domingo, 18 de março de 2012

RG CRÍTICA #12: A VOLTA DO “COMÉDIA” NA MTV

Novo programa de comédia da emissora musical trouxe novos desafios aos humoristas da casa.

Comédia Ao Vivo 2012: Ao vivo, pero no mucho!

   Na última quinta-feira, o elenco de humor da MTV Brasil fez a sua grande re-estreia. O “Comédia Ao Vivo” é a grande aposta humorística da emissora musical para 2012. O elenco está menor, mas o desafio é bem maior. Durante 45 minutos, Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Tatá Werneck e Paulinho Serra tentam arrancar risadas de uma plateia como um típico teatro ao vivo, além de se utilizarem de quadros pré-gravados.
   A atmosfera teatral foi percebida nos primeiros minutos dessa nova atração, quando Marcelo, Dani, Tatá e Paulinho reunidos no escuro, em círculo como um elenco de teatro, prestes a pisar no palco falam de suas dificuldades até chegar ali (Dani: “Cada ano tá diminuindo o grupo, né?”) e desejam “MERDA!” (“Boa sorte”, na linguagem teatral) em uníssono antes das luzes se acenderem e cantarem a la Broadway, a canção “Juntos Somos Mais”, apresentando de forma bem humorada a nova estrutura do programa. Ao fim da canção, Bento, que não participou do musical, liga para “Rafinha Bastos” pedindo para ir com ele à RedeTV para não ter que participar daquele “momento homossexual”, encerrando muito bem o primeiro ato da equipe.

Hellow! Adnet e Dani arrasaram fazendo "Mulheres Falidas"

   Ao fim da cena, entrou um quadro já gravado entitulado “Mulheres Falidas”. A esquete foi uma sátira ao programa mais falado nos últimos dois meses: “Mulheres Ricas”, da Bandeirantes. Apesar de todo o elenco estar na cena, apenas Marcelo Adnet, interpretando a Val, e Dani Calabresa, fazendo a hilária Narcisa, fizeram as atuações mais convincentes. Mas ainda assim, o programa estava bem.
   Ainda no primeiro bloco, Bento Ribeiro fez uma aparição interpretando o músico Kenny G. Confesso que esse foi o momento mais frio do programa, onde não entendi o porque daquilo estar acontecendo. Se era para ser engraçado, infelizmente, não foi. Combinado ou não, a cena foi cortada logo e passamos para outras cenas pré-gravadas remetendo a uma zapeada de canais, onde Tatá e Paulinho brilharam desta vez com o merchan de uma Cadeira (isso mesmo, uma cadeira!) no canal “Tvendas”. Em seguida, vemos a Tatá fazendo a repórter Irene Scarlatine cobrindo tragédias nas ruas.

Adnet toma a frente e garante muitos risos no novo "Comédia"

   A última esquete do primeiro bloco - “Guerra de Casais” - foi o momento mais ao vivo do programa até então, com direito a falhas de microfone, brilhantemente contornado pelos improvisos de Adnet. A plateia interagiu bastante com o elenco, que estava mais relaxado após os momentos iniciais. Fiquei em dúvida se os diálogos eram mesmo improvisados nesse quadro, pois eles se saíram muito bem.
   O segundo bloco começou muito bem com o “Jornal Tuital”, onde Tatá e Paulinho eram os apresentadores de um jornal em que suas notícias eram basicamente “tweets bem relevantes” sobre os mais diversos temas. A coisa ficou melhor e mais engraçada com os comentários do ótimo “Adnaldo Jabor”, que pelo nome, já se sabe quem foi que arrancou risadas desta vez, né? Esse foi o ponto alto desse segundo bloco, já que teve Kenny G (De novo? Aff!), “A prova de nada – com Paulinho Serra” (quadro gravado) e uma outra esquete ao vivo sobre entrevistas de emprego que começou bem, com Dani, Paulinho, e Bento sendo entrevistados por Adnet. Mas o final com Tatá Werneck ficou um pouco confuso ao meu ver. O importante é que o “Jornal Tuital” valeu por todo este bloco.

O "Acústico Probidão" matou as saudades do antigo "Comédia MTV"

   No terceiro e último bloco, o mais rápido também, o elenco resolveu retomar um quadro famoso do formato antigo do “Comédia MTV”: o “Acústico Proibidão”, onde eles tentam tornar lírico clássicos da MPB, funk e besteirol nacional. Eles cantaram “Minha Avó” (autoria deles que, por mim, poderia ter passado batido), “Rap das Armas” (funk clássico do filme “Tropa de Elite”) e “Palpite” (de Vanessa Rangel), em que o elenco se tornou mambembe fazendo qualquer coisa pra serem engraçados naquele momento, Adnet errou a letra, soltou palavrão e encerrou, de forma brusca, aquela primeira edição do “Comédia Ao Vivo” parando a música no meio.
   O que se pode dizer desse programa número 1 é que ele tem fôlego e consegue sim, provocar risos imediatos da plateia e, por conseguinte, de quem está em casa. A minha dica para a trupe de redatores, que segundo os créditos finais, são nove ao todo (contando com o próprio elenco), é que selecionem bem o que vai ser posto ao vivo, pois alguns quadros funcionaram bem desse jeito e outros funcionariam melhor se fossem gravados previamente, como o caso da esquete “Entrevistas de Emprego”. Senti falta de um momento “Quinta Categoria”, com a plateia dando ordens mesmo, colocando o elenco na fogueira. Os cinco humoristas são bons de improviso e se sairiam bem nessa. Fiquei me perguntando se haverá espaço para convidados especiais nesse novo formato, pois seria interessante.
   Nenhum programa de humor é 100% engraçado do início ao fim, mas se o “Comédia Ao Vivo” ultrapassou a metade desse número em seu programa de estreia, poderá se esforçar mais e encontrar o tom para alcançar os 90% de risos possíveis (afinal, os 10% de propaganda no intervalo ninguém ri, né?). Boa sorte Adnet, Bento, Dani, Paulinho e Tatá! MERDA pra vocês!  

Para quem não viu o programa, assista ele na íntegra clicando no vídeo abaixo:


Um comentário:

  1. O bento esta tocando sax porque ele esta fazendo um imitação do saturday night live que sempre tem alguem tocando principalmente Kenny G estava muito bom este primeiro episodio. E como esse programa ta bebendo na fonte do saturday.

    ResponderExcluir