RG CRÍTICA #42: A EXCITANTE VOLTA DE 'AMOR E SEXO'

Fernanda Lima e companhia estrearam nova temporada em novo dia e horário na Globo. O resultado foi bom para todos nós!

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

RG CRÍTICA #41: RETROSPECTIVA 2015

Confira o que foi destaque na TV aberta neste ano.

RG INDICA #59: ESPECIAL DE NATAL 2015

Confira a programação especial da TV aberta para celebrar a noite de Natal.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

RG INDICA #46: OS ÚLTIMOS DIAS DA MTV BRASIL NA TV ABERTA

   MTV se despede da TV aberta e migrará para a TV paga.

   23 anos depois de emitir seus primeiros sinais televisivos com o clipe de “Garota de Ipanema”, de Marina Lima, a Music Television Brasil, ou MTV Brasil para os mais íntimos, ou “Emetevê” para o Caetano Veloso, está fechando as suas portas para a TV aberta. Após produzir 109 programas diferentes durante o tempo em que esteve no ar, o Grupo Abril Radiodifusão, que detinha os direitos da marca MTV no Brasil, entregou o título para sua dona – a Viacom Internacional – e encerrará suas atividades no próximo dia 30 de setembro. A partir do dia 1º de outubro, a emissora musical se tornará, apenas, um canal a cabo qualquer.
   Sei que você deve estar se perguntando o porquê de eu indicar o fechamento de uma emissora, que apesar de tão nova, tem uma história interessante, principalmente para os jovens que acompanharam o seu engatinhar, os tempos áureos de Disk MTV e Acústicos mil e agora, presenciam o definhar de uma emissora em completa decadência. A razão é simples: mesmo com as circunstâncias que esse canal musical apaga suas luzes, vale a pena testemunhar o auto-sarcasmo e o clima de “despedida festiva” que a MTV quer passar para seus telespectadores.
   Durante todo esse mês de setembro, a emissora está um tanto quanto nostálgica. Está reprisando programas de sucesso, trazendo ex-VJ's para dar seus depoimentos no “My MTV”, entre outras atrações especiais que foram preparadas. Entre elas, uma vem se destacando: “O Último Programa do Mundo”, apresentado por Daniel Furlan, que consiste, apenas, em tirar sarro da situação do canal em seus últimos dias e discutir o lado obscuro da emissora.

Esta é atual equipe da MTV Brasil. Em maio, eram 150 pessoas.

   Apesar do clima parecer de “partir para outra”, o cenário da MTV atualmente é, realmente, preocupante. Segundo informações do portal Notícias da TV, dos nove andares do prédio do canal, apenas três estão ocupados. O espaço reservado para a recepção de artistas e convidados virou um grande quarto escuro. Quando se acende a luz, ilumina-se o abandono. Mesas cheias de bugigangas, revistas, apetrechos. Um lugar vazio, sem gente. Dos 150 funcionários que operavam a MTV em maio, hoje só há 70. Alguns profissionais chegam a fazer trabalho antes executado por uma equipe. Maquiadores desempenham a função de cabeleireiros. "Nunca se trabalhou tanto. Antes eram 14 pessoas que trabalhavam no setor de exibição. Hoje são cinco", diz Jefferson Martins, operador de exibição da emissora, onde atua há 18 anos.
   Toda a programação musical agora é feita por uma pessoa. Antes, era uma equipe de cinco profissionais. Para montar a grade de videoclipes veiculados em cinco programas, a prioridade é o acervo da MTV, mas ainda sim, chegam novos clipes no canal diariamente. A produção dos programas da emissora é feita por uma dezena de funcionários, que trabalham em um esquema colaborativo, um ajudando ao outro. Júlio Piconi, diretor de programas, faz sozinho o My MTV, que vem recebendo ex-VJs para contarem suas experiências no canal.
   Mas, abusando do tom pseudo-apocalíptico, o fim está próximo. E os sinais estão cada vez mais evidentes. Ontem, a MTV anunciou para a próxima quinta-feira (26) a exibição do último programa ao vivo da MTV Brasil. De acordo com o site oficial, a atração consistirá numa maratona diretamente da sede do canal em Sumaré (que, por sinal, também foi a casa da TV Tupi, a primeira emissora da TV brasileira) a partir das 18h, onde será realizada “uma grande festa”.
   Durante seis horas, artistas e VJ's vão “se apropriar do canal e ocupar o prédio”. Todas essas pessoas que estiverem por lá pedirão, ao vivo, seus clipes favoritos, momentos marcantes da MTV, além de tocar, cantar e “festejar”. Marcelo D2 com ConeCrew Diretoria, Vanguart e Guilherme Arantes são atrações musicais confirmadas nesse evento, assim como estão confirmadas as diversas câmeras que vão tomar conta de todo o prédio, mostrando tudo, ao vivo, até a meia-noite, encerrando, por fim a sua última transmissão em tempo real.

Astrid Fontenelle: ela abriu a MTV, e também encerrará o canal.

   Para seu encerramento definitivo, no dia 30 de setembro, apenas uma certeza: Astrid Fontenelle apresentará o último programa da MTV Brasil: Vou gravar o último programa da MTV. Eu apresentei o primeiro, fui a primeira cara do canal. E serei a última. Vou fechar a lojinha e jogar a chave fora”, disse a apresentadora, que pediu para apresentar o último clipe que o canal irá exibir no seu fechar de cortinas.
   Apesar de não ter tantos motivos para comemorar, ficar atento aos últimos momentos de uma das emissoras mais controversas da TV aberta – afinal: é um canal musical ou um canal jovem? – é como acompanhar o final de um show em que a plateia sabe que o artista, infelizmente, não voltará para o bis. #RIPMTVBrasil