RG CRÍTICA #42: A EXCITANTE VOLTA DE 'AMOR E SEXO'

Fernanda Lima e companhia estrearam nova temporada em novo dia e horário na Globo. O resultado foi bom para todos nós!

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

RG CRÍTICA #41: RETROSPECTIVA 2015

Confira o que foi destaque na TV aberta neste ano.

RG INDICA #59: ESPECIAL DE NATAL 2015

Confira a programação especial da TV aberta para celebrar a noite de Natal.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RG CRÍTICA #11: O “DESPERTAR” DE LUCIANA GIMENEZ

Depois de quase dois meses, o #RGCrítica está de volta, dessa vez abordando uma grande mudança que está prestes a acontecer na RedeTV!

   Uma nota que saiu na internet no último sábado – numa das colunas mais respeitáveis do meio televisivo – me trouxe uma tranquilidade e ao mesmo tempo uma nova preocupação. Leiam comigo:

Luciana Gimenez evita baixarias no "Superpop"

Nada como o tempo, senhor da razão. Agora, por exemplo, a informação que chega da Rede TV! é que sua apresentadora, Luciana Gimenez, não quer mais saber de baixaria ou qualquer outro tipo de apelação no “Superpop”.

Hoje, segundo dizem, a ordem é apostar em atrações de qualidade, independentemente do retorno de audiência ou não.
Há poucos dias, foi proposto para ela a retomada do modelo (?) de um passado não muito distante, com investida em barracos e outros do gênero, com o claro objetivo de conquistar 1 ou 2 pontinhos a mais no Ibope.

Além de barrar o negócio de cara, Luciana e o marido, Marcelo de Carvalho fizeram alterações na equipe do programa.
Que assim seja.

Fonte: Coluna Flávio Ricco (UOL Televisão)

   Fico extremamente feliz que o bom senso bateu à cabeça da ex-Senhora Jagger. Pois pensem comigo: é praticamente IMPOSSÍVEL assistir uma edição do “Superpop” na íntegra, ou pior: não se perguntar durante a exibição “Pra quê isso?” (essa pergunta é a mais adequada para o horário, se é que me entendem...).
  “Celebridades”, “sub-celebridades” e “aspirantes à celebridade” é que dão o tom do programa nesses últimos anos. O requisito é mínimo: ser polêmico ou provocar polêmica. Polêmicas essas extremamente desnecessárias, que em nada acrescentam ao telespectador. Ok, “Superpop” não é o primeiro e nem será o último programa sem-conteúdo da TV, mas há tempos que esse programa grita por mudanças drásticas, e para melhor.

Luciana no meio de "pessoas importantes" como Thammy Gretchen e Jair Bolsonaro. #tenso

  Lembro-me das primeiras edições do “Superpop”, que nascera quando a RedeTV! engatinhava, em meados de 1999. Onde o programa, até então no comando de Adriane Galisteu, era de variedades, mais puxado pra música (alguém lembra daquele exótico DJ Zé Pedro?). E com atrações de qualidade: Simone, Zeca Baleiro, LS Jack, Kid Abelha, entre outros. Na saída de Galisteu, a atração chegou a ser comandada por Fabiana Saba e Otávio Mesquita. E para quem não sabe, Luciana Gimenez assumiu a condução do programa após ganhar uma votação na internet e só foi substituída uma vez, durante sua licença-maternidade, pela cantora Gilmelândia.
   Hoje em dia, o “Superpop” se resume à desfiles de lingerie, saber quem é gay e quem não é, “vasculhar” o “diário secreto” daquela atriz decadente e se contentar com os sucessos de uma nova “mulher fruta”. É meus caros, “Superpop” já foi de qualidade um dia... Há uns 10 anos atrás, mas foi.

Galisteu no "Superpop" de 1999: simples, mas com conteúdo!

   O que o “Superpop” precisa é de uma renovação por completo. Nada do que está no ar ultimamente naquele programa sobrevive. Só a apresentadora que, em minha opinião, já provou que tem carisma e presença de palco, mesmo com as gafes no português.
  Ainda segundo a nota acima, “a ordem é apostar em atrações de qualidade, independentemente do retorno de audiência ou não”. É louvável da Luciana Gimenez querer arriscar a audiência do seu público cativo que gosta de ver o “circo pegando fogo”. Mas ao mesmo tempo que poderá perder telespectadores ao oferecer “qualidade” em seu programa, poderá aproximar outros públicos à frente da telinha para assistir a sua atração.
   Acredito que há vida no “Superpop” após as baixarias já vistas naquele programa. Fico na torcida (de verdade!) para que Luciana volte com os tempos de outrora, mostrando com boa música e conteúdo sadio que as noites da RedeTV! podem ser mais divertidas e menos “polêmicas”. Só resta agora saber se isso, realmente, será posto em prática. Quem viver, verá.

RG INDICA #20 - DE 06/02 a 11/02

Essa é a vigésima edição de nosso #RGIndica. Vamos ver o que tem de especial na melhor agenda televisiva da internet? rs!

SEGUNDA (06/02) – O JORNALISMO “NADA VERDADE” ESTÁ DE VOLTA NA MTV!

Olha o novo cenário do "Furo MTV"! #adorei!

   É com muita alegria que lhes anuncio a boa nova: hoje à noite estreia a 4ª temporada do ÓTIMO Furo MTV”. O telejornal diário apresentado por Dani Calabresa e Bento Ribeiro apresentam novos cenários e, é claro, muitas novidades. Pra começar, a inovação desta temporada se dará com a presença de repórteres e correspondentes internacionais (direto do chroma-key [tela verde] da MTV), previsão do tempo e colunistas. Para serem os repórteres, foram escalados os humoristas Paulinho Serra e Tatá Werneck. A personagem Funérea também está cotada para ter uma coluna no programa. Quadros como Papo Furado (entrevista com personagem da semana), Qualidade de Vida (Dicas de bem-estar, receitas saudáveis e artesanatos inúteis), Notícias do Fim do Mundo (notícias bizarras que reforçam a tese de que o fim do mundo realmente está próximo) e Séries de Matérias Especiais (Carnaval, Oscar, Titanic 100 anos, Olímpiadas de Londres, Eleições, VMB 2012) também entram na pauta do telejornal mais escrachado da TV Brasileira. Não vai perder, hein?

SINTONIZE: “Furo MTV 2012” estreia nesta segunda, às 22 horas (horário de Brasília).

TERÇA (07/02) – CONSPIRAÇÕES E TRAIÇÕES EM NOME DE DEUS EM SÉRIE DA BAND

Mais uma série bíblica, dessa vez, na emissora do Morumbi.

   Nesta terça a Band exibe o sexto capítulo da minissérie “Os Pilares da Terra”. Baseado no romance de Ken Follet, a obra de oito capítulos, gravada em 2010 é um relato ficcional dos conflitos entre a Igreja e a nobreza da Inglaterra, que culminaram no martírio e assassinato de Becket pelos homens de Henrique II. No capítulo desta semana, entitulado “Bruxaria” (Witchcraft), a guerra acabou e Maud (Alison Pill) retornou para a França deixando o rei Stephen (Tony Curran) sem disputas. Richard (Sam Claflin) retorna para Kingsbridge logo após o ataque de William (David Oaks) no mercado. Aliena (Hayley Atwell) perdeu tudo, e Alfred (Liam Garrigan) vê a oportunidade perfeita para pedir sua mão em casamento. Após o funeral de Tom (Rufus Sewell), Alfred também oferece a si mesmo para ser mestre de obras, prometendo construir um teto feito de pedras. A igreja está finalmente pronta após 8 meses de obras. Uma tragédia acaba fazendo com que muitos homens morram. Também é revelada uma traição de Aliena sobre Alfred que prometeu expulsá-la da casa. Jack (Eddie Radmayne) deixou Kingsbridge e saiu da França na procura da família de seu pai. Agora sem lugar para viver Aliena vai a procura dele.

SINTONIZE: O sexto episódio de “Os Pilares da Terra” vai ao ar nesta terça, às 22h15 (horário de Brasília).

QUARTA (08/02) – ECOLOGIA E ADRENALINA NAS NOITES DO SBT

Para Richard Rasmussen, a natureza é muito divertida!

   Nas noites de quarta-feira não há programa mais ecologicamente correto do que o programa “Aventura Selvagem”, apresentado pelo naturista e biólogo (e economista [!]) Richard Rasmussen. Essa atração é uma evolução de um quadro que ele apresentava na Rede Record, dentro do Domingo Espetacular, chamado “Selvagem ao Extremo”, em março de 2005, onde Richard já chamava a atenção por comandar de maneira irreverente e espontânea as situações mais inusitadas em meio à natureza viva. Já o “Aventura Selvagem” está no ar desde agosto de 2009 e tem o mesmo propósito: misturar aventura e diversão com conhecimentos de natureza, no qual Richard promove grandes encontros interativos com os mais diversos animais, de forma espontânea. Para isso, o aventureiro viaja para as mais variadas locações e biomas, dentro e fora do Brasil, no intuito de mostrar fauna e flora locais. O diferencial do programa na “TV mais feliz do Brasil” é que Richard está mais próximo do telespectador através de diversas ações e promoções geradas pelo programa, que envolvem até a participação do público em algumas de suas incríveis viagens. Adoção de animais abandonados e imagens dos bastidores e dos micos de gravação completam o formato do programa. Diversão e natureza podem andar juntas, embarque você também nessa “Aventura Selvagem”!

SINTONIZE: “Aventura Selvagem” é exibido todas as quartas, às 23h30. (Horário de Brasília)

QUINTA (09/02) – SÉRIE MUSICAL HOMENAGEIA CLÁSSICO DO CINEMA CULT NA GLOBO

As músicas de Glee não deixam você ficar calado!

   Nesta quinta-feira, a faixa de séries da Rede Globo – exibida sempre após o Jornal da Globo, enquanto o Programa do Jô não volta – exibirá o quinto episódio da segunda temporada de “Glee”, uma série musical que aborda a vida de um grupo de alunos marcados por suas diferenças (sejam elas físicas, sexuais ou raciais) da William McKinley High School que formam um coral chamado “New Directions”, muito conhecidos por dar nova vida às musicas novas e antigas que todos conhecem. Eles são comandados pelo professor de espanhol Will Schuester (Matthew Morrison), que tenta levar esse grupo ao reconhecimento da escola, mas acaba por perceber que eles sempre serão vistos como 'losers' (perdedores). O episódio dessa quinta é especial, pois é chamado de episódio-tributo, onde as músicas performadas correspondem à um artista específico. Neste caso, será feita uma homenagem a um clássico filme de terror cult dos anos 70, chamado “The Rocky Horror Picture Show”. O episódio, exibido nos Estados Unidos durante a época de Halloween para celebrar a data, cantará sete músicas oriundas do filme homenageado, servindo de pano de fundo para o enredo interno da série. Na sinopse de “O Show de Rocky Horror do Glee” (“The Rocky Horror Glee Show”), por ciúmes, Will convence o clube do coral a montar no colégio o musical "The Rocky Horror" depois de saber que Emma (Jayma Mays) foi assistir a um revival da peça com seu novo namorado Carl (John Stamos). Na série “Glee”, premiada com dois Globos de Ouro (por Melhor Série de Comédia Musical), música, comédia e drama estarão todos misturados para agitar o seu fim de noite.

SINTONIZE: O quinto episódio da segunda temporada de “Glee” vai ao ar nesta quinta, às 00h25 (horário de Brasília).

SEXTA (10/02) – PROGRAMA (MAIS QUE) ESPECIAL NA TV BRASIL

Programa Especial: uma lição de inclusão social na TV Brasil

   As pessoas especiais têm um espaço só seu nas noites de sexta-feira da TV Brasil, mas acho que todas as pessoas deveriam assistir esse programa (por isso está aqui no #RGIndica). Trata-se do semanal “Programa Especial”, que tem por objetivo incluir a pessoa com deficiência levando ao público informação e entretenimento desde Março de 2004. Nesse programa, inclusão é levado (muito) a sério. Para se ter uma ideia, o “Programa Especial” conta com os seguintes recursos: janela de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais (para as pessoas com deficiência auditiva que não lêem português); legendas em português (para as pessoas com deficiência auditiva que não falam LIBRAS) e áudio descrição (as imagens que aparecem são descritas por um locutor para que as pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado), sempre contando com profissionais especializados nesses recursos. O “Programa Especial” é pioneiro ao demonstrar na prática a capacidade das pessoas com deficiência. A atração revelou e conta com a participação de Juliana Oliveira, cadeirante e apresentadora, Fernanda Honorato, a primeira repórter com síndrome de Down do mundo e o repórter cadeirante José Luiz Pacheco, que sempre se envolve em muita ação e aventura. E no programa desta sexta-feira, o repórter Zé Luiz vai à Argentina para revelar os sabores vinhos argentinos numa vinícola em Mendoza. Já a repórter Fernanda Honorato acompanhou a semana de publicidade da UFRJ que foi aberta pela campanha ser diferente é normal. Ela conversou com a atriz Paula Werneck e com o publicitário e idealizador da campanha, Adílson Xavier. Também em território argentino, o programa mostrará uma aula de tango para pessoas com deficiência intelectual. Ainda nesta edição, o público vai conhecer a escola inclusiva Favo de Mel, que fica na Zona Norte do Rio de Janeiro. O programa em si é uma grande aula de inclusão social que vale a pena conferir.

SINTONIZE: “Programa Especial” será exibido nesta sexta às 19h30, com reprise no sábado às 15hs (horário de Brasília).

SÁBADO (11/02) – “SUPER NANNY CANINO” ESTREIA NA REDETV!

Jacqueline Sato, formada em Rádio e TV, é mais nova apresentadora da RedeTV!

   Calma, gente! A Cris Poli não abandonou as gravações do remake de “Carrossel” no SBT para gravar um “Super Nanny” com cachorrinhos. Mas é quase essa a proposta do programa que estreia nas noites de sábado na RedeTV! intitulado “O Encantador de Cães”. A série, apresentada pela novata Jacqueline Sato mostrará o especialista em comportamento canino Cesar Millan em ação. Além de resolver problemas comportamentais dos peludos, o objetivo de Millan é estabelecer novas regras para o relacionamento entre o dono e o animal e assim tornar a convivência mais harmoniosa. A série documentará os problemas enfrentados por cada família e os progressos que são alcançados depois que o treinador dá suas orientações. Será que vai ter “Cantinho da Disciplina” pros cachorrinhos peraltas? Vamos assistir a estreia para descobrir...

SINTONIZE: “O Encantador de Cães” estreia nesta sábado, às 22h00 (horário de Brasília).