domingo, 12 de outubro de 2014

RG RELEMBRA #12: ELIANA E ALEGRIA

Neste Dia das Crianças, o RG na TV traz de presente a história de um grande programa infantil.

O programa estreou em 1998, na Rede Record.

12 de Outubro: Dia da Criança! Não existiria ocasião melhor para fazermos o quadro mais nostálgico do RG na TV e relembrar uma grande atração que estreava nesta mesma data, há 16 anos, na tela da Rede Record de Televisão. Estamos falando do “Eliana & Alegria”, o infantil comandado pela apresentadora Eliana, que acabava de chegar na emissora da Barra Funda após deixar o SBT, no ano de 1998.

Na época da estreia, o diretor-geral do programa Fernando Gomes definia que o “Eliana & Alegria” seria em essência, igual aos programas que a loirinha já apresentava no SBT, mesclando educação e diversão. A atração era voltada para crianças em idade pré-escolar e exibido de segunda a sexta, das 9 às 11h. "Não vamos mudar a filosofia que a Eliana implantou no SBT. O programa será recheado de quadros e terá também muitas vinhetas", revelava o diretor em 98.

Outro elemento utilizado na Record que Eliana trazia do SBT era a sua interação com bonecos de fantoche. Um dos exemplos era a Família Alegria, com bonecos que viviam no cenário do programa. Mas a apresentadora só conversava com a família de monstrinhos ao passar por uma passagem secreta na sala montada no cenário, que foi projetado por Marcelo Oka, o mesmo que criou o do infantil "Castelo Rá-Tim-Bum", da TV Cultura. Com isso, entre os personagens recorrentes estava os bonecos Bebê Alegria, Vovô Alegria e Nhoc. Além dos bonecos, completava o elenco o personagem Chiquinho, interpretado por Edílson Oliveira e o anão Pitoco.

Esta foto mostra um pouco do primeiro cenário do programa.

Os desenhos animados também tiveram muito espaço no “Eliana & Alegria”. Na época da estreia, as animações "Garfield", "As Novas Aventuras dos Caça-Fantasmas" e "Arthur" eram algumas das atrações, além do infantil canadense "A Casa de Winzy", também apresentado com bonecos. Ao longo dos anos, outros desenhos fizeram sucesso no programa da loirinha. Como não lembrar das séries clássicas japonesas Jaspion, Ultraman e, claro, o fenômeno Pokémon? Que aliás, foi o grande responsável pelo boom do programa.

Muitos quadros também fizeram sucesso no infantil da Record. “Experiência do Dia”, “Talento Kids” e “Histórias da Natureza” são alguns deles. Grandes atrações musicais também não faltavam no programa. E a medida que o tempo passava, a atração de Eliana crescia a ponto de incomodar a concorrência. No início do ano 2000, começava a se consolidar como líder de audiência no horário com picos de 13 pontos, deixando a Rede Globo, que neste horário exibia o Angel Mix (com Angélica), algumas vezes até em terceiro lugar no ibope. Em 1999, Eliana ganhou o programa dominical na Record “Eliana no Parque”, onde ela fazia gincana com escolas.

O sucesso do “Eliana & Alegria” causou várias alterações na programação da Record, desde dar mais uma hora no ar, quanto transferir a loirinha e sua trupe para as tardes da emissora (alguns desenhos foram transferidos para a manhã), obtendo o mesmo sucesso de público. A crítica de televisão também via com bons olhos a atração, chegando a ser considerado o Melhor Programa Infantil da época.

Eliana fez músicas próprias para os animes Pokémon e Sailor Moon.

Ainda em 2000, o programa estreou novo cenário – com uma imagem em tamanho real da apresentadora que mudava a cada semana – e formato. Foi daí que Eliana também estreou o uso do microfone da cor branca, e inseriu novas brincadeiras. Em 2001, o desenho Pokémon, carro-chefe do “Eliana & Alegria”, começou a dar sinais de desgaste no ibope e no dia 27 de agosto daquele ano, os executivos da emissora tentaram substituí-lo com o anime Sailor Moon, porém, a audiência não foi a esperada.

Com isso, o último “Eliana & Alegria” foi exibido no dia 7 de março de 2003, dando lugar a um novo programa infantil comandado pela loirinha. “Eliana na Fábrica Maluca” estreou três dias depois. No ano seguinte, buscando o público adolescente, foi a vez do programa “Eliana” começar na Record às 15h do dia 15 de março de 2004. Esse projeto, porém, teve menor duração e foi encerrado no dia 12 de outubro daquele mesmo ano (há exatos 10 anos), quando a apresentadora anunciou a sua despedida do público infanto-juvenil para passar a trabalhar para toda a família. Em 2005, ela estreou no dominical “Tudo é Possível”, onde ficou por quatro anos, encerrando seu ciclo na Record em 2009 e voltando para o SBT, onde está até hoje.

Este é o trecho final do último programa Eliana, onde ela se despediu
do público infanto-juvenil.

Infelizmente, o ator e humorista que fazia o Pitoco, Hélio Eduardo Afonso, faleceu em 2009, vítima de uma úlcera. Já Edilson Silva, o intérprete de Chiquinho, está fora das grandes redes de TV desde 2012, quando a Record fechou a Escolinha do Gugu, e atualmente sobrevive de eventos na Bahia, onde mora desde 2007. Hoje, 12 de outubro de 2014, ele revê a amiga Eliana no palco do programa dela no SBT após 10 anos de afastamento entre eles.

Com toda essa trajetória, “Eliana & Alegria” tem sua história registrada aqui no RG na TV. Um programa infantil que marcou época e deixou saudades. Nossas manhãs e tardes foram muito mais felizes acompanhando tudo que essa atração transmitia durante o período que esteve no ar. Feliz Dia das Crianças, pessoal! :)

5 comentários:

  1. Bons tempos pokemon fez muito sucesso e foi o principal motivo do sucesso da eliana na record

    ResponderExcluir
  2. teve tambem um desenho que era em forma animação grafica ; tinha um rato uma tarantula e acho que um macaco vcs sabem o nome desse desenho?gostaria muito fez parte de minha infância queria mostrar aos meus sobrinhos.obg

    ResponderExcluir
  3. teve tambem um desenho que era em forma animação grafica ; tinha um rato uma tarantula e acho que um macaco vcs sabem o nome desse desenho?gostaria muito fez parte de minha infância queria mostrar aos meus sobrinhos.obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desenho se chamava Beast Wars Transformers.
      logo depois foi exibido a continuação dele: Beast Wars Machines.

      Excluir
  4. Quando Arthur começou a passar na TV Cultura eu tinha a impressão de ja ter assistido antes, achava até q fosse no SBT, mas pelo visto era na Eliana...

    ResponderExcluir