RG CRÍTICA #42: A EXCITANTE VOLTA DE 'AMOR E SEXO'

Fernanda Lima e companhia estrearam nova temporada em novo dia e horário na Globo. O resultado foi bom para todos nós!

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

RG CRÍTICA #41: RETROSPECTIVA 2015

Confira o que foi destaque na TV aberta neste ano.

RG INDICA #59: ESPECIAL DE NATAL 2015

Confira a programação especial da TV aberta para celebrar a noite de Natal.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

RG CRÍTICA #25: HORA DO CHAY


MTV estreia programa com cantor e ator, ex-rebelde, Chay Suede. Um programa bonitinho... e só.

Programa estreou hoje na MTV Brasil.

            Ele tem 20 anos e é a contratação mais recente da MTV Brasil. Chay Suede estreou hoje às 17h30, o programa “Hora do Chay”. O título da atração não poderia ser mais pertinente para os trocadilhos. Este novo VJ “convida” os telespectadores a “tomar um chá” com ele durante 30 minutos num cenário psicodélico de chroma-key (típico de MTV) e uma mesinha de chá. O conteúdo do programa consiste mostrar as pérolas da emissora musical, apresentar novas bandas e receber artistas para conversar com ele.
            No seu primeiro programa, ele aparece com um figurino educado, social pero no mucho, talvez para desvencilhar a imagem recente de “rebelde” quando atuava e cantava para a extinta novela da Record. A atração não é ao vivo, o que permite um programa redondo e com poucas falhas. No maior estilo “Video Show” da MTV, Chay tenta fazer o tipo engraçadinho e simpático. É importante lembrar que esse formato de programa não é novidade da emissora musical. Quem não se lembra do “Daniella no País da MTV”, de 2003, apresentado por Daniella Cicarelli, que também mostrava bastidores das atrações da casa? E as coincidências não param por aí. Além dos títulos remeterem de alguma forma ao filme “Alice no País das Maravilhas” (já que Chay quer ser um “Chapeleiro Maluco”), eles também possuem o mesmo diretor: o talentoso Julio Piconi.
            Depois de uma entrada como se estivesse chegando em casa (uma porta de chroma faz parte também do cenário), ele contou um pouco da história dele em relação com a MTV (zzzzz...). Logo após, ele mostrou uma entrevista de Zeca Camargo em 1993 com o vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. Ele conseguiu a “pérola” quando entrou na “fitolândia” da emissora. Num momento didático, Chay apresentou o disco “Ando Meio Desligado ou A Divina Comédia”, dos Mutantes. Pois é... Ele também vai “ensinar” as pessoas (lê-se: as jovens fãs do garoto) a conhecerem grandes artistas nacionais e internacionais. A falta de criatividade do novo VJ chega a incomodar quando ressuscita um bordão do antigo programa infantil do SBT, “Disney Club” ou “Disney Cruj”. Sempre que chama um VT (vídeo) ele faz questão de dizer: “Dá o play, macaco!”. Acho bom ele começar a criar a sua própria linguagem, urgente.

Chay toma chazinho e mostra videozinho... Num é legalzinho?!

            As vinhetas de abertura e intervalo do programa ficaram muito legais, dando mais consistência ao clima “fantástico” da atração. No segundo bloco, Chay passa a ter a colaboração de Judite, “uma aeromoça sexy”, segundo o apresentador, que nada mais é que a locutora dos programas da MTV, Joana Ceccato, fazendo a linha voz do Google Translate. Hoje eles apresentaram três motivos para ver o clipe “Losing You”, da Solange Knowles, irmã da Beyoncé. Uma das razões de ver o vídeo, segundo Chay, é porque era “o clipe um dos mais bonitos que eu vi nos últimos tempos". Motivo consistente, não?!
            No último bloco do programa, Chay “apresenta” para a audiência a cantora Gal Costa. Para quem ouve música, Gal não é novidade pra ninguém. Temos então mais um indício de que Chay tentará “educar os jovens” mais novos com “boa música”, já que esse é o público que o segue. Gal Costa se tornou a artista da semana, e terá matérias sobre ela durante toda essa semana no programa. A escolha da artista não poderia ser mais oportuna, já quem em breve Gal estreia o “Estúdio MTV”. O VJ prometeu entrevistá-la também.
            Mas para não ser injusto, faz-se necessário destacar a segurança de Chay na sua estreia. Embora a empatia que ele quer ter com o grande público ainda soe artificial, tem que se dar chance e continuar acompanhando o trabalho do rapaz. Talvez nesse início só um público tenha gostado: as suas fãs enlouquecidas, que iriam gostar dele do mesmo jeito, independente do que ele fizesse na MTV, e que vivem emplacando no Twitter qualquer hashtag para ele.
            Entre “Daniella no País da MTV” e a “Hora do Chay”, ainda fico com a primeira opção. Mas para quem acompanha esse artista, vai ser “bonitinho” vê-lo de segunda a sexta, distribuindo “sorrisinhos”, chamando os “videozinhos” e tomando um chazinho. Taí a boa definição para essa estreia de Hora do Chay: bonitinho... e só.

Veja o programa de estreia na íntegra clicando aqui.