quarta-feira, 26 de março de 2014

RG RELEMBRA #09: PROGRAMA “H” (BAND)

Confira a história do programa de auditório que revelou o apresentador Luciano Huck e duas eternas beldades da televisão brasileira.

O programa H era voltado para o público jovem.

"Gente bacana, reportagem, música e muita informação. O H chega em todo o Brasil com tudo isso e muito mais. Vamos fazer um programa eclético, divertido e inteligente pra esquentar os seus finais de tarde aqui na Band. A propósito, a sua participação é fundamental. Queremos que você interfira, opine, discuta... Enfim, esse espaço é seu! Estaremos antenados para as mudanças do mundo para transportá-las para a tela, e deixar você por dentro de tudo sem deixar escapar nada. Fique com a gente!". Foi com esse discurso de abertura em off sobre imagens de bastidores que estreava no dia 28 de outubro de 1996, ao vivo pela TV Bandeirantes, o programa “H”, voltado para o público jovem e que revelava Luciano Huck – Sim! Ele começou na Band! – como apresentador. E muito antes de chegar na Globo com seu Caldeirão do Huck, casar com Angélica, virar um grande ícone da publicidade e levar fama de “bom moço”, Luciano divertia o telespectador com música, gincanas, reportagens, bate-papo e, principalmente, entertia a macharada com ícones sensuais que fizeram a cabeça dos homens naquela época.

A estreia do “H” veio junto com uma grande reformulação na programação da Bandeirantes, que queria conquistar uma audiência sólida. Dirigido por Luís Paulo Simonetti (ou L. P. Simonetti, hoje diretor da Globo), o programa começava por volta das 17h. A medida que a atração ia ganhando público, Luciano acrescentava novidades na atração. No ano de 1998, eis que ele estreava um de seus trunfos: a personagem “Tiazinha”, vivida pela bailarina e atriz Suzana Alves. Com a intenção de unir o sensual e o cômico, ela era chamada ao palco para depilar os homens da plateia. Com um figurino minúsculo, que mostrava todos os seus (lindos) atributos físicos, a máscara e o chicote completava a vestimenta, fazendo referência a Mulher-Gato, vilã da série Batman. A participação de Tiazinha crescia a cada dia e foi um fenômeno de audiência na época, fazendo o ibope subir de 4 pontos para 9 (o que é muito a nível de Band!). Junto com o sucesso, também vieram as críticas. O quadro era considerado “baixo e apelativo”, e essa pressão fez com que a Band empurrasse o “H” para as noites da emissora, ocupando a faixa das 20h30 da noite. Mas mesmo sim, o público foi fiel no novo horário e a personagem ultrapassou as barreiras do programa, ganhando produtos licenciados com a sua marca, a capa da Revista Playboy, a gravação de um disco e até um programa próprio, a série “As Aventuras da Tiazinha”, pela mesmo canal.

Com Tiazinha e Feiticeira, Luciano Huck alavancou a audiência do "H".

Em janeiro de 1999, o “H” continuou investindo nos símbolos sexuais e trouxe mais uma mulher gostosa para o imaginário masculino. A morenaça Tiazinha agora dividia atenções com a loira Feiticeira, vivida pela (na época) modelo Joana Prado. Vestida como uma odalisca, ela tinha a função de “mimar” os garotões que participavam de pequenas (e malucas) competições e se saiam vencedores. Uma dessas provas, por exemplo, era ver quem comia mais bolachas em 30 segundos! O prêmio era um momento com a Feiticeira, que ia desde uma dança pra ele, acariciar os pés ou a nuca, servir cachos de uvas com os dedinhos até longas massagens ou selinhos na boca aplicadas pela moça.

Com audiência em alta e a popularidade que conquistava em cima das personagens sensuais criadas no “H”, não demorou muito para a Globo fazer o convite para Luciano Huck e levá-lo para o canal do plim-plim. Em agosto daquele mesmo ano, o apresentador anunciou a sua mudança de casa. A Band teve que pensar rápido e contratou Otaviano Costa, que na época era ex-VJ da MTV e tinha feito participações como repórter do Domingão do Faustão. Nesse meio tempo, Tiazinha também deixou o programa, tendo apenas a Feiticeira como grande atração. Inicialmente, o título "H" foi mantido, mas depois, através de votação pelo público, o programa passou a ser chamado O+ (positivo), porém manteve quadros e formato.

Otaviano Costa e Sabrina Parlatore tentaram substituir Huck, mas foi em vão.

Otaviano mostrava versatilidade, um dos pontos fortes de Huck, mas como esse era seu primeiro trabalho de apresentador, demorou um pouco para se soltar no palco. A insistência de apostar na sensualidade fez surgir outros personagens desse gênero como a Índia, os gêmeos Flávio e Gustavo e a Internética, porém o programa não conseguiu manter a mesma repercussão nem audiência.

Os sinais de cansaço da atração veio em 2001, quando a apresentadora Sabrina Parlatore foi chamada para apresentar o programa junto com Costa, com direito a mais uma mudança de nome: o "Superpositivo". Meses depois, Otaviano trocou a Band pela Record e Sabrina passou a comandar sozinha. Alguns quadros novos foram criados, mas mesmo mantendo o formato original, como a personagem Feiticeira, que ficou até o fim, não foi suficiente para fazer a atração durar mais. O “Superpositivo” deixou as telas da Band em Fevereiro de 2002 em virtude da baixa audiência.

E foi assim que o “H”, que virou “O+” e depois “Superpositivo”, fez história na televisão brasileira na área do entretenimento. Para quem não sabe, hoje Suzana Alves (Tiazinha) e Joana Prado (Feiticeira) são evangélicas. Suzana fez teatro, filmes e novelas depois, mas sem muito destaque na mídia. Joana hoje também não curte mais holofotes e é casada com o grande lutador de UFC, Vítor Belfort. Com toda a sensualidade e diversão, podemos dizer que esse programa proporcionou momentos marcantes para a Bandeirantes e claro, para os telespectadores da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário