domingo, 14 de setembro de 2014

RG INDICA #52: MEGA SENHA

Game show comandado por Marcelo de Carvalho faz sucesso na RedeTV!

Formato americano da FremantleMedia é sucesso no Brasil.

No ar há quatro anos, o programa “Mega Senha” se estabelece na RedeTV! com uma das maiores audiências da casa. A atração é uma versão brasileira do “Password”, que começou a ser exibido em 1961 nos Estados Unidos, e é produzido pela emissora paulista juntamente com a FremantleMedia, detentora dos direitos. Atualmente, vai ao ar aos sábados às 23h, sob o comando de Marcelo de Carvalho, um dos presidentes do canal, casado com a apresentadora da mesma casa, Luciana Gimenez.

Luciana Gimenez nunca se sentiu à vontade no Mega Senha.

“Mega Senha” estreou na RedeTV! no dia 29 de abril de 2010. Na época, Marcelo dividia a apresentação com a própria Luciana Gimenez às quintas-feiras. Quatro meses depois, o game-show passou a ser exibido aos sábados. Em 2011, Luciana decidiu deixar o comando do programa. A morena explicou os motivos nada amigáveis dessa atitude em abril deste ano ao jornalista do UOL, Maurício Stycer: “Não rolava. Eu ficava muito chateada porque ele não era apresentador, ele não tinha noção de espaço, ele conta isso. [...] Já é difícil pra uma apresentadora que sempre trabalhou sozinha de repente ter um cara do seu lado, que é patrão, que manda no negócio, que invade a minha fala, que guarda tudo na cabeça, porque não lê TP [teleprompter]. Então não dava, aquele negócio me deixava constrangida. Às vezes a gente brigava e não era brincadeira! Então, coitadinho, ele foi ficando do ladinho do púlpito, ficava ali acoado, foi muito difícil. E eu achava que eu acabava prejudicando o programa porque […] eu segurava ele. E eu acho que faço coisas mais espontâneas, aí eu "tomei bode". Então eu falei: "Quer saber? Fica você sozinho." É o que ele queria fazer desde o começo. E acho que ele tá fazendo super bem, tá realizado, tá reinando lá. O povo gosta, tá dando audiência, então é isso que importa. Ter o marido feliz em casa é bem melhor”, encerrou.

A dinâmica do “Mega Senha” é bem simples: Existem dois times, cada um formado por uma celebridade e um participante. Na primeira etapa do jogo – composta de quatro rodadas eliminatórias – um dos membros da dupla dá dicas para que o outro descubra qual é a palavra secreta (a Mega Senha) daquela rodada. O participante que acertar o maior número de palavras ao final das Rodadas Eliminatórias passa para a etapa seguinte. A segunda etapa do jogo consiste em seis rodadas, nas quais a dupla precisa acertar cinco Mega Senhas em um minuto e meio. A cada rodada, o desafio fica maior, já que o número de Mega Senhas vai diminuindo. Se no primeiro round (que vale 10 mil reais) o time precisa acertar cinco Mega Senhas dentre dez disponíveis, no sexto e último round – valendo o prêmio máximo do programa, de 1 milhão de reais – são apenas cinco palavras disponíveis e todas tem que ser adivinhadas corretamente.

Marcelo de Carvalho segue feliz no comando do Mega Senha.

Embora pareça fácil, o “Mega Senha” nunca conseguiu entregar o prêmio máximo a algum participante nesses quatro anos de existência. Contudo, em agosto desse ano, o programa bateu a marca de 7 milhões de reais em prêmios distribuídos até hoje. Com números satisfatórios de audiência na RedeTV!, o game-show tem patrocínio master da marca Bombril desde fevereiro de 2012. O sucesso da atração já se converteu em duas versões de jogo de tabuleiro produzidas pela marca Estrela e um game na rede social Facebook. A espontaneidade de Marcelo de Carvalho na apresentação do programa também favorece o bom desenvolvimento da atração, sendo uma boa opção de entretenimento para toda a família nos sábados à noite.

Um comentário: