terça-feira, 30 de setembro de 2014

RG CRÍTICA #34: SEM CENSURA

Leda Nagle comanda a opção mais inteligente nas tardes da TV aberta.

O programa tem 33 anos de história!

Em meio a reprise de novelas, filmes e séries enlatadas e programas de pouco conteúdo no horário vespertino, que tal uma alternativa que mescla informação e entretenimento de maneira simples e objetiva? Parece que estou falando de um programa novo, mas não é. Essa atração está no ar há 33 anos e é, de longe, a opção mais inteligente nas tardes da TV aberta. Estou me referindo ao Sem Censura, apresentado por Leda Nagle, na TV Brasil.

Criado em 1981, o Sem Censura tem o compromisso de levar ao telespectador informações sobre o que acontece no Brasil e no mundo, em diferentes áreas da atividade humana. Há 16 anos, Leda Nagle ancora o programa, que tem alcance nacional e busca sempre trazer as tendências mais atuais: as descobertas mais recentes da medicina, a preservação do meio ambiente, a busca pela melhoria da qualidade de vida, a informação cultural, as formas de lazer fazem da atração um sinônimo de entretenimento com responsabilidade.

Parei um dia desses para assistir um programa na íntegra e me chamou atenção a abertura simples e clean do Sem Censura. Logo após, a segurança e a coerência de Leda Nagle, que também é editora-chefe do programa, em fazer uma escalada redondinha, conseguindo apresentar e interligar todas as pautas do dia sem parecer forçado. 

Leda Nagle é apresentadora e editora-chefe do Sem Censura.

Além disso, o Sem Censura não é parado no tempo e acompanha as tendências atuais de comunicação, onde os telespectadores são incentivados a integirem nas mais diversas plataformas (E-mail, Twitter, Facebook e Instagram). O debate no programa também se torna enriquecedor na medida em que, independente da sua pauta, todos os presentes (geralmente cinco convidados) podem intervir com colocações a qualquer momento.

Com direção de Cristina Ferreira, a atração consegue desenvolver, ao vivo, todas os assuntos planejados, sem precisar correr ou até mesmo "derrubar" uma pauta. Uma organização de fazer escola em muitos programas de "variedades" que estão por aí atualmente.

Os 90 minutos que o Sem Censura fica no ar diariamente, de segunda à sexta, a partir das 16h na TV Brasil (com reprise às 2h30 da manhã) merecem ser apreciados por quem gosta de um bom bate-papo com prestação de serviços e para quem busca se informar para formar opinião sobre os mais diversos assuntos, sem nenhuma censura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário