RG CRÍTICA #42: A EXCITANTE VOLTA DE 'AMOR E SEXO'

Fernanda Lima e companhia estrearam nova temporada em novo dia e horário na Globo. O resultado foi bom para todos nós!

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

RG CRÍTICA #41: RETROSPECTIVA 2015

Confira o que foi destaque na TV aberta neste ano.

RG INDICA #59: ESPECIAL DE NATAL 2015

Confira a programação especial da TV aberta para celebrar a noite de Natal.

sábado, 29 de setembro de 2012

RG ESPECIAL: HEBE, A RAINHA DA TV BRASILEIRA

É com muito pesar que este blog fica de luto ao anunciar a morte de Hebe Camargo, a Eterna Rainha da TV Brasileira. Ela faleceu na madrugada de hoje, vítima de uma parada cardíaca, na sua casa, em São Paulo. Seu sorriso, sua emoção e alegria de viver deixaram um legado histórico para todos nós brasileiros. O #RGnaTV essa semana comemorava a volta dessa estrela maior à casa que lhe acolheu por quase 25 anosVeja o #RGCrítica21. Hoje, o SBT, está dedicando toda a sua programação para homenageá-la.  

Infelizmente, o sofá mais famoso da TV brasileira perde definitivamente a sua apresentadora. Nós, meros telespectadores de sua simpatia, teremos uma lacuna insubstituível na televisão daqui pra frente. Obrigado por tudo, Hebe. Que Deus te receba te braços abertos!

Fiquem com a participação emocionante de Hebe como cantora no especial "Elas Cantam Roberto". Linda de viver!



HEBE CAMARGO - *1929 +2012

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

RG CRÍTICA #22 - CQC 200: A BAGAÇA CONTINUA FUMEGANTE?

O “resumo semanal de notícias” celebra 200 programas na próxima segunda. Há razões para comemorar?

CQC: 4 anos, 200 programas, muitas mudanças.

   Foi no dia 17 de Março de 2008 que o “Custe o Que Custar – CQC” estreou na tela da Rede Bandeirantes de Televisão. De formato argentino (“Caiga Quién Caiga” [Caia quem caia]) e em parceria com a EyeWorks/Cuatro Cabezas, aqueles homens vestidos de preto, em sua maioria comediantes, começavam a nos surpreender nas noites de segunda, com seu formato de jornalismo com entretenimento, além do toque ácido e crítico de suas matérias e/ou comentários. Na próxima segunda (01/10), eles vão exibir o programa de número 200. E o que podemos dizer é que de 2008 à 2012, o “CQC” mudou bastante.
   A começar pela sua bancada de apresentadores. A apresentação principal, feita por Marcelo Tas, ainda não foi modificada. É isso mesmo que você leu: AINDA! Em recente entrevista à Fernanda Young, o capitão do barco tem deixado claro a vontade de encerrar o ciclo: “Acho que, no CQC, em mais um ano eu me divirto também. Foi a conversa que tive com eles. Falei: 'olha, acho que mais um ano está bom, já dei minha contribuição'. Eu não tenho apego. O CQC é um projeto que está dando certo, mas se eu tiver que sair, saio com muita alegria e sei que tem gente que vai tocá-lo.”. Tas é o único do elenco que consegue unir, de fato, inteligência com o bom humor, e o seu modo de comandar a atração é singular. Se ele, de fato, sair em 2013, o CQC pode perder bastante.
   Ainda na bancada, tem o Marco Luque, que divide a apresentação com o Tas desde a estreia. Seu humor pastelão (e lento, até) conquista os telespectadores com tiradas bobas. Seu talento fez com que a Band investisse em um programa solo para ele - “O Formigueiro” - que não foi uma boa experiência para a emissora. Já o terceiro elemento da bancada poderia (ou deveria?) ser ainda o Rafinha Bastos. Mas o desentendimento dele com a equipe do programa e a própria Band em setembro do ano passado – que acarretou em sua demissão – fez com que se perdesse a pessoa que tinha os comentários mais ácidos e perspicazes, que também chamou a atenção da emissora do Morumbi e havia lhe dado um programa solo: o jornalístico “A Liga”, que está no ar até hoje, com relativo sucesso, mas que também perdeu a apresentação após essa confusão que todo o Brasil acompanhou. Não lembra? Clique aqui. Hoje em dia, a acidez de Rafinha deu lugar à “delicadeza” do “Pequeno Pônei”, Oscar Filho, que também herdou o comando do quadro de maior sucesso e mais bem feito do programa: O “Proteste Já”.

Filho, Tas e Luque: a atual bancada do CQC.

   Mas não é só da bancada que o programa sobrevive. Os repórteres tem feito a diferença e dado a cereja no bolo que o programa precisa. Danilo Gentili foi um dos primeiros repórteres do programa. Sua ousadia e pensamentos rápidos nas entrevistas também se destacaram a ponto de também alçar um voo solo na Band no comando no “Agora é Tarde”. Uma outra decisão acertada, já que este talk-show tem tido uma repercussão muito positiva. Tal sucesso fez com que ele deixasse o programa, mas não abalou tanto quanto a saída conturbada de Rafinha. Felipe Andreoli é outro que conquistou seu espaço. Ele consegue deixar as pautas esportivas do CQC muito mais interessantes. Hoje, ele também comanda um programa solo na emissora dos Saad, o esportivo “Deu Olé”, nas tardes de sábado. Rafael Cortez nos chama atenção por seu comportamento, digamos, peculiar. Ele mostra muito jogo de cintura perante as câmeras e é um dos mais pastelões depois de Luque.
   Ao longo desses quatro anos de existência, vimos o nascimento de três repórteres que já entraram quando o programa estava no ar. Em 2009, após uma seleção aberta ao público e superar 28 mil inscritos, surge a primeira mulher repórter do programa: a belíssima Monica Iozzi. Monica é um grande achado do CQC. Seu sotaque e agilidade de pensamento, alinhado à sua beleza, quebra um pouco o peso dos repórteres machões com a delicadeza na medida certa. Suas matérias políticas e de celebridades são as de maior destaque. Em 2011, aproveitando a saída de Rafinha, o programa estreou Maurício Meirelles, que saía do humorístico “Legendários”, da Record. Sua troca foi mais do que bem sucedida, e é um dos que mais rápido se adaptaram ao formato do programa.


Ronald Rios: o mais novo no programa, ainda está se adaptando.

   A mais recente aquisição foi o Ronald Rios, ex-apresentador da MTV. Ele estreou em 2012 e ainda tenta se encaixar no programa. A ele ainda falta a agilidade que o programa tanto precisa para nos entreter nas quase três horas que o “CQC” fica no ar. E assim, repórteres e apresentadores, juntamente a quadros consagrados como o “Proteste Já”, “CQTeste”, “CQC no Congresso” e o tão esperado “Top Five da TV Brasileira” já marcaram a história da televisão com seu humor ácido, inteligente e muito divertido.
   A audiência do programa sempre foi modesta, alcançando facilmente o terceiro lugar. Mas neste ano em questão, uma queda foi percebida. Seria o desgaste do formato, embora ele funcione por temporadas? Uma das razões seria o horário tardio que o programa estava indo ao ar. O apelo foi registrado e o programa já voltou há algumas semanas ao seu horário de praxe, 22h15.
   Mesmo que a atração tenha perdido um pouco o “encantamento” e os ibopes expressivos para a Band, o “CQC” ainda é uma boa opção para as noites de segunda. E se apesar de tantas mudanças sofridas ao longo desses 200 programas eles continuam a solta, desafiando tudo e todos, esperamos que eles continuem correndo atrás, sempre. Parabéns, Docinhos de Coco!!! ;) 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

RG INDICA #37: AS EMOÇÕES FINAIS DE “CHEIAS DE CHARME”


O #RGnaTV adora estragar surpresas! Saiba tudo sobre os dois últimos capítulos da novela.

As "Marias Brasileiras" vão fazer falta.

   143 capítulos vão deixar saudades a partir do próximo sábado, dia 29 de setembro. Está tudo pronto para vermos o número de encerramento dessa novela que conquistou o Brasil desde a abertura de suas cortinas no dia 16 de abril de 2012. Filipe Miguez e Isabel de Oliveira devem estar orgulhosíssimos desse folhetim de estreia da dupla que, sem dúvida, fez história no horário das 7. E o #RGnaTV vai te deixar por dentro das emoções finais de “Cheias de Charme”. Se liga!
   Conseguir informações sobre o final de “Cheias” tem sido complicado. A Globo montou um esquema de guerradigno de final de novela das oito – para evitar o vazamento dos últimos capítulos. Os atores e produtores estão recebendo os roteiros em casa. O elenco recebe suas falas somente quando chegam ao estúdio da emissora, e poucas pessoas acompanham as gravações. A novela terminou de ser escrita na semana passada. Mas vamos ao que interessa...
   Você sabe qual é o grande segredo de Inácio (Ricardo Tozzi)? O que Inácio sempre guardou é que ele foi sequestrado por Dália (Maria Helena Chira), fanática por Fabian (Ricardo Tozzi). Por isso, ela fez uma cirurgia no rapaz para ele ficar igual ao ídolo. O crime praticado por ela explica o terror que Inácio sentiu ao ser confundido com o cantor. Segundo informações do jornal “Extra”, a cena vai ao ar amanhã no penúltimo capítulo e o ator Ricardo Tozzi gravou o depoimento de seu trauma nesta quarta-feira (26). Cenas em flashback também foram gravadas para mostrar Inácio antes da operação. E tem mais: Fabian tem mesmo um gêmeo, mas é a sua irmã Simone. Revelando então, que Fabian é um coroa recauchutado de 47 anos! Depois desse desabafo, Inácio retomará o seu namoro com Maria do Rosário (Leandra Leal), com direito a beijo cinematográfico.

Segredo de Fabian e o fim de Chayene são destaques nos últimos capítulos.

   Já Chayene (Cláudia Abreu) sofrerá as consequências de suas maldades ao longo da trama, mas ainda tentará sair por cima junto ao autor Silvio de Abreu no penúltimo capítulo. Ela vai pedir, na cara dura, uma vaga na próxima novela das 7, “Guerra dos Sexos”: “Pois eu sou sua fã, morro de 'passione' por suas novelas, tu tem uma carreira 'belíssima'! Então, amadinhos, qual vai ser meu papel na novela? Se até Ivete virou atriz, já mais que na hora de Chayene virar estrela de TV!” dirá a musa do Eletroforró.
   As “Empreguetes” Rosário, Maria Aparecida (Isabelle Drummond) e Maria da Penha (Taís Araújo) voltam a formar o trio que fez sucesso no Brasil, curando Rosário de uma grande dívida e de uma depressão, realizando um grande show. Elas darão a notícia numa participação no programa "Encontro com Fátima Bernardes". Casamentos e gravidez também estão previstos no último capítulo da trama. Um dos casórios certos será o da Empreguete Cida, que terá seu happy end com Elano. O ator Jayme Matarazzo, que fez o Rodinei - o primeiro namorado de Cida - vazou hoje em seu Twitter a foto de Cida vestido de noiva.


A empreguete mais nova subirá ao altar com Elano. 

   E é assim que a trama das 19h de maior audiência dos últimos 5 anos encerrará a sua jornada. “Cheias de Charme”, definitivamente vai deixar saudades... Personagens como o malandro Sandro (Marcos Palmeira), do responsável Otto (Leopoldo Pacheco), do encantador Elano, do mauricinho Conrado (Jonatas Faro), da “nojenta” Isadora (Giselle Batista) e e a “entojada” Ariela (Simone Gutierrez), da “periguete” Brunessa (Chandelly Braz), do "171" Tom Bastos (Bruno Mazzeo) e a personal-curica Socorro (Titina Medeiros) vão fazer falta a partir da semana que vem. Esses dois últimos capítulos estão imperdíveis, vale a pena conferir!
   UPLOAD 1: No último capítulo haverá o lançamento na novela do livro “Cida, a Empreguete – Um Diário Íntimo”, escrita pela personagem interpretada por Isabelle Drummond. Haverá uma cena de uma noite de autógrafos do livro. E para os fãs da novela, uma boa notícia: esse livro, que terá 160 páginas, se tornará real e será lançado pela Globo Marcas em parceria com a Casa da Palavra. Esta obra trará ainda a Biblioteca da Cida, com a bibliografia de todas das citações do Diário, que vão de Clarice Lispector a Shakespeare. Além disso, Cida vai ganhar na justiça a ação que moveu contra os Sarmento, obrigando Sônia e Ernane (Tato Gabus Mendes) a pagar indenização por exploração infantil, danos morais e materiais.


Quem diria que o "Frango" ia salvar a "Brabuleta"?

   UPLOAD 2: Sobre o desfecho do sequestro feito pela Dália (Maria Helena Chira), tudo vai acabar bem para Rosário e Chayene graças à união de Fabian e InácioO Príncipe das Domésticas fica em pânico diante da situação, mas aceita confudir a psicopata, que fica distraída diante de dois "Fabians". Eles vão aproveitar a deixa para lutar contra ela e seu segurança. É muita confusão, com direito até ao famoso spray de pimenta de Chay, que fica toda feliz depois que seu "frango-herói" a salva do sequestro. Apesar de conseguirem livrar as cantoras do pesadelo, Dália consegue fugir, o que promete mais cenas surpresas.
   UPLOAD 3: Brunessa vira gerente da Galehip, nomeando-a de "Brutique" e passa a ser chefe de Sônia (Alessandra Richter). A perua vai morar em uma pensão no Borralho. Chayene e Fabian reatam namoro midiático e fecham turnê pequena, só para crianças. Casal faz show no Chopeokê. Socorro pede para voltar a ser personal colega de Chayene e a cantora aceita.

IBOPE. A novela “Cheias de Charme” deixará o horário das sete, na próxima sexta-feira (28), com o dever cumprido. A trama levantou o Ibope da Globo em mais de 50% na Grande São Paulo. Sua antecessora, de autoria de Miguel Falabella, foi um fiasco e derrubou as índices no horário. “Aquele Beijo”, que teve Fiuk, Giovanna Antonelli e Victor Pecoraro, registrou 25 pontos de média geral. “Cheias de Charme” até o último sábado, 22, já estava com audiência superior a cinco antecessoras. A novela tem média geral de 30.04 pontos contra 30.57 de “Caras & Bocas”, única novela que ainda não bateu.
 
FIQUE LIGADO: Em virtude do Horário Eleitoral, “Cheias de Charme” está começando às 19h.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

RG CRÍTICA #21: A BOA RAINHA À CASA TORNA


Hebe finalmente voltou ao SBT. Lugar de onde nunca deveria ter saído.

Hebe Camargo: A "gracinha" mais "linda de viver"...

   Hebe Camargo é a pessoa mais “gracinha” da TV Brasileira. Seu sofá, seu sorriso e, porquê não dizer, seu selinho, são marcas importantes da história da televisão no Brasil. Além disso, ela é a “Dama da TV”, título que conseguiu sem fazer muito esforço, pois está no ar desde a inauguração da TV Tupi, a primeira emissora brasileira. No ano de 2010, depois de quase 25 anos de SBT, ela decidiu deixar a casa e partir para outros desafios. Mal sabia ela que a sua aventura na RedeTV! terminaria em mal-estar e dívidas. Mas para o bem de todos, Silvio Santos a chamou de volta em 2012, e ela disse sim.
   Era Dezembro de 2010. Após 1235 programas gravados no SBT, com diversas mudanças de horário e de salário, Hebe Camargo ouviu os chamados da concorrência e assinou contrato com a RedeTV!. Na época, ela estava insatisfeita com o tratamento recebido na emissora de Silvio Santos. Também pudera, Hebe é, e sempre será, a “Dama da TV Brasileira”. E ela nunca precisou ostentar esse título para pedir respeito. No quesito saúde, Hebe também não estava em uma boa fase, passava por quimioterapias, e tinha recentemente, voltado a trabalhar em março daquele ano, num programa especialíssimo com convidados até de outras emissoras, inclusive os donos da RedeTV!.

O discurso de Hebe na saída do SBT é de cortar o coração...

   Hebe estreou na emissora de Luciana Gimenez e Daniela Albuquerque no dia 15 de Março de 2011, cheia de pompa e circunstância. A apresentadora, que chegou voando pela plateia, contou com a presença de 500 convidados especiais, entre eles Luan Santana, Daniel, Sérgio Reis e Paula Fernandes. O ator e cantor Daniel Boaventura também participou da atração e protagonizou um beijo técnico com a apresentadora. Na plateia, alguns convidados ilustres. Entre eles os políticos Geraldo Alckmin; o ex-governador José Serra, José Dirceu, entre outros. Hebe também exibiu entrevistas exclusivas, uma delas com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada, em Brasília. A audiência do programa "Hebe" na RedeTV! nunca foi tão significativa, marcando um pouco menos do que atingia na emissora da Anhanguera, ficando geralmente em terceiro lugar no ibope.
   Para contratar uma artista do porte de Hebe, a RedeTV! sentiu na pele, e no bolso, o peso de tamanha jogada. O salário milionário dela começou a atrasar, juntamente com o de outros funcionários, dentro uma crise que assola a RedeTV! esse ano (#FlashbackRedeManchete? #tenso!). Os valores que Hebe recebia como merchandising também começaram a atrasar. Para completar, a saúde da apresentadora se agravou em 2012, e já se percebia no ar o seu descontentamento com a emissora dos Dallevo/Carvalho. Desde Fevereiro desse ano começaram a estourar os boatos de que Hebe queria deixar a RedeTV!, até que, numa participação por telefone no programa do SBT “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, de Carlos Nascimento, em agosto desse ano, Hebe mandou o seu recado:

#ChupaRedeTV! rs...

   A situação, que estava de fato insustentável, teve seu final agora em setembro, quando a RedeTV! anunciou o desligamento de Hebe da emissora. O contrato valia até dezembro, mas não havia mais razão de mantê-la, devido ao afastamento por causa de sua doença e também pelos atrasos que a emissora de Alphaville insiste em abafar. E a melhor notícia veio logo depois: Silvio Santos a chamou de volta para o SBT.
   Devido às limitações de Hebe, que se recupera de um câncer, tudo o que Silvio Santos quer é ela de volta à casa. Para tanto, deu-lhe liberdade de seguir o formato que quiser, e dizem que já começou a ser produzido. Entre as ideias de atração para a apresentadora, está uma com formato de gala, mensal, com convidados à black-tie e música. Outra seria uma produção gravada na casa de Hebe ou em estúdio. Antes da estreia, porém, a loira aparecerá na tela do SBT. Ela estará no programa beneficente “Teleton em novembro, ao lado do Silvio, onde corre boatos de que ela será homenageada.
   No fim, tudo acabou bem para a nossa apresentadora “linda de viver”. Mesmo que ela não represente a audiência que o SBT espera, não se pode desperdiçar, e nem desrespeitar, o talento que Hebe tem e que ela ainda quer ter perante as câmeras. É Hebe, as três letrinhas que você tanto queria apagar te recebem de volta como se nada tivesse acontecido. A Rainha, enfim, à casa torna. Só me resta de desejar melhoras e esperar que volte logo para as nossas telinhas, Gracinha! =)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

RG INDICA #36: “ÍDOLOS” E “ÍDOLOS KIDS"


A sétima temporada do reality musical da Record traz junto a versão infantil da atração.

"Ídolos 2012" e "Ídolos Kids": calouros para todas as idades.

   As pessoas que cantam e aquelas “que pensam que cantam” invadem mais uma vez a tela da Rede Record de Televisão. É que desde a semana passada começou a sétima temporada (sendo a quinta feita pela emissora dos Bispos) do programa “Ídolos”. As novidades do programa em 2012 são inúmeras: novo apresentador, novos jurados e, como se não bastasse, uma versão mini do programa, direcionado às crianças: o “Ídolos Kids”.
   Para os que tem memória fraca – normal quando se trata de reality-shows – este programa musical começou no SBT no ano de 2006, que teve como vencedor da primeira edição o Leandro, mais conhecido como “Pica-Pau”. O programa era apresentado por Lygia Mendes e Beto Marden, e o quarteto de jurados era formado por Arnaldo Sacomanni, Cyz, Miranda e Thomas Roth. Esta mesma equipe foi mantida em 2007, quando consagrou como vencedora a jovem Thaême Marioto. O programa chamou a atenção da Record, que não demorou para conseguir os direitos com a Fremantle Media e levar a atração para a emissora da Barra Funda.

"Ídolos": Tudo começou no SBT.

   Em 2008, a Record levou ao ar a sua primeira temporada do reality, sendo na verdade, a terceira temporada no país. Na apresentação, Rodrigo Faro. No corpo de jurados, que se manteve por três anos seguidos: Luiz Calainho, Paula Lima e Marco Camargo, este último, é o que permanece até hoje em todas as edições apresentadas pela emissora dos bispos. Em 2011, Luiza Possi e Rick Bonadio assumiram a bancada junto com Marco. Como em todas as edições (nas duas emissoras), os perfis dos jurados são pré-definidos: sempre há o bonzinho, o meio-termo e o chatão, que não dá espaço pra ninguém. Às vezes, eles acabam, realmente, dando o tempero final que a atração precisa.
   Em 2012, devido ao natural desgaste do formato, a Record resolveu mudar o casting do programa. A mudança mais radical fica, talvez, com a mudança de apresentação: saiu Rodrigo Faro para entrar Marcos Mion, que continua segurando as pontas de seu “Legendários” nas noites de sábado. Os jurados também mudaram. Dessa vez, Fafá de Belém e Supla se juntaram a Marco Camargo para procurar um(a) grande cantor(a). A estreia deixou boas impressões desta nova equipe, mas a audiência, ainda, não foi lá essas coisas.

Marcos Mion, Supla, Fafá e Marco é o elenco de 2012.

   Já na contramão da audiência, quem estreou muito bem foi a versão infantil deste programa, batizada de “Ídolos Kids”. A primeira temporada deste programa, que também procura uma criança de grandes talentos vocais, estreou um dia depois da “versão original” e foi muito bem recebida pelo público. Para ser algo novo, a Record também escalou um apresentador diferente e outra equipe de jurados para esta atração. Quem comanda o “Ídolos Kids” é o Cássio Reis, e o trio de jurados é formado por Afonso Reis, João Gordo e Kelly Key.
   Seguindo a estrutura da versão adulta, a dinâmica do “Ídolos Kids” é a mesma: as audições são a grande peneira, e são feitas em várias partes do Brasil (nesse caso, apenas a versão adulta). Depois, os selecionados encaram mais duas etapas do programa, consideradas mais rigorosas. Na segunda fase, os aprovados ficarão em um resort, no interior de São Paulo. Lá eles conhecem o Top 15 do programa e os melhores artistas de 2012. São 4 dias de provas com a presença de preparadores vocais para ensaiar com os participantes. A banda do programa também acompanha as apresentações musicais.

Cássio Reis, Afonso Nigro, João Gordo e Kelly Key no "Ídolos Kids".

   A terceira e última eliminatória é a dos Concertos. Os que chegarem a essa etapa decisiva, viverão em uma mansão luxuosa, com tempo para ensaiar e encarar a grande final. Como nas edições anteriores, a decisão fica nas mãos do público. A cada semana, muita adrenalina e emoção na disputa, com jurados convidados, atrações musicais e a torcida da plateia e do telespectador. O vencedor do “Ídolos” ganhará 500 mil reais e as criança vencedora levará o prêmio de 100 mil reais.
   O único ponto negativo do “Ídolos” - e não sabemos se afetará o “Ídolos Kids” - é que, ao buscar “o novo ídolo do Brasil”, eles não se tornam exatamente “estrelas”. Dou um doce para quem lembrar o nome de dois vencedores das quatro edições já apresentadas pela Record. No mais, os dois programas são uma boa pedida para rir, cantar e se emocionar.
   O “Ídolos” vai ao ar nas terças e quintas, às 22h15 da noite. Já o “Ídolos Kids” é exibido nas quartas, às 21h45.

domingo, 9 de setembro de 2012

RG PE #02: PE NO AR


O telejornal matutino da TV Clube/Record ganhou mais tempo, nova apresentação e grandes mudanças.

Isly Viana: de casa nova, com a competência de sempre.

   Desde a troca de emissoras em janeiro deste ano (Record foi pra TV Clube e a Tribuna voltou a ser Band. Relembre o caso aqui.), a TV Clube é a que mais transparece mudanças. Os jornalísticos da emissora passaram a ter mais a “identidade Record”, seja nos logos, seja na interação a nível nacional. Uma das novidades que a TV Clube ganhou com a chegada da Record foi o noticiário matinal “PE no Ar”, que tem como principal objetivo apresentar as primeiras notícias do dia, o trânsito da cidade, os destaques da madrugada, adiantando o que será destaque no decorrer do dia. Assim como a Rede Globo possui seu telejornal de praças (NE TV, SP TV, RJ TV e por aí vai...), esse jornalístico segue os padrões dos telejornais da Record “SP no Ar”, “RJ no Ar”, que também são sucessos em seus respectivos estados. Quando o “PE no Ar” estreou no dia 09 de Janeiro, a apresentação ficou a cargo de Nadya Alencar e tinha apenas 40 minutos de duração. Mas desde o dia 20 de Agosto, o telejornal cresceu: ganhou mais 30 minutos e tem agora, a apresentação da competente jornalista Isly Viana.
   Junto com a chegada de Isly no comando do “PE no Ar”, o programa traz um maior compromisso na interatividade com o público, além de investir em técnicas como a transmissão digital e maior agilidade na transmissão de informações, com muitos links ao vivo. O programa traz, além do trânsito em tempo real e os destaques policiais da madrugada, as vagas de emprego (marca registrada de Isly), dicas de comportamento, agenda de shows e eventos da cidade. A agilidade é tanta que são abordados cerca de 40 temas por edição, fazendo do “PE no Ar” o maior telejornal local no período da manhã, das 7h30 às 8h45.
   Uma das grandes novidades deste novo “PE no Ar” é que Isly não vai ficar só no estúdio comandando o noticiário. Ela também pretende ir às ruas para registrar as denúncias da comunidade de maior relevância: “Fazer jornalismo é ajudar a população a cobrar os seus direitos e conseguir chegar onde a comunidade não alcança. Minha voz representa muitas pessoas e é nisso que foco o meu trabalho”, explicou a apresentadora em entrevista ao Diario de Pernambuco.
   Essa preocupação de levar a informação que o pernambucano realmente precisa faz com que a equipe do “PE no Ar” chegue cedo à TV Clube, pois o jornal começa a ser produzido a partir das 4 da manhã. O que poucos sabem é que dias antes de Isly assumir o posto de apresentadora, ela se aventurou como diretora do jornalístico, uma forma de se habituar e conhecer mais o formato do programa, que ela viria a apresentar pouco tempo depois. Atualmente, a direção do jornal está a cargo de Luana Pavão. E Nadya Alencar, que comandava o “PE no Ar”, voltou a fazer parceria com Eduardo Bandeira no comando do telejornal noturno “Jornal da Clube”.
   Com todas essas mudanças no “PE no Ar”, fica claro a grande aposta que está sendo feita na emissora com a chegada de Isly Viana. Uma aposta que tem tudo para ser certeira e de bastante êxito, pois a apresentadora tem um grande carisma com o público, além de ter opiniões que refletem o pensamento da maioria do povo pernambucano. A experiência de Isly tem tudo para somar com a agilidade e a estrutura que a TV Clube tem para levar aos pernambucanos o que eles almejam: um noticiário de qualidade.

Confira a chamada do "PE no Ar", com Isly Viana:

sábado, 1 de setembro de 2012

RG RELEMBRA #03: REDE MANCHETE (1983-1999)


Mais que lembrar um saudoso programa de TV, o #RGnaTV conta a história de uma emissora que “aconteceu”... e se perdeu.

Manchete: 18 anos de sucesso e polêmicas.

O início
   Era noite de domingo do dia 05 de Junho de 1983, quando às 19 horas e 02 minutos entrava no ar, através do canal 6, com sede no Rio de Janeiro, os primeiros minutos da Rede Manchete de Televisão. Logo após a propaganda do Oléo Lubrax-4, foi a vez de seu presidente, o empresário Adolpho Bloch – dono do Grupo Bloch – fazer o discurso de abertura, seguido de uma breve saudação do então Presidente da República, João Figueiredo. A emissora ganhou esse nome devido à Revista Manchete, de grande sucesso na época, também do Grupo Bloch. A Manchete tinha cinco emissoras próprias situadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife. Seu investimento inicial era de 50 milhões de dólares.
   O programa que “abriu os trabalhos” da emissora foi “O Mundo Mágico”, um programa musical de três horas de duração que nesse dia, chegou a incomodar o “Fantástico” (Rede Globo) na audiência. Mas ainda neste primeiro dia, a Manchete conseguiu a liderança no ibope ao exibir o filme “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, de Steven Spielberg, que até então era inédito na TV, deixando as outras emissoras assustadas. A “Televisão de Primeira Classe” – primeiro slogan da emissora – mostrou bem ao que veio. Logo na primeira semana fez a diferença ao colocar um telejornal diário de duas horas de duração no horário nobre: o “Jornal da Manchete”.
   Em 1984, a Manchete se destacava fazendo a transmissão dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, pois era o ano em que se inaugurava a Marquês de Sapucaí. A Rede Globo não transmitiu o evento por atritos entre Roberto Marinho e o presidente do Rio de Janeiro na época, Leonel Brizola. Resultado: a Rede Manchete alcançou incríveis 80 pontos de audiência! Também foi nesse ano que a emissora exibia os comícios das “Diretas Já” e abria o seu setor de dramaturgia. A primeira obra foi a minissérie “Marquesa de Santos”, com Maitê Proença e Gracindo Júnior. Em 1985, estreava o “Clube da Criança”, revelando Xuxa como apresentadora infantil. Em 1986, seria a vez da emissora descobrir Angélica no programa “Nave da Fantasia”. Em 1987, ela comanda o “Clube da Criança” no lugar de Xuxa – que foi para a Globo – e em 1988, o programa “Milk Shake”.
   Na área esportiva, a Manchete transmitiu as Copas do Mundo de 1986, diretamente do México, de 1990, na Itália, de 1994, nos Estados Unidos e 1998, na França. Também exibiu os Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984), Seul (1988) e Barcelona (1992). No período de 1986 a 1991, chegou a ser a segunda maior rede de televisão do Brasil, incomodando e muito o SBT, e se tornou a terceira maior potência da TV Latino Americana.

O sucesso
   A emissora de Adolpho Bloch teve seus momentos áureos devido a dois segmentos de programa: a dramatugia e, principalmente, os programas infantis.
  Na dramaturgia, muitas de suas novelas ficaram marcadas no imaginário do povo brasileiro. Sucessos como “Dona Beija” (1986), “Kananga do Japão” (1989), “Pantanal”, “A História de Ana Raio & Zé Trovão” (ambas de 1990), “Tocaia Grande” (1995), “Xica da Silva” (1996) e “Mandacaru” (1997) revelaram grandes atores, autores e diretores da safra veterana que vemos atualmente (a Rede Globo que o diga!).

As novelas da Manchete marcaram época.

   Se os adultos tinham as suas novelas marcantes, as crianças dos anos 80 e 90 também foram mais felizes com a Rede Manchete. O “Clube da Criança”, que estreou em 1983, foi o primeiro programa de auditório infantil que incluía brincadeiras, músicas e desenhos. Xuxa e Angélica foram as primeiras apresentadoras. Este programa sofreu várias mudanças de formato e apresentação, até acabar em 1998, sem auditório, com meia-hora de duração e sob a apresentação da pequena loirinha Debby.
   Quem também fez sucesso no segmento infantil da Rede Manchete foi a dupla Sandy e Junior. Entre os anos de 1997 e 1998, eles comandaram o programa “Sandy & Junior Show”. O programa consistia numa competição entre dois times mistos (meninos e meninas) recheados com muita música. Em 1999, eles foram contratados pela Rede Globo para estrelar o seriado “Sandy & Junior”, que foi sucesso de audiência nos quatro anos que ficou no ar.
   Mas a Manchete não marcou as crianças apenas com programas brasileiros. Eram os desenhos e séries japonesas (respectivamente animes e tokusatsu), que faziam a cabeça das crianças nas décadas de 80 e 90. Os sucessos são inúmeros. Nos anos 80, destaque para as séries do guerreiro Jaspion, o ninja Jiraya e os super sentai (tipo "Power Rangers") Changeman e Flashman. Nos anos 90, veio o boom dos animes, com Cavaleiros do Zodíaco (considerado até hoje um marco da TV, abrindo as portas do mercado brasileiro para as animações japonesas), Samurai Warriors, Shurato, Yu-Yu-Hakushô, Sailor Moon, Super Campeões, além da ousadia de exibir, em horário nobre, um bloco batizado de "U.S. Manga", onde os animes tinham temática mais adulta. Nos tokusatsus, tivemos Black Kamen Rider e Black Kamen Rider RX, Maskman, Cybercops, Patrine e Winspector. Todos eles eram exibidos em diversos horários (principalmente na parte da tarde), dentro de diversos programas. Eram realmente bons tempos... #saudades

Esses eram os desenhos que faziam sucesso nos anos 80...

...Agora, os anos 90!

O declínio
   Para quem acha que o fim veio apenas em 1999, quando a emissora saiu do ar, está redondamente enganado. Na verdade, a Manchete deu o seu primeiro tropeço em Fevereiro de 1986 quando, em menos de três anos no ar, já acumulava um prejuízo de 80 milhões de dólares e uma dívida de 23 milhões de dólares. E foi neste ano que a emissora entrou na sua primeira crise, com a primeira greve de funcionários em setembro.
   Em julho de 1987, a Manchete demite 100 pessoas devido a nova crise. A linha de shows é desativada e Adolpho Bloch admite que a emissora estava a venda. A crise se agravava, piorando no início de 1992, devido ao fracasso da novela “Amazônia”. A dívida chegava a 125 milhões de dólares. A emissora começa a ser negociada com o grupo IBF, de Hamilton Lucas de Oliveira, sendo vendida em maio daquele ano. A consequência da venda não poderia ser pior: a base de operações foi transferida para São Paulo, demitindo 670 funcionários.
   Em 1993, a falta de pagamentos faz com que os funcionários tirassem a programação do ar pela primeira vez no fim da tarde do dia 15 de março. Em seguida, eles exibiram um slide denunciando a falta dos pagamentos e o sucateamento da TV Manchete. Estava deflagrada uma nova greve de funcionários.
   Após o episódio, Adolpho Bloch entra com um processo na Justiça a fim de retomar a emissora. Através de medida cautelar, a emissora retornou ao controle do empresário em 23 de abril de 1993. Na época, a Justiça do Rio de Janeiro alegou que a IBF descumpriu cláusulas contratuais. Em 1995, a emissora começava voltar aos tempos áureos, mas aconteceu o embargo de bens da emissora pelo Banco do Brasil. As emissoras afiliadas começavam a deixar a Rede, passando para a Record e para a CNT. Também foi nesse ano que Adolpho Bloch faleceu – no dia 20 de novembro, vítima de uma embolia pulmonar – e o Grupo Bloch, tendo à frente Pedro Jack Kapeller (Jaquito), mergulhou numa profunda crise. No ano de 1997, as novelas passaram a abusar da nudez, tudo para obter a vice-liderança na audiência. No dia 31 de dezembro, a Manchete assina contrato com a Igreja Renascer em Cristo, da bispa Sônia Hernandez. O contrato previa a administração da emissora mediante pagamento mensal de R$ 4,8 milhões durante 15 anos. A igreja passou a produzir todos os programas e a vender os espaços comerciais da emissora, mas não pagou os salários dos funcionários, já atrasados em quatro meses. Após quase um mês nas mãos da Renascer, a Rede Manchete retornou ao comando da família Bloch. O arrendamento foi desfeito na justiça, devido à inadimplência da fundação.

"Brida": a última e desastrosa novela da Manchete.

   No ano de 98, estreava a novela “Brida”, baseado no best-seller de Paulo Coelho. A novela não alcançou bons índices de audiência e teve que ser encerrada às pressas (no 54º capítulo) diante do estouro da nova crise na emissora. Mais 600 funcionários são demitidos e vários programas foram extintos. Em setembro daquele ano, um novo slide é exibido pelos funcionários da Manchete de São Paulo exigindo soluções para aquela situação. No mês seguinte, uma nova greve é deflagrada devido ao não pagamento de salários. As dívidas com a Embratel passaram a ser descontadas através dos cortes diários do sinal da emissora no satélite entre às 11 da noite e 6 da manhã.
   1999 era, de fato, o ano do último suspiro da Manchete. Os problemas começaram logo em janeiro, quando o “Jornal da Manchete” saiu do ar por alguns dias. O drama se arrastou até maio, quando o empresário e sócio do Banco Rural, Amilcare Dallevo Júnior, presidente do grupo “TeleTV”, que operava o sistema de ligações interativas através do prefixo 0900, assinou um contrato para administrar 30% das dívidas da emissora e a concessão dela. No dia 08 daquele mês, depois de várias reuniões, num acordo acompanhado pelo Ministério das Comunicações, as emissoras foram adquiridas pela TV Ômega, de propriedade de Dallevo Júnior. A transação ocorreu dez dias antes do prazo final para a renovação das concessões, que estavam vencidas desde 96. Em 09 de maio, a TV Manchete é vendida definitivamente ao grupo TeleTV.
   E assim, no dia 10 de maio de 1999, a vinheta da Manchete era exibida pela última vez, que diante de uma explosão espacial que dizia “Você em Primeiro Lugar” se congelava, sucedido de uma tela escura por aproximadamente 20 minutos até aparecer o logo da “TV!”, que mais tarde se chamaria a “RedeTV!” que conhecemos hoje. Era o enterro definitivo da Rede Manchete.

-------------------------------------------------------------

   Por ironia do destino, a Rede Manchete, que se denominava “A Televisão do Ano 2000” não viu este ano de ouro chegar, mas os 18 anos dessa emissora estão marcados e eternizados por muitos brasileiros que, mesmo com os escândalos de greve e dívidas, ainda sentem falta de ver aquela famosa (e emocionante!) vinheta do “M” voador sobrevoando várias partes do Brasil e uma programação singular. Se pudéssemos resumir a sua história em poucas palavras, façamos uso de seu mais famoso bordão, adaptado da Revista que deu origem ao nome da emissora: “Aconteceu, virou Manchete... ENTROU PARA A HISTÓRIA!”. Valeu, Rede Manchete!

Veja agora a vinheta mais inesquecível da TV Brasileira... #êsaudades!


Agradecimentos: RedeManchete.Net, Site Microfone, Blog Tela Ligada, Museu da TV e Wesley Prado (do Blog "Caixa da Memória").