RG CRÍTICA #42: A EXCITANTE VOLTA DE 'AMOR E SEXO'

Fernanda Lima e companhia estrearam nova temporada em novo dia e horário na Globo. O resultado foi bom para todos nós!

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

RG CRÍTICA #41: RETROSPECTIVA 2015

Confira o que foi destaque na TV aberta neste ano.

RG INDICA #59: ESPECIAL DE NATAL 2015

Confira a programação especial da TV aberta para celebrar a noite de Natal.

domingo, 12 de outubro de 2014

RG RELEMBRA #12: ELIANA E ALEGRIA

Neste Dia das Crianças, o RG na TV traz de presente a história de um grande programa infantil.

O programa estreou em 1998, na Rede Record.

12 de Outubro: Dia da Criança! Não existiria ocasião melhor para fazermos o quadro mais nostálgico do RG na TV e relembrar uma grande atração que estreava nesta mesma data, há 16 anos, na tela da Rede Record de Televisão. Estamos falando do “Eliana & Alegria”, o infantil comandado pela apresentadora Eliana, que acabava de chegar na emissora da Barra Funda após deixar o SBT, no ano de 1998.

Na época da estreia, o diretor-geral do programa Fernando Gomes definia que o “Eliana & Alegria” seria em essência, igual aos programas que a loirinha já apresentava no SBT, mesclando educação e diversão. A atração era voltada para crianças em idade pré-escolar e exibido de segunda a sexta, das 9 às 11h. "Não vamos mudar a filosofia que a Eliana implantou no SBT. O programa será recheado de quadros e terá também muitas vinhetas", revelava o diretor em 98.

Outro elemento utilizado na Record que Eliana trazia do SBT era a sua interação com bonecos de fantoche. Um dos exemplos era a Família Alegria, com bonecos que viviam no cenário do programa. Mas a apresentadora só conversava com a família de monstrinhos ao passar por uma passagem secreta na sala montada no cenário, que foi projetado por Marcelo Oka, o mesmo que criou o do infantil "Castelo Rá-Tim-Bum", da TV Cultura. Com isso, entre os personagens recorrentes estava os bonecos Bebê Alegria, Vovô Alegria e Nhoc. Além dos bonecos, completava o elenco o personagem Chiquinho, interpretado por Edílson Oliveira e o anão Pitoco.

Esta foto mostra um pouco do primeiro cenário do programa.

Os desenhos animados também tiveram muito espaço no “Eliana & Alegria”. Na época da estreia, as animações "Garfield", "As Novas Aventuras dos Caça-Fantasmas" e "Arthur" eram algumas das atrações, além do infantil canadense "A Casa de Winzy", também apresentado com bonecos. Ao longo dos anos, outros desenhos fizeram sucesso no programa da loirinha. Como não lembrar das séries clássicas japonesas Jaspion, Ultraman e, claro, o fenômeno Pokémon? Que aliás, foi o grande responsável pelo boom do programa.

Muitos quadros também fizeram sucesso no infantil da Record. “Experiência do Dia”, “Talento Kids” e “Histórias da Natureza” são alguns deles. Grandes atrações musicais também não faltavam no programa. E a medida que o tempo passava, a atração de Eliana crescia a ponto de incomodar a concorrência. No início do ano 2000, começava a se consolidar como líder de audiência no horário com picos de 13 pontos, deixando a Rede Globo, que neste horário exibia o Angel Mix (com Angélica), algumas vezes até em terceiro lugar no ibope. Em 1999, Eliana ganhou o programa dominical na Record “Eliana no Parque”, onde ela fazia gincana com escolas.

O sucesso do “Eliana & Alegria” causou várias alterações na programação da Record, desde dar mais uma hora no ar, quanto transferir a loirinha e sua trupe para as tardes da emissora (alguns desenhos foram transferidos para a manhã), obtendo o mesmo sucesso de público. A crítica de televisão também via com bons olhos a atração, chegando a ser considerado o Melhor Programa Infantil da época.

Eliana fez músicas próprias para os animes Pokémon e Sailor Moon.

Ainda em 2000, o programa estreou novo cenário – com uma imagem em tamanho real da apresentadora que mudava a cada semana – e formato. Foi daí que Eliana também estreou o uso do microfone da cor branca, e inseriu novas brincadeiras. Em 2001, o desenho Pokémon, carro-chefe do “Eliana & Alegria”, começou a dar sinais de desgaste no ibope e no dia 27 de agosto daquele ano, os executivos da emissora tentaram substituí-lo com o anime Sailor Moon, porém, a audiência não foi a esperada.

Com isso, o último “Eliana & Alegria” foi exibido no dia 7 de março de 2003, dando lugar a um novo programa infantil comandado pela loirinha. “Eliana na Fábrica Maluca” estreou três dias depois. No ano seguinte, buscando o público adolescente, foi a vez do programa “Eliana” começar na Record às 15h do dia 15 de março de 2004. Esse projeto, porém, teve menor duração e foi encerrado no dia 12 de outubro daquele mesmo ano (há exatos 10 anos), quando a apresentadora anunciou a sua despedida do público infanto-juvenil para passar a trabalhar para toda a família. Em 2005, ela estreou no dominical “Tudo é Possível”, onde ficou por quatro anos, encerrando seu ciclo na Record em 2009 e voltando para o SBT, onde está até hoje.

Este é o trecho final do último programa Eliana, onde ela se despediu
do público infanto-juvenil.

Infelizmente, o ator e humorista que fazia o Pitoco, Hélio Eduardo Afonso, faleceu em 2009, vítima de uma úlcera. Já Edilson Silva, o intérprete de Chiquinho, está fora das grandes redes de TV desde 2012, quando a Record fechou a Escolinha do Gugu, e atualmente sobrevive de eventos na Bahia, onde mora desde 2007. Hoje, 12 de outubro de 2014, ele revê a amiga Eliana no palco do programa dela no SBT após 10 anos de afastamento entre eles.

Com toda essa trajetória, “Eliana & Alegria” tem sua história registrada aqui no RG na TV. Um programa infantil que marcou época e deixou saudades. Nossas manhãs e tardes foram muito mais felizes acompanhando tudo que essa atração transmitia durante o período que esteve no ar. Feliz Dia das Crianças, pessoal! :)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

RG PE #10 - DEBATES EM PERNAMBUCO: QUEM FEZ MELHOR?

TV Jornal, TV Clube e Globo Nordeste realizaram debates estaduais. Qual delas conseguiu fazer um bom trabalho?

Os mediadores (da esq. pra direita): Graça Araújo, Isly Viana e Márcio Bonfim.

Faltando quatro dias para o primeiro turno das eleições, passamos o mês de setembro assistindo a vários debates na televisão, tanto de nível nacional, quanto estadual. Aqui em Pernambuco, os telespectadores tiveram três oportunidades de ver os principais candidatos ao governo do estado ao vivo, diante das câmeras e estúdios de três emissoras: a TV Jornal/SBT no dia 17, TV Clube/Record no dia 26 e a Globo Nordeste, ontem, no dia 30. Em todos os debates pernambucanos, além de ter apenas três candidatos – porque seguiram a premissa de convidar, apenas, quem tinha “representação na câmara dos deputados” – todos buscavam “auxiliar o telespectador” indeciso a escolher o seu voto, bem como ajudar a esclarecer as propostas de governo de cada um. Mas deixando de lado os desempenhos de Armando Monteiro, Paulo Câmara e Zé Gomes, vamos “passar o pente fino” e saber, no aspecto televisivo, quem propiciou o melhor espetáculo nas nossas casas. Confere aí!

#DebateTVJornal


No dia 17 de setembro, a TV Jornal deu a largada nos debates regionais em Pernambuco. Às 22h15 da noite – com alguns minutos de atraso – a jornalista Graça Araújo deu início ao programa ao vivo, que teve cinco blocos. Nos intervalos, havia intervenções do Portal NE10, site pertencente ao Sistema Jornal do Comércio de Comunicação. Um dos pontos positivos era o cenário do debate, todo trabalhado no LED, que chamou a atenção de como funcionou bem. Tirando alguns tropeços na condução de Graça, uma falha técnica entre o link ao vivo do NE10 e a TV, e o tempo do programa, que arrastou até quase 1 da manhã, foi um bom primeiro contato com os governáveis de Pernambuco. O debate foi transmitido via web pelo NE10 para um público consolidado em 11 mil espectadores, inclusive, de outras regiões do Brasil e do mundo. Nas redes sociais, a hashtag #DebateTVJornal ocupou os Trend Topics de Recife durante e depois do programa ir ao ar.

#DebateNaClube


A TV Clube sediou o segundo debate televisivo no auditório do grupo Diários Associados na última sexta-feira, 26 de setembro. Conduzido ao vivo pela jornalista e apresentadora do PE no Ar, Isly Viana, a afiliada da Record também exibiu um programa organizado, com cenário impecável e dividido em quatro blocos. A mediação segura de Isly foi um grande destaque da noite, além da ampla cobertura que mobilizou todo o conglomerado de comunicação da Rua da Veiga. Assim, o jornal Diario de Pernambuco, TV Clube e o site Pernambuco.com colaboraram mutuamente com a divulgação do debate. Um outro diferencial dos Diários Associados foi um programa paralelo exibido na web com jornalistas e especialistas, que comentavam o debate antes, durante os intervalos e após o encerramento. Como se não bastassem estas plataformas, as redes sociais do grupo também ficaram responsáveis pela cobertura e bastidores de todo o evento. E como resultado, foram vice-líderes de audiência em Pernambuco durante todo o programa.

#DebateGlobo


Primando pela objetividade, a Rede Globo Nordeste fechou o ciclo dos debates pernambucanos na TV ontem, dia 30 de setembro. Diferente dos dois anteriores, que tiveram quase duas horas de duração, o jornalista Márcio Bonfim apresentou um programa de uma hora, com apenas três blocos. O cenário foi bem mais simples quando comparado aos da TV Jornal e TV Clube, além de ser o único em que não se notava a presença de plateia no estúdio. Talvez por ser a última oportunidade antes das votações de falar para uma grande audiência, as discussões foram mais acaloradas. Mesmo com um longo e cansativo editorial de abertura, a produção do debate merece elogios, principalmente na parte de direito de resposta. Ao justificar a negativa do pedido por parte do candidato Armando Monteiro, Márcio não só disse não mas reproduziu, palavra por palavra, a fala de Paulo Câmara, algo que certamente ele não conseguiria sozinho. Também não demorou muito para que o debate, realizado em Olinda, se tornasse o assunto mais falado nas redes sociais.


Diante de todos esses debates, quem saiu ganhando, certamente, foi o telespectador, que teve a oportunidade de presenciar momentos tensos e, até, impagáveis dos candidatos nesses programas. Agora, cabe aos pernambucanos analisar tudo o que foi visto nesses três canais, que prestaram um bom serviço ao grande público, e escolher quem vai merecer o seu voto no dia 05 de Outubro. Boa eleição! ;)