quarta-feira, 16 de outubro de 2013

RG PE #06: O POVO NA TV

Programa comandado por Ciro Bezerra sai em defesa das comunidades carentes nas noites da TV Jornal.

"O Povo na TV" traz informação e prestação de serviços.

   Enquanto a maioria dos telejornais pernambucanos cedem uma ou duas matérias (no máximo) para mostrar os problemas das comunidades, porquê não criar um telejornal apenas com essa temática? Foi assim que a TV Jornal, afiliada do SBT, pensou em setembro de 2009 ao criar o programa “O Povo na TV”. Atualmente, durante 20 minutos nas noites de segunda à sexta, das 19h20 às 19h40, o consagrado radialista e apresentador Ciro Bezerra é encarregado de cobrar providência aos órgãos públicos das mais diversas instâncias para a população, seja na saúde, segurança pública, ou no descaso social em todos os sentidos.
   Apesar de ser um programa de temática direcionada, “O Povo na TV” não deixa de ser um telejornal que também trabalha com o factual, ou seja, com os assuntos do dia que também sejam de interesse dessas comunidades, numa junção de informação e prestação de serviços. Chama a atenção na estrutura da atração é que todas as matérias veiculadas possuem uma resposta (ou “nota pé”, no meio jornalístico) das autoridades competentes, diferente de um telejornal completo, em que algumas matérias – principalmente de comunidade – passam batido na hora de dar uma resposta à população. E ainda que a resolução divulgada não pareça satisfatória, Ciro “acocha” os órgãos responsáveis solicitando providências imediatas. A liberdade e a verdade de Bezerra em seus comentários são notórias, além da sonoplastia às vezes divertida, fazem com que a cobrança seja mais incisiva, usando uma linguagem acessível a todos os públicos, de qualquer classe social.

No estúdio ou nas ruas, Ciro Bezerra cobra em prol das comunidades.

   Além disso, o próprio Ciro, às vezes, vai às ruas fazer matérias. Algo raro de encontrar na televisão em geral, já que são poucos os momentos em que se vê âncoras deixando o seu estúdio para gravar um VT. Com isso, “O Povo na TV” procura cumprir seu objetivo de dar voz e vez às comunidades, mostrando os problemas, mas também abrindo espaço para o que há de melhor nos bairros carentes da Região Metropolitana do Recife.
   A questão da constante fiscalização é uma característica interessante do programa. Volta e meia, eles retomam antigas reportagens para trazer novas soluções sobre o caso ou pedir mais providências. Essa visão de jornalismo social faz com que “O Povo na TV” seja um programa notável, embora fique tão pouco tempo no ar durante a semana. 
   “O Povo na TV” também possui uma versão própria na TV Jornal Caruaru. Comandado por Dilson Oliveira, o programa vai ao ar nesta afiliada no início da tarde, de segunda à sexta, das 12h30 às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário