RG CRÍTICA #42: A EXCITANTE VOLTA DE 'AMOR E SEXO'

Fernanda Lima e companhia estrearam nova temporada em novo dia e horário na Globo. O resultado foi bom para todos nós!

RG INDICA #60: LEITURA DINÂMICA

Revista eletrônica da RedeTV! mostra que existe vida para programas desse gênero além dos domingos.

RG CRÍTICA #41: RETROSPECTIVA 2015

Confira o que foi destaque na TV aberta neste ano.

RG INDICA #59: ESPECIAL DE NATAL 2015

Confira a programação especial da TV aberta para celebrar a noite de Natal.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

RG INDICA #09 - DE 31/10 a 05/11

Muitas reestreias, programas de conteúdo e diversão formam a semana do #RGIndica. Se liga!

SEGUNDA (31/10) – FUTEBOL E MÚSICA NA MTV

"Rockgol 2011" tem apresentador experiente no futebol.

   Toda a segunda, a MTV reúne os mais diversos artistas e realizam a sua mesa redonda sobre os assuntos futebolísticos da semana. Nesse ano, a emissora musical resolveu investir na atração levando para a bancada de apresentadores um profissional da área. Trata-se do apresentador Edu Elias, ex-SporTV. Mas ele não está sozinho. Ele também conta com músicos “experientes” sobre o mundo da bola, os cantores Nasi, Rodrigo Tavares e Toni Platão. E pra completar o time, Paulo Tiefenthaler sai às ruas em busca de matérias malucas e informativas. Tudo para não perder uma das características desse programa: o bom-humor.

SINTONIZE: “Rockgol” vai ao ar todas as segundas às 22h30 da noite, com reprises na terça, às 0h30, quinta às 16h e domingo, às 9h . (horário de Brasília).

TERÇA (01/10) – O MELHOR REALITY SHOW BRASILEIRO ESTÁ DE VOLTA!

Reality com Qualidade: esse foi sempre o lema d'O Aprendiz.

   Sob o comando do apresentador João Doria Jr. pela segunda vez, a nova temporada do reality show “O Aprendiz” estreia nesta terça na Rede Record. Nesta edição, além do aprendizado sobre o mundo do trabalho, os participantes vão concorrer ao prêmio de R$ 1,5 milhão. Os conselheiros desta edição serão Cláudio Forner e Carla Pernambuco. Do total de 153 mil inscritos, foram escolhidos 16 participantes, com idade média de 35 a 40 anos. Todos eles profissionais que, ou deixaram seus empregos, ou pediram licença do trabalho. João Doria acredita que esta edição do programa será uma verdadeira escola de empreendedorismo, com lições importantes de vida para jovens e adultos. Um reality show de conteúdo e qualidade que vale a pena conferir.

SINTONIZE: “O Aprendiz” reestreia nesta terça, às 23h00, com exibição nas quintas no mesmo horário. (horário de Brasília)

QUARTA (02/12) – PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE FERIADO DO SBT

"Lucas, Um Intruso no Formigueiro" é o carro-chefe do "Feriadão SBT".

   O SBT quer deixar você dentro de casa no feriado de finados. Para isso, elaborou uma programação especial pra que o telespectador não desgrude do canal. O projeto “Feriadão SBT” está sendo executado pela terceira vez após dar relativos retornos à emissora do patrão na Independência e no Dia da Criança. O “Feriadão SBT” começa pela manhã com um programa especial comandado por Priscila, Yudi e a dupla de palhaços Patati & Patatá pra comandar a festa das crianças. Episódios de “As Visões de Raven” (para alguns estados) e “Chaves” (novidade...) também foram incluídos na grade. Mas o carro-chefe do feriado fica por conta da dobradinha dos filmes “Arca de Noé” e “Lucas, Um Intruso no Formigueiro”. À noite ainda tem o “Vc Tem Q Ver”, que exibe os vídeos mais engraçados da internet apresentado por Zé Américo e com as participações de Paulinho Gogó e Alexandre Frota.

SINTONIZE: “Feriadão SBT” começa a partir das 7h30 da manhã. “As Visões de Raven” às 12h45. “Chaves” às 13h45. “Arca de Noé” às 14h45. “Lucas, Um Intruso no Formigueiro” começa às 17h30 e “Vc Tem Q Ver” a partir das 19hs. (horários de Brasília)

QUINTA (03/12) – A POLÍCIA SEM MAQUIAGEM NA TV

Polícia 24h: a verdade nua e crua da vida policial

   Todas as quintas, a Band leva ao ar mais um episódio da segunda temporada de “Polícia 24h”. Diferente dos programas policiais que a massa costuma acompanhar, a intenção da emissora do Morumbi é mostrar a Polícia de São Paulo (Apenas. O que é uma pena...) de vários ângulos. Dos mesmos produtores do CQC, a empresa argentina Cuatro Cabezas, são 12 câmeras fazendo um registro fiel do trabalho da corporação em ações que vão desde a mediação de problemas comuns até situações de confronto. Por outro lado, o programa também pretende mostrar os policiais em seus momentos sem farda. Como vivem, o que fazem no tempo livre e como se relacionam com família e amigos os homens que lutam pela segurança pública.

SINTONIZE: “Polícia 24h” é exibido nas quintas a partir das 22h15 da noite (horário de Brasília).

SEXTA (04/12) – MACHO MAN VOLTA EM SEGUNDA TEMPORADA

Valéria, Zuzu e Helô prometem aprontar todas na nova temporada de "Macho Man"

   As histórias de Nelson (Jorge Fernando), um “ex-gay” que precisa aprender a lidar com a sua nova realidade, estão de volta à TV nesta sexta-feira. A segunda temporada de “Macho Man” promete episódios ainda mais cômicos e conta com novos personagens, como a vilã patricinha Helô (Ingrid Guimarães), juntamente com seu pai (José Augusto Branco) e sua madrasta (Helena Fernandes). A intenção dos autores Alexandre Machado e Fernanda Young (a mesma dupla autora de “Os Normais” e “Separação?!”) é apimentar a relação entre Zuzú (Jorge) e Valéria (Marisa Orth), colocando Helô pra fazer parte de um triângulo amoroso. Os sete episódios previstos se estenderão até o Natal. Uma curiosidade é que três episódios desta temporada serão dirigidos pelo próprio Jorge Fernando.

SINTONIZE: A segunda temporada de “Macho Man” estreia nesta sexta, às 23h30 (horário de Brasília).

SÁBADO (05/12) – FOLCLORE BRASILEIRO EM SÉRIE NA TV BRASIL

Cultura e diversão estão juntos n' "A Turma do Pererê"

   A obra do cartunista e escritor Ziraldo traz os exuberantes recantos naturais do Brasil para a televisão, utilizando recursos de dramaturgia, animação, música e linguagem dos quadrinhos na série “A Turma do Pererê”. A Amazônia, o Pantanal, as Cataratas do Iguaçu e a Chapada Diamantina são alguns dos cenários das aventuras dos personagens que são a síntese do povo brasileiro. O seriado é mais destinado à crianças e adolescentes, público carente de um programa brasileiro, que fale de sua gente, de seu país, dos seus problemas. Mas nada impede que a família se reúna para conhecer as maravilhas culturais do nosso Brasil. No episódio deste sábado, entitulado “Hein?! Hein? Hein?”, Tininim (Patrick de Oliveira, um curupira), fica surdo de repente e os amigos recorrem a Professor Nogueira (Pietro Mário) para descobrir o motivo. Prof. Nogueira faz um teste mandando vir uma melancia e pedindo para que Tininim a coma. Eles descobrem que o ouvido de Tininim está cheio de caroços de melancia.

SINTONIZE: “A Turma do Pererê” vai ao ar de segunda a domingo às 11h30, com reapresentação às 13hs (horário de Brasília).

sábado, 29 de outubro de 2011

RG BASTIDORES #07

As TV's abertas essa semana definiram muitas coisas, mas outras ainda estão incertas. Acompanhe mais uma edição do #RGBastidores.

NO MUNDO DO SBT: O programa “Astros”, com apresentação de Lígia Mendes e Beto Marden, voltará a ser apresentado no SBT em janeiro. As gravações, com direção de Ricardo Mantoanelli, devem começar agora em novembro.

NO MUNDO DA RECORD: A Record soltou ontem pela manhã um comunicado, informando a compra do Pan-Americano de 2019. Bom saber que a lição foi assimilada. O anúncio da aquisição de um grande evento, sem privilégios, foi distribuído igualmente para todas as emissoras.

NO MUNDO DA REDETV!: Américo Martins, o superintendente de Jornalismo da Rede TV!, acelera o passo para antecipar os lançamentos de dois outros produtos ainda para este ano. Um novo jornal de esportes no final de tarde e um programa de debates, com Kennedy Alencar, em todo começo de noite. Sobre este último pilotos estão sendo gravados.

NO MUNDO DA BAND: Felipe Folgosi encerrou as gravações do “Acredite se quiser”, em exibição nas noites de sábado na Bandeirantes. São muitos os episódios ainda inéditos à disposição. Mas, a exemplo de todas as outras coisas na emissora, a permanência do programa também passa a depender de uma decisão do novo diretor artístico, o argentino Diego Guebel, um dos responsáveis pelo CQC.

NO MUNDO DA MTV: Contratadas da MTV até o fim do ano, Bia e Branca Feres estão sem função na emissora. As gêmeas do nado sincronizado já gravaram três episódios do "Mochilão MTV", mas, por problemas com os patrocinadores, a atração não pode ser exibida. Elas também perderam um programa de namoro para Ellen Jabour. A MTV não sabe onde encaixá-las.

NO MUNDO DA GLOBO: A Globo está mais rigorosa com os artistas das suas novelas. Só quem apresentar bons desempenhos será mantido.

(com informações da Coluna Flávio Ricco, da UOL Televisão)

----------------------------------------------------------------------------------------------

(exceto “No Mundo da MTV”, com colaboração do site F5.)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

RG INDICA #08 - DE 24/10 a 29/10

Música, entrevistas, reportagens especiais e programas de aniversário movimentam a semana do #RGIndica

SEGUNDA (24/10) – SÉRIE MUSICAL PRA TODA A FAMÍLIA NA BAND

Jullie (Mariana Lessa) promete muita música e aventura na tela da Band.

   Depois do estrondoso sucesso das duas temporadas de “Floribella” entre os anos de 2005 e 2006,  da novela “Dance, Dance, Dance”, e a mais recente "Isa TKM", a Band volta a envolver o público infantojuvenil com dramaturgia e música numa série brasileira pra toda a família: trata-se de “Jullie e os Fantasmas”. Feita em parceria com a produtora Mixer (“Descolados”) e o Canal Nick (franquia nacional da Nickelodeon), a nova aposta da Band conta a história de Jullie (Mariana Lessa), uma garota autêntica, mas insegura, de 15 anos, que adora cantar, mas não tem coragem de se apresentar em público. É apaixonada por um garoto de sua escola, mas não tem coragem de se declarar. Ao se mudar para uma nova casa, Julie encontra um disco velho abandonado em um canto, e ao pôr o disco pra tocar acaba libertando três fantasmas que estavam presos lá dentro: Daniel (Bruno Sigrist), Felix (Fabio Rabello) e Martim (Marcelo Pires), integrantes de uma esquecida banda dos anos 80, mortos há mais de 30 anos em um misterioso acidente. Com a direção musical de Rick Bonadio (mesmo produtor das duas produções da Band citadas no início da matéria, além de trabalhar com NX Zero e a atual banda Rebeldes, da Record), “Jullie e os Fantasmas” promete trazer aventuras e muita música pros seus telespectadores em 26 episódios de trinta minutos e a estreia aconteceu na semana passada.

SINTONIZE: “Jullie e os Fantasmas” é exibida toda segunda às 20h25, com reapresentação na terça às 8h45 e 15h40 (horário de Brasília). Também há exibições pelo Canal Nick Brasil.


TERÇA (25/10) – ENTREVISTAS “ANIMADAS” NA MTV

Funérea (direita) traz as entrevistas mais inusitadas da TV.

   No Brasil, temos Marília Gabriela, Jô Soares, Hebe e até Danilo Gentili se saindo como bons entrevistadores. Mas se formos parar para analisar, temos mais uma grande entrevistadora. O porém é que ela não é de carne e osso. Falamos da atípica e mal-humorada Funérea, uma animação oriunda da Drogaria de Desenhos Animados da Music Television Brasileira. Nascida no desenho “Fudêncio e Seus Amigos”, o quadro “Infortúnio” já fazia parte desse desenho, mas ganhou vida e espaço próprios desde o ano de 2008. Desde então, Funérea, com o mesmo título do quadro, recebe personalidades para lhe darem uma entrevista a nível de sua personagem: num cenário mórbido, com uma plateia formada por animações e pessoas dormindo, e uma conversa franca e sem rodeios. Nesta semana, Funérea receberá no seu programa o VJ Luis Thunderbird, que vai falar da sua longa história de amor com a emissora e também da sua vida fora dela. Ex-líder dos "Devotos de Nossa Sra. Aparecida" e de vários outros projetos musicais, Thunder dá uma palhinha do seu talento em um dueto com a Funérea. Vale a pena curtir a entrevista até o fim, onde a última pergunta é sempre a mesma: “O que você gostaria que estivesse escrito em sua lápide?” Já pensou na sua resposta? Veja a do Thunderbird nessa terça. E se você perder... Ai, que infortúnio!!!! (risos)

SINTONIZE: “Infortúnio” vai ao ar nesta Terça às 23h15, com reprise na quarta às 1h15 (horário de Brasília).


QUARTA (26/10) – OS RACHAS DE CARRO COMO VOCÊ NUNCA VIU

Roberto Cabrini traz jornalismo investigativo no SBT.

   Logo após a novela “Amor e Revolução”, a TV mais feliz do Brasil mostra que sabe fazer jornalismo investigativo com o programa “Conexão Repórter”, apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini. Com a intenção de mostrar a realidade do nosso país através do chamado “jornalismo verdade”, nesta quarta-feira, a atração investiga os bastidores dos rachas. O programa mostra que nas grandes cidades jovens pisam fundo, aceleram suas motos e arrancam em seus carros, muitas vezes, sem qualquer controle. São ruas e avenidas que se tornam pistas de corrida. Durante a investigação, a equipe do Conexão faz registros impressionantes de jovens que desafiam a lei, que matam, destroem famílias e, ao volante, exibem seu show de imprudência. Vale destacar que o “Conexão Repórter” teve reconhecimento recentemente ao ser indicado ao Prêmio Esso de Telejornalismo 2011 (a premiação máxima da área jornalística brasileira) com as reportagens "Oxi - A Nova Droga" e "Somália, Diário das Trevas".

SINTONIZE: “Conexão Repórter” é exibido nas quartas, às 23:30hs (horário de Brasília).


QUINTA (27/10) – A ADOÇÃO É O FOCO NA TV BRASIL

A TV Brasil também trabalha com jornalismo investigativo.

   Ainda na linha de programas jornalísticos, a TV Brasil também tem o seu programa que aborda um tema central em uma sequência de matérias. Falamos do programa “Caminhos da Reportagem”. Com uma hora de duração, o Caminhos da Reportagem viaja pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, que podem ser desde os efeitos da publicidade sobre as crianças até o resgate dos mineiros no deserto do Atacama, no Chile. Nesta semana, o “Caminhos...” abordará o tema “Adoção”, trazendo informações sobre o que diz a lei de adoção no Brasil, os passos para quem pretende adotar um filho e a situação de crianças e adolescentes que vivem em abrigos esperando voltar pra casa ou serem escolhidos por alguém. A edição também traz relatos de quem ganhou um lar, uma família e a oportunidade de uma vida diferente. O repórter Eudes Júnior visitou várias famílias e conheceu histórias de gente que apostou no amor, quebrou as barreiras do preconceito e formou uma família estruturada. E o exemplo de vida de dona Glorinha, que transformou a dor do abandono em solidariedade: cresceu com pais adotivos, casou e teve 39 filhos, 36 deles por adoção.


SINTONIZE: “Caminhos da Reportagem” vai ao ar nas quintas, sempre às 22 horas (horário de Brasília).


SEXTA (28/10) – SE RIU UMA VEZ, POR QUE NÃO RIR DE NOVO?

Reprise do 'Pânico' faz graça até pro ibope da Rede TV!

   Pra quem não tem balada na sexta e quer sorrir um pouco, a Rede TV! leva ao ar a reprise compacta do “Pânico na TV”. O festival de besteirol da emissora de Alphaville continua polêmico como sempre e movendo o telespectador através do Twitter, além da expressiva audiência que alcança em todos os domingos. As reprises também são eficazes no ibope, onde recentemente, como foi falado no último #RGCrítica, colocou a abertura dos Jogos Pan-Americanos na terceira colocação, garantindo assim a vice-liderança. Para quem não viu no último domingo, você verá nessa sexta a análise do Pânico sobre o VMB (premiação da MTV), além de Sabrina Sato entrevistando os artistas durante o evento. Na festa do primeiro capítulo da novela “Aquele Beijo” da Globo, Charles Henrique e Arex batem papo com os globais como Herson Capri, Elisângela, Marília Pêra e Fiuk. Na parte “dramática” do programa, veremos Bola (Marcos Chiesa) pagando uma promessa para Alfinete  onde ele faz uma tatuagem inusitada; e Vesgo (Rodrigo Scarpa) e Polvilho (Eduardo Sterblich) trazem uma reportagem gravada numa balada onde todos estão de branco. Se já viu no domingo, sabe que vale a pena rever. Quem não viu, é a chance de salvar a sua sexta se estiver em casa.

SINTONIZE: A reprise do “Pânico na TV” é exibido nas sextas às 22hs (horário de Brasília).


SÁBADO (29/10) – A VIDA CONTINUA INTELIGENTE NA MADRUGADA E FAZ ANIVERSÁRIO!

O cenário pros 11 anos do "Altas Horas" tá quase pronto!

   No ar há 11 anos, o “Altas Horas” é o programa mais recomendável na madrugada de sábado para o domingo. Comandado e dirigido por Serginho Groisman, os assuntos abordados no programa incluem música, dança, entrevistas, comentários e arte; possui uma incrível banda fixa formada por mulheres e uma plateia interativa formada totalmente por adolescentes, que interagem com o apresentador e as atrações, distribuídos numa uma arena circular. Com alguns quadros fixos e reportagens feitas pelo Serginho, o destaque também pode ser dado ao quadro “Sexo” com Laura Müller, que desde 2007 tira dúvidas dos jovens e dos convidados sobre vida sexual. Com música, papo cabeça e descontração, o “Altas Horas” traz cultura de uma forma leve e objetiva. E para comemorar seu 11º ano de vida, um programa especial será gravado nesta quarta (26/10) no Jardim Botânico de Minas Gerais para ser exibido no dia 29. Entre os convidados confirmados estão Paula Fernandes, Ivete Sangalo, Skank, Milton Nascimento e Rogério Flausino. O programa, assim como os outros especiais, prometem surpresas até para o próprio Serginho Groisman. Vale a pena conferir!

SINTONIZE: “Altas Horas” Especial de 11 anos vai ao ar, na madrugada de sábado para o domingo, às 1h15 da manhã (horário de Brasília).

domingo, 23 de outubro de 2011

RG BASTIDORES #06

Contratos e planos pro ano que vem é o que move as principais emissoras do Brasil. Veja as notas dessa semana.

NO MUNDO DO SBT: Cyz Zamorano renovou contrato com SBT por mais um ano. Do quarteto de jurados do “Qual é o Seu Talento?”, só ela faltava assinar. O problema agora é se descobrir o que será da linha de shows do SBT no ano que vem. A informação é que todos os atuais programas irão acabar. Não deve sobrar nenhum.

NO MUNDO DA RECORD: A Record já decidiu que o “Show do Tom” vai sair do ar no final do ano para voltar apenas em abril. Serão três meses de férias. Isso é o que está combinado, mas em meio a isso há a questão do contrato do Tom Cavalcante com vencimento em maio. Acredita-se que o programa só irá retornar se, antes de mais nada, a sua renovação for acertada. O problema é que existem outros aspectos em jogo. Há falta de estrutura, cenários pobres, o horário de exibição - às segundas-feiras, além da meia-noite - é muito ruim e o tempo disponível para as gravações bastante curto, estando os trabalhos concluídos ou não. Quase uma “queima de estoque”. A Record tem dificuldades em enxergar a sua programação num plano mais amplo e dispensar merecida atenção a cada produto. As preocupações são sempre pontuais, a exemplo de agora com o Pan. É só o Pan e nada mais. Todo o resto acaba esquecido ou colocado em situações tão desagradáveis como é o caso do “Show do Tom”. Ninguém sabe o que será dele.

NO MUNDO DA REDETV!: Marcelo de Carvalho, vice-presidente da Rede TV!, se comprometeu a apresentar o "Mega Senha" até março do ano que vem. É o que pretende fazer. E, por enquanto, não houve nenhuma sinalização para a prorrogação deste prazo.

NO MUNDO DA MTV: Após 14 anos na casa, a VJ Penélope Nova pediu demissão da MTV. A sua despedida foi no último VMB no dia 20 (quinta-feira). O anúncio de desligamento da MTV foi dado juntamente com o de uma possível ida a outra emissora. Penélope evita dar mais detalhes sobre seu futuro profissional, mas adiantou que já tem algo encaminhado. "Não posso dizer nada, mas posso falar que tenho opções (risos). Estou com medo, é como se fosse pular de bungee jump, é um medo gostoso", disse a apresentadora, que pretende aproveitar o fim de 2011 para descansar antes de assumir novo compromisso com outra emissora.

NO MUNDO DA BAND: Claquete”, programa do Otávio Mesquita na Band, já tem uma série de viagens confirmadas para os próximos tempos. No dia 25, a equipe embarca para o Panamá. Depois, Miami, Portugal e Jordânia.

NO MUNDO DA GLOBO: Neste domingo, o diretor Jorge Fernando e o elenco da microssérie “Dercy”, sobre a trajetória de Dercy Gonçalves, chegaram a Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro. Inicialmente, para conhecer as locações. As gravações começam amanhã. Além de Jorge Fernando, estarão em Madalena, Fafy Siqueira, Heloisa Périssé, Tuca Andrada, Rosi Campos, Samara Felippo, Eduardo Galvão e o mais novo integrante do grupo, Ricardo Tozzi, que trabalhou em “Insensato Coração”. Tozzi ficou com o papel que estava destinado a Vladimir Brichta. Não foi possível a sua liberação junto à direção da série “Tapas & Beijos”. A microssérie "Dercy" tem estreia prevista para Janeiro de 2012.

(Com informações da Coluna Flávio Ricco, do UOL Televisão.)

----------------------------------------------------------------------------------------------

Exceto “No Mundo da MTV”, hoje com colaboração do Portal Terra.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RG CRÍTICA #07: GLOBO IGNORA JOGOS PAN-AMERICANOS: VILÃO, PERO NO MUCHO!

Rede Globo tenta abafar os jogos Pan-Americanos exibidos pela Record, mas é só ela?

Record e Globo se estranham há muito tempo.
   Era fim de 2008 quando a Rede Record de Televisão conseguiu comprar, segundo  por 20 milhões de dólares – proposta bem superior ao oferecido pela Rede Globo – os direitos de exibição dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que começaram no último dia 14 de Outubro. No começo de 2009, a Globosat tentou negociar os direitos com a emissora da Barra Funda para a veiculação destas competições na TV por assinatura (lê-se: SporTV), mas a própria rede do bispo se negou à proposta, cabendo assim, a exibição total do evento.
   Depois de uma divulgação massiva na Record, chega o grande dia dos jogos começarem. Na última sexta, a emissora exibiu a cerimônia de abertura que, segundo dados do UOL Esporte, brigou com a reprise do Pânico no quesito audiência: o pico da Record durante a cerimônia foi de 11,2 pontos, enquanto a Globo se mantinha com 24. Mas, a partir das 23h30, a abertura do Pan perdeu audiência e chegou a ser ultrapassada pelo Pânico na TV!, que atingiu 6,6 (cada ponto equivale a 58 mil domicílios na Grande São Paulo). Na comparação com os números da abertura do Pan de 2007 pela Globo, a audiência da Record foi ainda mais decepcionante. Na ocasião, a cerimônia no Rio de Janeiro teve média de 33,9 pontos e foi o segundo evento mais assistido da competição, atrás apenas da final masculina de vôlei entre Brasil e Estados Unidos.
   A questão aqui é que a emissora carioca, a maior do país e a terceira rede do mundo – e isso não é puxação de saco, são fatos – resolveu “boicotar” a competição, fazendo com que nenhum de seus noticiários divulgasse nada a respeito, como uma criança mimada que não tem o brinquedo e entroncha a boca pra amiguinha que o tem. Por qual razão: Porque não há brasileiros competindo? Não. Porque o Pan não é no Brasil? Muito menos. Porque a cobertura é, simplesmente, da Record, sua emissora arquirrival.

