RG CRÍTICA #42: A EXCITANTE VOLTA DE 'AMOR E SEXO'

Fernanda Lima e companhia estrearam nova temporada em novo dia e horário na Globo. O resultado foi bom para todos nós!

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

RG CRÍTICA #41: RETROSPECTIVA 2015

Confira o que foi destaque na TV aberta neste ano.

RG INDICA #59: ESPECIAL DE NATAL 2015

Confira a programação especial da TV aberta para celebrar a noite de Natal.

domingo, 25 de março de 2012

RG ESPECIAL: O QUE CHICO ANYSIO VIU DA VIDA?

Não há muito o que dizer, mas o #RGnaTV não podia deixar de passar em branco a morte de um dos ícones do humor e da TV brasileira, que faleceu na última sexta-feira. O vídeo abaixo é um depoimento dado pelo próprio Chico Anysio no quadro "O Que Vi da Vida?", do Fantástico, na Rede Globo, em agosto do ano passado, onde ele fala sobre tudo o que viveu em sua trajetória. Sentiremos saudades, Chico! 


CHICO ANYSIO *1931 +2012

RG INDICA #23: 9 RAZÕES E 1 OBJEÇÃO PARA ASSISTIR “AVENIDA BRASIL”

Nova novela da Globo no horário das nove tem razões boas para conferir a sua estreia amanhã, mas nem tudo é perfeito né?


   Depois do último (e frustrante) capítulo de “Fina Estampa”, as atenções de qualquer noveleiro que se preze é acompanhar a estreia de “Avenida Brasil”, sua sucessora no horário das 21hs da Rede Globo. Para facilitar se vale a pena acompanhar mais um começo de folhetim, o #RGnaTV vai expor 10 pontos para você mesmo fazer o julgamento. E como aqui a decisão já tá tomada, colocarei 9 pontos para assistir e 1 ponto para desistir dessa novela de uma vez por todas. Leia todas e comente com a gente:

  1. JOÃO EMANUEL CARNEIRO. O autor desta novela é a primeira razão pra você acompanhar a estreia de “Avenida Brasil”. Afinal de contas, ele tem em seu currículo as novelas de maior repercussão na Rede Globo quando foram ao ar. Seu sobrenome é Sucesso! Apesar de trabalhar como colaborador de novelas há muito tempo, foi como titular em “Da Cor do Pecado” que fez a sua primeira (e ótima!) estreia. A partir daí, emplacou outro sucesso no horário das sete, a divertida “Cobras & Lagartos”. O êxito dessas novelas fez com que a Globo o jogasse na cova dos leões, (digo, no horário nobre) e ele não decepcionou ao escrever sua primeira novela das 9, “A Favorita”, que foi um dos folhetins de maior sucesso nos últimos 10 anos e que impressionou com a agilidade da trama. Ou vai dizer que você nunca cantarolou “Beijinho Doce” entre 2008 e 2009, hein? rs...

  2. CORDILHEIRA DOS ANDES. Como todo começo de novela global, sempre temos uma linda paisagem para enfeitar os primeiros capítulos, dentro ou fora do nosso país. E “Avenida Brasil” não fará diferente. Dessa vez, a Cordilheira dos Andes e a província argentina de Mendoza, conhecida pelos seus lindos vinhedos, serão os primeiros cenários para o início desta história. As cenas vão ao ar a partir da segunda semana e retratarão as ruas da cidade, além do Parque General San Martin e o cemitério Las Heras. Durante dez dias de viagem, uma equipe formada por 25 pessoas, reunindo direção, produção e elenco somou 67 horas de trabalho. Vale salientar que haverá atores argentinos no elenco. Vamos ver se os nossos “hermanos” serão mais bonitos que as paisagens de seu país que veremos na trama.

  3. VINGANÇA. Calma gente, não vamos falar de Soraya Montenegro, de “Maria do Bairro”. Mas esse será a palavra chave da mocinha protagonista Nina, que no começo da trama vai se chamar Rita, e é interpretada pela Débora Falabella. Explico: Depois de perder sua família e sua casa, Rita vai cultivar o ódio por sua madrasta Carminha (Adriana Esteves). E mesmo depois de tantos anos, ela só vai querer saber de se vingar. Assumindo uma nova identidade com o nome de Nina, vai dar um jeito de se aproximar de sua inimiga e colocar seu plano em prática. E, para conseguir seu objetivo, Nina está disposta a tudo. Até a agir como vilã por uma causa que considera mais do que justa. Mas será que os fins justificam os meios?

  4. ADRIANA ESTEVES. Se a Débora Falabella é uma mocinha que vai agir como vilã, a personagem de Adriana Esteves será má por completo. Adriana, como atriz, é um talento que dispensa apresentações. Mas segundo a própria, a sua personagem de “Avenida Brasil”, Carminha, está sendo o papel mais difícil da sua carreira. Estou achando que é a personagem mais difícil da minha carreira”, diz a atriz, que já tem mais de 20 anos de TV. Megera, bonita, sensual, inteligente, divertida, dissimulada, ambiciosa, fria e amoral. A combinação dessas características faz de Carminha a vilã que vai movimentar a trama das nove. “Ela é extremamente complexa”, define Adriana. Então, preparem-se para ver mais uma atuação de sucesso da Senhora Esteves.

  5. TONY RAMOS. Este ator de primeira grandeza também promete dar show em “Avenida Brasil”, mas já adiantamos que seu personagem, Genésio, tem vida curta no folhetim. Mais precisamente, apenas o primeiro capítulo. Mas a morte dele, que será atropelado em plena Avenida Brasil, é o que desencadeará muitas reviravoltas na trama. Na sinopse, Genésio é um empreiteiro que sempre trabalhou duro para dar uma vida boa à filha pequena, Rita (Mel Maia). Viúvo e apaixonado por sua nova esposa, Carminha, ele não espera que a mulher em quem ele confia e tanto ama, fora traí-lo friamente. E isso mudará toda sua vida. Ou seja, teremos fortes emoções logo no primeiro capítulo!

  6. LIXÃO. Se teremos as lindas paisagens argentinas, porque não um contraponto de um lixão servindo de cenário para “Avenida Brasil”? Inspirado no Aterro Sanitário de Gramacho (localizado no Rio de Janeiro), esse lixão vai abrigar grandes personagens e muito suspense. Lá viverá dois personagens bem distintos: a Lucinda (Vera Holtz), uma mulher que construiu um lar com restos de lixo e que abrigará crianças na sua casa, sendo conhecida como a mãe do lixo, e Nilo (José de Abreu), um ser cruel e interesseiro que só quer saber de se dar bem às custas dos jovens, além de trazer muitos problemas para a doce Nina. Esse núcleo promete trazer cenas de muito drama nessa próxima novela.

  7. HELOÍSA PERISSÉ. O nome já dá vontade de rir, e quando essa atriz está em cena, é difícil segurar a gargalhada. E será vivendo a cabeleireira nordestina Monalisa que ela quer conquistar o público. Trabalhadora, Monalisa vai ser uma cabeleireira boa-praça. Fã de roupas justas e coloridas, a paraibana arretada cria uma fórmula de sucesso para alisar o cabelo das clientes. Ela também será o par romântico de Murilo Benício na trama.




  8. FUTEBOL. O núcleo futebolístico da trama será encabeçado por Murilo Benício, que viverá o jogador Tufão, um artilheiro do Flamengo. Aclamado pela torcida, a sua trajetória não será feita só de vitórias e alegrias. Já no primeiro capítulo da novela, Tufão vai se envolver em um acidente que acabará mudando para sempre sua vida. Além disso, um dos jogadores do Divino Futebol Clube (time do bairro onde Tufão mora, de mesmo nome), o Roniquito (Daniel Rocha) vai se descobrir homossexual ao se apaixonar pelo seu colega de time, o Leandro (Thiago Martins). Já sabemos onde haverá polêmica né?

  9. CAROL ABRAS. Guardem esse nome, vamos com certeza falar muito dela nos próximos sete/oito meses de novela. Essa novata na TV, mas veterana em curtas-metragens com direito a dois prêmios no Festival de Gramado, dará vida a argentina Begônia, uma moça com uma imensa fragilidade emocional que, após perder a sua mãe, encontrará conforto com a amiga Nina. Mas Begônia não terá apenas carências emocionais, ela também será uma dependente química! E para isso, Carol mergulhou fundo no universo da personagem e aprendeu muito em seu laboratório, que incluiu visitas a clínicas de reabilitação e curso intensivo de espanhol. Pelo visto, teremos muitas cenas fortes dessa personagem.
-----------------------------------------------

Agora, eis a razão para não assistir a novela “Avenida Brasil”:

  1. ABERTURA SURREAL. A Globo já tirou o vídeo de abertura do ar, que foi publicado no site oficial da emissora assim que a novela “Fina Estampa” acabou (espero que tenha desistido!), mas a música de abertura de “Avenida Brasil” se chama “Vem Dançar Com Tudo”. Parece familiar? Sim. E não é mera coincidência. Esta música, que será interpretada por Robson Moura e Lino Krizz, é uma versão “mais comportada” de “Danza Kuduro”, sucesso chiclete nas vozes de Lucenzo e Latino. Segundo Alexandre Pit, diretor que gravou a abertura, a ideia é simular a Avenida Brasil à noite, com bailarinos dançando Charme (novo ritmo) e “convidar” os telespectadores a dançar junto com eles. É difícil alguém querer dançar com uma trama que promete dramas e suspense do início ao fim né? Fora que, é surreal imaginar essa música como abertura de novela. Achei a maior “bola fora” desse folhetim até agora. #VergonhaAlheiaDefine ¬¬' . Tenha um gostinho dessa vergonha alheia vendo uma das chamadas de elenco... #tenso:

Bem, e você? Vai assistir ou não? Deixe seu comentário aqui em baixo com a sua opinião.

domingo, 18 de março de 2012

RG CRÍTICA #12: A VOLTA DO “COMÉDIA” NA MTV

Novo programa de comédia da emissora musical trouxe novos desafios aos humoristas da casa.

Comédia Ao Vivo 2012: Ao vivo, pero no mucho!

   Na última quinta-feira, o elenco de humor da MTV Brasil fez a sua grande re-estreia. O “Comédia Ao Vivo” é a grande aposta humorística da emissora musical para 2012. O elenco está menor, mas o desafio é bem maior. Durante 45 minutos, Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Tatá Werneck e Paulinho Serra tentam arrancar risadas de uma plateia como um típico teatro ao vivo, além de se utilizarem de quadros pré-gravados.
   A atmosfera teatral foi percebida nos primeiros minutos dessa nova atração, quando Marcelo, Dani, Tatá e Paulinho reunidos no escuro, em círculo como um elenco de teatro, prestes a pisar no palco falam de suas dificuldades até chegar ali (Dani: “Cada ano tá diminuindo o grupo, né?”) e desejam “MERDA!” (“Boa sorte”, na linguagem teatral) em uníssono antes das luzes se acenderem e cantarem a la Broadway, a canção “Juntos Somos Mais”, apresentando de forma bem humorada a nova estrutura do programa. Ao fim da canção, Bento, que não participou do musical, liga para “Rafinha Bastos” pedindo para ir com ele à RedeTV para não ter que participar daquele “momento homossexual”, encerrando muito bem o primeiro ato da equipe.

Hellow! Adnet e Dani arrasaram fazendo "Mulheres Falidas"

   Ao fim da cena, entrou um quadro já gravado entitulado “Mulheres Falidas”. A esquete foi uma sátira ao programa mais falado nos últimos dois meses: “Mulheres Ricas”, da Bandeirantes. Apesar de todo o elenco estar na cena, apenas Marcelo Adnet, interpretando a Val, e Dani Calabresa, fazendo a hilária Narcisa, fizeram as atuações mais convincentes. Mas ainda assim, o programa estava bem.
   Ainda no primeiro bloco, Bento Ribeiro fez uma aparição interpretando o músico Kenny G. Confesso que esse foi o momento mais frio do programa, onde não entendi o porque daquilo estar acontecendo. Se era para ser engraçado, infelizmente, não foi. Combinado ou não, a cena foi cortada logo e passamos para outras cenas pré-gravadas remetendo a uma zapeada de canais, onde Tatá e Paulinho brilharam desta vez com o merchan de uma Cadeira (isso mesmo, uma cadeira!) no canal “Tvendas”. Em seguida, vemos a Tatá fazendo a repórter Irene Scarlatine cobrindo tragédias nas ruas.

Adnet toma a frente e garante muitos risos no novo "Comédia"

   A última esquete do primeiro bloco - “Guerra de Casais” - foi o momento mais ao vivo do programa até então, com direito a falhas de microfone, brilhantemente contornado pelos improvisos de Adnet. A plateia interagiu bastante com o elenco, que estava mais relaxado após os momentos iniciais. Fiquei em dúvida se os diálogos eram mesmo improvisados nesse quadro, pois eles se saíram muito bem.
   O segundo bloco começou muito bem com o “Jornal Tuital”, onde Tatá e Paulinho eram os apresentadores de um jornal em que suas notícias eram basicamente “tweets bem relevantes” sobre os mais diversos temas. A coisa ficou melhor e mais engraçada com os comentários do ótimo “Adnaldo Jabor”, que pelo nome, já se sabe quem foi que arrancou risadas desta vez, né? Esse foi o ponto alto desse segundo bloco, já que teve Kenny G (De novo? Aff!), “A prova de nada – com Paulinho Serra” (quadro gravado) e uma outra esquete ao vivo sobre entrevistas de emprego que começou bem, com Dani, Paulinho, e Bento sendo entrevistados por Adnet. Mas o final com Tatá Werneck ficou um pouco confuso ao meu ver. O importante é que o “Jornal Tuital” valeu por todo este bloco.

O "Acústico Probidão" matou as saudades do antigo "Comédia MTV"

   No terceiro e último bloco, o mais rápido também, o elenco resolveu retomar um quadro famoso do formato antigo do “Comédia MTV”: o “Acústico Proibidão”, onde eles tentam tornar lírico clássicos da MPB, funk e besteirol nacional. Eles cantaram “Minha Avó” (autoria deles que, por mim, poderia ter passado batido), “Rap das Armas” (funk clássico do filme “Tropa de Elite”) e “Palpite” (de Vanessa Rangel), em que o elenco se tornou mambembe fazendo qualquer coisa pra serem engraçados naquele momento, Adnet errou a letra, soltou palavrão e encerrou, de forma brusca, aquela primeira edição do “Comédia Ao Vivo” parando a música no meio.
   O que se pode dizer desse programa número 1 é que ele tem fôlego e consegue sim, provocar risos imediatos da plateia e, por conseguinte, de quem está em casa. A minha dica para a trupe de redatores, que segundo os créditos finais, são nove ao todo (contando com o próprio elenco), é que selecionem bem o que vai ser posto ao vivo, pois alguns quadros funcionaram bem desse jeito e outros funcionariam melhor se fossem gravados previamente, como o caso da esquete “Entrevistas de Emprego”. Senti falta de um momento “Quinta Categoria”, com a plateia dando ordens mesmo, colocando o elenco na fogueira. Os cinco humoristas são bons de improviso e se sairiam bem nessa. Fiquei me perguntando se haverá espaço para convidados especiais nesse novo formato, pois seria interessante.
   Nenhum programa de humor é 100% engraçado do início ao fim, mas se o “Comédia Ao Vivo” ultrapassou a metade desse número em seu programa de estreia, poderá se esforçar mais e encontrar o tom para alcançar os 90% de risos possíveis (afinal, os 10% de propaganda no intervalo ninguém ri, né?). Boa sorte Adnet, Bento, Dani, Paulinho e Tatá! MERDA pra vocês!  

Para quem não viu o programa, assista ele na íntegra clicando no vídeo abaixo:


RG INDICA #22: “A LIGA” 2012

Os apresentadores da terceira temporada do programa fazem você se confundir com a MTV, mas estamos na Band mesmo.

A Liga 2012: cinco apresentadores, quatro ex-VJs!

   No último dia 13 entrou no ar na Rede Bandeirantes a terceira temporada do programa jornalístico “A Liga”, dessa vez, sem a condução principal de Rafinha Bastos, que foi contratado recentemente pela RedeTV! para comandar a versão brasileira do talk-show americano “Saturday Night Live”.
    O que chama a atenção neste terceiro ano são as duas novas aquisições do programa. Além de Thaíde e Débora Vilalba (que estão no programa desde a estreia em 2010), e Sophia Reis (que entrou no programa em 2011), fecham o novo elenco de “A Liga” os ex-VJ's da MTV, Lobão e Cazé Peçanha (agora de barba!). Ou seja: dos cinco apresentadores do jornalístico, quatro tiveram passagens como apresentadores da emissora musical (para quem não lembra, Thaíde e Sophia também já trabalharam na Music Television Brasil).
   O que importa é que a fórmula do programa é a mesma que garantiu o seu sucesso há dois anos: discutir assuntos polêmicos à sociedade brasileira e, mais que isso, viver as mais diversas situações para passar mais veracidade em suas informações. Como os dois novos apresentadores estão se saindo neste novo estilo de programa? Resta você assistir e tirar suas próprias conclusões. Na semana passada, eles falaram sobre Violência Doméstica.

SINTONIZE: A terceira temporada de “A Liga” vai ao ar todas as terças às 22h15 na Band.

quinta-feira, 1 de março de 2012

RG INDICA #21: ESPECIAL – ÚLTIMO CAPÍTULO DE “A VIDA DA GENTE”

O #RGnaTV andou sumido, mas volta entregando um dos grandes trunfos de uma novela: o resumo de seu último capítulo! Confira.

   Dentro de poucas horas, irá ao ar o capítulo 134 de “A Vida da Gente”. Capítulo esse que é o último desta novela, escrita pela estreante Lícia Manzo, e que contou com a direção do consagrado Jayme Monjardim.
   Em relação a audiência, a novela deu alegrias e tristezas à Rede Globo de Televisão, mas nesta última semana – como é de se esperar – a trama teve uma audiência crescente, quebrando recordes de audiência no Rio de Janeiro, alcançando suas melhores médias desde a sua estreia, em setembro de 2011 (anunciada aqui no #RGnaTV também!), com picos de 34 pontos. Uma audiência digna de uma novela das sete.
   Sobre o enredo, percebemos uma reviravolta na sinopse original. Pois a expectativa inicial era de que os telespectadores torcessem pelo casal Ana (Fernanda Vasconcellos) e Rodrigo (Rafael Cardoso) quando ela voltasse do coma, mas o andamento da novela fez com que a torcida se voltasse para a sua irmã Manuela, vivida pela Marjorie Estiano. Definitivamente, Globo não anda acertando nos seus pares românticos de novelas ultimamente, mas isso é assunto para outro momento... Então, sem mais delongas, leia abaixo o resumo do último capítulo de sua novela das seis:

A Vida da Gente” – capítulo 134 – último capítulo – 02/03/2012

   Ana percebe que a história com o ex-namorado de adolescência acabou. Rodrigo escreve uma carta para a ex-tenista enquanto ela digita uma mensagem para ele. “Do lado de cá, dois adultos maduros, finalmente libertos daquele fardo pesado, feito de lembranças e sonhos antigos… Porque há sonhos novos do lado de cá da fronteira… E agora podemos viver…”, diz um trecho da carta narrado por Ana. Nesse momento, Manu depara-se com Rodrigo na porta de sua casa, e Lúcio (Thiago Lacerda) com a treinadora no apartamento do médico.
Lúcio e Rodrigo se abraçam: suas diferenças
são esquecidas.
   A cirurgia de Júlia (Jesuela Moro) será bem sucedida, deixando todos aliviados. E aí acontecerá uma cena emocionante: Lúcio entra no quarto de Júlia muito animado. Ele tem uma ótima notícia para dar: “O Dr. Daniel já assinou a alta, e eu fiz questão de trazer no lugar dele, porque se tem coisa que médico gosta de fazer é isso... Ainda mais pra uma menina como essa...”, diz o cirurgião, que olha comovido para a menina. Júlia quer saber se Manu também será liberada e Lúcio a tranquiliza. O ex-noivo de Ana se despede de sua paciente preferida com a promessa de subirem juntos em muitas árvores depois que a menina voltar a sua forma. Quando se prepara para sair do quarto, Rodrigo pede um tempo: “Bom, Lúcio, eu queria te agradecer por tudo... O que você fez pela minha filha, eu nunca vou esquecer, e... Obrigado... Valeu...”.

O desfecho de outros personagens também está definido.

   Depois de se separar de Dora (Malu Galli), Marcos (Ângelo Antônio) vai morar com um amigo. Numa das aulas de natação de Bárbara (Pietra Pan), ele conhece a mãe de uma colega da filha. Dora não ficará sozinha. Ela vai conhecer um primo de Celina (Leona Cavalli). Já Vitória (Gisele Fróes) vê Mariano (Francisco Cuoco) ser preso por estelionato e rompe com ele. Sofia (Alice Wegmann) se torna uma tenista vitoriosa.
  Após largar Cris (Regiane Alves), Jonas (Paulo Betti) se casa com Ângela (Sylvia Massari). Já a loura volta para a academia e dá em cima de um coroa que está malhando.
  Francisco (Victor Navega Motta) arma um encontro entre Nanda (Maria Eduarda) e um vizinho músico. Celina volta com Lourenço (Leonardo Medeiros), que assume seu bebê. Eles também criam juntos Tiago (Kaic Crescente), que vai morar com o pai biológico.
  No fim do último capítulo, há um clipe com a música tema da novela, “Oração ao tempo”, interpretada pela Maria Gadú, onde Julia aparecerá de mãos dadas com Ana e Manuela. De um lado, Ana com Lúcio; do outro, Manu com Rodrigo.

   O final ficou do jeito que você gostaria? Comente aqui se você gostou desse furo de reportagem do #RGnaTV!