Última
parte das reportagens especiais no Rio de Janeiro conta como foi
fazer parte da plateia do matinal apresentado por Fátima Bernardes.
Tava bonito no Projac, gente? Eu tava era feliz! #fato
Eu não podia deixar de me aventurar nas televisões do Rio sem
passar pela principal emissora de TV aberta brasileira. E foi através
do acesso ao auditório do “Encontro com Fátima Bernardes” que
eu consegui entrar no Projac, o complexo de estúdios da Rede Globo
de Televisão, localizado em Jacarepaguá, na zona sul carioca.
Após combinar a participação por e-mail, fui orientado a chegar na
sede da Globo às 8 da manhã. Devido ao trânsito do Rio, atrasei
quase 15 minutos (mesmo saindo do meu hostel em Botafogo às 6 da
manhã!). Confesso que nem acreditei quando eu peguei o ônibus
“Riocentro – via Projac”, pois sonhava com esse momento desde
2009, quando fui ao RJ pela pela primeira vez e vi um ônibus
semelhante no centro da cidade.
Depois de me apresentar no Projac na portaria dirigida à plateia (de
todos os programas), eles verificaram meu nome e o da minha colega e
ficaram com o meu RG por alguns instantes. Em seguida, nos entregaram
um termo de autorização de uso de imagem – para lermos,
preenchermos e assinarmos – junto com um pequeno kit de café da
manhã. Minutos depois, a segurança do Projac foi ao encontro da
plateia para devolver as identidades recolhidas na entrada, chamando
em voz alta o nome de cada um.
Essa era a minha visão do cenário do Encontro.
Enquanto esperávamos o momento de entrarmos no estúdio, fomos
orientados a (quem tivesse) guardar as bolsas num guarda-volumes
(tipo armários), e a própria Globo cedia as chaves para quem
precisasse. Nessa “sala de espera” fiquei passado que tinha até
uma pequena Bob's, mas ainda tava fechada. Afinal, ainda era muito
cedo(?). rs!
Passava das 9 da manhã quando uma pessoa da produção do Encontro
chegou para conversar com a plateia e passar as devidas instruções
de como se comportar enquanto o programa estiver no ar. Depois, um
outro produtor começou a discutir conosco as pautas que seriam
vistas na edição daquele dia. Eles esclareceram que aquilo era
necessário para nos deixar por dentro da atração e, quem sabe,
encontrar alguma história legal para contribuir, tanto para os
assuntos que iam ao ar, quanto para uma pauta que surgisse para uma
oportunidade futura.
Às 10 da manhã, a produção pediu para que organizássemos uma
fila indiana (e quem tinha vindo de caravana, iam para suas
respectivas vans) para seguirmos para o estúdio. A orientação
expressa era: “se quiser tirar fotos durante o trajeto pode, só
não pode parar ou sair da fila para fazer isso”. Pois bem, ao sair
da sala se espera e subir uma pequena ladeirinha, demos de cara com
os estúdios das novelas! Era ali dentro que ficavam os sets de
gravação. Lembro da ordem como se fosse ontem: “Babilônia”, “A Regra do Jogo”, “Além do Tempo” e “I Love
Paraisópolis”. Claro, não deu pra ver nenhum artista, tampouco
alguma cidade cenográfica (algo que eu gostaria muito de ver, mas não deu). O caminho até o estúdio durou menos de
10 minutos.
Essa é a minha cara de boboca na frente dos estúdios de "Além do Tempo", novela favorita da minha mãe! Hehehehe...
Assim como foi em Xuxa e no Multishow, havia prioridades na formação
da plateia dentro do estúdio. Mulheres primeiro, convidados na
frente ou o mais próximo possível. Por último, homens (me dei mal de
novo, ficando na última fila da direita, e no último lugar!).
#chatiadopelaterceiravez
No dia que estive lá, também fiquei chateado por não ter
encontrado o Lair Rennó, nem o Marcos Veras. E minutos depois da
plateia estar devidamente instalada, Fátima Bernardes entra no palco
soltando um “bom dia” bem educado e tímido. E nós, claro, a
aplaudimos! Hehehe... Fomos informados que, antes do programa
começar, Fátima entraria no “Bem Estar” para uma chamada ao
vivo, que correu muito bem.
Voltando rapidamente para a sala de espera, uma outra instrução que
nos foi repassada, era que não seria possível tirarmos fotos
individuais com a Fátima quando o Encontro terminasse. A principal
justificativa era que “isso demoraria muito para ser feito e, assim
que o programa acabasse, seria necessário desocupar o estúdio o
quanto antes, pois ali também é feito o Video Show Ao Vivo e ele
precisava ser preparado em tempo hábil para o programa entrar no ar
sem problemas”. Mesmo com tamanha restrição, o produtor deu um
fio de esperança: “Mas nada impede que, antes do Encontro começar
ou durante um dos intervalos, você peça a ela. Se Fátima atender,
não tem problema”.
Sim, eu tive um breve Encontro com Fátima antes de entrarmos no ar! #feliz
Precisei do parágrafo anterior inteiro para dizer que, antes do
programa começar, Fátima foi chamada por uma moça da plateia que
estava três ou quatro cadeiras à minha frente, e foi atendida pela
jornalista. Quando ela ia voltar pro palco, mandei um sonoro:
“Fátima, vem aqui por favor!”, e eu pedi a um cara que estava do
meu lado tirar minha foto com ela no meu celular. E por rápidos 10
segundos, tive o meu “Encontro com Fátima Bernardes” registrado
em uma fotografia. rs!
Por fim, o Encontro daquele 3 de Setembro de 2015 transcorreu
tranquilamente. No fim do programa, Fátima fez fotos com os dois
lados da plateia para o Gshow. Quando deixamos o estúdio, ainda
consegui uma foto com o ator Juan Alba, um dos convidados da atração
naquele dia. E assim que saí, vi a mesma portaria de plateia da
Globo se preparando para receber mais um auditório. Dessa vez, para
uma gravação do “Esquenta” (que eu adoraria ter ficado... rs!).
Record, Multishow e Globo. Missões almejadas, planejadas e
cumpridas. Fiquei muito feliz em ter esses momentos tão especiais e
significativos. Para mim, que ama televisão, colecionar essas
pequenas histórias, só vieram reforçar que é nesse veículo que
eu pretendo estar ligado à minha vida profissional por muitos e
muitos anos. Que assim seja... :)
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