PAN 2011: Só na Record e ponto.

   O fato é que isso causou rebuliço na imprensa e nas redes sociais, e o alvo foi a Vênus Platinada por ignorar completamente a existência de uma grande competição internacional por interesses puramente comerciais. A Globo está correta em omitir essas informações para seus telespectadores? De certo que não.
   Mas olhando por outro lado, muitos reclamam que a Globo deixou de abordar o Pan em seus programas, o que se sugere um relativo interesse desses nessa competição. Então porque esses mesmos telespectadores não mudam de canal para se informar e acompanhar os torneios, que são transmitidos quase que full time pela emissora paulista? A culpa não é de todo da emissora carioca então. A chance da Record mostrar pra Globo o que ela perdeu poderia ser visto em números de ibope. E isso, meus caros, ainda não aconteceu.
   Para acalmar os ânimos e para quebrar o silêncio que fez a emissora ficar em maus lençóis, o Jornal Nacional cedeu 20 SEGUNDOS (isso mesmo que você leu), da edição do último sábado (15/10), para divulgar o torneio das Américas, com algumas rápidas imagens da abertura da competição. É possível até reproduzir aqui as palavras da, então âncora da noite, Renata Vasconcelos:

Renata Vasconcelos lendo a nota de 20 seg. no JN.
A cerimônia de abertura do Pan, em Guadalajara, aconteceu ontem com o desfile dos atletas de 42 países”, disse a apresentadora Renata Vasconcelos, na escalada do JN.
Hoje, o Brasil conquistou duas medalhas. No taekwondo, o paulista Márcio Wenceslau Ferreira levou bronze na categoria até 58 quilos. No pentatlo moderno, a pernambucana Yane Marques ficou com a prata”.  
   E só. Quem quiser acompanhar os Pan-Americanos pela emissora carioca vai, realmente, ver navios. Terá que se contentar com as notinhas do Jornal Nacional, ou sendo mais otimista, com os boletins que começaram a ser divulgados no Globo Esporte a partir de hoje (17/10). 
   A Globo perde com essa falta de cobertura? Sim. Mas se prejudica com ela? Ainda não. A realidade é que, enquanto esse Pan-Americano não fizer cosquinha na audiência da líder nada será feito para mudar ou ampliar essa abordagem. Os canais estão abertos, resta saber se o telespectador REALMENTE quer mudar de canal.

RG INDICA #07 – de 17/10 a 22/10

Globo, Record, MTV e SBT tem programas especiais nessa semana, mas as outras emissoras não ficam de fora do nosso #RGIndica.

SEGUNDA (17/10) – MIGUEL FALABELLA TRAZ “AQUELE BEIJO” PRO HORÁRIO DAS 7

A mais nova comédia romântica estreia hoje no horário das sete.

   Um encontro improvável no aeroporto e um beijo inesperado vão mudar completamente a vida de Claudia (Giovanna Antonelli) e Vicente (Ricardo Pereira). E assim começa a história de “Aquele Beijo”, novela escrita pelo ator e diretor Miguel Falabella. Classificada como comédia romântica para a diretora Cininha de Paula, a trama promete unir humor e tragédia como uma típica comédia italiana intensa: cheia de encontros, acasos e coincidências. Essa é a quarta novela de Falabella na casa, que "queima a língua" de seu comentário há dois anos atrás, onde declarou que não escreveria mais nenhum folhetim depois do fiasco de “Negócio da China”, no horário das seis. Ele também fará pontas como narrador da novela. Protagonista de “Negócio...”, Grazi Massafera volta no papel de titular de “Aquele Beijo” para fazer triângulo amoroso com o casal Claudia e Vicente. Na abertura da novela, serão exibidos os mais famosos beijos das novelas globais. Nomes fortes como Marília Pêra, Herson Capri e Sheron Menezes engrossam o time de estrelas no elenco.

SINTONIZE: “Aquele Beijo” estreia nessa segunda, às 20h20 da noite (horário de Recife).

TERÇA (18/10) – PAN-AMERICANOS DE GUADALAJARA NA TELA DA RECORD


Pan-Americanos de Guadalajara: cobertura exclusiva da Record!

   A Record é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e traz, direto do México, flashes e coberturas ao vivo das competições durante toda a programação, que começou no dia 14 e vai até o dia 30, todos os dias. Nessa terça, provas de Natação, Taekwondo, Vôlei de Praia, Futebol Feminino e Handebol Masculino estão na grade. Confira os horários e torça pelo nosso país!

SINTONIZE: 14h00 – Natação (Eliminatórias ao vivo) // 15h00 – Taekwondo (Eliminatórias ao vivo) // 16h00 – Vôlei de Praia Masculino (Brasil X A definir) [Preliminares ao vivo] // 17h00 – Vôlei de Praia Feminino (Brasil X A definir) [Preliminares ao vivo] // 20h00 – Futebol Feminino (Brasil X Argentina) [Preliminares ao vivo] e Flashes da Final do Taekwondo // 23h00 – Handebol Masculino (Brasil X Venezuela) [Preliminares ao vivo] e Flashes da Final de Natação. (horário de Brasília)

QUARTA (19/10) - “UM TIO DA PESADA” QUER FAZER VOCÊ RIR NA BAND


Tio, tia e sobrinhos fazem graça na Band.

   Dos mesmos criadores de “Um Maluco no Pedaço”, série que consagrou o ator Will Smith, a Band leva ao ar duas vezes por semana a série “Um Tio da Pesada (The Bernie Mac Show)”. Nos EUA, a série foi exibida pela FOX para concorrer com a coqueluche “Eu, a Patroa e as Crianças”. No enredo, conhecemos Bernie (Bernie Mac) e sua esposa, Wanda (Kellita Smith) que, de uma hora para outra, assumem a responsabilidade de criar seus três sobrinhos enquanto sua irmã Stacy passa por um tratamento em uma clínica de reabilitação. A emissora do Morumbi já está exibindo a quarta temporada da série, e nesta quarta veremos o quarto episódio, chamado “Aulas de Direção (Mac Overdrive)”, onde Bernie tentar dar aulas de direção para Vanessa (Camille Winbush), a sobrinha mais velha, que não se relaciona bem com o tio.

SINTONIZE: “Um Tio da Pesada” vai ao ar nesta quarta, às 20h25. (horário de Brasília)

QUINTA (20/10) – É DIA DE VMB, BEBÊ...


Sem a "febre dos coloridos", festa da música promete.

   A MTV exibe nesta quinta a 16ª edição do Video Music Brasil, ou para os mais íntimos, o VMB 2011. A premiação para os melhores da música esse ano é polêmica desde seu lançamento, onde a emissora musical eliminou as principais bandas de massa (lê-se: os coloridos do tipo Restart e afins) e resolveu prezar pela boa música. Para isso, criou uma Academia para premiar 7 categorias (Melhor Disco, Melhor Música, Melhor Capa, Revelação, Aposta, Clipe do Ano, Artista do Ano) das 11 disponíveis (as outras [Webhit, Webclipe, Hit do Ano e Artista Internacional] serão escolhidas por voto popular). O evento será apresentado por Marcelo Adnet pela terceira vez consecutiva, mas haverá um VMB paralelo no site da MTV apresentado por Bento Ribeiro (o “VMBB”). Para quem pensa que o VMB só acontecerá na hora do evento também se engana: a MTV promete mais de 10 horas de programação especial em volta da premiação, começando a partir das 14h. Sobre as apresentações durante o prêmio, também tem novidade: a emissora promete 40 artistas em sete shows, misturando gêneros, estilos e vozes. No line-up estão confirmados: Marcelo D2, Emicida, Nx Zero, Banda Uó, Criolo, Marina Lima, Guizado, Start, Rancore, Seu Jorge, Tulipa Ruiz, Arnaldo Antunes, Macaco Bong, Flora Matos, Garotas Suecas, Karina Buhr, Marcelo Camelo, Nação Zumbi, Edgard Scandurra, Lurdez da Luz, Marcelo Jeneci, One Night Only, Nina Becker, Caetano Veloso, Bárbara Eugênia, Gaby Amarantos, Erasmo Carlos, Karol Conká e Mallu Magalhães. É música até dizer chega!

SINTONIZE: O “VMB 2011” começa às 22h00, com programação especial a partir das 14h com os VJs Chuck, Gaía, Titi, Thunderbird e Marimoon. (horário de Brasília)

SEXTA (21/10) – MARATONA DO BEM COMEÇA NO SBT

SBT exibirá junto com a TV Cultura uma maratona de solidariedade.

   Mais de 80 atrações confirmadas e mais de 24 horas de programação especial são os recursos que o SBT vai usar para promover o bem em mais uma edição do “Teleton”. O programa vai ao ar pela 14ª vez com o objetivo de arrecadar fundos para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) dar continuidade ao tratamento de pacientes atendidos, além de manter as 12 unidades construídas no Brasil (uma delas aqui em Recife) e levantar recursos para a construção de novos centros de reabilitação. Dessa vez, o programa contará com a transmissão simultânea da TV Cultura. A meta de arrecadação deste ano é de R$ 24 milhões, através de doações de empresas e contribuição do público, que acompanha histórias de vida e atrações musicais apresentadas nas mais de 24 horas de programação ao vivo. Na lista de artistas confirmados estão Claudia Leitte, Padre Marcelo Rossi, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, João Bosco e Vinícius, Restart, Raul Gil, Adriane Galisteu, Cris Poli, Marina Person, Grupo Revelação, Turma do Pagode, Fresno, Daniele Albuquerque e Luciana Gimenez.

SINTONIZE (E DOE): “Teleton 2011” vai ao ar a partir das 22h30 de sexta-feira até o início da madrugada do dia 23. (horário de Brasília) // Ajude você também: 0500 12345 05 – para doar R$ 5,00 // 0500 12345 10 – para doar R$ 10,00 // 0800 774 2011 – para doações acima de R$ 30,00 // www.teleton.org.br – doação de qualquer valor acima de R$ 5,00.

SÁBADO (22/10) – LIGA DOS CAMPEÕES DA UEFA NA REDETV!


O segundo campeonato mais importante depois da Champions League.

   A primeira indicação futebolística do #RGIndica convida você pra acompanhar mais uma rodada da UEFA Europa League. A UEFA (sigla de Union of European Football Associations [União das Associações Europeias de Futebol]) organiza diversos campeonatos pela europa conhecidos em todo o mundo. Neste sábado, a RedeTV! exibe a partida Liverpool X Norwich pelo campeonato inglês. A razão para assistir a esses jogos é bem simples: muitos brasileiros jogam nesses times. No caso deste jogo, temos o Fábio Aurélio no time do Liverpool, que já jogou pelo São Paulo. Vale a pena ver o futebol gringo com um toque brasileiro.

SINTONIZE: A Liga dos Campões da Europa vai ao ar a partir das 14h20 da tarde. (horário de Brasília)

RG BASTIDORES #05


O que as emissoras escondem, você descobre por aqui.

NO MUNDO DO SBT: "Indecente". Foi assim que o apresentador Celso Portiolli descreveu a um amigo, ontem, a proposta que o SBT fez para sua renovação de contrato. E "contrato" é modo de dizer. O novo vínculo que o SBT ofereceu ao apresentador é tão tênue que nem pode ser chamado de contrato. Quiçá uma parceria. Para começar, não há regras de duração. A emissora pode decidir romper o contrato no momento que quiser, assim como ele. Pela proposta, os cerca de R$ 200 mil mensais que Portiolli recebe hoje caem para zero. Zero. Não há mais salário fixo. A emissora quer que o apresentador seja "sócio": eles dividem o custo de produção do programa e a receita publicitária meio a meio. É o mesmo esquema já feito com Ratinho e outros apresentadores (exceto Eliana). O problema é que a produção do "Domingo Legal" é muita cara, e o mercado publicitário, imprevisível. Portiolli disse a um amigo que não pode aceitar, pois seu salário já havia sido reduzido na última renovação. Procurado, ele não foi localizado nesta segunda-feira. Celso Portiolli, 44 anos, já foi considerado sucessor de Silvio Santos, a quem sempre literalmente imitou com devoção. Ele é o último apresentador do SBT a ter contrato nos moldes antigos, com cláusulas trabalhistas.

NO MUNDO DA RECORD: A “Escolinha do Gugu” corre o risco de ter a sua classificação indicativa modificada para 12 anos e exibição permitida após 8 da noite, o que inviabilizaria a sua apresentação. Existem problemas com as personagens da Scheila Carvalho, Cíntia Santos, a índia, e Vanessa Zotth, mulher que tira a roupa. A Record tem até o final deste mês para realizar os ajustes solicitados.

NO MUNDO DA REDETV!: A panicat Juju Salimeni, 24, teria pedido demissão do "Pânico na TV". Segundo a coluna Olá, do jornal Agora, a assistente de palco não gostou do afastamento causado após a série de discussões entre ela e Nicole Bahls. A direção do programa da Rede TV teria colocado panos quentes na questão.

NO MUNDO DA MTV: Em meio às demissões que ocorreram nos últimos meses, a MTV sofreu um desfalque de um considerado número de profissionais para a concorrência. Segundo a coluna Canal 1, a emissora recentemente perdeu 15 profissionais para a MIX TV. O canal atua no mesmo segmento da MTV.

NO MUNDO DA BAND: A Bandeirantes registrou no órgão de propriedade a marca “Perdoe ou Esqueça”. Nome escolhido para o novo programa da tarde, ainda sem estreia definida.

NO MUNDO DA GLOBO: Sempre em boa sintonia com a direção da Globo, Ivete Sangalo terá um especial musical na programação de fim de ano, em data de exibição a ser anunciada. Vale lembrar que ela já gravou, como protagonista, um episódio da série “As Brasileiras”, mostrando o seu lado comédia. Além da Ivete, também estão confirmados na grade de dezembro “Tapas & Beijos”, “Amor & Sexo”, “Força Tarefa”, “Altas Horas”, “A Grande Família”, “Os Caras de Pau”, “Aventuras do Didi”, “Vídeo Show” e “Xuxa”, em seus dias habituais e edições comemorativas. Entre outras atrações, haverá ainda o retorno do “Esquenta”, da Regina Casé, e um telefilme dirigido por Jorge Furtado, “Homens de Bem”, com Rodrigo Santoro em seu elenco, vivendo um agente que procura desmascarar políticos corruptos.

(com informações da Coluna Flávio Ricco, do UOL Televisão e F5, da Folha de São Paulo)

----------------------------------------------------------------------------------------------

(exceto “No Mundo da MTV”, hoje com colaboração do site “Na Telinha”)