sexta-feira, 3 de abril de 2015

RG PE #12: JORNAL DA TRIBUNA

Telejornal noturno da afiliada da Band se mantém no ar como um dos programas mais antigos da casa e chega em 2015 com um novo âncora, o jornalista Rhaldney Santos.

O Jornal da Tribuna está no ar desde 1993.

Em matéria de telejornalismo local, Pernambuco anda, de certa forma, bem servido. Mas poucos produtos dessa área se mantém no ar por décadas, buscando sempre a renovação e nunca fugindo do propósito principal de deixar o telespectador bem informado. E entre os cinco telejornais locais mais antigos do estado que ainda são exibidos, o Jornal da Tribuna está entre eles. O último programa local diário do canal olindense ocupa a faixa noturna da emissora, de segunda a sexta, às 18h50. E em trinta minutos de duração, traz o resumo das notícias do dia, com ênfase nas pautas de política, educação, serviço, saúde e comunidade, sendo ancorado atualmente pelo jornalista Rhaldney Santos.

No ar desde 1993, o Jornal da Tribuna já teve diversos perfis e até uma edição matinal. No começo da primeira década do ano 2000, inclusive, chegou a ser bastante policial, deixando outras pautas em segundo plano. O esporte também já teve mais espaço no jornalístico, que agora encontrou seu lugar no matutino “Jogo Aberto Pernambuco”, com Aderval Barros. O JT também foi responsável por veicular grandes séries de reportagens, algo que se mantém nos dias atuais. Além disso, no comando do telejornal já passaram grandes nomes do jornalismo pernambucano como Carlos Gambôa, Mônica Moraes, Eliana Victório, Camila Maciel, Thiago Raposo (que acabou de deixar a emissora e será repórter da TV Clube/Record) e Rodrigo Asfora, que saiu em janeiro deste ano para apresentar o “Notícias da Manhã Pernambuco”, na TV Jornal/SBT.

Com experiência no rádio e na TV, Rhaldney assumiu o JT em fevereiro deste ano.

Após uma breve substituição de Eliana Victório, Rhaldney Santos regressou ao jornalismo da TV Tribuna para assumir o posto de âncora do JT, estreando no dia 23 de fevereiro de 2015. A escolha da emissora por Rhaldney foi para reforçar a imagem de experiência e credibilidade do telejornal, podendo trazer, principalmente, sua experiência de rádio e televisão, onde investiu em prestação de serviço e nos problemas das comunidades (ele também já apresentou o “TV Jornal Meio-Dia”, na afiliada do SBT, junto com Graça Araújo, nos anos 90). Por trás das câmeras, o jornal é comandado pela editora de texto Katarina Conolly, junto com o próprio Rhaldney e supervisão da Diretora de Jornalismo da Tribuna, Elisa Cavalcante.

Paralelo ao Jornal da Tribuna, mas na mesma emissora, Rhaldney Santos também segue apresentando o programa de variedades independente “O Melhor no Nordeste”, exibido nas manhãs de sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário