RG CRÍTICA #42: A EXCITANTE VOLTA DE 'AMOR E SEXO'

Fernanda Lima e companhia estrearam nova temporada em novo dia e horário na Globo. O resultado foi bom para todos nós!

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

RG CRÍTICA #41: RETROSPECTIVA 2015

Confira o que foi destaque na TV aberta neste ano.

RG INDICA #59: ESPECIAL DE NATAL 2015

Confira a programação especial da TV aberta para celebrar a noite de Natal.

domingo, 29 de abril de 2012

RG INDICA #28: A VOLTA DE DANIELLA CICARELLI NA MTV


Depois de uma passagem mal-sucedida na Band e encarar uma longa geladeira, Daniella Cicarelli regressa à MTV, dez anos depois de sua estreia, com programa novo que estreia amanhã, dia 30.

Cicarelli e Thunderbird de volta à MTV no comando do "Provão"

   Eu não sei vocês, mas eu estava morrendo de saudades de ver Daniella Cicarelli de volta à telinha, principalmente na MTV. A modelo mineira fez sua primeira aparição na emissora musical em 2002, quando apresentou no VMB – prêmio de música da Music Television Brasileira – junto com o tenista Fernando Meligeni, o prêmio de clipe do ano. Em entrevistas, segundo ela, depois que trabalhou com aquela equipe no VMB, ela sentiu o desejo de permanecer nos corredores da MTV, e assim foi feito. No ano seguinte, Daniella ganhou o seu primeiro programa na casa, o “Notícias de Biquíni”, na programação de verão daquele ano, que comandou com Cazé Peçanha.
   A partir daí Cicarelli, com toda a sua simpatia e carisma, comandou cinco programas em quatro anos de casa: o ótimo “Daniella no país da MTV”, que funcionava como um “Video Show” da casa, mostrando os bastidores da emissora musical; “Hula Hula MTV”, gincana de verão comandado no ano de 2004; a gincana de dança “Dance o Clipe”; o inesquecível programa de namoro “Beija Sapo” (que saudades da Madrasta... rs!); e “Batalha de Modelos”, seu último programa no ano de 2007. No ano de 2008, Daniella foi para a Bandeirantes e estreou o game-show “Quem Pode Mais?”, uma batalha entre homens e mulheres que decepcionou na audiência. Depois de comandar o “Band Verão”, sua última tentativa na emissora do Morumbi foi apresentar a competição automobilística “Zero Bala”, junto com Otávio Mesquita, no ano de 2009. Desde então, a modelo foi colocada na geladeira. E como ela disse que sua saída da MTV foi “um término de namoro mal-resolvido”, em março deste ano ela assinou contrato novamente, voltando à emissora que lhe acolheu, dez anos depois de sua estreia.

Programas como "Daniella no País da MTV" e "Beija Sapo", fazem falta.

   Amanhã seu retorno se consolida ao apresentar, juntamente com o também ex-VJ, mas também de volta Luiz Thunderbird, o “Provão MTV”, uma disputa musical que envolverá sempre duas escolas. Na geografia do programa, dois colégios são representados por uma banda, uma equipe com 4 jogadores e uma torcida de 60 alunos. E para ajudar os VJs, o programa tem a importada estagiária costa-riquenha Silvana Sanchez.
   A mecânica do game é simples. As escolas duelam em provas de conhecimento musical e desempenho artístico com banda formada pelos alunos. Para as provas com as bandas, três jurados técnicos compostos sempre por dois VJs da MTV e um convidado vão decidir quem foi melhor. A equipe que ganhar mais pontos leva o disputadíssimo troféu “Provão MTV”. E na semana de estreia, a disputa será entre as escolas Benjamin Constant X Joana D'Arc e o juri técnico será composto por Tatá Werneck, Bruno Sutter (ex-Legendários que retornou recentemente para a MTV) e o cantor Paulo Ricardo. Numa das provas, vai rolar até a famosa “torta na cara”!
   Para quem quer conferir o retorno dessa grande musa à emissora musical é só ficar ligado amanhã, dia 30, às oito da noite. As reprises do “Provão” serão nas segundas às 23h; terças, às 14h30; quartas, às 11h; sextas, às 17h; domingos às 13h, 18h30 e 23h30. Bem-vinda de volta, Cicarelli! O #RGnaTV morria de saudades suas!

terça-feira, 24 de abril de 2012

RG CRÍTICA #14: “CHEIAS DE CHARME” ACERTOU EM CHEIO!

Apesar do trocadilho infeliz do “crítico”, a nova novela das sete da Globo agrada por apostar numa trama 100% popular.

"Dia de empreguete, véspera de madame": essas Marias ganharam o Brasil!

   Três domésticas, dois cantores e uma boa história. Com esses ingredientes, os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira começaram com o pé direito os primeiros capítulos de “Cheias de Charme”. A nova trama das sete da Vênus Platinada tem a principal característica do chamado “Padrão Globo de Qualidade” para o horário das sete: uma comédia para toda a família.
   Suas três protagonistas foram definidas logo de cara e é fácil fazer algumas ligações, tanto positivas quanto negativas. Leandra Leal vive a sonhadora Maria do Rosário, e as ações dela lembram perfeitamente as de qualquer fanática por um ídolo qualquer da atualidade. Isabelle Drummond, ao dar vida a Maria Aparecida, relembra a típica gata borralheira – enredo um pouco batido em tramas leves. Ao viver a sua primeira protagonista, fica difícil não lembrar de sua estreia como Emília, do “Sítio do Picapau Amarelo” (2001 a 2006), principalmente, quando a madrinha de sua personagem é nada menos que Dhu Moraes, que encarnou a Tia Anastácia naquela mesma época. E Taís Araújo, vivendo a forte Maria da Penha, trouxe para essa personagem traços característicos de Preta, de “Da Cor do Pecado” (2004), dando a ligeira impressão que não há muito esforço para interpretá-la.
   Os dois cantores da novela carregam boa parte da comédia da trama. Fabian (que pode ser interpretado como um Luan Santana), vivido por Ricardo Tozzi e a caricata Chayene (um misto de Joelma e Gaby Amarantos) são impagáveis. Mas os aplausos de pé devem ser direcionados à Cláudia Abreu. Depois de marcar os noveleiros como a vilã (cachorra) Laura, de “Celebridade” (2003-2004), tá segurando muito bem a onda do humor, mesmo que o “sutaque carregado” de piauiense incomode algumas vezes. Uma coisa é certa: Chayene já está no rol das divas das telenovelas!


Chayene e Fabian: cantores não muito distantes de nossa realidade.

   O primeiro capítulo foi muito bem construído. A linguagem empregada para explicar como elas se encontraram e como viraram amigas no fim daquele primeiro dia era semelhante a um episódio de uma série, com começo, meio e fim.
  Uma particularidade de “Cheias de Charme” é que todos os núcleos são “pobres”. Explica-se: além das três empregadas domésticas e seus núcleos, e até mesmo os cantores que fazem sucesso, e são bastante ricos, carregam com eles (mesmo que impregnados) a essência de serem oriundos de uma classe menos favorecida. Talvez seja por esse “excesso” de núcleos mais humildes que a trama tenha caído nas graças do público logo na primeira semana.
   Outro fator que explique a aceitação imediata do folhetim seja a trilha sonora. Abusando do popularesco, o ritmo sertanejo, o axé, forró e o tecnobrega ficaram em evidência. Principalmente por causa da música de abertura – “Ex Mai Love”, de Gaby Amarantos – de refrão chiclete que todo mundo já cantarola (e ri!) pelas ruas.
  O receio de uma novela conquistar assim de cara é a expectativa de manter o aparente sucesso em que ela está atualmente. Apesar de serem novatos, espera-se que os autores saibam aproveitar essa boa ideia que tiveram, mantendo o ritmo e não fazendo o telespectador cansar logo ou desandar completamente do que estamos assistindo.
  Se elas são “Cheias de Charme”, espero que esse charme perdure até o seu último capítulo. Potencial já provaram que tem. Vamos acompanhar os próximos capítulos! #RGSuperRecomenda!

domingo, 22 de abril de 2012

RG INDICA #27: PEQUENA TRAVESSA E AS BRASILEIRAS

Uma novela inocente e um episódio surpreendente movimenta o #RGIndica dessa semana. Se liga!

Bianca Rinaldi faz menina e menino na novela do SBT.

   O SBT dá início amanhã a mais uma reprise de suas novelas no horário da tarde, faixa essa que está dando uma audiência considerável à emissora da Anhanguera. Se juntando ao time formado atualmente pelas novelas “Pícara Sonhadora”, “Marisol” e “Maria do Bairro” respectivamente, “Pequena Travessa” antecederá essa tríade de novelas de roteiro ou 100% mexicanas a partir de amanhã, às 14h30 da tarde.
   A novela foi exibida pela primeira vez entre novembro de 2002 e abril de 2003 com 132 capítulos. O texto original é do mexicano Abel Santa Cruz – autor de “Carrossel” – sendo traduzida e adaptada para o português por Rogério Garcia e Simoni Boer, com supervisão de texto de Ecila Pedroso. A direção foi da dupla Jacques Lagoa e Sacha.
   Na sinopse, a “Pequena Travessa” é Júlia (Bianca Rinaldi), apelido dado carinhosamente a uma garota de cerca de 20 anos. Órfã de mãe, Júlia mora em um conjunto habitacional com o pai, Rafael (Walter Breda), e os irmãos mais novos, Antônio (Caio Romei) e Daniel (Emanuel Dória). Alegre, extrovertida, inteligente e travessa, Júlia é muito querida por todos, especialmente por dois rapazes que cresceram com ela: Caio (Fábio Villaverde) e Fernando (Nico Puig), conhecido como Mercúrio. Mas o coração de Júlia realmente balança quando ela conhece Alberto (Rodrigo Veronese), um jovem bonito, rico, bom caráter e que acabou de se formar em advocacia.
   A graça dessa novela é quando Júlia se vê obrigada a se transformar num menino para conseguir um emprego de office-boy e ajudar a sua família. Bastava prender o cabelo e vestir roupas de menino que Júlia se tornava Júlio. Através desse “disfarce”, “Júlio” (re)encontra Alberto após se conhecerem no hospital em seu escritório de advocacia, onde o “garoto” pede emprego para a “sua irmã”. E assim, trabalhando de manhã como Júlia ao lado de Alberto e à tarde, trabalhando como Júlio na loja Marcelo Fantucci, através da convivência, Alberto e Júlia vão experimentar viver um grande amor. A estrada só não é fácil porque Alberto já tem namorada, a maquiavélica Débora (Rachel Ripani), e estão prestes a se casar.
   No elenco, há outros nomes conhecidos como Cynthia Benini, Ana Olívia Seripieri, Thiago Oliveira, Blota Filho, Pierre Bittencourt, Luka Ribeiro, Renata Sayuri, Neusa Maria Faro e Viétia Rocha. Esta não é a primeira vez que “Pequena Travessa” é reprisada. Sua primeira reprise foi entre abril e agosto de 2005, sendo compactada em 80 capítulos no horário das 14h15. A abertura da novela fica por conta do extinto grupo Rouge, com a hit chiclete de 2002 “Não Dá Pra Resistir”.
   “Pequena Travessa” é uma novela leve e divertida que vale a pena ser acompanhada, mesmo com o texto ruim, algo característico das tramas de origem mexicana.
   Veja uma chamada da novela do ano de 2002 e anote: a partir de amanhã, às 14h30 da tarde, tem “Pequena Travessa” de volta no SBT!


"A REACIONÁRIA DO PANTANAL" INVADE A TELA DA GLOBO


   Essa matéria é muito suspeita, mas eu não poderia deixar passar em branco a exibição do 13º episódio da série “As Brasileiras”, da Rede Globo, que trará como protagonista a cantora Sandy. Representando o norte do Brasil, coube a atual apresentadora do quadro “Sandy na Casa dos Campeões”, do Fantástico, encarnar Gabriela, que será “A Reacionária do Pantanal”. O programa irá ao ar nesta quinta (26/04), às 23h10, logo após “A Grande Família”.
   Apesar de ter uma relativa experiência com dramaturgia – já fez duas séries, uma novela e dois filmes – Sandy afirma que esse é o papel mais diferente que irá interpretar. Na história, Gabriela fica revoltada com a escolha de sua mãe. A moça, dona de uma personalidade forte, adora parecer moderna e é contra o preconceito. Na verdade, ela era contra o preconceito até o dia em que sua mãe, Olinda (Regina Braga), decide abandonar a viuvez de anos para namorar uma mulher.
   “A reacionária do Pantanal” fica indignada ao descobrir que Olinda está apaixonada por Noêmia (Xuxa Lopes), e não entende o motivo pelo qual a mãe decidiu virar lésbica. Outra coisa que a moça não entende muito bem é o fato de os irmãos, Guilherme (Cadu Fávero), Guiomar (Suzana Ribeiro) e Gustavo (Danton Mello), aceitarem a situação com tanta naturalidade.

Gabriela (Sandy) não aceita a sexualidade da mãe em "As Brasileiras".

   Em Corumbá, uma cidade não muito grande do Mato Grosso do Sul, o namoro de Olinda e Noêmia logo vira notícia e acaba atrapalhando o namoro de Gabriela e Maurício (Pedro Neschling). E quando a vida da mãe interfere na vida da moça, Gabriela vira uma fera e decide cortar relações com Olinda. O episódio também contará com a participação de Fernanda Paes Leme (que já contracenou com Sandy na série “Sandy e Junior”) fazendo a Luiza, amiga de Gabriela.
   O episódio de Sandy foi escrito por Ana Maria Moretzohn, que também escreveu “Estrela-Guia”, a novela das seis que a cantora protagonizou no ano de 2001. “As Brasileirasé um programa de Daniel Filho, inspirado na obra audiovisual “As Cariocas, realizada com base na obra de Sérgio Porto. Recentemente, apareceram rumores de que a série ganhe uma nova temporada em 2013, mas ainda não há confirmações.

domingo, 15 de abril de 2012

RG CRÍTICA #13 - “MÁSCARAS”: PREFIRO USAR DO QUE ASSISTIR

O #RGnaTV acompanhou a estreia da novela “Máscaras”, na última terça, na Record. Mas as primeiras impressões não foram boas.

"Máscaras": começou bem, terminou muito mal.

   Não sou formado em telenovelas, mas carrego uma teoria interessante que é partilhada por muitas pessoas que gostam desse tipo de programa: “novela boa a gente conhece no primeiro capítulo”. Se é a primeira impressão é a que fica, o primeiro capítulo é essencial para termos amor (ou repulsa) para se prender à trama. E foi o sentimento contrário do gostar que senti assim que assisti o primeiro capítulo de “Máscaras” - de Lauro César Muniz -, a nova novela das 22h da Record.
   Não é preciso ser formado na área de teledramaturgia para se ter uma outra certeza: se tratando de novelas, a Globo ainda é superior à concorrência. A prova disso é que a Record – e outras emissoras – esperam (mesmo!) a novela das 9 da emissora do plim-plim terminar o seu capítulo diário para, enfim, colocar o seu “produto diferencial”. Não é a toa que, assim que terminou o capítulo de “Avenida Brasil” - que, aliás, está tendo uma ótima repercussão -, ao mudarmos imediatamente para o “canal dos bispos”, começava exatamente a estreia do folhetim.
   Eles resolveram colocar a abertura de cara, já que aquele capítulo não teria intervalos. E aí veio uma boa surpresa: Fagner cantando “Porto Solidão”, sucesso de Jessé, que é uma música lindíssima, enquanto diversas máscaras ilustravam, de forma muito bonita, a sua chamada de atores, autores e direção da novela. Ponto positivo.

Dia lindo ao som de "Blue Moon"... Oi?

   Após o fim daquela abertura, somos levados para um navio luxuosíssimo ao som de “Blue Moon” (embora a paisagem da novela estar ABSURDAMENTE ENSOLARADA!). Tirando a gafe na trilha sonora, deve-se dar nota 10 para a escolha certeira do navio, que deu à trama cenários, internos e externos, maravilhosos.
   Se tem um nome para definir todo o primeiro capítulo, esse nome é um substantivo próprio: Maria. A personagem – e protagonista – de Miriam Freeland deu um show de atuação ao conhecermos a mocinha numa situação de sofrimento extremo ao estar “recém-curada” de uma Depressão Pós-Parto. A instabilidade emocional da personagem, que nos despertava pena e raiva ao mesmo tempo, foi interpretada de forma muito segura pela Miriam. Mais um ponto positivo.
   Se a mocinha nos cativava, o mocinho nem tanto. O Otávio, personagem de Fernando Pavão, além de ser desconhecido do grande público não disse ao que veio, apesar das muitas cenas fortes logo no primeiro capítulo. Se ninguém conhecia o personagem Otávio, muitos identificaram as primeiras (e boas aparições) de Heitor Martinez e Gisele Itié, que na novela “estavam em Nova Iorque” apesar de não ter nenhuma cena externa. Como se ninguém soubesse que aquele quarto de hotel era mesmo no RECNOV (Record Novelas, a imitação do PROJAC, da Rede Globo).

Em "Máscaras", mocinha dá show e mocinho dá sono.

   Chamou a atenção o fato do telespectador não saber em que ano se passava a história, até Maria conversar por celular com Martim nos “EUA” – personagem de Heitor Martinez – sobre a possível eleição de Dilma para a presidência do Brasil, inferindo então que estávamos no ano de 2010.
   Logo nas primeiras cenas era possível enxergar um triângulo amoroso entre Maria, Otávio e o médico Décio, interpretado por Petrônio Gontijo, que aliás, foi outro ator que falhou um pouco em sua interpretação, com expressões faciais fora de contexto.
   Fora do eixo Maria, conhecemos a psicanalista Tônia, que tinha uma “irmã” chamada Luma, personagem de Karen Junqueira, que moram juntas, e se dão muito bem, mas logo nas primeiras cenas brigam pelos ciúmes de Tônia, que põe um “namoradinho” de Luma para correr após tentar seduzí-lo. Proteção demais ou Tônia sente algo mais por Luma? Deu essa impressão...
   Como o primeiro capítulo girou muito em torno de Maria, não conhecemos o restante do elenco, o que achei uma tremenda bola fora de Lauro César. Conhecer todos os núcleos (ou a maioria deles) no primeiro capítulo são importantes para prender mais o telespectador e apresentar suas histórias. Nomes fortes do elenco como Luisa Tomé e Paloma Duarte não deram as caras nessa estreia.

Maria (a louca! rs...) surta no primeiro capítulo de "Máscaras".

   Um dos ápices desse capítulo número um foi o grande “surto” de Maria, que escapa dos braços de Otávio (que estava envolvida nele, e ele “não percebeu” quando ela se soltou) para correr em direção a um rio próximo à fazenda onde estavam, no Mato Grosso do Sul, durante uma “tempestade”, que só ventava e relampeava. Nesse momento, vimos um flashback que apresentou como o casal se conheceu, que foi às margens daquele mesmo rio.
   Essa primeira tensão é resolvida quando vemos Maria, super calma (e diferente da surtada de cenas atrás) e ninando o seu filho no quarto do casarão. Engraçado é que até a tempestade parou quando Maria foi descoberta. Acho que a tempestade estava procurando por ela também...
  Mas a “grande cena” do capítulo foi um sequestro muito do confuso e repentino que aconteceu, em que o bebê de Maria, a empregada e o seu filho são raptados num caminhão. Numa cena terrível de perseguição (mocinho e bandidos), tivemos um momento tenso (a la Michael Jackson) quando um dos meliantes ameaçam Otávio colocando seu filho para fora do caminhão. O choro da criança é perturbador, junto com a trilha sonora (que por sinal, é muito antiga e feia no geral). No desenrolar da cena, descobrimos que a ama de leite conhecia o sequestrador e que, agora, queria Maria (a louca... rs!) de qualquer jeito. Para quê? Ninguém sabe. O sequestrador ameaçou a servente de vender os órgãos do seu filho. Foi uma indireta à próxima novela de Glória Perez, na Globo? (Para quem não sabe, “Salve Jorge”, substituta de “Avenida” na Globo, falará dentre outros temas, sobre o tráfico humano).

E é com esse close fake que o primeiro capítulo se encerrou.

   Como se não bastasse a tosquice e a incompreensão desse sequestro, o capítulo se encerra com um close forçado de Maria, num famoso congelar de cena e efeitos gráficos para fechar aquele capítulo de forma medonha ao meu ver. Resumindo: um primeiro capítulo absurdamente #FAIL.
  Apesar dos pesares, o primeiro capítulo de “Máscaras” ficou na vice-liderança isolada, perdendo para a ótima segunda temporada de “Tapas & Beijos”, na Globo, com médias de 10 e picos de 12 pontos no ibope. Além disso, a hashtag #Máscaras ficou em primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter no Brasil durante toda a exibição da estreia.
   O que posso dizer é que “Máscaras” não me atraiu em seu primeiro capítulo para continuar assistindo a trama, devido a suas falhas de história e produção. Mesmo sabendo que muita coisa pode acontecer ao longo de seus quase 200 capítulos, eu prefiro usar máscaras do que assistir a essa nova novela da Record. #RGnãoRecomenda =/

RG INDICA #26: CHEIAS DE CHARME

A combinação de música e comédia dão o tom no horário das sete da Globo, a partir de amanhã.

As "Marias do Lar" querem conquistar a fama.

   Sonhos, música e muito trabalho se misturam em “Cheias de Charme, a nova novela das 19h da Globo, que estreia amanhã. Na trama, Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) são empregadas domésticas que se conhecem por acaso em um dia péssimo para as três. Amigas à primeira vista, elas não têm ideia de como esse encontro vai mudar suas vidas.
   Maria da Penha é a empregada doméstica dos sonhos de toda patroa. Além de segurar as pontas na casa dos outros, ela precisa se virar para sustentar sua família. Maria do Rosário é uma cozinheira de mão cheia que sonha em brilhar nos palcos como cantora. Ela é fã de carteirinha da estrela do sertanejo universitário – a la Luan Santana – Fabian (Ricardo Tozzi). Mas é Inácio (Ricardo Tozzi), um motorista idêntico ao cantor, que está ao alcance do seu coração. Já Maria Aparecida é a típica gata borralheira. Filha de empregada doméstica, acabou herdando as funções do lar com a morte da mãe. A coincidência dos primeiros nomes do trio de protagonistas não é por acaso, já que a novela, até meados de fevereiro, era intitulada como “Marias do Lar”, mas teve o nome trocado por lembrar o título de uma outra telenovela da Globo exibida há muitos anos atrás (“As Três Marias”).

Gaby Amarantos + Joelma = Chayene (Cláudia Abreu)

   A pedra no sapato do trio de mocinhas atende pelo nome de Chayene, a “musa do eletroforró”. Num misto de Beyoncé, Gaby Amarantos e Joelma (Banda Calypso), Cláudia Abreu dará vida a essa vilã-cômica, que nasceu no Piauí e estourou nas paradas de sucesso com seu ritmo dançante. Madrinha da carreira de Fabian, ela vai se aproveitar dele para voltar aos holofotes, sempre com a ajuda de Laércio, seu ex-marido e eterno capacho. Para criar a sua personagem, Cláudia admitiu que pesquisou “desde [Pedro] Almodóvar (cineasta espanhol) a mulher-gorila”. A música de abertura da novela é “Ex My Love”, de Gaby Amarantos.
   No elenco (pequeno, por sinal), nomes jovens como o de Jonatas Faro (fazendo vilão pela primeira vez), Sérgio Malheiros (que fez sucesso como o Raí, de “Da Cor do Pecado”, em 2004) e Jayme Matarazzo dão fôlego a esse folhetim, além de nomes já consagrados como Marcos PalmeiraTato Gabus, Alexandra Richter, Juliana Alves, Luiz Henrique Nogueira, Humberto Carrão, Bruno Mazzeo, Leopoldo Pacheco, Aracy Balabanian, Daniel Dantas, Fábio Lago e Miguel Roncato. Há muitas caras novas também.

Marcelo D2 e Stephan cantarão no primeiro capítulo de "Cheias de Charme"

   A novela tem tudo pra ser sucesso devido ao apelo popular dos personagens, da história e, é claro, da música. E nessa área, a trama promete participações especiais de Michel Teló e até Marcelo D2, que participa já desse primeiro capítulo ao lado de seu filho, Stephan.
  A trama é escrita por uma dupla novata formada por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. A direção de núcleo é de Denise Saraceni e a direção geral fica a cargo do Carlos Araújo.
   Confesso a vocês que essa trama tá me chamando muito a atenção e, de fato, é uma novela diferente que vale a pena conferir. 

sábado, 7 de abril de 2012

RG INDICA #25: “QUEM FICA EM PÉ?” E “MÁSCARAS”

Um game-show na Band e uma novela na Record são as grandes estreias da TV semana que vem.

"Quem Fica em Pé?", com Datena, é a nova aposta da Band.

  A semana pós-páscoa da TV aberta conta com lançamentos de novos programas: a Bandeirantes escalou para a próxima segunda (09/04), a estreia do game-showQuem Fica em Pé?”, que será comandado por José Luiz Datena; e a Rede Record estreia um dia depois a sua nova novela das dez, “Máscaras”, escrita por Lauro César Muniz.
   A novidade da Band é uma opção para toda a família. O programa promete mostrar José Luiz Datena de uma forma diferente da qual estamos acostumados. O pulso firme com que ele apresenta o seu policial “Brasil Urgente” - programa que ele vai continuar a comandar - dará lugar ao seu lado divertido e cômico à frente do “Quem Fica em Pé?”, que vai divertir o horário nobre da emissora do Morumbi.
   Na atração, um concorrente enfrenta 10 desafiantes e quem é eliminado cai direto em um buraco. O participante precisa vencer a corrida contra o relógio, as perguntas e todos seus oponentes, ficando em pé até o final, para levar o sonhado prêmio de 100 mil reais.
  Embora seja sucesso em países como Estados Unidos, Espanha e Israel; e a Band anuncie como algo inédito, vale lembrar que este formato – desenvolvido pela NBC/Universal – já teve sua versão brasileira, semelhante, entre os anos de 2002 e 2003. Na época, o programa de chamava “Roleta Russa” e era comandado por Milton Neves, na Rede Record. Veja um vídeo e relembre... A caída do participante é muito tensa! rs...


   Apesar das semelhanças, “Quem Fica em Pé?” é uma novidade para quem quer fugir das novelas e quer se divertir com toda a família respondendo as perguntas do game. As perguntas serão fáceis ou difíceis? O programa é realmente divertido? Tire suas dúvidas na estreia do programa, nesta segunda às 21h20 da noite (horário de Brasília).

Veja abaixo um teaser de "Quem Fica em Pé?":


--------------------------------------------------------------------

"Máscaras" é a substituta de "Vidas em Jogo", na Record.

   Mas para quem é noveleiro de plantão, e consegue ter fôlego para assistir mais novelas depois que as tradicionais “novelas das oito/nove” termina, acompanhe nesta terça a estreia de “Máscaras”, a novela que substitui “Vidas em Jogo” no horário das 22hs, na Rede Record de Televisão.
   “Máscaras” é de autoria de Lauro César Muniz, que já escreveu novelas para a Rede Globo tais como os sucessos “O Salvador da Pátria” (1989), “Perigosas Peruas” (1991) e o fiasco “Zazá” (1997), sua última novela na Vênus Platinada. Desde 2006, ele está na Rede Record, onde já escreveu as novelas “Cidadão Brasileiro” (2006) e “Poder Paralelo” (2009).
   “Máscaras” quer revelar como a sociedade se esconde por trás de cortinas e de emoções, evitando a realidade das mais variadas maneiras. Um momento especial da história acontece em um navio cruzeiro, cenário para momentos marcantes da novela, que impactarão a vidas dos personagens até os últimos capítulos.
  Na sinopse, a trama conta a história de Otávio Benaro (Fernando Pavão), um rico proprietário rural do Mato Grosso do Sul, que se vê diante de uma tragédia familiar que o leva ao desespero. Não suportando o peso do sequestro da mulher e do filho, entra em depressão e não vê mais condições de continuar vivendo. É então que ele encontra, por acaso, uma saída artificial para seus problemas, um suicídio virtual: renasce assumindo a identidade de outro homem.
   No elenco, é possível citar nomes conhecidos como Petrônio Gontijo, Íris Bruzzi, Jonas Bloch, Heitor Martinez, Giselle Itié, Paloma Duarte, Bete Coelho, Jussara Freire, Flavia Monteiro, Raul Gazolla, Márcio Kieling, Franciely Freduzeski, Karen Junqueira, Dado Dolabella, Cécil Thiré, Giuseppe Oristanio, Bemvindo Siqueira e Yana Sardenberg.
   Cada um dos cerca de 200 capítulos de “Máscarascustará entre R$ 500 mil e R$ 600 mil. A novela, ao todo, sairá por pelo menos R$ 100 milhões. Esta será também a última grande novela de Muniz: “Daqui a dois anos, estarei com 77 anos. É claro que esta é minha última novela. Depois de 'Máscaras', só farei novelas curtas ou minisséries.”, declarou o autor na coletiva de lançamento da novela.
   Se você tá afim de uma narrativa realista com toques de humor, trama policial com muito suspense, mistério, ação e, como não pode deixar de ser, com muitas histórias de amor, “Máscaras” é a sua opção a partir do dia 10 de abril, às 22h15 da noite.

(Em miúdos, assim que “Avenida Brasil” na Globo acabar, porque a Record não vai/não quer concorrer com ela... #ficaadica)

Veja abaixo um teaser de “Máscaras”:

domingo, 1 de abril de 2012

RG INDICA #24: MELHORES DO ANO E PÂNICO NA BAND

   Esse domingo está repleto de novidades! Veja quais são, agora, em mais um #RGIndica.

Faustão de Black-Tie: Noite de Glamour nos "Melhores do Ano"

   Depois da PÉSSIMA divulgação do “Troféu Imprensa” – a premiação dos melhores do ano na televisão brasileira, organizado há muitos anos pelo SBT – no último domingo, hoje chegou a vez da Globo premiar os melhores de 2011... da sua emissora! Para isso, o Fausto Silva cede o seu programa e vira o apresentador desse evento, repleto de artistas globais e grandes cantores de nível nacional. Esse também é o momento que a Rede Globo usa para divulgar para todo o Brasil as novidades da Programação 2012 do Plim-Plim.
 Como o #RGnaTV gosta de sair na frente, vamos divulgar pra vocês agora OS VENCEDORES DESSE ANO, já que esse programa foi gravado ontem à tarde, no Rio de Janeiro. Veja a lista dos ganhadores e o discurso deles você acompanha logo mais à noite, a partir das 18hs, após o futebol:


Melhor Ator Coadjuvante: Marcelo Serrado, o Crô, de “Fina Estampa”.
Melhor Atriz: Lília Cabral, por Griselda de “Fina Estampa”.
Atriz Revelação: Giovanna Lancelotti, a Cecília de “Insensato Coração”.
Melhor Atriz Coadjuvante: Cássia Kis Magro, a mãe Dulce, de “Morde & Assopra”.
Melhor Atriz Mirim: Jesuela Mouro, a pequena Júlia de “A Vida da Gente”.
Cantor Revelação: Léo Magalhães
Melhor Comediante: Rodrigo Santana (Valéria Bandida)
Ator Revelação: Domingos Montagner, pelo Herculano da novela “Cordel Encantado”
Melhor Jornalista: Fátima Bernardes
Melhor Dupla: Vitor e Léo
Melhor Ator: Gabriel Braga Nunes, o Léo de “Insensato Coração”
Melhor Cantora: Paula Fernandes
Melhor Música: Ai, Se Eu Te Pego (Michel Teló)
Melhor Cantor: Luan Santana


O RENASCIMENTO DO “PÂNICO”, NA BAND


Será que a Turma do Pânico levará o sucesso para a Band?

   A Band estreia hoje a sua principal arma de audiência para alavancar os seus domingos. Diretamente da RedeTV!, e em pleno Dia da Mentira (mas é verdade), hoje veremos a primeira edição do “Pânico na Band”. O programa de humor que dá dor de cabeça na concorrência estreará numa emissora de maior alcance e promete manter a fórmula de seu sucesso: besteirol e mulheres seminuas a vontade!
   A novidade seria talvez a nova contratação que chega para reforçar o time já conhecido pelos telespectadores: Sabrina, Bola, Carioca, Ceará, Evandro Santo, Alfinete, Vesgo e Daniel Zuckerman. A partir de hoje, o comediante ex-MTV Guilherme Santana se junta à equipe humorística capitaneada pelo Emílio Surita.
 Com novas imitações para levantar a moral da casa (Boris Casoy e Otávio Mesquita), o “Pânico” chega para conquistar o seu espaço e não quer comparação com o seu rival de piadas da casa, o CQC. “A gente tem o nosso mundo, o CQC tem o mundo dele. Cada um no seu quadrado, cada um no seu mundo.”, disse Emílio Surita na coletiva de imprensa de lançamento do programa na última quarta-feira.
  Após oito anos da RedeTV!, espera-se que eles deem um novo gás ao programa. Tiveram um pouco mais de um mês para prepará-lo. Então, esperamos surpresas a partir de hoje.
  O “Pânico na Band” estreia neste domingo às 21h e terá reprises nas noites de sexta-feira, como na sua antiga emissora.