domingo, 11 de outubro de 2015

RG ESPECIAL #05: RG NO RIO 3 - NO AUDITÓRIO DO ENCONTRO

Última parte das reportagens especiais no Rio de Janeiro conta como foi fazer parte da plateia do matinal apresentado por Fátima Bernardes.

Tava bonito no Projac, gente? Eu tava era feliz! #fato

Eu não podia deixar de me aventurar nas televisões do Rio sem passar pela principal emissora de TV aberta brasileira. E foi através do acesso ao auditório do “Encontro com Fátima Bernardes” que eu consegui entrar no Projac, o complexo de estúdios da Rede Globo de Televisão, localizado em Jacarepaguá, na zona sul carioca.

Após combinar a participação por e-mail, fui orientado a chegar na sede da Globo às 8 da manhã. Devido ao trânsito do Rio, atrasei quase 15 minutos (mesmo saindo do meu hostel em Botafogo às 6 da manhã!). Confesso que nem acreditei quando eu peguei o ônibus “Riocentro – via Projac”, pois sonhava com esse momento desde 2009, quando fui ao RJ pela pela primeira vez e vi um ônibus semelhante no centro da cidade.

Depois de me apresentar no Projac na portaria dirigida à plateia (de todos os programas), eles verificaram meu nome e o da minha colega e ficaram com o meu RG por alguns instantes. Em seguida, nos entregaram um termo de autorização de uso de imagem – para lermos, preenchermos e assinarmos – junto com um pequeno kit de café da manhã. Minutos depois, a segurança do Projac foi ao encontro da plateia para devolver as identidades recolhidas na entrada, chamando em voz alta o nome de cada um.

Essa era a minha visão do cenário do Encontro.

Enquanto esperávamos o momento de entrarmos no estúdio, fomos orientados a (quem tivesse) guardar as bolsas num guarda-volumes (tipo armários), e a própria Globo cedia as chaves para quem precisasse. Nessa “sala de espera” fiquei passado que tinha até uma pequena Bob's, mas ainda tava fechada. Afinal, ainda era muito cedo(?). rs!

Passava das 9 da manhã quando uma pessoa da produção do Encontro chegou para conversar com a plateia e passar as devidas instruções de como se comportar enquanto o programa estiver no ar. Depois, um outro produtor começou a discutir conosco as pautas que seriam vistas na edição daquele dia. Eles esclareceram que aquilo era necessário para nos deixar por dentro da atração e, quem sabe, encontrar alguma história legal para contribuir, tanto para os assuntos que iam ao ar, quanto para uma pauta que surgisse para uma oportunidade futura.

Às 10 da manhã, a produção pediu para que organizássemos uma fila indiana (e quem tinha vindo de caravana, iam para suas respectivas vans) para seguirmos para o estúdio. A orientação expressa era: “se quiser tirar fotos durante o trajeto pode, só não pode parar ou sair da fila para fazer isso”. Pois bem, ao sair da sala se espera e subir uma pequena ladeirinha, demos de cara com os estúdios das novelas! Era ali dentro que ficavam os sets de gravação. Lembro da ordem como se fosse ontem: “Babilônia”, “A Regra do Jogo”, “Além do Tempo” e “I Love Paraisópolis”. Claro, não deu pra ver nenhum artista, tampouco alguma cidade cenográfica (algo que eu gostaria muito de ver, mas não deu). O caminho até o estúdio durou menos de 10 minutos.

Essa é a minha cara de boboca na frente dos estúdios de "Além do Tempo", novela favorita da minha mãe! Hehehehe... 

Assim como foi em Xuxa e no Multishow, havia prioridades na formação da plateia dentro do estúdio. Mulheres primeiro, convidados na frente ou o mais próximo possível. Por último, homens (me dei mal de novo, ficando na última fila da direita, e no último lugar!). #chatiadopelaterceiravez

No dia que estive lá, também fiquei chateado por não ter encontrado o Lair Rennó, nem o Marcos Veras. E minutos depois da plateia estar devidamente instalada, Fátima Bernardes entra no palco soltando um “bom dia” bem educado e tímido. E nós, claro, a aplaudimos! Hehehe... Fomos informados que, antes do programa começar, Fátima entraria no “Bem Estar” para uma chamada ao vivo, que correu muito bem.

Voltando rapidamente para a sala de espera, uma outra instrução que nos foi repassada, era que não seria possível tirarmos fotos individuais com a Fátima quando o Encontro terminasse. A principal justificativa era que “isso demoraria muito para ser feito e, assim que o programa acabasse, seria necessário desocupar o estúdio o quanto antes, pois ali também é feito o Video Show Ao Vivo e ele precisava ser preparado em tempo hábil para o programa entrar no ar sem problemas”. Mesmo com tamanha restrição, o produtor deu um fio de esperança: “Mas nada impede que, antes do Encontro começar ou durante um dos intervalos, você peça a ela. Se Fátima atender, não tem problema”.

Sim, eu tive um breve Encontro com Fátima antes de entrarmos no ar! #feliz

Precisei do parágrafo anterior inteiro para dizer que, antes do programa começar, Fátima foi chamada por uma moça da plateia que estava três ou quatro cadeiras à minha frente, e foi atendida pela jornalista. Quando ela ia voltar pro palco, mandei um sonoro: “Fátima, vem aqui por favor!”, e eu pedi a um cara que estava do meu lado tirar minha foto com ela no meu celular. E por rápidos 10 segundos, tive o meu “Encontro com Fátima Bernardes” registrado em uma fotografia. rs!

Por fim, o Encontro daquele 3 de Setembro de 2015 transcorreu tranquilamente. No fim do programa, Fátima fez fotos com os dois lados da plateia para o Gshow. Quando deixamos o estúdio, ainda consegui uma foto com o ator Juan Alba, um dos convidados da atração naquele dia. E assim que saí, vi a mesma portaria de plateia da Globo se preparando para receber mais um auditório. Dessa vez, para uma gravação do “Esquenta” (que eu adoraria ter ficado... rs!).

Record, Multishow e Globo. Missões almejadas, planejadas e cumpridas. Fiquei muito feliz em ter esses momentos tão especiais e significativos. Para mim, que ama televisão, colecionar essas pequenas histórias, só vieram reforçar que é nesse veículo que eu pretendo estar ligado à minha vida profissional por muitos e muitos anos. Que assim seja... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário