RG CRÍTICA #42: A EXCITANTE VOLTA DE 'AMOR E SEXO'

Fernanda Lima e companhia estrearam nova temporada em novo dia e horário na Globo. O resultado foi bom para todos nós!

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

RG CRÍTICA #41: RETROSPECTIVA 2015

Confira o que foi destaque na TV aberta neste ano.

RG INDICA #59: ESPECIAL DE NATAL 2015

Confira a programação especial da TV aberta para celebrar a noite de Natal.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

RG ENTREVISTA #02: NILSON XAVIER


O #RGnaTV traz um nome de nível nacional para falar sobre tudo que ele mais entende: novelas!

Nilson Xavier
   Segundo o Dicionário Aurélio, novela é uma narração, usualmente curta, ordenada e completa, de fatos humanos fictícios, mas, em regra, verossímeis; peça teatral ou romance com apresentação seriada pelo rádio ou pela televisão. Segundo os noveleiros, novela é aquele programa imperdível que faz você parar religiosamente uma ou mais vezes ao dia, cinco ou seis vezes por semana, por até 1 hora em frente à TV para saber o que vai acontecer com aqueles personagens. São pessoas que gostam, odeiam, fazem comparações, dão pitacos, mas não deixam de acompanhar a trama do primeiro ao último capítulo. Mas o melhor de assistir as novelas é passar a viver delas, é o caso do nosso segundo entrevistado do #RGnaTV.
   Essa pessoa é simplesmente uma das maiores referências sobre tele-dramaturgia brasileira. Autor do livro “Almanaque da Telenovela Brasileira”, criador do site teledramaturgia.com.br, blogueiro do UOL e colunista do portal do Canal Viva (canal por assinatura da Globosat), ele me cedeu algumas palavrinhas para falar um pouco sobre essa paixão brasileira (depois do futebol e do carnaval, claro!). Com vocês, Nilson Xavier!

-----------------------------------------------------------------------------

   Nilson Xavier sempre foi um apaixonado por televisão, crescendo em frente da "caixa mágica". A paixão foi tanta que ele passou a catalogar as novelas que assistia: “Foi algo natural, cresci na frente da telinha. E catalogava não só novelas, mas desenhos animados e seriados americanos também”. Quando perguntado sobre suas novelas e autores favoritos até hoje, a resposta está na ponta da língua: “Minhas novelas favoritas, das que eu acompanhei, são Vale Tudo [Gilberto Braga] e Roque Santeiro [Dias Gomes]. Dos autores, Ivani Ribeiro [autora de sucessos como “A Viagem” e “O Profeta”] e Cassiano Gabus Mendes [que escreveu novelas como “Ti, Ti, Ti” e “Anjo Mau”].

Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker em "Roque Santeiro".

   Em conversa por e-mail, também falamos das novelas além-Globo, como as novelas mexicanas do SBT, as quais não se diz muito fã, e do remake de “Carrossel”, onde Nilson explica bem o sucesso do folhetim da Anhanguera: “Toda novela tem seu público. Eu não sou público de novelas importadas. Acho produções como Carrossel muito boas. Atende o público infantil, que atualmente está carente”. Já a Rede Record, que tenta fazer história com tele-dramaturgia, o nosso entrevistado explica o que falta para a emissora da Barra Funda: “Falta respeito com o telespectador, principalmente com relação a horários. Público se fideliza com tempo, e a Record não aprendeu isso ainda”. Ao lembrá-lo das novelas da Manchete, Nilson mostra que guarda boas lembranças, destacando “Dona Beija”, “Kananga do Japão”, “Pantanal” e “Xica da Silva” como as melhores novelas dessa emissora, na opinião dele, extinta em 1999.

Taís Araújo foi “Xica da Silva” na Manchete.

   Também falamos de Band e a retomada da teledramaturgia deles no meio da primeira década de 2000 com “Floribella”, “Paixões Proibidas” e “Dance, Dance, Dance”, onde a primeira e a terceira, respectivamente, fizeram um relativo sucesso por terem uma pegada musical. Nilson acredita que há espaço para mais novelas desse gênero, “mas também há a hora de saber parar, de reconhecer a saturação do estilo”, completa. Ao voltarmos a falar sobre a Rede Globo e qual seria o segredo do sucesso das novelas da Vênus Platinada ele é categórico: “Produções de qualidade, que saltam aos olhos”.

Relembre a abertura de “Dance, Dance, Dance”, da Band:

   Perguntei a Nilson o que mudou nas novelas ao longo do tempo e se existia uma “receita de novela perfeita”: “Não existe receita, mas a base é o bom e velho folhetim. As pessoas parecem querer ver sempre as mesmas histórias. O que muda é a roupagem e a forma de se contar uma mesma história”. Com a ascensão de séries por temporadas e novelas mais curtas (como as das 11 da noite, que a Globo começou a fazer com “O Astro”), perguntei se as novelas “tradicionais” estariam em extinção: “Não, em hipótese alguma. E “Avenida Brasil” e “Cheias de Charme” são a maior prova disso.” Mas a melhor resposta desta entrevista estaria por vir. Se ele, que é tão entendido de novelas, escrevesse um folhetim, como seria? A resposta de Nilson foi a mais “saída pela tangente possível”: “Não seria! Não sou escritor de novelas e nem tenho essa pretensão!”. Fica aqui uma lição para este jovem jornalista: o mundo das novelas parece ser mais fascinante na frente das telas do que se atrever a escrever uma. Obrigado Nilson! =)

domingo, 26 de agosto de 2012

RG CRÍTICA #20: “TAPAS e BEIJOS” SOBE, “A GRANDE FAMÍLIA” DESCE

Enquanto a Família Silva está em crise na frente e atrás das câmeras, as duas amigas de Copacabana seduzem e divertem as noites de terça-feira.


Uma série está no auge, a outra, à beira do abismo.

   “Essa família é muito unida / E também muito ouriçada / Brigam por qualquer razão / Mas acabam pedindo perdão”... Os versos entoados por Dudu Nobre, já conhecidos do grande público, anunciam um novo episódio de “A Grande Família” há 11 anos. A série de 2001, que começou como um remake do que fora exibido na Globo entre 1972 e 1975, ganhou vida própria e novos episódios. Apesar de ser o seriado de maior duração na emissora carioca no momento, os sinais de desgaste estão nítidos nesta atual temporada. A contra-ponto, a série “Tapas & Beijos”, que estreou no ano passado – quando “A Grande Família” completava 10 anos no ar – tem conquistado o público com histórias divertidíssimas nas noites de terça-feira. O resultado está aí: foi a série de maior êxito em 2011, o ibope continua satisfatório em 2012 e já tem lugar garantido no ano que vem.
   “A Grande Família” tem um elenco forte e todos já foram conquistados de alguma forma por algum personagem. As atuações de Marieta Severo (Nenê), Marco Nanini (Lineu), Pedro Cardoso (Agostinho), Guta Stresser (Bebel), Lúcio Mauro Filho (Tuco) e Marcos Oliveira (Beiçola) são impagáveis. O programa teve espaço para muitas participações especiais e personagens que foram fixos por algumas temporadas como os saudosos Rogério Cardoso (Seu Floriano) e Francisco Milani (Tio Juvenal), além de Natália Lage (Gina), Andréa Beltrão (Marilda) e Evandro Mesquita (Paulão), atualmente. O segredo do sucesso da série são as histórias que fazem parte do cotidiano da família brasileira. Já “Tapas & Beijos” também tem uma pegada popular, a começar pela ótima música de abertura, interpretada pela Banda Calypso. No seu elenco também há nomes de peso como Fernanda Torres (Fátima), que já vem de outros sucessos cômicos como “Os Normais”, e Andréa Beltrão (Sueli), que saiu d'A Grande Família na mesma época que entrou nesse sitcom. Uma troca mais que acertada! Os desempenhos de Vladimir Brichta (Armane), Érico Brás (Jurandir) e do Flávio Migliaccio (Seu Chalita) também são um show a parte. Recentemente, eles colocaram o Fábio Assunção no casting, que vinha de problemas pessoais e conseguiu dar a volta por cima para nos divertir com o Jorge, dono da boate “La Conga”. O programa, que no primeiro ano falava de duas amigas encalhadas, agora falam de duas amigas que fazem de tudo para manter os seus relacionamentos. E a química Torres & Beltrão é muito convincente na telinha. Mas o tempo passa e com ele, algumas coisas evoluem, outras regridem.


O elenco de "A Grande Família" pensa no fim da série há muito tempo.

   “A Grande Família” não dá sinais de cansaço de hoje. Em 2007, eles lançaram um longa metragem baseado na série. O número relativamente bom de público – 2 milhões de espectadores – contrasta com um roteiro pífio e cansativo, que mais pareciam três episódios do seriado seguidos. E foi nesse mesmo ano que o elenco já conversava sobre o fim do programa, mas a audiência consolidada (ou seria acostumada?), faz com que a Globo nunca considere essa possibilidade. Já “Tapas & Beijos” entra na segunda temporada com a mesma boa audiência de seu início em 2011, com médias de 27 pontos contra 25 da Família Silva.
   O ano de 2012 tinha tudo pra ser o último ano d'A Grande Família. Tudo começou quando Marieta Severo revelou numa entrevista que adorava fazer a Dona Nenê mas que queria partir para novos desafios. Como se não bastasse, Pedro Cardoso discutiu feio com Guta Stresser durante as gravações do programa em julho deste ano. Botando panos quentes, a Rede Globo esclareceu que tudo foi “uma briga normal de trabalho” e que eles voltaram a gravar em seguida. Dizem que o desgaste também se deu devido às diversas alterações que foram dadas à história ao longo dos anos – como o coma de Lineu e a colocação de Fábio Porchat no elenco fixo neste ano – mas que pouco refletiram no ibope.
   Embora a crítica declare que “A Grande Família” não tem mais história pra contar e o ibope continue estagnado, a Rede Globo também confirmou mais uma temporada da série em 2013. Já “Tapas & Beijos” também tem terceira temporada garantida, que dizem, contará com a saída do personagem Jurandir, que não vem rendendo mais no programa. Enquanto “Tapas & Beijos” muda uma coisinha aqui, outra ali para o ano que vem, veremos “A Grande Família” se arrastar em seu estado terminal por mais um ano, que de tanto “catucar” os telespectadores já não sentimos mais seus efeitos há muito tempo.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

RG INDICA #35: “GLEE” HOMENAGEIA MICHAEL JACKSON NESTA QUINTA


A terceira temporada da série musical que agita as madrugadas globais de quinta pra sexta dedica um episódio para cantar as canções do Rei do Pop.

Uma homenagem pra ninguém botar defeito.

   Será na madrugada desta quinta, dia 23, que a Rede Globo levará ao ar o 11º episódio da 3ª temporada da série “Glee” intitulado “Michael”. Após exibir, sob muitos cortes, a primeira temporada do seriado americano nas manhãs de sábado no ano passado, desde janeiro deste ano que eles levaram o programa para as madrugadas “devido ao conteúdo forte da série”, que exibe abertamente cenas “fortes” de homossexualismo e bullying escolar. Mas o que não se pode negar é que o coral de perdedores de Lima, Ohio se entendem muito bem quando o assunto é música e dança.
   Para os fãs da série, a Globo tem sido muito generosa ao emendar o fim da segunda temporada com o início da terceira, onde grande parte do elenco vive as emoções da sua “última temporada”, já que muitos personagens estão se formando neste terceiro ano. O episódio que a Globo leva ao ar nesta quinta, é o que se pode chamar de “episódio-tributo”, quando a série gira em torno das músicas de um só artista. Algo que só aconteceu para Madonna e Britney Spears até então. Um episódio de “Glee” com as músicas de Michael Jackson já vinha sido esperado há muito tempo, e o elenco não fez feio.
   Na sinopse de “Michael”, o coral Novas Direções” (New Directions) entra em uma batalha musical com o antigo coral de Blaine (Darren Criss) e seu novo e desonesto líder, Sebastian (Grant Gustin), para definir quem terá o direito de cantar o repertório de Michael Jackson nas competições regionais de coral, mas os ânimos vão esquentar de forma perigosa. Enquanto isso, Finn (Cory Monteith) sofre com a falta de resposta de Rachel (Lea Michele) para seu pedido de casamento. Apesar de Rachel querer dizer sim, ela acha que o pedido aconteceu muito rápido e muito cedo. Antes de responder, ela quer saber porque o namorado está tão decidido a se casar com ela agora.
   No repertório, são essas as músicas de MJ na sequência do episódio: “Wanna Be Startin' Somethin'”, “Bad”, “Scream”, “Never Can Say Goodbye”, “Human Nature”, “Ben”, “Smooth Criminal”, “I Just Can't Stop Loving You” e “Black or White” (haveria uma cena com a música “I Want You Back”, mas que foi cortada quando o episódio foi ao ar). Apesar do horário indigesto de exibição, a partir das 2 da manhã, vale a pena curtir as músicas repaginadas do eterno Rei do Pop permeadas com uma história dramática e divertida ao mesmo tempo.
   Abaixo o teaser com o elenco da série chamando o público a assistir esse grande episódio. Imperdível!