sexta-feira, 2 de outubro de 2015

RG ESPECIAL #04: RG NO RIO 2 - NO AUDITÓRIO DO MULTISHOW

Na segunda reportagem especial das aventuras televisivas deste blogueiro no Rio de Janeiro, eu conto como foi participar da plateia do “Treme Treme na Paulista”, série do Multishow que ainda não foi ao ar.

O humorista Gustavo Mendes é um dos protagonistas da nova série do Multishow.

O Multishow tem se tornado nos últimos anos um canal fechado que tem investido pesado nos programas de comédia. E alguns deles já consolidaram seu sucesso, como o fenômeno “Vai Que Cola”, protagonizado por Paulo Gustavo (que estreia a terceira temporada neste mês e acabou de lançar o primeiro longa inspirado na série no último dia 01/10). E foi impulsionado por esta série que eu tentei participar de uma plateia do Multishow. Não consegui o “VQC”, pois no período em que estive no Rio não tinha gravação da série agendada. Para não perder a oportunidade, consegui acesso à plateia de um seriado de comédia ainda inédito no canal musical da Globo à cabo: o sitcom “Treme Treme na Paulista”, que por sinal, é gravado no mesmo set do humorístico do Paulo Gustavo.

A locação da série é no Riocentro, o Centro de Convenções do Rio de Janeiro. Ele fica pertíssimo da Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, zona sul da cidade. Após entrar em contato com o produtor de plateia Clei via e-mail (ele divulga as vagas disponíveis para as plateias das séries do Multishow em uma página do Facebook), cheguei no horário combinado na mensagem de resposta, às 14h. Depois de um lanche servido pela produção e duas horas de espera, entramos no estúdio às 16h. Mais uma vez, os critérios de compor a disposição da plateia nos lugares não foi a meu favor. A primeira pergunta feita pela produção antes de entrar era: “Quem tá de casaco?”, como eu estava, fui para uma fila a parte que, por conseguinte, foi a última a entrar, pois era capaz de aguentar a pressão do potente ar condicionado do set. E lá estava eu, na última fila da plateia, mais uma vez. #chatiado

Todos sentados, o produtor Clei conversou com a plateia. Muito simpático e tirador de onda, passou as instruções de como se comportar durante a gravação. No final dessa fala, ele ainda fez um vídeo para o snapchat dele mandando a plateia mostrar animação... rs! No momento seguinte, o diretor do programa cumprimentou aos presentes e começou a orientar o elenco que, vale ressaltar, tem gente muito boa: Fernando Caruso, Gorete Milagres (que não estavam no dia que eu fui), Gustavo Mendes e Márcia Cabrita.

Esta é uma visão geral do cenário do "Treme-Treme". Era assim que eu via da última fila da plateia.

Na sinopse, “Treme Treme” se passa em um edifício residencial e comercial fictício, localizado na Avenida Paulista (São Paulo). Todas as ações ocorrem no térreo, onde fica a entrada do prédio. Márcia Cabrita faz uma síndica louca e durona enquanto Caruso é um porteiro ranzinza e antipático. Já Gustavo Mendes (conhecido por imitar a presidente Dilma Rousseff) vive o assistente do porteiro. Numa linguagem parecida com o antigo Zorra Total, os episódios são compostos por pequenas esquetes. Além do elenco fixo, humoristas consagrados fazem participações especiais no programa. No dia da minha gravação, estiveram como convidados os comediantes Ary Toledo e Sérgio Mallandro (glu, glu, ié, ié!) [SPOILER: Ele vai entrar em cena saindo de uma enorme caixa de presente! :P]. Ao todo, serão vinte episódios na primeira temporada. E se o público aprovar, poderá ser renovada. A estreia está prevista para o dia 26 de outubro.

Essa foi a gravação mais demorada que eu participei. Foram 4 horas para gravar cerca de 20 esquetes! Haviam pausas de 5 a 10 minutos entre uma cena e outra. Os trabalhos só terminaram naquele dia por volta das 21h30 da noite. Os atores Gustavo Mendes e Márcia Cabrita sempre buscavam interagir com a plateia, apesar do cansaço (deles e o nosso!). Algumas cenas ficaram ótimas, outras nem tanto. Mas é difícil programa de comédia ser provocador de risos do início ao fim, né? (A não ser que seja o “Vai Que Cola! rs...).

P.S.: Quando fui ao banheiro entre uma gravação e outra, vi por trás do estúdio que estávamos gravando os cenários do “VQC”. Vi o quarto da Jéssica (Samantha Schmütz) e o banheiro da Pensão da Dona Jô (Catarina Abdalla). Não dava pra tirar foto porque estava muito escuro, mas fiquei feliz por ter visto alguma coisa deles. Só faltou alguém do elenco... (risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário