas heranças da temporada de 2001 continuaram nesta versão. Entre eles, o Gigabyte continua como o point da galera do Múltipla Escolha, seja depois do horário letivo ou à noite. E Beto (Sérgio Abreu), dono do estabelecimento, vive na mesma implicância com a sogra, dona Vilma (Bia Montez), que não desgruda da filha Solene (Renata Dominguez). Gui (Iran Malfitano) e Nanda (Rafaela Mandelli) mantém uma relação estável, assim como os professores Linda (Gisele Tigre) e Afonso (Giuseppe Oristânio), que esperam mais um membro para a família Malta. Personagens como Fernandinho (Helder Agostini), mais conhecido como FM, Bia (Fernanda Nobre), professor Afrânio (Charles Paraventi), Drica (Gisele Frade) e o casal Farofa (Eric Muller) e Naomi (Aisha Jambo) também permanecem nesta nova fase.

A "temporada de Júlia e Pedro" foi muito marcante para "Malhação", não só pelo sucesso da história ter dado certo e impressionado a audiência naquela época, quanto pela sua trilha sonora, que marcou o público juvenil em 2002. A abertura da novela, "Te Levar" - de Charlie Brown Jr. - continuava na trama, que já vinha desde a temporada de 2000, mas os sucessos internacionais do folhetim eram mais marcantes. Destaques para "Sometimes" (de Britney Spears), "Miss You Love" (de Silverchair, tema de Nanda e Gui) e "With Arms Wide Open", do Creed, tema romântico de Júlia e Pedro, que se tornou um dos grandes hits daquele ano.

Cauã Reymond (Mau Mau) estreava em Malhação com seu "Ogromóvel".

Esta temporada, escrita por Andréa Maltarolli, com colaboração de Ricardo Hofsetter, Duba Elia, Paula Amaral e João Brandão, com direção geral de Edson Spinello, se encerrou no dia 25 de abril de 2003. E agora, o Canal Viva passa a reexibir essa fase a partir da próxima segunda-feira, dia 06 de janeiro, às 14h30, com reprise às 9 da manhã do dia seguinte. "Malhação 2002" é uma fase que vale muito a pena ver de novo! #superrecomendo

SINTONIZE NA TV A CABO: O Canal Viva é o canal 35 na Sky e 36 na Net, Claro TV, Oi TV e GVT.

Confira a abertura desta temporada de Malhação, que em 2002 estreava uma nova linguagem visual:

Nenhum comentário:

Postar um comentário